Páginas

Páginas

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Opinião



Mixed Emotions - Parte 3

Continuando, chegamos ao coração de qualquer time, o meio de campo. Aqui, quero registrar que quando o Grêmio falou em Wesley do Palmeiras, reclamei, porque achava que de volantes o Tricolor estava cheio (e até bem servido); já me penitenciei, já reformei o que pensava. A Direção está certa; o maior furo do time é o meio de campo. Um modelo arcaico e improdutivo, porque é ocupado por jogadores que não dão a resposta necessária.

Fui contra a contratação de Edinho, cheguei a compará-la com a de Norberto em 91, ex-Inter, fisica e tecnicamente parecido com o atual volante. Edinho dá uma contribuição pífia. Se esquecermos sua biografia, veremos que o desempenho é sofrível na relação custo-benefício. Ramiro, anda perdido, oscila demais, parou a trajetória ascendente que o levou à venda para a Europa.

Prosseguindo; Riveros, olha, sinceramente, só há um lugar no time para ele, a primeira do meio de campo, isso mesmo, à frente dos zagueiros, saindo, quando puder, nada de outra posição; nelas, nada de coadjuvantes, resumindo; 3 protagonistas e um coadjuvante, ele, Riveros.

Chegamos a minha maior decepção: Zé Roberto. O que dizer dele? Como Marcelo Grohe, uma figura humana inatacável, mas, ou está no ocaso da carreira ou está em uma "longa má fase"; ambas as situações não servem para o que o Tricolor precisa. Zé Roberto é uma pálida imagem do que foi em 2012. Infelizmente, não produz nada que outro mais jovem, mais inexperiente e menos oneroso para os cofres do clube, pode produzir.

Sem me alongar muito, apesar da vontade; está na hora do Grêmio reestruturar o coração do time; Riveros, Matheus Biteco, Alan Ruiz, Rodriguinho, Luan (vou colocá-lo no meio de campo), talvez Deretti e mais duas opções, venham de onde vier, juniores ou de fora. Edinho, Zé Roberto e Máxi Rodriguez terão que esperar à margem do grupo titular ou serem liberados. Nem cito Ramiro, porque está mais fora do que dentro, além disso, se for para aproveitá-lo, que seja para brigar pela número 2, a lateral direita, jamais será jogador protagonista no meio.

Repetindo, o "furo" do time está no meio de campo que não faz o ataque jogar, não tem velocidade, não tem penetração, não "pifa" os atacantes. Aí o processo inverso ocorre; o extra-classe vira craque, o craque vira mediano, o mediano vira nulidade.

Mais tarde, tratarei do ataque e noutro post, o resumo da ópera, o papel da Direção.

2 comentários:

  1. Pois e Bruxo, voce chegou no meio da questao (o meio e a alma do time).
    Dentro das possibilidades financeiras do clube, este meio nao e ruim, mas falta um, so um pra encaixar. Por maiores que sejam estas dificuldades, creio que nao e impossivel achar um que seja do Brasil ou paises vizinhos, que encaixe.
    Tambem nao gostei do Edinho, mas esta ai, tudo bem.
    Quanto a Riveros e Ramiro, se nao sao otimos, sao bons pra atual situacao.
    Quanto ao Ze, novamente, querem fazer do Ze o armador sendo que ele nao e. Ele e o cara da composicao do meio, o cara que da desafogo, se apresenta na linha de passe para ser opcao. Porque em 2012 foi eleito junto com Ronaldinho o melhor meia do brasileiro? Simples. Mesmo sem grandes qualidades, havia meias que compunham o meio campo com ele. Ai o Ze estourou, ganhou bola de prata, foi o terceiro ou um dos que mais fez gols no ano, no Gremio. E por que neste ano nao repete? Porque nao tem um meia ao lado dele. Claro que esquemas de jogo tambem influenciam. Bem, nao sou contra o Ze, so acho que ele esta mal aproveitado. Gostaria de ver dois volantes e o Ze com o Alan Ruiz jogando juntos. Creio que ate a parada da Copa eles ja estariam acostumados um com o outro e estourariam no segundo semestre.
    Quanto aos demais continuo achando Deretti a ultima opcao; Maxi ainda deve e muito pelo muito que se esperava dele, Matheus Biteco pode ser opcao, Leo Gago so quando nao ha outros, Adriano deve ser negociado, Rodriguinho e para compor o meio e nao ser o protagonista do meio. Luan pra mim e atacante, no entanto tem sido utilizado como meia atacante, e deve continuar assim, vindo de tras e buscando alternativas de jogadas.
    Neste contexto, meu meio seria: Ramiro, Riveros, Ze, Alan e Luan num 4.5.1 e seus desdobramentos.
    Havia dado algumas sugestoes de meias. Relembrando: Piatti e Felipe Gedoz. Alguem ja me criticou quanto ao Piatti dizendo que nao jogou nada contra o Gremio. Realmente. Nao jogou porque o Gremio nao deu liberdade pra ele. Contra o Botafogo, ele deitou e rolou. Ja o Felipe Gedoz, infelizmente, o Inter foi mais rapido que o nosso tricolor e ja esta negociando com ele (embora, ao que parece, o interesse era o atacante do Defensor). No outro post falei de mais um: Cardona do Medellin. Vendo-o jogar contra os mineiros percebi o quanto o Gremio tambem marcou ele bem a ponto de nao ter feito muita coisa. Ja contra os mineiros ele jogou muito bem e pode ser uma alternativa pra nos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Cardona me impressionou, o problema é: quantos atacantes colombianos vingaram no futebol brasileiro?

      Excluir