O que pode ajudar
Os defeitos do Grêmio, cansamos de apontar, mas será que tudo ou quase tudo está errado? Não. Boa parte da torcida, aponta duas ou três posições, em média, como preenchidas com jogadores insuficientes; variam uma ou outra posição, mas no geral, ficam em três as carências. A reposição é um problema; nisso, a unanimidade é quase atingida. O que falta então, se temos sete ou oito posições bem preenchidas?
O que pode ajudar, o que falta é uma atuação empolgante, seja no placar, seja no desempenho; algo que o Coirmão conseguiu em três tempos nos dois Grenais. Cessaram as reclamações contra Rafael Moura (que segue devendo), sumiram os cronistas que clamavam por mais volantes, cessaram aqueles que acharam Dida uma demasia, tendo Muriel (incrível, mas é verdade!!!). O Inter adquiriu confiança.
É aquilo que eu penso, num time ajeitado e confiante, o ruim vira médio, o mediano vira craque e o craque vira extra-classe. Vacaria bota faixa, Vampeta bota faixa, Bolívar bota faixa, Ceará bota faixa, Zé Alcino bota faixa, Richarlyson bota faixa, Pará bota faixa. Tudo de mediano para baixo. Time motivado e entrosado, voando fisicamente e com apoio da massa.
Se o Grêmio agregar esses ingredientes contra o San Lorenzo, as críticas serão menores, novas contratações chegarão noutro ambiente e o time embalará. Se tiver "bala na agulha", brigará por título.
A torcida precisa desse "convencimento" por parte do time. Basta uma trégua de 90 minutos, recheada de bom futebol, um escore dilatado e a classificação garantida. Parece muito, mas não é.
Realmente Bruxo, ja sabemos onde estao os problemas do time, porem, num time ajustado, ate Para e Werley poderiam render mais. Quando falo em time ajustado ponho nao so os fatores de campo, mas tambem os extra campo que, por nao serem percebidos pelos torcedores, nao sao levados em consideracao e, na verdade, sao determinantes.
ResponderExcluirDeste modo foi muito bem colocado por voce que ate um cabeca de bagre como o Ze Alcino se ajustou num time que estava bem arrumado dentro e fora de campo (e olhe que o Ze Alcino era bem pior que Para e Werley). Ate uma vitoria importante e convincente como foi o Grenal pode dar moral a quem ja a estava perdendo (basta ver a onda de otimismo que se apoderou do Inter depois).
Nao duvido em nada (nao apelando a teorias conspiratorias, mas conhecendo um pouco como a dupla funciona) que nas finais deste gauchao, a diretoria do Inter pagou um bicho extra ao time para que vencessem o Gremio. Nao tanto pelo titulo do gauchao, mas muito mais para estancar a onda de confianca vitoriosa que o Gremio estava adquirindo com a bela primeira fase da Libertadores. E conseguiram. A moral do time e da torcida caiu vertiginosamente.
Sera que conseguiram evitar um tri da America (que eles nao tem e nao querem que o tricolor tenha)?
Mais um papel fundamental de uma direcao que queira ser vencedora.
E hora da direcao tricolor se aperceber que sua atuacao fora das quatro linhas pode ter uma influencia decisiva nos proximos jogos, nos proximos resultados, se tornando protagonista na conquista de um titulo. E hora da direcao tricolor se aperceber que "motivacao" nao vem so do vestiario, mas de uma atitude da propria direcao para injetar um componente a mais para reverter este estado de "sentimento de derrota" que se apoderou do time apos o Grenal. E hora da direcao tricolor pagar um bicho extra pela vitoria e classificacao sobre o Sao Lourenzo.
Mas ela nao pode confundir as coisas misturando "alhos com bugalhos". Com o objetivo de incentivar a torcida a comparecer ao estadio domingo contra o Atletico Mineiro (no fundo para arrecadar mais), faz suas chamadas de participacao como se fosse importante ate para o jogo de quarta, na Libertadores, o comparecimento do torcedor. Ora, que erro grosseiro. Campeonato Brasileiro e uma coisa, Libertadores e outra totalmente diversa.
O jogo de domingo contra o Atletico Mineiro (que provavelmente sera uma derrota, pois eles estarao completos e nos com a maioria de reservas) nao tem nenhuma relacao com o jogo de quarta (a nao ser mais uma goleada).
Quarta sim e que sera de suma importancia o comparecimento do torcedor para incentivar o time a se superar e superar o placar. Diria ate que sem a torcida, na quarta, o time nao conseguira passar.
Nao sou dos que acreditam que torcida ganha jogo, mas e inegavel que ha partidas, ha momentos, que a torcida com o simples ato de se levantar e cantar junta suas cancoes, levam para dentro de campo uma mudanca de atitude por parte do time, levando-o para a vitoria.
Sao estas coisas e decisivas coisas que a direcao, os torcedores, devem ter em mente. Devem saber que ha momentos de criticas e cobrancas.
Ha momentos de incentivo e atitudes que podem mudar completamente a historia.
vale a pena ver:
http://jbfilhoreporter.final.com.br/2014/04/23/video-gavilan-ex-inter-e-gremio-conta-bastidores-do-brasileiro-de-2005-e-da-libertadores-de-2007/
Arih!
ExcluirSobre o teu comentário:
- A gangorra funciona aqui, como em nenhum outro lugar; o Inter se apercebeu que o título gaúcho daria um gás para o Tricolor e injetou moral,motivou o grupo e se deu muito bem
- Também acho errado sair dizendo que é muito importante o jogo de hoje para efeitos de quarta-feira, principalmente se o resultado for adverso, aí como é que fica o discurso? Seria mais razoável dizer que é importante, porque são 3 pontos iguais aos de qualquer outra rodada
- A Direção acerta, quando valoriza a presença do torcedor, reduzindo o valor dos ingressos, mas, o que leva à vitória, pelo menos, na maioria da vezes, é o desempenho da equipe
- Gavilan será um treinador na linha do Arce, podes crer.
Arih!
ResponderExcluirPontos interessantes na entrevista do Gavilan:
- A competência de Marcelo Bielsa foi novamente citada, segundo o paraguaio, Bielsa revolucionou a estrutura dos clubes de futebol no Chile
- Valdir Espinosa; treinador que marcou muito Gavilan. É um nome para o lugar de Enderson
- A favor de Enderson, dito pelo entrevistador, faz um trabalho de melhor qualidade no plano tático (treinamentos)
Muito boa a entrevista.