Páginas

Páginas

sexta-feira, 21 de junho de 2013



Opinião


           
 
 
 Pretérito-Mais-Que-Perfeito

Ontem à noite ajudei a minha filha de 10 anos no estudo para a prova de Português que ela fez hoje. Confesso que não é fácil o conjunto das variações de nossa língua mãe.  Desta forma, cheguei a este tempo verbal, pretérito-mais–que-perfeito e achei que daria um bom título para uma crônica que eu esboçava escrever há dias. Quando eu ainda frequentava o blog anterior, lembro de ler constantemente “manifestações acaloradas” sobre certos jogadores liberados pelo Imortal. Via nestas manifestações muito mais um ranço contra a decisão de dispensá-los, como uma forma de sistematicamente atingir o treinador do Grêmio do que convicção no futebol deles. Pois bem, passei a pesquisar a situação de alguns nomes que não desceram no Salgado Filho, supostamente vetados, e outros que, como escrevi, tiveram de buscar novos rumos longe da Azenha/Humaitá. O primeiro deles, Lugano. Bom jogador, mas se a sua “bola” é essa que está apresentando na Copa das Confederações, aí, então, nós gremistas temos de erguer as mãos para o Céu. Quanto custaria as suas pífias jornadas se repetidas em nossa zaga? Prosseguindo; chegamos ao mais incensado (inexplicavelmente, incensado)  dos jogadores gremistas, pelos frequentadores daquele blog; Edílson. Jogador que estava desde 2010 no Tricolor. Fora trazido pelo Silas. Nunca se firmou, foi para o Atlético Paranaense; voltou sem deixar saudades em Curitiba e recentemente, despachado para o Botafogo, onde sequer lustra o banco de reservas. Passamos para Vilson, outro jogador lamentado à exaustão; também desde 2010, conduzido ao time titular por Renato, só “vingou” improvisado como volante; na sua verdadeira posição, naufragou rotundamente, pois além de viver lesionado, quando atuava, mostrou-se um zagueiro estabanado, fazedor de penaltis e colecionador de expulsões. Quem mais? Ah! Rondinelly, Léo Gago; alguém sabe me informar porque não jogam no Verdão? Leandro, este sim, está melhor do que seu passado tricolor, mas convém lembrar que ainda pertence ao Grêmio e é contraditoriamente, aquele menos lamentado pelos “entendidos”. Restam Marcelo Moreno que pouco ou nada acrescentou ao rubro-negro carioca; pode ser que Mano Menezes o faça jogar mais do que neste primeiro semestre; por último, Gabriel. Outro que estava desde 2010; cansou a paciência até de Renato, seu avalista, passaram vários técnicos e depois de defenestrado do clube, parecia ter-se encontrado no Coirmão, mas suas últimas atuações, demonstram que o “gás de inspiração” está acabando e virou “engenheiro”, construindo uma avenida pelo lado direito, lugar em que atua na defesa vermelha. Se é verdade que Barcos teve uma queda de rendimento, também é verdadeiro que é destes todos, o que mais condições tem de voltar mais rapidamente a desenvolver o seu futebol qualificado. Todos esses atletas que o Grêmio dispensou, na minha modesta opinião, não deixaram saudades. Um lance perfeito, porque ficaram no passado. Um pretérito-mais-que-perfeito.

 

14 comentários:

  1. Pois é Bruxo, também pensei sobre isto estes dias.

    A maioria das "soluções" que saíram daqui estão amargando o banco em times iguais ou inferiores ao Grêmio. A exceção (Gabriel), apesar de todo oba-oba, vem sendo um lateral mediano no co-irmão também.

    Mas claro, este lado da história ninguém conta. Só lembrarão da solução Moreno quando este fizer gol de novo no Fla.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme!
    É óbvio que haverá erros, o segredo está em reduzi-los a níveis baixíssimos. Lembro que muitos, inclusive eu, tínhamos um conceito definido sobre o futebol do zagueiro Naldo. Erramos feio.

    ResponderExcluir
  3. Mas se eu te disser que estava justamente pensando em escrever sobre isso você não vai me acreditar né bruxo!
    Pois bem, as vezes eu acho que nem é sério, sabe porque? Porque eu sou cobrado porque defendo o Pará, daí eu peço uma alternativa e quem vem? Mancini...Aquele que um dia foi meia e a pouco foi dispensado por um time da terceira divisão. Depois o Dida é que é ex-atleta...
    Agora acharam o problema do meio campo, é o Zé! Daí eu já pedi uma solução e quem veio? O Valdívia...Mas tudo bem, quem sabe logo ali, depois da Libertadores e com o brasileirão na metade ele consiga jogar.
    Mas melhor! Sugeriram também o Alex! Não pode ser sério né?
    Mas daí nós insistimos em levar a discussão a sério e quem é a solução para a zaga? O Lugano ganhando uma milha por mês!!! Vá entender...
    Mas, besta que sou, continuo reclamando uma solução e quando eu pergunto se esta é mandar metade do elenco embora estou reduzindo ao absurdo! Daí agente para pra analisar e começa a ver quais as contratações foram apontadas como erradas, daí somamos ao Elano e ao Zé (que se tornaram os problemas do meio tricolor) e chegamos a que? Meio time do Grêmio... Daí vão tentar me convencer que não defenderam que o Dida deveria ser mandado embora, para uma semana depois dizer que a contratação dele foi um absurdo! É a mesma lógica de dizer que mandar o Victor para a reserva do Grohe enquanto o primeiro tem a perspectiva de ir pra seleção e uma proposta melhor do CAM vai fazê-lo preferir o tricolor, afinal, é gremista desde criancinha né...
    Mas eu concordo, é um absurdo eu dizer que é mandar meio time do Grêmio, afinal, para isso eu teria que contar o elenco todo e chegar ao número exato para conferir não? Engraçado que todo esse rigor metodológico não foi usado quando a vaia para o treinador foi de toda a torcida presente ao estádio. Hipérbole pode, mas quando nos interessa, quanto aos outros, às favas com os pudores...
    E a última, o Werley, que antes jogava pelos 20%, agora é titular porque o Luxemburgo é homossexual, afinal eu continuo perguntando, É SÉRIO ISSO? Dá pra levar a sério?
    Mas insistido, tá tudo bem, se não podemos pedir nem coerência...
    Afinal, eu tenho a plena consciência de que muito pouco entendo de futebol, se muito entendesse eu não era funcionário do governo e vinha desopilar num blog não é?
    O problema é que tem muito torcedor que realmente acredita que sabe demais e que o mundo é injusto e seu talento não é devidamente reconhecido. Nossa sorte? Estes torcedores, enquanto o Velho estiver por lá, não tem voz e não viram dirigentes. E enquanto isso, vamos aguentando e discutindo "foda de mosquito e castração de porca".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ!
      Essa de pensar em escrever a mesma coisa, é a forma como vemos o futebol.
      Sobre os torcedores; é assim mesmo! Já postei por aqui, que é algo semelhante ao que o Menotti disse sobre a imprensa. São "los invictos", nunca erram, se Maquiavel disse que os fins justificam os meios, acredito que no futebol os resultados formam e "deformam" teses para seguirem "los invictos". São "malabaristas de teses", porque deve ser um exercício complicado explicar Paulo Porto para treinar o Grêmio.

      Excluir
  4. Concordo em partes. Dos citados nao gostei da saida do Moreno e nem a do Leandro. Gostei da saida do Rondinelly para ver se consegue as chances que nao teve no Gremio. Ainda e garoto e ainda acredito que tenha futuro.
    Quanto aos outros (Edilson, Leo Gago, Vilson e Gabriel), nao fazem nenhuma falta.
    Porem, houve outros erros de planejamento. Sao os casos do Andre Lima e Bruno Collaco. Ambos sao limitados, porem, na atual situacao, seriam bons reservas. Uendel tambem foi mal aproveitado. Acabou saindo de graca pra Ponte.
    Tambem achei bom o emprestimo do Wangler, do Junior Vicosa e desse garoto Everaldo. Podem desenvolver e serem uteis no futuro. O Grolli tambem foi bom ter saido pra ver se aprende a jogar. Se conseguir, talvez possa voltar a ser uma opcao.
    Ja, por outro lado, outras solucoes que eram apontadas pela torcida estao sendo dispensados dos clubes onde estavam. E o caso do Mithyue, Pessalli e Felipe Nunes. Se nao me engano o Pablo tambem nao deu certo em SC.
    Alguem sabe me dizer se o Lins so esta emprestado ou foi negociado em definitivo com o Criciuma?
    Quanto ao Andre Santos foi bom ter sido devolvido, nao pelo futebol, mas sim pela economia. Bertoglio foi um acerto ter ido embora. Vivia na enfermaria e economiza uns trocos. William Jose foi bom nos dois sentidos: deficiencia tecnica e economia.
    Fabio Aurelio foi um grande erro ter sido contratado. Ele e zero, o zero vale mais em todos os sentidos.
    Cris, Tony, Kleber e Marco Antonio considero que foi uma tentativa. Mas, nao ha como nao concordar que nao deram certo no Gremio, portanto, ja deveriam ter sido dispensados.
    Concordo que e muita perseguicao com relacao ao Dida, ao Werley, Elano, Adriano e o Ze. O Ze principalmente e uma birra irracional e incompreensivel de alguns. A muitos anos torcia para que ele viesse para o Gremio. Mas, minha opiniao e desprezivel diante das manifestacoes de sul a norte quanto a ser um dos melhores meias no Brasil, hoje. Dida nem precisava. Werley esta na media brasileira. Elano e muito bom, quando esta bem fisicamente. Adriano e uma boa opcao.
    Alex creio que e uma alternativa, mas nao melhor que o Ze. Lugano esta horrivel. Nao e nem sombra do que ja foi. Aquele Coates que eu defendia a contratacao, tambem deu pra ver que e comum. O Henrique do Palmeiras nao e um excelente zagueiro, mas e muito melhor que Lugano e Coates juntos.
    Bem, no final, fechando o balanco, creio que tivemos mais erros do que acertos.
    Poe na conta dos erros a manutencao do Luxemburgo.
    Olhem que video interessante: http://globoesporte.globo.com/rs/torcedor-gremio/platb/2013/06/22/gremio-1983-bayern-2013/
    No blog do MM ja havia falado algo proximo a isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No geral, concordo contigo com relação às análises individuais. Só na questão do Moreno, que apesar de ser bom jogador, não fui totalmente contra sua saída, em virtude da situação criada (tanto por erros de administração do clube, como pela postura do jogador). No entanto vale frisar que só saiu por empréstimo e em 2014, se quisermos, está de volta.

      Sobre o Henrique do Palmeiras, já vi ser apontado por muitos como a "solução". No entanto, apesar de bom zagueiro, ele está na média dos outros zagueiros nacionais... Não vejo atualmente, fora os grandes nomes da Europa, zagueiro capaz de chegar e fardar. Pra mim a solução é justamente apostar em nomes com Bressan, Gabriel e etc. Se bem trabalhados poderão virar zagueiros de ótimo nível. O mesmo vale pro Werley, que atualmente sofre na avaliação de alguns principalmente por ser "bruxo" do treinador.

      Excluir
    2. Valeu, Guilherme!
      O Moreno então ficou vinculado ao Grêmio? Depois do que aconteceu com o Jô, tudo é possível.
      Também nunca me entusiasmei pelo futebol do Henrique, bom jogador, mas acho que no "custo/benefício", melhor apostar na gurizada que tá aí.

      Excluir
    3. O Moreno pertence ao Grêmio. Foi emprestado, até o fim do ano, somente. O vínculo dele com o Grêmio é até o fim de 2015, salvo engano.

      Não sei se existem cláusulas de compra fixadas. No entanto acho difícil que sejam baixas, ao menos devem ser iguais ao valor investido pelo tricolor...

      Excluir
  5. Belo apanhado, Arih!
    Sem dúvidas, há mais erros do que acertos, porém, se pegarmos os últimos doze meses, 6 do Odone e 6 do Koff, a balança do positivo vem adquirindo "peso".
    Pelo que sei, o Lins não tem mais vínculo com o Grêmio, mas é um palpite. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu sei o Lins teve o contrato rescindido com o Grêmio em 2011, quando foi liberado. Não há mais vínculo, portanto.

      Excluir
  6. O Moreno (pai) nao procedeu bem em funcao dos erros cometidos pelo Gremio na negociacao com o Palmeiras. E nao estava errado. Nao se trata assim um atleta do porte do Moreno. Com essa historia toda o Gremio conseguiu perder muito. Ja perdeu 15% do passe dele para o Palmeiras e a desvalorizcao foi grande. Moreno nao vale mais os 10 milhoes pagos.
    Ja o Henrique pode ser solucao. Como disse, nao e excelente, mas e muito bom, tem raca. Com ele, qualquer um dos que estao jogara melhor.
    Bruxo, chega uma hora que acertos tem que aparecer se nao seria muita incompetencia. O Alex Telles, Gabriel (zagueiro), Vargas (mesmo tendo que justificar ainda), Barcos (mesmo tendo que melhorar). Agora, so vendo Maxi Rodrigues, Moises, Riveros e esse Wendell.
    Welliton, e outro erro. Ganha muito e faz pouco, muito pouco.
    Torcamos para que o Yuri consiga render bem no profissional, assim como os outros dois. Mas a torcida tera que ter paciencia porque se tivessemos um time estruturado seria so questao de dar as oportunidades e ir chegando no ponto. Do jeito que esta, que ainda estamos procurando nosso melhor, colocar os garotos pode gerar a expectativa de que eles e que resolvam, e nao e assim.

    ResponderExcluir
  7. Arih!
    a) O M.Moreno nunca valeu 10 milhões; tem gato na tuba, um equívoco "calculado"
    b) Olhando para o grupo do Grêmio, não vejo espaço para o Henrique. Neste momento, se é para vir um zagueiro, tem quer ser inquestionável
    c) Ainda bem que são poucos os "torcedores" que querem os pratas da casa e logo nas primeiras atuações ruins deles, já começam a adjetivá-los com apelidos "estimulantes"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tem gente que grita aos quatro ventos sobre o aproveitamento dos guris, daí na primeira oportunidade senta a pua neles. Foi assim com o Adilson Alemão, foi assim com o Neuton, foi com o Leandro, com o Rondinely e periga ser com o Biteco. É como disse o comentarista na transmissão de um jogo da Libertadores, o absurdo é depositar em um garoto das categorias de base todo o peso de ser o diferencial do time. Inverte-se a lógica, ao invés de ser carregado pelo time e aos poucos demonstrar seu valor o guri já entra com a responsabilidade de "virar o jogo". Daí acontece o que se vê, uma solução por trimestre...

      Excluir
    2. Eu vi o Biteco tomar MUITA corneta em jogo na Arena já (jogo contra o São Luiz)... Eram meia dúzia, é verdade, mas lá estavam...

      O problema é que esses 6, numa má fase, viram 6 mil... E por aí vai.

      Por isto o jovem tem que ser lançado aos poucos, porque são raros os casos que tem capacidade de chegar ao grupo principal e fardar ao natural. Só craques e olhe lá. Mas daí na outra ponta tem que a pressão que não se põe os jovens... Enfim, é difícil!

      Excluir