Barcos e o moedor de carne
Gosto do futebol de Hernan Barcos; não é um centro-avante trombador (não condeno os que são, vale o resultado final), é participativo, faz gols, fez gols, exerce uma liderança incontestável, dentro e fora de campo. Aqui, incontestável, pelo menos, visto por dois ângulos, ou seja, por ser positiva e exemplar, também por não ter uma oposição.
Aceito as críticas fundadas, aquelas que são justas, mas o que estou percebendo, especialmente hoje, quando o meu rádio ficou no dial da Gaúcha e ouvi por volta das 13:30 h, um grupo de comentaristas esportivos detonando o Pirata de uma forma jocosa, depreciativa, irônica, que chegou ao ponto de ao ser comparado a Evair, um iniciante pronunciar a seguinte frase: "Coitado do Evair!", percebo que a coisa é orquestrada e/ou oportunista.
Ora! Nós, torcedores podemos "deitar e rolar", exagerar no destempero, contestar sem escorregar para a violência, mas jornalistas profissionais podem "espinafrar" dessa maneira? Os bons não. A postura deles nestes episódios é que fará a distinção entre a molecagem irresponsável e o rótulo de verdadeiros jornalistas.
Barcos merece esse ataque que está sendo alvo? Lembro que ele foi destaque na LDU, jogou na Seleção Argentina, fez 28 gols em 2012 pelo Palmeiras, disputando Paulistão, Copa do Brasil e especialmente o Brasileirão. Não é pouca coisa. Marcelo Moreno é saudado porque fez 22 na mesma temporada. Aah! Alguns foram de pênalti, sim; ambos bateram pênaltis por suas equipes naquele ano.
Alguém dirá; isso foi no passado; pois, puxemos os números de 2014, Barcos lidera a artilharia no Brasil; dirão igualmente, gols no Gauchão, bom ele não foi o único atacante que disputou a competição. Que regional no Brasil é muito diferente? Além disso, que centro-avante está fazendo bem mais do que ele; Jô? Fred, que a torcida do Flu não aguenta mais? Quem sabe Rafael Moura, Alecsandro ou Leandro Damião? Barcos, na pior das hipóteses está na média destes.
Final de semana assisti dois únicos jogos, jogos fracos tecnicamente, Santos x Grêmio e Chapecoense x Corinthians Paulista; neste último, ouvi do narrador que Guerreiro ( que me agrada muito como centro-avante) ao marcar o gol da vitória, emendava 3 partidas seguidas fazendo tentos, mas que antes, gramara um jejum de 3 meses sem balançar as redes, isto mesmo, 90 dias, o camisa 9 do Coringão ficou na seca. Nem por isso, quiseram a rescisão do contrato dele, nem virou perna de pau da noite para o dia.
Então, meus amigos, Barcos pode não ser o atacante dos sonhos, mas ninguém me tira da cabeça que as críticas que recaem sobre ele, não são determinadas APENAS pelo seu desempenho dentro das 4 linhas. As notícias sobre o Pirata sempre vem seguidas por expressões depreciativas, quando sabemos que há atletas neste Rio Grande, devendo bem mais, nem por isso sofrem a crítica na proporção devida por conta de suas atuações.
O torcedor inteligente percebe que há "algo de podre na Imprensa da Dinamarca" que contagia os torcedores distraídos; estes terão que abrir os olhos, porque no final, só haverá um perdedor nesta história toda: o universo gremista.
Para trocar o atual camisa 9, tem que valer a pena, a lembrança da saída de Victor está aí bem fresquinha. Não servia para o Grêmio, mas para disputar uma Copa do Mundo com Luiz Felipe, serve. Se não houver zebra, Victor será um dos três goleiros do Brasil para 2014.
Bruxo,
ResponderExcluirConcordo com relação ao Barcos. "Apanha" mais do que merece. Ruim com ele, pior sem. E a solução é sempre o que está fora....
-x-x-x-x
Sobre o atual momento do tricolor, segue sugestão de texto para reflexão.
http://impedimento.org/a-reinvencao-tricolor/
Sobre o link, é o que penso. Às vezes, a figura/imagem é aquela em que alguém liderando a manada, empurra a cerca e todos forçando também, enquanto, logo ali, adiante está a porteira aberta, mas como os animais estão de cabeça baixa, seguem empurrando a cerca num trabalho penoso de tentar derrubá-la.
ExcluirSobre Barcos, se trouxerem/descobrirem alguém melhor, ótimo. Imagina o Davi Luiz para a zaga, quem vai ser contra? A camisa 9 não é diferente.
O que não dá é "tirem o cara" e bota quem? A progenitora do Badanha?
Ildo Meneghetti tinha seus defeitos, aliás, muitos, mas a frase dele "conservar, melhorando", neste momento é mais aconselhável que uma ação jacobina para o nosso Tricolor.
Na verdade este moedor de carne nao tem feito distincao a este ou aquele. Tem atingido a todos.
ResponderExcluirO texto "A reinvencao tricolor" e cirurgica nisto.
Nos gremistas por mais exigentes e imediatistas que formos, sabemos que realmente e assim. Nao temos tido paciencia para aguardar as coisas se encaixarem, nao temos sabido direcionar nossas reivindicacoes. Ao inves de direcionarmos nossas criticas a direcao e principalmente ao Conselho e grupos politicos (maioria e minorias) para que deem estabilidade ao clube, direcionamos erradamente nossa acidez contra jogadores testados, bons, otimos, novatos, e de toda a sorte que tem aparecido. Os tecnicos nao tem conseguido por em pratica seus trabalhos. Os jogadores nao tem conseguido se desenvolver.
Pior, temos dado ouvidos ate aos adversarios em suas supostas argumentacoes sensatas, quando nao ouvimos os criticos e os que fazem chacotas. Pior ainda: quando nao somos nos mesmos que destilamos todo o amargor de nossas esperancas desfeitas.
A quem interessa isto?
Claro que so ao adversario. Unico vencedor neste tsunami.
Por mais que tambem seja ansioso por resultados, tenho procurado balancear a critica porque tambem sei que so um trabalho que tenha tempo para frutificar podera nos devolver o que perdemos.
E isto sim, interessa so a nos tricolores.
E olha, Arih, é difícil balancear a crítica; às vezes saio de perto do teclado para não escrever bobagens, porque somos torcedores, por isso emotivos.
ExcluirA nosso favor, a idade e a experiência, mas quando penso que o meu filho de 14 anos ainda não comemorou um grande título, entendo a frustração, frustração que deve passar longe de justificativa para os vândalos que se travestem de torcedores. Esses são de outra esfera que não é a esportiva.
Postei algo novo diante da manutenção do Enderson, pode ser que isso faça parte da reinvenção tricolor. Oremos.