Páginas

Páginas

domingo, 6 de outubro de 2013

Opinião



Brasa para o nosso assado


 


                        É com grande satisfação que vejo o blog crescendo nestes poucos mais de 4 meses, desde aquele feriado municipal de 17 de Maio. Nunca perdemos a sensação que somos amadores escrevendo sobre uma paixão muito brasileira, o futebol. Mas, mesmo assim, nesta condição de amadores, conseguimos acertar no âmago das questões, aquelas que estão na mídia, isto é, da mídia séria e verdadeiramente profissional.
                     
                        Antes de continuar este papo, precisamos de dois "considerandos":
 

a) Temos admiração escancarada pelo texto de 3 cronistas maravilhosos, Paulo Santana, Luis Fernando Veríssimo e Mário Marcos de Souza, que de modos diferentes,  intensamente ricos pela bagagem cultural  de cada um deles, nos fazem leitores assíduos. Alguém imaginaria o Mário Marcos, jornalista esportivo pronunciar "mânchester" para os times de Manchester, ou o Santana falar Coríntias para Corinthians?, pois outros fazem isso, acreditem !!!
b) Quando ainda frequentávamos, postando comentários no blog do MM, um torcedor do Coirmão educadamente, mencionou que era difícil  discordarmos do Mário Marcos; aceitamos a observação dele com um porém; que a nossa diferença estava no Zagallo, de quem não temos admiração nenhuma.

                        Pois o cara tinha razão. Vamos mostrar uma série de coincidências entre os assuntos abordados em nosso blog e o do MM + uma postagem do Diogo Olivier. Convém salientarmos, que felizmente, as postagens nossas precederam as demais, aí residindo a tal identificação aludida pelo torcedor do Coirmão. Foram "antecipações". Abaixo, colocamos os links correspondentes dos assuntos com as datas deles:
 
1) Sobre os meninos do Grêmio que eram do Juventude: o nosso, 25/06 e Diogo em 10/08

2) Sobre a possibilidade de Grenal com torcida única: o nosso, 31/07 e o do MM, 03/08
3) Sobre Rodriguinho, revelação do América Mineiro: Ambos em 01/08, o nosso, aos 10 minutos daquele dia
http://bruxotricolor.blogspot.com.br/2013/08/opiniao.html
4) Sobre a "divisão" do campeonato, após a disparada do Cruzeiro: o nosso, 19/09, o do MM, 03/10
http://bruxotricolor.blogspot.com.br/2013/09/opiniao_19.html
http://mariomarcos.wordpress.com/2013/10/03/os-dois-campeonatos-brasileiros/

5) Sobre a mobilização dos jogadores: o nosso em 24/09, o do MM, duas crônicas, 25 e 30/09
http://bruxotricolor.blogspot.com.br/2013/09/opiniao_24.html
                        Para um blog pequeno que não chega a 200 acessos diários ( quando deixamos o blog do Alfredo, ele atingia incríveis 1.500 por dia) é uma satisfação muito grande estarmos atentos aos assuntos que são ou serão relevantes. 
                        Espero para os próximos dias, a grande mídia noticiar as semelhanças entre o estilo de jogo de Renato e de Froner,  última "descoberta" de nosso blog (rs,rs,rs).      

8 comentários:

  1. bruxo, primeiro eu queria contribuir com um comentário lá do M.M. feito pelo Rodrigo R.
    "Dida.
    Parece qua ele tem um imã que atrai a bola. É típico dos goleiros experientes e bem posicionados. Tem bola que um Márcio Voador da vida daria uma pirueta para pegar (ou não pegar) que o grande Dida estica o braço, pega a redonda, a coloca debaixo do braço e com o outro orienta seus companheiros. Cara tranquilo que passa tranquilidade para o time e para a torcida. Que renovem com o Dida!".
    Interessante não? Embora eu tenha muitos "senões" com a utilização do arqueiro no ano vindouro, é sempre bom ter o torcedor como termômetro do momento de um jogador.
    Em segundo lugar, sobre a postagem propriamente dita, acho estremamente pertinente afinal, tem quem tenha o que mostrar e com grande felicidade você se mostra daqueles caras que preferem provar ao invés de alardear que "acertou tudo".
    Ponto para o blog que só ganha com isso, ponto para ti e para todos que leêm e contribuem diariamente com a pauta e com conhecimento.
    Que continuemos assim por aqui, cientes de nossas limitações temos tido muita "sorte"....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E agora outro comentário, na mesma linha e até mais abrangente. E o pior de tudo, de um colorado que parece menos amargo com o time tricolor até mesmo do que alguns gremistas. Creia, é sim possível:

      São várias as diferenças do time do Gremio ( que não tem brilho nenhum ) para time do Inter.
      Já começa pelo goleiro. O Dida é um baita goleiro. Aqui no blog muitos foram contrários à sua contratação, mas ela se mostrou acertada. O Dida é um goleiro tranquilo e seguro. Tudo o que uma zaga precisa. A bola vai ao gol e ele simplesmente defende. Ninguém se preocupa com o goleiro do Gremio pq sabe que se a bola for no gol, ele vai pegar.
      O Muriel é completamente o oposto disso. Passa insegurança para o time todo e qualquer bola na na área ou em gol é um terror.
      O Gremio tem 2 laterais e o Inter não tem nenhum.
      Nem o Alex Teles ou o Pará enchem os olhos, mas cumprem muito bem a função. Aliás, não sei pq não gostam do Pará. Ele é incansável. Até o final do jogo ainda tava dando piques de área à área. Todo treinador gosta de jogador assim. Sabe que pode contar com ele.
      No Inter o Gabriel e o Kléber, jogam se poupando. Não tem mais pernas pra fazer esse sobe e desce o jogo todo. Ou seja, não são competitivos durante os 90 minutos.
      O meio-campo do Gremio é pobre tecnicamente, mas os jogadores são absolutamente aplicados na marcação. Marcam o tempo inteiro. Se doam para o time. E principalmente sabem das suas limitações.
      O Barcos ficou prejudicado pela expulsão do Kléber, mas ajudou a prender a bola e deve ter cavado umas 10 faltas."

      E pensar que até hoje tem quem chore o Gabriel. Já copiando o famoso bordão - É brincadeira?

      Excluir
  2. PJ!
    É lógico que o Dida não é mais o mesmo, mas ainda tem muito a contribuir. Tem dois momentos neste ano que isso fica bem claro:
    - quando se lesionou durante a partida contra a LDU e vimos que aquele chute que pegou na trave com o Grohe e virou um bate rebate que se tornou gol dos equatorianos; se fosse o Dida, um tapa discreto para escanteio e a jogada morria ali
    - Contra o São Paulo, recentemente, a zaga formada por dois guris Saimon e Bressan, Dida foi mais exigido e cresceu na partida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas aí está a diferença que poucos notam. O futebol do Gohe é vistoso porque o jogador é baixo, tenta compensar sua altura - e por vezes mal posicionamento - com saltos e defesas plásticas. O problema é que qualquer bola simples sempre vira um tiro indefensável. Como o Dida está sempre bem posicionado suas intervenções não saltam aos olhos. Eu li gente dizendo que ele não só defende porque "chutam a bola nele", percebe aí a falta de conhecimento? Outro goleiro necessitaria um salto fenomenico, o nosso arqueiro necessita só estar no lugar certo - como disse o comentário acima: parece que o goleiro tem um imã. Este imã é o seu bom posicionamento.

      Excluir
  3. Menos, neh, galera. Dida tem feito excelentes jornadas, mas o marcelo fez excelente campanha ano passado. Não vejo necessidade de esculhambar o marcelo. Estaríamos em servidos se ele fosse o titular.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, essa conferência com palavras e números de segurança pode ser desativada? Isso trunca um pouco na hora de postar comentários.

    ResponderExcluir
  5. Marcos!
    Sou meio xucro com relação a esse negócio de moderação, vou ver como fica melhor.
    Sobre o Grohe!
    De minha parte, talvez esteja subestimando a capacidade do Marcelo.
    É bom a gente receber um puxão de orelhas de vez em quando.
    Gracias.

    ResponderExcluir
  6. O problema de posicionamento do Marcelo pode ser corrigido, a deficiencia na altura nunca. Então, com sinceridade, não acho mal goleiro, mas não chegará a ser um grande goleiro.

    ResponderExcluir