Páginas

Páginas

domingo, 16 de março de 2014

Opinião



No jogo dos "candidatáveis", deu Jean Deretti

Era previsto; Grêmio x Pelotas fariam um jogo morno, apesar do nosso otimismo provocado pela briga ao lugar de Zé Roberto; três postulantes, Ruiz, Dudu e Máxi, que poderia dar um tempero a partida. O primeiro tempo só fez confirmar o que se esperava: Ruim e Sonolento.

Maxi segue desperdiçando as chances, Ruiz foi discreto e Dudu esteve acima de ambos, mostrando que, no mínimo, será a primeira opção de mudança durante o transcorrer do jogo em Rosário.

Quem aproveitou muito bem foi Jean Deretti que acordou o time, nisso foi auxiliado pelo menino Éverton (outra jóia rara do Tricolor) e o placar de 3 a 0 refletiu a superioridade do misto sobre o rebaixado Pelotas. Deretti fez os dois primeiros e Éverton encerrou a goleada.

O que fica para quarta-feira? Segue a dúvida, agora restrita a dois nomes, Ruiz e Dudu. O primeiro tem a seu favor, o estilo mais próximo do de Zé Roberto e principalmente, conhecer o ambiente platino; certamente, não estranhará jogar em Rosário. 

A favor de Dudu estão seus desempenhos, o time (principal) cresce com sua entrada. Se Ruiz tem o handcap de ser parecido com Zé Roberto, Dudu possui a característica para um confronto fora de casa, onde o adversário vai sair bem mais do que ocorreu na Arena. Os espaços vão aparecer para Luan e Dudu, se este for o escolhido.

No mais, ninguém se destacou a ponto de impressionar o torcedor. Tinga não fez nada que justificasse botar Pará no banco. Tiago não foi exigido, assim como a dupla de zagueiros e também o lateral Breno. Matheus Biteco foi invisível e Léo Gago, o de sempre.

Outra lição que a partida nos (torcedores) deixa é a de que investir, reclamar nomes no time, às vezes, o tempo se encarrega de mostrar nossos equívocos. Máxi nos desmente a cada entrada na equipe, Guilherme Biteco pedido ano passado para o lugar de Zé Roberto sequer senta no banco e Mithyuê, xodó de muitos há 4 anos, período de Silas, se não me engano, se transformou num andarilho da bola e certamente, encerrará a carreira como sendo aquele que foi sem nunca ter sido.

 Com raras exceções, o craque certeiro é aquele que entra, não se assusta e rapidamente "acontece", casos de Lucas Leiva, Mário Fernandes, Anderson e mais recentemente, Wendell e Luan. Éverton está trilhando este caminho.

Agora, tudo é Libertadores.


19 comentários:

  1. Bruxo, o que causou impressão foi a "ruindade" do time do Pelotas, durante todo o Campeonato Gaúcho de 2014. Ficaram deitados nos louros das duas "copinhas" vencidas e esqueceram de melhorar o time.
    Infelizmente um time de clamor popular volta para a Div Acesso. Decididamente o interior já não é mais o mesmo!
    Sobrou o Juventude no caminho do Imortal Tricolor. Jogo prá lá de complicado, mas tem a Arena que vai fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Para quem não viu o jogo:

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=5EbYY98V8Z0

    ResponderExcluir
  3. Alvirubro!
    A complicação não vem exatamente do Juventude, mas a superposição de campeonatos. A LA tira o sono de quem participa dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí já é frescura, o jogo contra o Ju é domingo. Depois LA só em Abril. Lógico que o empenho muda, e não poderia ser diferente.

      Excluir
    2. Glaucio!
      Bah! Comi mosca nessa. Achei que a LA ocuparia todas as quartas-feiras. Melhor assim.

      Excluir
  4. Penso que seja num jogo fraco que aqueles que querem provar alguma coisa devem aproveitar a oportunidade. Assim, Deretti melhorou sua imagem deixada nas ultimas partidas (muito fracas). Everton, por estar entre os mais jovens tambem se soltou mais. Geromel apareceu bem na area do adversario. Dudu poderia ter feito mais. Mesmo a boa partida do Alan Ruiz poderia ser melhor. Ja Maxi ... . Bem, Maxi mais uma vez deixou a desejar. Gostaria que ele estivesse jogando tudo que todos esperam dele, nao so para beneficiar o time, decidir os jogos, como tambem para justificar o investimento feito nele. O clube deve ter um psicologo e a este cabe ver qual o problema. Ja ha versoes por ai, totalmente improprias, pois o problema dele ja vinha de antes do jogo contra o Nacional do Uruguai. Portanto, o real problema e desconhecido por nos. Ainda espero ve-lo brilhar. Quanto ao substituto do Ze, esta partida nao foi importante para isto porque, a bem da verdade, ja ha uma ideia mais do que provada de quem reune as melhores condicoes: Alan Ruiz. Pegar o Juventude nesta fase e indigesto. Mas nossas preocupacoes agora sao outras. No jogo da volta na Argentina, o NOB jogara bem mais do que jogou na Arena e com um detalhe: a velha conhecida determinacao portenha pelo resultado. Sendo realista, a possibilidade de derrota e grande. Mas nao esta morto quem peleia. Aguardemos.

    ResponderExcluir
  5. Arih!
    a) O Grêmio não pode perder Máxi para o seu lado psicológico. Estes profissionais tem que entrar em campo agora.
    b) Acho que o Grêmio fará um grande jogo, quarta, mas o resultado é uma incógnita.

    ResponderExcluir
  6. Até certo ponto eu entendo a chateação do Maxi. Nos primeiros jogos ele foi deslocado pra poder entrar o Zé Roberto, e aí seu futebol caiu, e mesmo Zé não jogando bem, ele continuou no banco.

    Porém, com o surgimento ao longo do ano de Ruiz, Luan, Deretti e Dudu, ele tem é que baixar a cabeça e jogar bola, ser humilde.

    Achei errado o que o Enderson fez no início do ano, PRA MIM, se tivesse fixado o esquema com 3 volantes + o Maxi, creio que o time estaria mais evoluído. Mas isso é passado, já foi, e não há como criticar o treinador, os resultados dentro de campo estão aí.

    Não vi o jogo de ontem, mas pela fragilidade do adversário, era jogo pra ele deitar e rolar.

    ResponderExcluir
  7. Paulo Juliano17/03/2014, 09:08

    Engraçado é que o Deretti faz dois gols e o injustiçado é o Maxi. Sinceramente já não sei se é caso de ajuda psicologica ou só característica de jogo mesmo. Lá Maxi era estrela, o time tinha de se esforçar pra que ele brilhasse, aqui é só mais um, que tem técnica é inegável, mas esta preparado para um futebol competitivo? Tem condições e compor o meio e cumprir suas funções defensivas? Se tem condições ainda não mostrou interesse em se esforçar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, eu só ACHAVA (PASSADO) que pelo que apresentou em 2013, o Maxi merecia começar de titular. Mas não há como continuar discutindo coisas subjetivas. Era minha opinião NO INÍCIO DO ANO. Achei injusto sim, Zé Roberto pelo que jogou no 2º semestre não merecia começar de titular. De repente foi nos treinos que ele "ganhou" a posição.

      Hoje, pelo que vem jogando, Ruiz e Deretti estão à frente pra função de meia, Luan e Dudu pro ataque.

      Excluir
    2. Paulo Juliano17/03/2014, 11:17

      Mas nem discuti isso Gláucio, na verdade teu comentário nem tinha sido publicado quando enviei o meu, não era diretamente pra ti. Eu também tinha quase certeza que este seria o ano do Maxi, auxiliado pelo Zé e mais DOIS volantes. Acontece que ele não atendeu as minhas expectativas. Enfim, acho que concordamos que agora a discussão é outra, fico triste pelo Grêmio estar perdendo um garoto que se mostrou promissor, mas extremamente feliz por ter coberto a lacuna com um jogador de grande classe como o Ruiz. Acho que o time já está escalado para o jogo de quarta, e é a formação ideal ou pelo menos quase (já sabe o meu senão) em nossa opinião. Veremos como o time se comportará.
      Só pra deixar claro, acho que iniciar com o Dudu no lugar do Ruiz é uma grande bobagem. Nesta hipótese vai se acabar recuando o Luan para fazer uma função de armação e tirar o garoto das cercanias da área. Pra mim Dudu é no segundo tempo, a depender do resultado no lugar de Barcos ou de um dos volantes.

      Excluir
    3. Com certeza, Dudu no meio só se justifica se for pra tirar o Zé kkkkk

      No mais, é Ruiz na cabeça.

      Só ainda acho cedo pra "desistir" do Maxi. O Deretti mesmo, tá aí desde 2012.

      Excluir
    4. Paulo Juliano17/03/2014, 12:46

      Nem falo de desistir Gláucio, o cara joga, é inegável. Agora tem que parar com essa frescura de ficar arranjando culpado pelo futebol ruim dele. Como vc mesmo disse o Deretti tá aí desde 2012, teve a oportunidade de fardar e correspondeu, não ficou com essa de "injustiçado". É o que espero que o Maxi faça, jogue! Talvez até um empréstimo não faça mal ao garoto...

      Excluir
    5. Deretti está aqui desde o início do ano passado (inclusive teve algumas chances na LA 2013). Teve poucas chances mais devido a suas lesões do que qualquer outra coisa.

      Excluir
    6. Pra tu ver cara, o Deretti em 2012, parecia ser bom jogador, aí o Caio Jr escalava o Marco Antonio....

      Não acho que um empréstimo faça bem, nem a ele, nem ao time. Luan pode ser vendido no meio do ano, Ruiz pode se lesionar, Deretti tem um baita histórico de lesões.

      Excluir
    7. O sucessor do Luan será o Éverton, a menos que venha uma proposta muito boa, que , inclusive dê para segurar o Luan por mais tempo.

      Excluir
    8. Olha, tô pra dizer que este Éverton tem mais bola no corpo que o Luan. Lembrando que tem apenas 17 anos...

      Excluir
    9. Falha minha, realmente o Deretti veio em janeiro de 2013. Valeu pela correção Guilherme.

      Excluir
  8. Guilherme!
    Sendo meio vulgar, diria que o Éverton tem "sangue nos olhos".

    ResponderExcluir