Páginas

Páginas

terça-feira, 4 de junho de 2013




Opinião




Chances para Kléber e Adriano se firmarem

O Brasileirão mal começou, mas já mostra as suas dificuldades no que se refere a manutenção do time para todos as equipes; lógico, se os clubes maiores tem mais recursos para reposições, também é verdade que estão mais suscetíveis aos desfalques, porque seus grandes jogadores são alvo de vendas para o Exterior, bem como, convocações para seleções nacionais.O Grêmio sofre com isso, no entanto, possui jogadores de bom nivel e já contra o Vitória vai apresentar a sequência para Adriano, jogador campeão da LA pelo Santos e o retorno de Kléber, o Gladiador. Penso que o centro-médio entra e ainda que com estilo diferente (de menos técnica) de Fernando, vai dar outro tipo de contribuição, especialmente na combatividade e acerto de passes, uma de suas características. O mesmo acontece com Kléber, jogador completamente diferente de Vargas e Welliton, acredito que levará mais tempo para voltar ao bom futebol que tem  pelo seu biotipo. A seu favor, a vocação para o gol e o enfrentamento de defesas fechadas; não precisa de muito espaço para girar, ganhar no corpo a corpo e bater em gol. Poderá formar uma boa dupla com Barcos e criar uma bela dor de cabeça para o treinador, aumentando o "poder de fogo" do ataque. Também gostaria de ver os laterais passarem com mais desenvoltura à linha de fundo. A partida se mostra como complicada, mas quem quer chegar ao topo, não pode tropeçar em casa, especialmente no início da competição. Sabe-se que o returno é mais disputado. a hora de "acumular gorduras" é agora.

9 comentários:

  1. Guilherme Cé04/06/2013, 20:23

    Eu, particularmente, estou otimista com relação a este jogo. Acho que é chegado o momento do Barcos voltar a ser um jogador decisivo na questão gols.

    Com relação ao Adriano, acho um bom jogador, um primeiro volante típico. Se der liga com o Souza pode dar boa contribuição ao time, não só defensivamente, mas também liberando um pouco mais o próprio Souza e um dos laterais.

    Kléber, depois de muito tempo, parece que vai ter a oportunidade que precisa. Esperamos que aproveite.

    Será um jogo para testar a maturidade do time contra um adversário inferior em casa. Esperamos que o time não repita alguns erros cometidos no Brasileirão de 2012.

    ResponderExcluir
  2. Voce tem razao: a hora de acumular gorduras para o returno e agora. Por isso se torna mais incompreensivel o jogo razoavel contra o Nautico; o pessimo jogo contra o Santos, uma das raras oportunidades de fazer tres pontos fora, com tranquilidade. Nao foi o Santos que empatou, foi o Gremio que permitiu o empate. Com as perdas, com as readaptacoes e varias situacoes novas no time, as proximas partidas serao para ajustes que ja deveriamos ter feito. Estamos atrasados. Alias, como ja estavamos ao iniciar o ano, ao iniciar a LA, ao iniciar o gauchao. Estamos atrasados comecando o brasileirao e estaremos atrasados ao comecar a Copa do Brasil, estaremos atrasados ao comecar o returno do brasileiro, estaremos atrasados para comecar 2014. O problema do Gremio comeca na direcao, passa por quem "planeja" e comanda o futebol e passa, inevitavelmente, pelo tecnico. Se o Gremio deseja algo este ano, e agora a hora (putz! falei isso em janeiro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, Guilherme e Arih!
      Realmente é por aí: há problemas em vários setores do clube, mas como o Arih disse em comentário anterior, o clube é de futebol, portanto, além de ser a "menina dos olhos", também quando não vai bem, é o que mais aparece. Lembro de uma furada que dei recentemente, quando elogiei o Vasco que estava chegando em quase todas as finais; era o que (a)parecia; no fim das contas, o barco estava fazendo água.

      Excluir
  3. Guilherme Cé04/06/2013, 22:26

    Pessoal,
    Pra quem não conhece um site interessante sobre estatísticas do futebol.

    http://footstats.net/times/gremio

    Ainda não parei pra olhar com calma, mas tem muita coisa interessante, que se não serve pra conclusões definitivas, ao menos ajuda a interpretar algumas coisas.

    Deem uma olhada no número de gols que o Grêmio toma no segundo tempo em relação ao primeiro..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme!
      Se eu entendi direito, o momento crítico do Tricolor é no final da partida, onde sofre mais gols; como eu não acredito em falta de preparo físico, fico com a ideia que é a retranca exagerada, aquilo que o PJ chamou de se "acadelar". Espero que os "cabeças-pensantes" do Grêmio, analisem isso. O futebol passa também por isso.

      Excluir
    2. Guilherme Cé04/06/2013, 23:18

      Bruxo,
      Ainda não olhei com calma as estatísticas. Até para se concluir algo é preciso comparar com outros times também, porque acredito que na média o segundo tempo tenha mais gols que o primeiro.

      De qualquer forma há um alerta na questão do segundo tempo. A explicação exata é difícil de se ter, pode não ser preparo físico, pode ser estilo de jogo e tantas outras coisas. No fundo eu acredito que seja uma soma de vários fatores e um deles, que é pouco comentado, é que não temos ainda um "curinga", o 12º jogador, aquele que entra na metade do segundo tempo para incendiar o jogo.. Pode ser o Biteco. Ou até o Elano, se entrar no final para dar um gás em alguns minutos e encostar nos atacantes e na área.

      Excluir
  4. Pois e. Com o Fernando saindo, me digam qual e o problema de um time com a estrutura como a do Gremio e que nao consegue segurar seus jogadores?
    Vou fazer um apanhado so dos que sairam das bases: Cassio, Mario Fernandes, Adriano, Neuton, Bruno Telles, Fernando, Lucas, Anderson, Douglas Costa, Bruno Cesar, Aloisio. Este time ai venceria algo?
    E se a gente pegar os que estao em atividade ainda: Eduardo Costa, Eduardo Martini, Michel Bastos, Fernando Prass, Felipe Mattione, Helder, Anderson Pico, Anderson Polga, Rafael Carioca, Carlos Eduardo, Claudio Pitbull.
    Tem alguem que ainda pode jogar alguma coisa nesta relacao?

    ResponderExcluir
  5. Verdade, Arih!
    Nesse quadro "Galeria Imortal" nós poderemos ver quantos jogadores pratas da casa estavam neles.
    Sobre o "problema", afirmo sem chances de errar que é a ação dos empresários + dirigentes que não colocam o clube como prioridade. Pode ter certeza disso!

    ResponderExcluir
  6. Não esqueçam do Guilherme Biteco, que começa jogando hoje. Dia de conferir GB de titular.

    ResponderExcluir