Páginas

Páginas

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Opinião





Atitude

Está em alta há bastante tempo na Administração a ferramenta de gestão que engloba Conhecimento, Habilidade e Atitude, abreviada para CHA; é o saber, saber fazer e a disposição de fazer ou ação. É uma síntese do caminho para o sucesso em diversos campos de atividades do ser humano.

No futebol funciona da mesma forma. Tem que haver a integração dos três elementos ou competências, mas no atual estágio dele, acredito que a atitude deva estar acima dos demais. A preparação física e a "mesmice" tática são responsáveis por isso, além disso, o conhecimento e as habilidades tem maior visibilidade quando incorporadas pela Atitude, desta forma, formando a liderança. Pretensiosamente, resolvi resumir o que penso, sujeito à chuva e trovoadas: 

Há vários exemplos no futebol do exercício de liderança à partir da Atitude:

a) a explícita e técnica - geralmente o líder completo, porque abrange os três elementos: De Leon, Adilson Batista e Carlos Alberto Torres

b) a enérgica - no "esporte bretão" é comum ser associada a um "explosão de energia" - Daison Pontes, Dinho e Chicão (o dos anos 70)

c) a implícita e técnica - Inclui o saber, o saber fazer e a atitude; apenas que esta última é de forma silenciosa, imperceptível à primeira vista, mas quem a possui vira referência: Tadeu Ricci, Valdo e Mauro Galvão

E evidentemente há inúmeros exemplos de atletas que não possuem as três ao mesmo tempo e estão por aí, enchendo às burras de grana, mas afundando os clubes por onde passam.

O Grêmio deve buscar profissionais com esse perfil, mas preferencialmente que tenham na Atitude a sua principal característica, algo bem visível no futebol platino, onde verdadeiros milagres acontecem, isto é; grupos aparentemente medianos chegam a fazer frente a times superiores, igualando ou até superando-os.

É indispensável saber, saber fazer, mas sem a disposição para as mudanças que a atitude provoca, as conquistas ficam bem mais difíceis.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário