Vitória com jeito de avant-premiere
O time misto do Grêmio jogou muito, encaçapou o campeão da Libertadores, sempre passando a impressão que não perderia a partida. Foi uma superioridade uniforme, às vezes, a posse de bola mineira meio que mascarou isso, mas o espectador atento não entrou nessa. Mesmo depois do desconto de Fernandinho (aliás, muito superior a Bernard), a vitória parecia segura.
O principal fator pelo triunfo foi a pegada coletiva, associada a colocação de três jogadores técnicos na zona de criação. Luan, Ruiz e Rodriguinho provaram hoje, que até defensivamente, a contribuição de meias habilidosos é superior a uma trinca de volantes medianos. No entanto, o Tricolor não foi apenas isso; contou com uma zaga segura, especialmente Saimon, laterais atentos, um centro-avante presente na área, que foi "abençoado" pelo vacilo atleticano e justamente, também por contar com esse "suplemento" de bons armadores.
Matheus e Ramiro foram volantes que não apanharam da bola e de muita efetividade no bloqueio ofensivo do excelente meio e ataque mineiro. Os três pontos, também passaram pela atuação da dupla.
Alan Ruiz contribuiu com grande movimentação e talento, que foi evidenciado na cobrança perfeita com a curva e velocidade suficientes para vencer o arqueiro Victor, este, responsável pelo escore não ser mais dilatado.
O placar foi ampliado pela esperteza de Lucas Coelho, que alcançou uma bola mal recuada, deu a meia-lua no goleiro e empurrou de canhota para o fundo das redes.
A intensidade, a vibração, a atitude de hoje, certamente, contagiarão o grupo que entrará em campo quarta-feira. Posso apostar que tivemos agorinha a pouco, um avant-premiere da pegada do time, junto ao caldeirão que a Arena se transformará no meio de semana.
Fernandinho superior a Bernard? acho que não hein...é só comparar a idade e trajetória de ambos.
ResponderExcluirSobre o jogo, é um alento, jogadores que já se conhecia a qualidade comprovando em um jogo crespo.
Agora, como é ruim esse Ramiro hein....joga nada e marca menos ainda, Ronaldinho deitou e rolou no meio, sqn.
Acho que o que valeu muito foi a velocidade dos volantes, creio que com Riveros e Edinho, somente, possa complicar. Com o que jogou Moisés, nem cogito mais recuar o Ramiro pra lateral, Moisés está pronto.
Dor de cabeça pro treinador (formatar o meio)
Glaucio!
ExcluirA vitória foi ótima, mas não podemos deixar de lembrar que é uma amostragem pequena. Tomara que todos confirmem.
Ronaldinho Moreira é ex-atleta.
ExcluirAmostragem pequena? Bueno, contra a LDU a dupla de zaga foi a mesma.
ExcluirDe repente tenho sorte, mas é o terceiro jogo que eu vejo do Moisés, e não levamos sustos nem dribles bobos pela direita.
Bressan foi expulso?
ExcluirFoi, levou um segundo amarelo por, supostamente, retardar uma saída de jogo.
ExcluirE retardou mesmo? Deu azo a esta interpretação do juiz?
ExcluirNão sei, tava meio distraído na hora do lance. Alguém reclamou na entrevista (não lembro se foi o Enderson ou outro).
ExcluirFoi o Enderson. Complicado esse tipo de situação, vantagem mínima no placar, não pode acontecer por um motivo tão bobo.
ExcluirMas aí que tá, complicado criticar o atleta num lance de interpretação do árbitro. Lógico que se tu já tem amarelo, é melhor evitar né.
ExcluirSobre o Alan Ruiz, hoje, jogando como meia, tendo dois atacantes à frente, jogou muito.
ResponderExcluirSurprendente o resultado. Considerava uma derrota certa, mesmo porque, apesar de um inicio de crise, a presenca de Levir Culpi (um otimo tecnico) acreditava que daria um novo animo aos mineiros.
ResponderExcluirVarios fatores contribuiram: a vontade da garotada (que por si so nao e suficiente, mas contribuiu na aplicacao tatica defensiva), a injecao de animo e um bom trabalho tatico do tecnico, e sem duvidas, alguma sorte. Os gols foram lances de sorte: uma bola parada (muito bem cobrada e um leve desvio na zaga) e um recuo desastroso (muito bem aproveitado pelo garoto que no ano passado pensavamos que nos faria relembrar bons centro avantes que ja tivemos).
O que me preocupa e o que ja esta acontecendo ate com os titulares: as poucas jogadas de linha de fundo (uma variacao de jogada importante no futebol). Repararam que os dois laterais quase nao foram a linha de fundo?
Algumas jogadas mais rispidas (sem necessidade), algumas bolas perdidas (infaltilmente), uma expulsao (de inexperiencia), mas tudo sem ser fundamental para prejudicar a partida (que em outra situacao poderia comprometer).
A melhor partida que ja vi do Simon, Matheus Biteco, Breno, Moises e Alan Ruiz. Se tiverem regularidade, podem virar opcoes seguras.
De qualquer modo a garotada esta de parabens.
Tres pontos que e o que interessa.
Saimon jogou muito bem, dos que eu vira pouco, Moisés e Breno, o resultado foi positivo.
ExcluirArih, no segundo tempo, antes de levar o gol, poderíamos ter feita mais uns dois.
ExcluirAh, só pra não deixar passar...
ResponderExcluir"sai do gol Dida"
Pois é, Glaucio!
ExcluirO Dida falhou, mas você viu quanto tempo o pessoal estava com essa frase arquivada, esperando pelo erro dele.
A contabilidade de 2014 de falhas de Grohe e Dida é amplamente favorável ao baiano. Ele errou bem menos.
Mas o Dia jogou poucas partidas esse ano, Bruxo. Bem menos que o Marcelo.
ExcluirGilmar, eu tô khando e andando pro desempenho do Dida no inter.
ExcluirSó quero mostrar que ele não acrescenta nada em relação ao Marcelo. Aquela ladainha de semanas atrás se resume a isso.
Não assisti ao jogo, mas seria o começo do fim da era 03 volantes? Rs. Eu sei que to sendo precipitado, mas quem pode me culpar por ter esperança.
ResponderExcluirEnderson brinca com a sorte, deveria ter escalado os titulares, se perde com esse time reserva o que ia ter de nego se arvorando em dono da verdade não tá escrito, menos mal que mostrou ter boas opções, mas, para variar, não vai utilizá-las.
ResponderExcluir- Usar três meias sempre foi a nossa ideia. Mas tivemos limitações, como lesões. Primeiro, o Zé Roberto, depois o Luan. O Dudu precisava se adaptar... A gente sabe o que é o time ideal na nossa cabeça. Mas às vezes demanda um pouco de campo para colocar em prática - explica. - Isso (três meias) é uma tendência natural, provavelmente para quarta. Estamos criando boas opções, isso é o mais importante. A postura também foi muito positiva, é isso que buscamos na quarta.
ResponderExcluirPelo menos esperança de mudança eu posso ter, graças!
O Brabo é ele achar que o Luan é meia.
ExcluirOlha apesar de achar que nem o Luan nem o Dudu são meias no sentimento que conhecemos por aqui, não raros são os casos de atacantes que recuados renderem bons frutos pela Europa, o próprio Jonas, Cadu, daíram daqui e viraram uma espécie de "meias avançados". Acho até que ambos tem qualidade suficiente - dentro da sua característica - de cumprir essa função.
ExcluirAmigos!
ResponderExcluirA verdade é que a nomenclatura antiga, tradicional já foi pro saco. Eu a uso porque é mais cômodo para mim, mas eu não sei se o Luan é segundo atacante, "enganche", ponta de lança ou meia, a verdade é que ele faz a diferença.