Páginas

Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Opinião

 
 
 
 
Mais passos para frente
 
Tomara que não sejam apenas boatos, mas parece que a Direção gremista está se mexendo:
- Está tentando trazer Rhodolfo em definitivo
- Zé Roberto só não fica se a Direção não quiser
- O clube já pensa na formação de futuros dirigentes, disponibilizando curso
- O Tricolor iniciou negociações para contratar Wendell, cuja amostragem foi muito boa
- Com a devida cautela (me corrija se eu estiver errado, Guilherme) o contrato entre empreiteira e Grêmio será assinado esta semana
Dando prosseguimento a sugestões para o elenco de 2014; se o Tricolor não tiver convicção num provável "estouro" de Lucas Coelho, será necessário um bom reserva para Barcos; aí sugiro um desses nomes (para grupo): Wellington Paulista (Criciúma) ou Fernandão (Bahia)
Amanhã, tratarei da lateral direita.

19 comentários:

  1. Bruxo,
    Acabei de falar com um amigo conselheiro e havia te passado a informação errada. Na verdade hoje a sessão não era para aprovação ou não do contrato, isto estaria aprovado desde julho já. Era uma sessão expositiva, e não deliberativa, para expor alguns detalhes para ciência de todos. A princípio foi isto que ele me passou.

    Desta forma, acredito que assinatura esteja encaminhada e vá ocorrer em breve (não sei se ainda dentro desta semana).

    ResponderExcluir
  2. Glaucio Missioneiro05/12/2013, 09:17

    Mas o Marcelo Moreno já não basta pra reserva do Barcos? pra mim seria uma briga boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu sempre fui muito fã do Marcelo Moreno, até ele tripudiar da instituição, que foi o que ele fez. No mais, ele é reserva absoluto do "Brocador"! Alguém lembra o último gol dele? Se duvidar foi ainda pelo Grêmio...
      Acho que pra ano que vem temos o Lucas Coelho, é um centro-avante de habilidade, não só um trombador, com calma o moleque vai despontar.

      Excluir
    2. Guilherme Cé05/12/2013, 12:01

      Também gosto do Moreno, é bom jogador. E, num time ajustado, até poderia dar certo a dupla Moreno + Barcos. É claro que precisaríamos de um meio campo veloz, para compensar.

      Só que o Moreno ganha mais de 300 mil por mês, até onde eu sei. Não sei se, como no caso do Dida para alguns, não vale buscar uma alternativa mais barata. Gosto do Fernandão do Bahia, citado pelo Bruxo.

      É claro que há sempre o porém. Não basta "não querer" o Moreno, como se bastasse isto para não pagar seu salário. È preciso achar quem queira. E outra, o passe do Moreno é caro, e foi investido uma boa grana. Portanto, a solução não é fácil, talvez ele deva permanecer durante a LA, para ver se desponta e surgem interessados.

      Excluir
    3. Gláucio!
      O problema é que a Direção vai ficar com a folha em 5 milhões. Acho que até o Zé Roberto, mesmo com a notícia da renovação automática, não está garantido.
      Aí não vejo espaço para jogadores caros que estão emprestados; caso de Marcelo Moreno
      Devem sair Elano, Kléber, Werley e talvez Alex Telles (necessidade de caixa) e Zé Roberto + Vargas.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro05/12/2013, 14:03

      Entendo Bruxo, mas pela questão financeira será que sai mais barato contratar alguém com salário menor pra ser reserva? (claro, se vier de graça é óbvio que sim, mas isso é raro)

      Eu acho que vale a pena apostar novamente no Moreno, a bucha maior é o Kléber.

      Li em algum lugar que o rendimento do Zé beira os 600 mil, então, só nesses aí, fora o Kléber, já diminui uns 2 milhoes. Se conseguirem repassar o Kléber só pelo salário, já é menos 500

      Aí tem mais Adriano, Pará, Dida

      Excluir
    5. Moreno e Barcos é o ataque tartaruga, sem velocidade nenhuma, queria ver o Grêmio com 03 atacantes velozes na frente que fechassem o meio, como não dá, pelo menos um tem de ter velocidade, senão fica fácil marcar.

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro06/12/2013, 08:39

      Também acho, Paulo. Mas se lembrarmos, ano passado, Moreno e André Lima (que pra mim é bem mais lento do que o Barcos e tem menos qualidade de passe) jogaram juntos e fizeram muitos gols assim.

      Não que eu queira, pra mim o ideal é um "centroavantão" e outro rápido. O Moreno é caro pra ser banco? É. Mas pela inconstância do Barcos em 2013, acho que não dá pra abrir mão dele.

      Excluir
  3. Bem, ja que voces comecaram da frente pra tras, vamos la.
    Fui contra a contratacao do Barcos pelos custos envolvidos. Pior, ele nao e o craque que todos pensavam. Melhor, ele nao e isto que vimos no Gremio. Ele e bem melhor. O que o prejudica e o esquema e sem um armador que ligue defesa e ataque. Creio que ele daria muito certo com Moreno. Moreno joga mais plantado enquanto Barcos se movimenta mais. Tambem fiquei meio desconfiado depois de suas declaracoes (Moreno), mas temos que levar em consideracao que quem sacaneou alguem nesta historia foi o Gremio ao coloca-lo numa transacao sem consulta-lo. Se conseguirem aplainar as arestas entre os dois, surge uma grande dupla. Kleber nunca me encantou. Nem nos seus melhores momentos. No Gremio mostra a cada jogo que realmente serve pros outros, nao pro Gremio. So sabe fazer uma coisa: trombar. Lucas Coelho e mais jogador que Yuri Mamute (embora este seja mais jovem e precise amadurecer mais). Vargas ainda nao jogou o que sabe no Gremio e, talvez, nem jogue. Na minha lista de dispensas estao Kleber e Vargas. A economia serve pra contratar um atacante de velocidade ja que Leandro nao volta e para esta funcao tem so o quebra galho do Barcos e Yuri Mamute. Se faz necessario esta posicao sob pena de ficarmos capengas.
    Bruxo, voce deu duas sugestoes. Bem, pelo que expus, Fernandao nao serve porque e atacante de area e o que precisamos e o atacante de movimentacao. Wellington Paulista, da mesma, forma, e atacante (centro avante), pior, e um figurinha carimbada. Porque rodou varios grandes clubes e nao ficou? Nao e cara de grupo, portanto, dentro dos meus conceitos, nao o contrataria nem que a vaca tossisse. Ja vi gente falar do Walter do Goias e se esqueceram do porque ter sido dispensado pelo Inter. Esta num otimo momento, mas nao vai durar. Ja para 2014, nao acredito que mantenha o mesmo nivel (esteja onde estiver). Quanto a este atacante de velocidade sugeriria Willian (Cruzeiro), Osvaldo (Sao Paulo), Bruno Cesar (Al Ahli) que mesmo sendo meia, jogou muitas vezes de atacante no Corinthians. Ou seja, alguem que faca o que Paulo Nunes, nos melhores momentos junto com Jardel, fazia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Cé05/12/2013, 13:42

      Também acho que com a saída do Vargas, a prioridade (depois do armador, caso não haja convicção no Maxi) é um atacante de velocidade. Gosto do nome do Osvaldo, e como não está sendo muito aproveitado no SP é uma boa alternativa.

      Acho que precisamos alguém que una 3 características principais (eu sei, é difícil), ao menos de forma razoável: velocidade, finalização e assistência ao centroavante.

      Muitos falam no Jonas, mas acho que é gastar muito por alguém que sabe-se lá se vingaria aqui novamente. Prefiro investir e apostar em 2 jovens, do que num medalhão.

      Excluir
    2. Esse Bruno César resolvia o meio do Grêmio também...

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro05/12/2013, 17:45

      Eu gostaria de ver o Aloísio de volta, mas já andou largando na imprensa que só sai do SP se a proposta for muito boa e tal

      Sei lá, fiquei ressabiado de ver o Grêmio trazer jogador "gabaritado" e não dar certo, por isso sempre opino pela utilização da gurizada. Se vermos o futebol sul - americano de maneira geral, o nível técnico caiu muito, o próprio Galo, com R10, Bernard e o escambou penou pra vencer a LA, o cruzeiro foi formado na maioria com refugos, mas tinha um ótimo treinador, então, aposta por aposta, vai na gurizada

      Excluir
    4. Guilherme Cé05/12/2013, 18:44

      Não acompanho muito a série B, mas acho que entre os 20 clubes deve ter no mínimo um meia (além do Rodriguinho, já lembrado pelo Bruxo) para se apostar. Aposta barata, de contratar e dar chance, se não vingar, não vingou. Tem também o interior paulista, com muitos bons jogadores "escondidos".

      Quanto a zagueiro, acho que isto dá pra formar em casa ou garimpar no interior. Ta aí o Gabriel pra provar isto. Vai ser difícil achar um Réver novamente, mas se pegarmos a média atual dos zagueiros brasileiros, um MEDIANO quebra o galho, ao menos para grupo. É por isto que para mim o Werley serve. "Ah, mas ele falha em decisão". Pois é, o Bressan também já falhou e nem por isto, para mim, não serve. O Réver falhou na LA, nem por isto deixou de ser o melhor zagueiro do Brasil. Idem para o Dedé, que entregou a Copa do Brasil... No quesito zagueiro, vejo muitos vivendo uma utopia, como se tivesse um Mauro Galvão em cada esquina. Não é assim.

      Até vou dar uma de "profeta", vendo o que aconteceu o ano passado com outros jogadores. O Rodolpho, que é bom zagueiro, vai começar a tomar pau... E o argumento vai ser que quem defendeu, defendeu que ele era mediano e precisava dum "xerife" do lado. Desta forma, não dá pra condenar nenhum dos atuais zagueiros, já que nenhum deles jogou do lado de um "xerife"... Zaga, atualmente, se faz com 2 zagueiros medianos, 1 lateral idem, e 1 bom de apoio. É claro que se tiver um zagueiro técnico diferenciado melhor, mas se pegarmos os últimos grandes times do Brasil, exceto o CAM, a zaga era mediana (Corinthians, Flu...).

      Excluir
    5. As vezes eu fico pensando que a tarefa da direção é um tanto inglória. Só lembrando por cima, da série B, eu recordo do Reinaldo (artilheiro da segundona) que foi um fiasco por aqui. Lembro ainda do Rondinelli que saiu corrido, do "XabiAntônio", idem, do Tony, nem se fala. Enfim, são jogadores que vieram com certa "rodagem", prestigiados no clube onde sairam, lembro ainda de um meia jovem do Bahia, se alguém lembrar o nome fique a vontade, não fez um jogo completo, diziam ser o novo Ronaldinho, voltou pro Bahia e por lá ficou. Renato Cajá foi outro.
      Sou totalmente a favor de apostas, se uma entre 10 der certo já tá valendo, mas é preciso que a torcida também entenda isso e tá bem dificil de entender olha.

      Excluir
    6. Guilherme Cé05/12/2013, 19:08

      Tony veio da série B paulista. Rondinelly acho que do campeonato goianiense.

      Mas concordo, cabe a torcida saber diferenciar, e não tratar estes casos como fracassos e sim como o risco que se paga por apostas deste tipo. É claro que cabe a direção não "torrar" fortunas nas apostas.

      Excluir
    7. Glaucio Missioneiro06/12/2013, 08:36

      O problema é que muitas dessas apostas vem ganhando salários muito acima do que realmente valem. E aí, além de ficar oneroso pro clube, barram os jogadores da base. Jogador da base além de tudo, é mais barato.

      E tem casos, ainda, do jogador que em um ano, num time específico, foi bem, antes ninguém conhecia (caso do Marco Antonio) Aí vem pra cá ganhar mais de 100 conto, sendo que tinha o Biteco surgindo (não sei se já tava na Alemanha inicio do ano passado).

      Excluir
  4. Guilherme!
    O Osvaldo seria ótimo, mas o SP não solta.
    Com raríssimas exceções, jogador que volta ao clube não rende a mesma coisa. Tem o Mauro Galvão e mais uns 2 ou 3 no máximo que deram certo. Acho que o Jonas não repetiria a mesma fase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Cé05/12/2013, 16:25

      Bruxo,
      Mas aí entra negociação. Será que na nossa "lista de dispensas" não há alguém que interesse ao SP?

      O cara é banco do Aloísio e sei lá mais quem, e o SP não é de segurar jogador, mesmo que com potencial, que não vem jogando. Se não dá pra comprar, que se tente um empréstimo. SP teria interesse na "vitrine" LA..

      Excluir
    2. O Palmeiras está interessado em jogadores do Grêmio, entre eles o Elano e Leandro, que está valorizado, talvez rolasse uma negociação pelo Henrique, sei que é difícil mas não custa tentar.

      Excluir