Páginas

Páginas

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Na Copa



MÉXICO 1 x 0 CAMARÕES – 13.06.2014

Por incrível que pareça, foi mais difícil para a Seleção do México superar os obstáculos criados pelo árbitro Wilmer Roldan e seu assistente Humberto Clavijo, do que aqueles criados pela Seleção de Camarões. Na estreia no Mundial do Brasil, no Estádio das Dunas, em Natal-RN, os mexicanos venceram os camaroneses por 1-0. Oribe Peralta fez o único gol do jogo.

Com este placar, o México conseguiu os primeiros três pontos no torneio e assumiu o segundo lugar no Grupo A. O próximo adversário do México será o líder do Grupo: o Brasil. Camarões enfrentará a Croácia.

A Seleção do México entrou em campo convencida de que a vitória era tudo o que eles precisavam alcançar. Com um futebol vistoso e um esquema de jogo bem organizado, o México, aos poucos, soube se impor contra um adversário de futebol pobre em todos os aspectos.

O melhor desempenho mexicano refletiu-se aos 11 minutos, numa bola cruzada para a área, onde Giovani dos Santos dominou e não perdeu a oportunidade. O goleiro Itandje não conseguiu chegar na bola. No entanto, o assistente Clavijo marcou impedimento e silenciou o grito de gol da torcida. O meia mexicano estava na mesma linha dos zagueiros camaroneses. Errou feio o árbitro e o bandeira.

No pouco que fizeram na primeira etapa, os africanos de Camarões atacaram pelo lado esquerdo e numa sobra de bola, na área, Samuel Eto'o acertou no poste de Ochoa. Salvou-se o México.

A partida seguia bem movimentada. A torcida mexicana fazia festa e entoava cânticos de apoio ao time. Em outro lance polêmico, a equipe do técnico Miguel Herrera teve mais um gol anulado. Giovanni dos Santos, aos 29 minutos, fez um gol legal, depois da cobrança de um escanteio, e o mesmo Clavijo que já havia errado ao anular o primeiro gol, invalidou erradamente o lance. Os mexicanos irritaram-se.

No início do 2º tempo, Giovanni dos Santos deixou Oribe Peralta na frente do goleiro, porém o atacante não conseguiu definir e chutou a bola para a  defesa de Itandje. A resposta veio rápida, numa cobrança de falta de Ekotto. A bola desviou na barreira e tirou o goleiro Ochoa da jogada...mas foi pela linha de fundos, muito perto do gol, causando calafrios na torcida.

Aos 15 do segundo tempo, finalmente fez-se a justiça do placar. Após um chute de Giovanni dos Santos, o goleiro deu rebote e Peralta aproveitou para empurrar a bola para o fundo do gol. Merecido 1x0 para os mexicanos.

A partir do gol, o técnico Miguel Herrera fez mudanças, tirando de campo um cansado Andrés Guardado para colocar em seu lugar Marco Fabian. Tirou também o artilheiro Peralta que deu lugar a Javier “Chichiarito” Hernández.

Camarões passou a forçar o empate e acabou perdendo algumas boas chances de empatar. Uma delas aos 45 minutos, numa cabeçada sensacional. Moukandjo fulminou o gol de Ochoa, que fez uma grande defesa, salvando com as duas mãos e caindo com a bola encaixada ao corpo. Fim de jogo!

A verdade é que o México poderia ter assumido a ponta do Grupo A pelo saldo de gols, não fossem os dois erros da arbitragem ao anular gols legítimos.

FICHA TÉCNICA

MÉXICO 1 X 0 CAMARÕES
Data e horário: 13/6/2014, às 13h00
Local: Arena das Dunas, Natal (RN)
Árbitro: Wilmar Roldán (FIFA/COL)
Assistentes: Humberto Clavijo (FIFA/COL) e Eduardo Diaz (FIFA/COL)
Cartões Amarelos: Héctor Moreno (MEX); Nounkeu (CAM)
GOLS: Peralta, aos 15'/2ºT (1-0);
MEXICO: Ochoa; Paul Aguilar, Rafa Marquez, M. Rodríguez, Hector Moreno e Miguel Layún; Vazquez, Herrera (Salcido), e Guardado (Fabian); Oribe Peralta (Javier Hernandez) e Giovani dos Santos. Técnico: Miguel Herrera.
CAMARÕES: Itandje; Djeugoue (Nounkeu), N'Koulou, Chedjou e Ekotto; Song (Webo), Enoh, Moukandjo, M'Bia e Choupo Moting; Samuel Eto'o. Técnico: Volker Finke.

por Alvirubro

Um comentário:

  1. Alvirubro
    Vi só um pouquinho do início do jogo; dentista e trabalho.
    Achei um jogo de muita correria, pouca inspiração. Nenhum é páreo para o Brasil. Só uma hecatombe tira o primeiro lugar do escrete canarinho.
    O Brasil, nesta primeira fase, só perde para ele mesmo.
    A tua crônica chamou a atenção, também pelos erros de arbitragem. Isso, meio que diminuiu o erro do japonês ontem.
    Assisti uma entrevista do Fred. Patética!!! Serviu de marionete para a CBF.

    ResponderExcluir