Uma Jornada Atípica
Excetuando os torcedores de teses, não conheço nenhum que não queira que o seu time ganhe todas as partidas; até as "mais amistosas das amistosas". Entretanto, isso é impossível, até o Santos de Gilmar, Coutinho e especialmente, Pelé, não conseguiu.
Dito isso, vamos a jornada atípica de ontem. É, sem dúvida, uma exceção. Nunca Dida sofrera mais de dois gols, não lembro de partida anterior em que o Tricolor aos 15 segundos tenha tomado um gol, ainda por cima, gol contra; mais! aos 3 minutos e 26 segundos estar perdendo de 2 a 0. Uma grandessíssima e indigesta novidade na história gremista. Então é preciso olhar com condescendência este confronto contra o Coritiba. O retrospecto absolve o Imortal.
Diante do Atlético Paranaense será outra história. É "copa do mundo"! mas para ambos, não apenas para o Grêmio, o Furacão também pensa isso. O que não poderá acontecer é que a "exceção" tricolor de ontem, se repita, pois assim se manterá, isto é: exceção. Sendo óbvio, se a apatia voltar a aparecer, bom; aí será a repetição de um fato, ou seja, a compreensão dos acontecimentos se desloca do atípico (exceção) para a perigosa definição de comum, de normalidade. Isso é o que não poderá acontecer. O Grêmio que trate de isolar o jogo deste domingo no arquivo dos "improváveis e incomuns" e retome o caminho que o levou ao G4 e às semifinais da Copa do Brasil. Aguardemos a quarta-feira.
O time parecia de Ressaca bruxo, aquela oscilada inevitável depois de um confronto duríssimo. Para mim o problema é justamente este, não ganhou nada ainda para estar de ressaca. Fora isso ignorar a posição do tricolor na tabela e fazer terra arrasada é coisa de oportunista, ou será que depois de um jogo Renato se tornou o pior treinador do Brasil e o Grêmio o pior time do certame?
ResponderExcluirEis a questao PJ: que ressaca podemos aventar? Esta oscilacao e permitida para aqueles que estao em posicao despretensiosa na tabela. Nao para quem pretente brigar por um titulo. Sim, o Cruzeiro nao esta permitindo aproximacao. Por que? Porque joga com vontade, joga querendo o titulo. Nem vamos considerar as derrotas e empates da era WL. Depois que Renato chegou, tivemos algumas derrotas intragaveis, alguns empates inadmissiveis. Lembram quando falei que o Gremio estava se comportando sem ambicao (tambem foi numa derrota; contra o Criciuma)? E por favor, nao estou fazendo terra arrasada como alguns. Voces bem me conhecem. Mas nao e possivel ficar vendo um comportamento tao alheio. Era previsivel a derrota para o Coritiba, mas nao da maneira que foi. Nem digo pela goleada, mas sim pela completa falta de reacao. Ficaram tocando a bola pra nao perde-la e levar mais. Uma vergonha. Falta de atitude. Nem na varzea se ve isto.
ResponderExcluirQuanto ao Renato, fui bem claro. Desde sua contratacao fui contra, nao por nao considera-lo tecnico, mas para nao queimar um idolo como ele proprio ja foi queimado, como o Koff esta sendo. A presente passagem do Koff tem se mostrado um desastre completo. Por isso, ja no ano passado falei que deveriam fazer uma estatua pra ele, agradecer, e propor a ele alguma posicao de honra onde ele desse seus pitacos (foi a mesma visao que tenho quanto ao Renato), mas sem interferir tao negativamente. Olhe a historia dos 100 milhoes; a lavagem de roupa suja em plena praca publica (com a OAS); a manutencao do WL, fritanto ate a torcida nao suportar mais e o time fazer um pessimo gauchao, iniciar mal o brasileiro, ir muito mal na Libertadores (facil de ganhar); contratacoes totalmente inadequadas ate para quem inicia no futebol hoje, ou a manutencao de alguns, da mesma forma inacreditaveis (Fabio Aurelio; Cris; Marco Antonio; Bertoglio; Welliton); agora mesmo com esta historia em que o clube nao tem nada a haver, ou a Arena, ou a OAS, dos torcedores que foram impedidos de entrarem na Arena para o jogo do Juventude - era hora de convocar uma coletiva e explicar que isto foi uma acao da BM e nao das tres outras partes a quem estao atribuindo responsabilidades. Tenha a santa paciencia. Isto e falta de compromisso com a instituicao, falta de respeito com os torcedores, completa falta de visao, de marketing, como administrador.
O time do Gremio e pessimo? Nao. Como ja cansamos de falar, bastava dois ou tres e a historia seria totalmente diferente. Bastava ter administrado melhor (veja as saidas do incrivel Andre Lima que agora faz falta, total falta de aptidao em negociar a situacao do Moreno que agora faz falta, a negociacao do Barcos, totalmente desfavoravel para o Gremio, entre outras). Falar do Barcos agora e facil, mas quando falei dele logo apos o jogaco que ele fez contra o Fluminense, so eu mesmo pra suportar a onda de criticas que me fizeram. E digo mais: o Barcos nao e tao ruim quanto tem se mostrado, falta-lhe um meio campo que o faca jogar.
Veja que estou me alongando e voltando ao inicio do ano. Todos ja sabiamos. SO A DIRECAO QUE NAO (???).
Nao, nao estou fazendo terra arrasada. Estou sendo realista e pragmatico. Mas estou cansando de defender, vejam so, ate o incompetente do Obino. Ano apos ano tenho defendido todos vendo que as coisas poderiam ser melhores. Ano apos ano tenho sido compreensivo ao ver que raros clubes do mundo que atravessaram uma crise como nos atravessamos teriam condicoes de erguer alguma Taca (mesmo a insignificante taca do Gauchao), alem de ter chegado disputando brasileiros, Copas do Brasil, Libertadores. Qual clube no mundo fez isto, numa grave crise economica? Estou cansando de defender a incompetencia.
Atravessei decadas torcendo por este clube (desde os anos 60), vendo seus momentos de gloria e vergonha (ate nestas defendi), mas esta esgotando a paciencia. Por que? Porque falta atitude de todos.
Discordo em pouca coisa ou quase nada Arih. Ressaca de que eu me pergunto... Ultimamente o Grêmio tem passado por um processo preocupante, tem comemorado antes da hora, folgado após jogos como contra o Corinthians e se valido de vagas para salvar o ano. Não tive muito o que comemorar depois de ter passado a acompanhar o clube com mais afinco e por causa de coisas assim sinto que a paciencia, por vezes, também vai esgotando. Que o Koff tem seus erros, não discordo, as vezes trata o clube como prolongamento do seu quintal, mas dentre o que temos visto nos últimos tempos sempre me pareceu a melhor alternativo. Um clube vive de títulos, é óbvio que eu quero a profissionalização completa do clube com um plano de gestão e solução de continuidade, o problema é que por enquanto isto é quimera, a torcida sempre estará impaciente e jamais aceitará um projeto de longo prazo que não envolva título a curtíssimo tempo. Hoje o Grêmio precisa simplesmente ganhar, um título poderá ser nossa redenção. Claro, a viabilidade do clube envolta diversos fatores extra-campo, mais títulos aumentam arrecadação e mudam o humor do torcedor. Hoje o time do Grêmio - como bem frisou o bruxo - precisa jogar sempre com a corda esticada (não é fácil e me parece pouco possível). A tempos a direção do Grêmio precisa atuar sempre com a corda esticada. Posso até estar sendo otimista e me apegando ao passado em demasia, mas lembro que ano após ano o Grêmio, no final da temporada, dispensava dúzias para contratar em bandos. Pela primeira vez em anos parece que a tônica será diferente e ao invés de perdermos qualidade agregaremos ao grupo. Deposito minhas fichas e confiança no velho e o período de férias será o fiel para mim.
ExcluirPois amigos!
ResponderExcluirEscrevi que é difícil manter a "corda esticada". Houve um momento de relaxamento associado ao erro de Alex Telles e de Pará nos 15 primeiros segundos. O Coritiba entrou acelerado e o fato (positivo) de poupar jogadores, também teve uma contrapartida, a de uma sinalização de relaxamento. Isso foi uma exceção.
Sobre o Cruzeiro; está só com o campeonato brasileiro, justamente porque num momento de relaxamento seu na Copa do Brasil; final de jogo contra o Flamengo no Mineirão estava com a vaga na mão e deixou o Carlos Eduardo descontar quase nos acréscimos, o que levou o time a cair fora no jogo da volta. Ali, o Cruzeiro rateou.
Quem viu o compacto dele contra o Criciúma no sábado, sabe que o juiz foi decisivo na derrota do time catarinense. O Cruzeiro merece ser campeão, mas não pelo jogo deste final de semana.