ITÁLIA 0 x 1 COSTA RICA - 20.06.2014
A Costa Rica provou, contra a Itália, que a vitória contra o Uruguai não surgiu por um daqueles acasos do futebol. Time bem organizado, com uma disposição tática até certo ponto “inocente”, a Costa Rica mostrou um futebol envolvente, capaz de derrubar uma Seleção tetracampeã mundial.
Costa Rica joga com uma marcação em linha na sua defesa e por várias vezes acabou deixando Balotelli, atacante italiano, escapar em direção ao gol. Teve sorte que Balotelli estava quase sempre adiantado e o árbitro marcou com correção os impedimentos.
Com um Pirlo bem marcado, dificultando a distribuição do jogo, a Itália começou a partida com uma boa posse de bola, mas pelo posicionamento tático de Costa Rica, não conseguiu traduzir em chances de gol o domínio momentâneo. Com uma movimentação intensa, Costa Rica confundiu os europeus, que nada apresentaram para sair da marcação latina.
Chamou atenção que Costa Rica não usou a velha tática da retranca, do pequeno contra o grande. Não! Costa Rica defendeu-se bem e sempre que possível atacou a velha Azzurra. Houve momentos que a Itália passou a dominar o jogo, principalmente depois que Balotelli teve duas boas chances de gol. Primeiro, num lançamento magistral de Pirlo, ele tentou encobrir Navas e errou a direção do gol. Depois o goleiro fez uma bela defesa, num chute da entrada da área.
Nos 5 minutos finais, Costa Rica cresceu de produção. Antes, num lance individual do ótimo atacante Campbell, que driblou dois defensores italianos e sofreu pênalti claro, límpido, que o árbitro resolveu não dar. Logo depois, Bryan Ruíz cabeceou sozinho, a bola bateu no travessão e perto da linha do gol, mas entrou. 1 a 0 para os latinos, merecido. Na dúvida, a tecnologia da linha de gol provou que o gol costariquenho foi válido.
Com um Balotelli isolado no primeiro tempo, o técnico italiano resolveu corrigir o problema do ataque italiano. Tirou Thiago Motta e colocou em campo Cassano. Pouco depois, entrou Insigne no lugar de Candreva, que também andou muito mal, hoje.
À medida que o tempo passava, o time italiano foi ficando mais nervoso. Costa Rica, com o domínio do campo de jogo, manteve a marcação sobre Pirlo, que não encontrou os mesmos espaços que teve contra a Inglaterra. Prandelli ainda tentou criar uma nova opção no ataque italiano, colocando Cerci no lugar de Marchisio. A marcação costariquenha não cedeu e todo o perigo criado contra o seu gol foi neutralizado.
Talvez o resultado tenha surpreendido até os jogadores de Costa Rica. Mas uma coisa é certa: as vitórias sobre o Uruguai e sobre a Itália não surgiram do nada. Costa Rica é uma boa seleção e pode ser a surpresa que se apresenta em cada novo mundial.
FICHA TÉCNICA:
ITÁLIA 0x1 COSTA RICA
Data/hora: 20/06/2014 - 13h (de Brasília)
Estádio: Arena Pernambuco, Recife (PE)
Público: 40.285
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Auxiliares: Carlos Astroza (CHI) e Sergio Roman (CHI)
Cartões amarelos: Balotelli (ITA), Cubero (COS)
GOLS: Ruíz (43' do 1º tempo)
ITÁLIA: Buffon, Abate, Barzagli, Chiellini e Darmian; De Rossi, Thiago Motta (Cassano - Intervalo), Pirlo, Marchisio (Cerci - 24' do 2º tempo) e Candreva (Insigne - 10' do 2º tempo); Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli.
COSTA RICA: Navas, Umaña, González e Duarte; Gamboa, Tejeda (Cubero - 22' do 2º tempo), Borges e Júnior Diaz; Ruíz (Brenes - 35' do 2º tempo), Campbell (Urena - 28' do 2º tempo) e Bolaños. Técnico: Jorge Luis Pinto.
por Alvirubro
Alvirubro!
ResponderExcluirGrande façanha.
O futebol da Costa Rica evoluiu muito. Não assisti este jogo, mas já tive um boa impressão na sua estreia. Com um empate chega ao primeiro lugar no grupo.
A Itália corre sério risco de ficar de fora, surpreendendo o mundo, pois ninguém esperava tantas dificuldades e a certeza de que dois campeões mundiais deste grupo, sobrando.
Olha Bruxo, nem o mais pessimista dos torcedores poderia imaginar uma Inglaterra fora da Copa e uma briga entre Itália e Uruguai para buscar a outra vaga. Vou arriscar um prognóstico: passa o Uruguai. Achei a Itália um pouco perdida no jogo de ontem. Desaprendeu tudo o que fez contra a Inglaterra.
ResponderExcluirMoral por moral, o Uruguai chega com mais. Talvez dê empate, aí, passa a Azzurra.
Excluir