Páginas

Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

Opinião




A fabricação de notícias

Escrever diariamente é uma arte, independente de ser um texto de qualidade ou não. Focar em ficção é menos difícil, mas ter que produzir crônicas, isto é, viver do jornalismo esportivo, por exemplo, é uma tarefa árdua, especialmente, quando o público alvo se restringe a duas forças futebolísticas como acontece no Rio Grande. Aí o que temos é um tiroteio maluco, uma luta contínua para se sobressair no selvagem mundo do noticiário que orbita ao redor da Dupla. Lógico, trato do jornalismo profissional.

Basta olharmos para os últimos dias e veremos que um fato informado é maquiado para ser repetido nas próximas horas, mas isso não é grave; é carência de algo novo. O grave é a irresponsabilidade que determinados jornalistas e repórteres incorporam no seu dia-a-dia e protegidos pela subterraneidade das fontes, o anonimato gratuito e conveniente, lançam notícias infundadas.

Ronaldinho Gaúcho estava chegando para o Grêmio em 2012 , Luiz Felipe, dia 15 de Junho de 2010 assumiria o Coirmão, Rafael Sóbis estava negociando com o Tricolor semana passada, agora é a vez de Maxi Rodriguez, titular da Seleção Argentina; ele está sendo oferecido ao Grêmio; até aí, tudo bem. Pode ter havido o oferecimento, mas a frase seguinte é cruel: O Grêmio pensa. 

Esta crônica é um aviso, porque o que veremos sobre Dupla Grenal nesses próximos 30 e poucos dias de recesso do Brasileiro, será um bombardeio grandioso de notícias estapafúrdias. Afinal, o mundo gira ou a fila anda, até que tenhamos acontecimentos de maior grandeza, enquanto eles não surgem, o Grêmio faz consulta para ter Messi no segundo semestre e o Inter sonda (hi,hi,hi) Cristiano Ronaldo.


4 comentários:

  1. Glaucio Missioneiro31/05/2014, 12:25

    A partir de segunda, o negócio é acompanhar a copa e esquecer a dupla.

    ResponderExcluir
  2. Glaucio
    Inclusive, troquei umas ideias com o Alvirubro para a gente não ficar na inatividade no blog durante a Copa. Vamos ver se fizemos algo diferente, mas sempre de olho no nosso Tricolor.

    ResponderExcluir
  3. A discussao sobre a dupla nao acabara, mesmo no periodo da Copa porque, como voce postou, havera os "furos de reportagens" que movimentarao o ideario Grenal.
    Por falar nisto, creio que Maxi Rodriguez (o velho) cairia bem no Gremio, nao acham? Ja o Matias Fernandez, que andaram falando, se lesionou e nao foi convocado, mesmo estando na pre-lista. E creio que talvez nao resolvesse nossos problemas de armacao ja que seu estilo e muito parecido com o do Maxi Rodriguez (o novo).
    Mas a principal contratacao do Gremio sera por em dia os direitos de imagem e nao atrasar mais. Ai creio que teremos boas chances de chegar brigando pelo titulo.
    Por falar nisto, mesmo que seja meio a zero, a vitoria amanha e imprescindivel e nao sera facil, mas plenamente possivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih!
      Este é o grande "reforço", isto é, botar a grana dos boleiros em dia. Além disso, tá tudo muito japonês neste início de campeonato, a diferença entre o primeiro e o 5º,6º poderá ser de até 2 pontos.

      Excluir