Páginas

Páginas

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Opinião



Numa curva do caminho

Há um ano, parte dos torcedores gremistas saudavam uma grande ação da Direção: a contratação em massa de vários atletas promissores da base do Juventude. Chegaram ao mesmo tempo; Fohlmann, Moisés, Bressan, Alex Telles, Ramiro e Paulinho, poucos dias mais tarde, o sétimo; Cassiano.

Saudamos esta movimentação gremista, porque, além de mostrarem alguma "bola", os atletas da Serra vinham engrossar uma tendência, uma sinalização, qual seja, a de aproveitamento de jovens, pois havia o lateral Tinga, Canavesio, Breno, Wendell, Matheus Biteco, Guilherme Biteco, Yuri Mamute, Lucas Coelho e os também jovens, mas um pouco mais rodados, Saimon, Máxi Rodriguez e Jean Deretti.

O que temos hoje dessa turma? Muito pouco, quase nada. Quem "vingou' não está mais (Alex Telles e Wendell), os mais ou menos, foram vendidos e ficaram no grupo, mas não são nem sombra do que pintaram, Bressan e Ramiro.

Por isso, quando ouvimos novamente, a "música" do aproveitamento dos jovens sendo cantada pelos dirigentes e comissão técnica, ficamos com o pé atrás, pois se Walace, Luan e Ronan confirmarem, em menos de 6 meses, não estarão na Arena.

A convicção da Direção Tricolor, por azar, ficou patinando em alguma curva do caminho. 

78 comentários:

  1. Glaucio Missioneiro13/08/2014, 14:22

    Infelizmente, de algum lugar tem que sair a grana pra pagar 500 mil pro Kléber, 300 mil pro Dida, 600 pro Zé, sei lá eu quanto pro Luxa, pro Adriano, pra comprar o Barcos tendo Moreno e André Lima, e assim vai...

    O pior é que, vamos combinar, isso não é de hoje.

    Desde que eu vejo futebol funciona assim. Jardel não durou 2 anos aqui. Entre outros que não lembro agora.

    Falando de hoje, o grande erro das últimas duas direções, pra mim, é não entenderem que jogadores medianos da base podem formar o grupo. Sem citar aqui os meus "desafetos", tem tanto cara que veio, não acrescentou nada, e era mais caro que os da base.

    De repente, por ser contador, eu foco muito nessas questões de valores. E por isso sempre brigo pelos da base.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio!
      Concordamos. Mesmo que a base não seja aquela dos "guris gremistas" de antigamente, hoje, eles são "profissionais" antes do pertencerem ao grupo dos profissionais, ainda assim, é melhor investir neles para grupo do que os "meia-boca"; o problema são os empresários e seus tentáculos.

      Excluir
    2. Paulo Juliano13/08/2014, 15:48

      Sejamos sinceros mesmo, quanto são "da base" mesmo? A maioria veio pra cá com 17, 18 com o processo de formação completo e não tem identificação alguma com o clube.
      Existem posições, e aqui é minha opinião, que você tem que gastar sim! Goleiro, pelo menos um da zaga, meio e ataque. É a espinha dorsal do time, nas laterais dá-se um jeito, na volância, o Grêmio é prodigo em revelações, senão ficamos uma vida investindo em Pessalis, Mythues, Danilos Rios e por aí vai.
      Complicado é falar mal do Barcos e querer André Lima e M. Moreno de volta ou achar que pagando 1 milha por mês pro Lugano é um baita negócio.
      De resto, lembro de Miralles, Vargas, Bertoglio, aquele outro atacante argentino que foi pro Galo, enfim, uma infinidade que na hora de contratar eram craques, depois foram um rotundo fracasso. Se desse pra advinhar não tinha erro.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro13/08/2014, 16:12

      Peguemos só os gaúchos da base, ou que vieram novos pra cá, então.

      Bressan, Ramiro, Biteco I, Biteco II, Deretti, Coelho (bah, falhou a memória, mas tem mais gente)

      e comparemos com Werley, Marco Antonio, Gago, Rodriguinho, W. José, Wellinton...

      é muita diferença de grana, com, no máximo, o mesmo desempenho em campo.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro13/08/2014, 16:18

      Sobre Dé Lima e Moreno. Primeiro, que um foi vendido. E o outro, em campo, não demonstrou ser melhor do que Barcos. Ali o problema foi com treinador.

      A conta é simples, PJ, valor pago pelo barcos + salário do moreno =

      É muita grana gente, é grana que só vou ver na minha conta se ganhar na mega sena

      Claro que tem as apostas caras, mas bem justificadas, casos de Vargas e Giuliano.
      E o Miralles, salvo engano, quando teve sequencia em 2012, foi bem ao lado do Moreno, após a lesão do Kléber.

      E nem sei se foi pra mim a provocação, mas entre Cris e Lugano...

      Excluir
    5. Guilherme Cé13/08/2014, 16:41

      Escudero...

      Excluir
    6. Paulo Juliano13/08/2014, 17:52

      O W. José veio pro Grêmio com 21 anos, o Ramiro e Bressan com 20, outros do juventude até mais velhos, todos de outros times, então não to captando a diferença aí, mesmo porque o salário do José não era grande coisa, ao que me consta.
      De todos o que se saiu melhor foi o Leandro "curupira" que foi torrado pela torcida.
      Marcos Ant. veio a troco de bala por ter feito uma boa série B, o Gago foi uma das típicas do Odone - o tal do bom e barato. Wellinton sucumbiu. Rodriguinho tem salário baixo, não sei se diferencia tanto, p. ex., do Biteco I.
      A contratação do Barcos saiu muito mais barata do que a contratação do Moreno que foi comprado, lembra? Mas td bem, pra mim se justificava, não os valores envolvidos, mas eu gostava muito do jogador, assim como acho que justificava a vinda do Kléber, o problema é pagar 500 pau por mês!
      Mirelles nunca foi bem, marcou uns 03 gols de fora da área e na época torraram o Leandro. É um amor desmedido da torcida por qualquer um que tenha sotaque "portenho".
      O negócio de Cris e Lugado é simples, os dois seriam banco, um ganhando 1 milha o outro 300 mil.

      Excluir
    7. Paulo Juliano13/08/2014, 17:56

      E outra, não é você, mas tem muita gente que hoje desce o cacete no Barcos e na época da contratação dizia que tinha sido um dos melhores negócios da vida do Grêmio que além de pegar o goleador da competição se desfazia de umas 05 nabas. Tem que contextualizar o negócio.

      Excluir
    8. Paulo Juliano13/08/2014, 17:56

      E aqui cabe reconhecer, quem DESDE O INÍCIO, criticou não pelo jogador mas pelos valores foi o ARIH.

      Excluir
    9. Glaucio Missioneiro13/08/2014, 17:58

      "...E o outro, em campo, não demonstrou ser melhor NEM PIOR* do que Barcos.."

      Guilherme, o Escudero meia ou o zagueiro (na comparação com Cris e Lugano) ?

      Porque se for o meia, lembro que veio por empréstimo, pagando menos de R$ 1 mi, e não ficou. Então não dá pra chamar de erro, pois tinha boas credenciais, e 24 anos, assim como o Giuliano.

      E é bom a gente nem começar a comparar ambos, pois se pegarmos o histórico do Argentino no Velez x Giuliano no inter...

      Excluir
    10. Glaucio Missioneiro13/08/2014, 18:05

      PJ,

      W José - 100 mil

      M Antonio - 150 mil

      Guinho - 100 mil

      tu acha mesmo que algum desses do juventude recebe metade disso? que Maxi recebe metade disso?

      se for metade, pega a diferença e multiplica por 12...mas te digo que é menos

      Excluir
    11. Glaucio Missioneiro13/08/2014, 18:07

      Cara, o Moreno foi comprado pq só tinha o André Lima, e o Viçosa.

      Eu não tenho certeza dos valores da compra do Barcos, mas o salário sei que é maior.

      Excluir
    12. Glaucio Missioneiro13/08/2014, 18:17

      E a questão desses (M Antonio, W J, etc) aí nem é em relação ao valor do salário, mas por ter MAIS UM SALÁRIO PRA PAGAR.

      O Kléber pra mim foi erro triplo.

      O Miralles não foi bem aqui, blz, mas não era velho e tinha boas credenciais. A trajetória dele me lembra a do Jonas, que também só despontou lá pelos 25-26 anos, no Chile. Então não dá pra criticar a contratação. Até porque o ataque era uma carência em 2011. "Tem que contextualizar o negócio". Hehehe

      Excluir
    13. Glaucio Missioneiro13/08/2014, 18:45

      Olha, pelo que li, Moreno custou R$ 17mi, salário de 320 mil, contrato de 5 anos.

      Barcos, fora os jogadores cedidos, R$ 6,8 mi - salário não encontrei

      Se levarmos em conta que Moreno é mais jovem, e o valor dos jogadores cedidos, + a diferença de salário (tempos atrás li que o do Barcos giraria em torno de 750 mil, mas não achei fonte) dá 0x0.

      Excluir
    14. Guilherme Cé14/08/2014, 09:44

      Escudero meio-campo. O zagueiro não jogou aqui.

      -x-x-x-

      O Moreno custou bem mais caro que o Barcos. E ganha mais. Salário do Barcos está longe de ser maior do Grêmio, ele ganha menos que o Moreno (500) mil. Informação que tenho é que gira em torno de 400 mil.

      -x-x-x-x

      O fato é que muitas vezes julgamos o salário, sem ter a mínima noção. Se fossemos levar em consideração os salários que eventualmente circulam por aí, a folha do Grêmio passaria dos 10 milhões (o que é desmentido pelo balanço).

      Outra coisa, Marco Antonio, Rodriguinho, são exemplos de apostas, que é o que cobramos. Jogadores que foram bem na série B. Ganham muito? Não sei. Hoje em dia é normal jogador ganhar 100, 150 mil... O mercado está inflacionado.

      Jogador da base ganha menos que isto até fazer meia dúzia de partidas boas. Na hora da renovação, de aumentar duração de contrato, vai lá pra cima também, não dá pra se iludir. Foi-se o tempo que goleiro reserva ganhava 20 mil por mês...

      Excluir
    15. Paulo Juliano14/08/2014, 11:30

      Pois é, o salário do Leandro era 70 conto. Do pacote do juventude, tirando o Alex Telles, qual é aproveitável? E o custo sai bem mais alto que um Rodriguinho ou M. Antônio (não tinhamos meia na época do segundo. Na época, a questão dos dispensados pesou a favor do Grêmio que se livrava dos salários - foi o que grande parte da torcida chegou a consenso.
      Mirelles era desnecessário, tinha o Leandro. O Grêmio comprou pensando no Paredes e - pra variar - se lascou.
      De qualquer forma não discuto se M. Antônio foi bom ou ruim, discuto que veio com um salário dentro da realidade e era o destaque da série B.
      Se não vale a aposta, beleza, então agente já firma aqui que não vale contratar NINGUÉM da segunda divisão, porque se não serve o melhor não vai servir os outros né?

      Excluir
    16. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 11:35

      Eu sei que os da base recebem aumento. Mas o Marcelo recebia em 2013 80 mil.

      Se todos os que eu citei recebessem 80 (o que eu duvido muito, é menos, até por lógica), ainda é menos. E o problema não são os 100 ou 150, o problema é que são MAIS 100 OU 150!

      Conhece a palavra "murtiprica" ???

      Sobre Moreno e Barcos. De qualquer maneira, a contratação do Moreno foi mais cara, e pelo contexto na época, também não critiquei a vinda do Barcos. Mas é mais uma na conta do Luxa.

      Excluir
    17. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 11:39

      E pra reforçar minha opinião, li hoje que o Felipão tem treinado um grupo de 36 jogadores, e já "reclamou" que é muita gente.

      Do jeito que o futebol tá hoje, se tu já tem base de time, jogador pra aposta tem que ser mais jovem. Como foi o Jonas em 2007, tinha 23. O próprio Maxi.

      Victor veio com 24-25, mas não tínhamos goleiro, ou melhor tínhamos só o Marcelo, com 20 anos.

      É a isso que me refiro, depende do contexto do grupo/time.

      Excluir
    18. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 11:51

      Do pacote do Juventude, Ramiro x Adriano; Bressan x Werley. Precisa mais? "Murtiprica" por 12 a diferença de salário.

      Quando veio o Miralles tínhamos o Leandro, blz. Quem era o reserva? (não lembro mesmo)
      Tínhamos o André Lima, Borges machucado, e depois veio o Brandão.

      Marco Antonio se justificava na época? De repente. Tínhamos Marquinhos, no mínimo do mesmo nível. Ainda acharia melhor ter buscado alguém afirmado, pra titular.

      Quando veio o Miralles tínhamos o Leandro, blz. Quem era o reserva? (não lembro mesmo)
      Tínhamos o André Lima, Borges machucado, e depois veio o Brandão.

      Rodriguinho não tinha necessidade, não precisamos de apostas.

      Excluir
    19. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 11:52

      Ah, esqueci de mencionar no último comentário, "Tem que contextualizar o negócio".

      Excluir
    20. Guilherme Cé14/08/2014, 14:15

      Marcelo ganha mais do que 80, acho eu. Eu venho batendo nesta tecla, quando ele renovou (após o Victor estar na seleção e ele fazer bons jogos), acredito que se tenha feito um contrato "progressivo". È o que eu digo, dá pra chutar o salário, o real real poucos sabem. O único jogador que eu sabia com certa convicção do salário era o Gabriel (zagueiro), que era de 25 mil no ano passado. O resto é chute pra todo lado. Barcos já ganhou 300, 500, 800...

      -x-x-x-x

      Não entendi do Rodriguinho. Como não precisamos de apostas? Então não precisamos de pacotão do juventude também, se é esta a lógica. São negócios de ocasião, tu precisa de elenco, de opções. Mesma coisa o Marco Antonio. Ah, tinhamos o Marquinhos! Sim, o Marquinhos QUE NÃO SERVIA. Apostou-se no MA, esperando que rendesse mais. Não vingou, ponto. O erro não é tentar, é insistir.

      E tu diz de buscar alguém afirmado, para ser titular. Me diz um nome, de armador. É tudo aposta. Se vem um Martinuccio da vida não é garantia de sucesso, como não foi no Fluminense... É só olhar pro Inter e ver. Quantos "bons" jogadores sul-americanos trouxeram como solução? Luque, Scocco e por aí vai... Quantos se afirmaram? Tirando o D´ale (este sim um achado), nenhum.

      Tratamos futebol como algo fácil. Não é assim, infelizmente.

      Excluir
    21. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 14:16

      "...O negócio de Cris e Lugado é simples, os dois seriam banco, um ganhando 1 milha o outro 300 mil..."

      PJ, sei que não vale a pena ficar discutindo passado, mas falando assim, hoje, após a Copa, é fácil. Se ANTES de contratar Cris, tivéssemos a opção do Lugano? Quem tu preferiria?

      Outro detalhe, o salário dele LÁ, era 800 mil reais. Naquela situação, poderia-se tentar baixar. Além de que isso foi a 1 ano e meio. Lugano tem mais história, foi melhor zagueiro, e é mais novo do que Cris.

      E o marketing? Quem vende mais camisa, Lugano ou Cris? Quem chama mais gente pro estádio?
      E a mística? (zagueirão uruguaio). Meu, o nome do cara daria pra fazer inúmeras ações. Já o de Cris...

      E mais, se com o tempo Lugano fosse pro banco, quem teria mais a ensinar pros mais jovens?

      Tu gosta muito de alfinetar opiniões antigas dos outros, sem contextualizar a época.

      Mais uma pra conta do Luxa...

      Excluir
    22. Paulo Juliano14/08/2014, 15:39

      Como se tu não gostasse né Glaucio...
      Mas nessa eu to tranquilo porque já dizia à época, pessoal queria o Lugano do São Paulo, mas a realidade é que o tempo passou - não é tu que gosta tanto de lembrar disso?
      Era uma milha sim, foi o que foi fixado na época, não tem essa de "tentar diminuir". Lembro desse valor porque tinha gente que vinha com umas continhas malucas e no final o cara tava ganhando menos do que ganhava no lugar onde tinha contrato!
      O negócio - na minha opinião - nunca foi Cris ou Lugano. Não compartilho dessa adoração por "xerife" uruguaio. Se fosse pra pagar um salário nababesco preferia Réver. Se fosse pra apostar, Coates.

      Excluir
    23. Paulo Juliano14/08/2014, 15:44

      2012 tinha Bertoglio, Rondinelly, Wangler, A. Lima, Kléber, Leandro, Moreno, Viçosa e Mamute, daí resolveram que valia a pena pagar U$ 2,3 milhões (R$ 4,2 milhões) pelo Miralles...

      Excluir
    24. Paulo Juliano14/08/2014, 15:47

      E esse negócio de banco, passar experiência aos mais jovens, serve pro Zé e pro Dida também?

      Excluir
    25. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 16:03

      VIVENTE !

      O Miralles veio no meio de 2011!!!!!!!!!

      Excluir
    26. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 16:08

      Rodriguinho, 26 anos, 100 mil por mês x Deretti, 20 anos. Tem que desenhar a diferença?

      E já escrevi aqui ano passado, o armador era o Montillo, e tinha também o Conca.

      Eu disse que HOJE, 2014, não precisamos de apostas, PORQUE JÁ TÍNHAMOS/TEMOS NO GRUPO jogadores pra testar ou compor banco!

      Excluir
    27. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 16:09

      Che, depois quando eu digo que tem que pesquisar um pouquinho pra comentar ficam brabos...

      Excluir
    28. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 16:15

      Pj, me mostra quando que eu alfinetei ou cornetei vocês por escolha de tempos atrás?

      Quando que eu botei culpa na torcida pelas decisões da direção/treinador?

      Dá uma olhada nos comentários de novembro pra cá, e vamos ver que mais mudou de opinião. Ou melhor, as opiniões de quem se mostraram equivocadas.

      O único discutível é o Marcelo Grohe.

      E o Miralles não era aposta, olha a média de gols nos últimos dois anos antes de vir pra cá:
      52 jogos - 25 gols
      51jogos - 32 gols

      E mais, em 2012, Kleber passou bom tempo lesionado, Bertoglio idem.

      Excluir
    29. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 16:16

      Guilherme, sobre o armador afirmado, eu tava falando de 2012, foi tão difícil entender?

      As vezes desanima gurizada...

      Excluir
    30. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 16:20

      Eu falei das questões de fora do campo, em relação ao Lugano, porque se pagava. E mal ou bem, pelo menos não veio. E não seria pelo comentário do Glaucio que iria vir. O fato é não tínhamos zagueiro.

      Excluir
    31. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 16:39

      Sobre passar experiência, serve sim. Mas, tínhamos um goleiro no mínimo equivalente ao Dida em 2013.

      E em 2014, meias no mínimo com a mesma produtividade que o Zé teve em 2013.

      Já zagueiros em 2013...nunca saberemos. Só que tem uma, não podemos comparar o nível de exigência de uma copa do mundo, com o dos campeonatos que o Grêmio disputa. (só lembrando que no início de 2013 o Rhodolfo ainda não tinha vindo).

      E vamos pensar um pouco mais antes de escrever pessoal. Opinião se discute. Fato não. E o contexto faz diferença, como bem disse o Pj.

      Excluir
    32. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 16:52

      "...e no final o cara tava ganhando menos do que ganhava no lugar onde tinha contrato!..."

      Ele estava em final de contrato, e não seria renovado. Não seria nenhum absurdo.

      O próprio Zé deve ter vindo pra cá ganhando menos do que na Arábia. E depois aceitou redução pra renovar, em 2014.

      Excluir
    33. Paulo Juliano14/08/2014, 17:51

      Ixe, se é 2011 o negócio é pior ainda: André Lima, Borges, Mestre Jonas, Leandro, Leandro Lessa, Mamute e Wesley. Tinha titular (Jonas) e reserva (Leandro).
      Jonas, isso foi jogando no Colo-Colo e no Everton! Depois sou eu que forço!
      Derretti e Rodriguinho são de posições diferentes Glaucio.
      Daí é questão de opinião, depois que saiu do Santos não arriscaria pagar caro pelo Montillo, do Conca eu já falo a tanto tempo que até perdi o tesão.
      Mas não é tu que vive comparando jogadores? Tem uma infinidade de vezes que vem com a história do Cris, Dida, e outros, sem falar das indiretinhas sobre o Enderson, ou não?
      Cara, se eu estiver errado mudo de opinião tranquilamente, não tenho compromisso com o erro, o duro é agente começar a apontar o que é erro segundo a opinião pessoal porque, pra mim, Ramiro é uma bela duma b...., Bressan um pouco menos que isso, os outros do Juventude nem sei quem são, a troca do Marcelo pelo Dida um furo n'agua, Bertoglio, Miralles, Vargas, Escudero, Maxi, 03 volantes, Paulo Porto, Dal Pozo, enfim, tu vai discordar da metade, fazer o que.
      O problema é isso, nunca vai abrir mão do "equivalente ao Dida", mas tudo bem, AINDA QUE FOSSE, tem um pouquinho mais de experiência que o Lugano, assim como o Zé, ou não?
      De qualquer forma, fosse qual fosse, por um milhão não me interessava nenhum.
      Daí entra outra discordancia nossa - e aí também o Guilherme que sempre bateu no ponto - EU não pagaria 600 mil, o problema é que a opinião do Paulo não muda contrato e, se está pagando, melhor aproveitar AO MÁXIMO.
      Porque me lembro dessa argumentação também, que contratar fulado valia a pena desde que viesse com o salário "x", daí o negócio descamba pro mundo da fantasia.
      Por último, só de ouvir falar de time bom e barato me lembro do Palmeiras e não me traz boas recordações. Da mesma forma o "aproveitamento da base", tem time que faz certo, dá estrutura, tem time que acha que é só botar os moleques pra jogar, no fim se estrepam e neste exemplo lembro do Corintians do Lulinha.


      Excluir
    34. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 18:06

      Cara, DEU! DEU! CHEGA!

      JONAS SAIU NO INÍCIO DE 2011, MIRALLES VEIO NO MEIO! E NÃO ERA APOSTA PRA COMPOR GRUPO! TINHA STATUS DE TITULAR.

      PAREI DE LER NA PRIMEIRA LINHA!

      Excluir
    35. Guilherme Cé14/08/2014, 18:09

      Essa discussão tá mais confusa do que sei lá o que...

      Não entendi o que eu falei de tão absurdo, que não seja algo próximo da realidade..

      O armador era em 2012?? Tá certo. É o que eu sempre pedi lá, na época, como prioridade ZERO... Mas eu quero que me tivessem dados opções viáveis e afirmadas.

      Conca??? Estava na China ganhando absurdo. Não viria. Veio agora com a Unimed botando muito dinheiro e também porque forçou pra voltar pro Flu, clube que ele tem identificação. Pra vir pro Grêmio pediria mais, provavelmente, seja hoje ou em 2012.

      Montillo??? É um jogador afirmado??? Teve um ano acima da média no Cruzeiro, depois só oscilou... Eu acho que é bom jogador, mas a chance de investir e não dar certo não é pequena. Tanto que não vem fazendo grandes coisas.

      -x-x-x-x-

      Sobre comparar nível de exigência de uma Copa do Mundo com torneio de clubes daqui de fato não dá. Como também não dá pra comparar qualidade dos companheiros de seleção com as do clube... Tem os dois lados.

      -x-x-xx-

      O fato de ter um elenco pronto, qualificado, não quer dizer que não se deva trazer apostas pontuais, de baixo investimento. Ora, é só olhar o Cruzeiro. Tem time pronto, mas tá sempre de olho aqui e ali... O problema é que é fácil criticar a vinda do Rodriguinho, mas se ele vai pra um Cruzeiro da vida e dá certo iríamos dizer como é que o Grêmio não trouxe o cara... A grama do vizinho é sempre mais verde.

      Eu gosto, na discussão, que me deem alternativas viáveis. E que não sejam tratadas como certezas. Porque não adinta dizer que o Conca ajeitaria o time, se o Conca não tem como vir. E por aí vai.

      Excluir
    36. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 18:10

      Leandro Lessa e Borges lesionados, Wesley com 17 anos, Mamute com 16...

      E Borges não era da mesma posição, Miralles era segundo atacante, provou isso indo ao lado do Moreno em 2012, antes de volta do Kléber.

      CONTEXTUALIZAAAAAAA!!!!!!!!!

      Excluir
    37. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 18:14

      Tá blz, e o Ruiz x Guinho? São de posições diferentes também ?

      NUNCA, NUNCA, culpei torcedor por achar bom o trabalho do Enderson, e nunca dei indireta, sempre fui franco, as vezes posso me exaltar, mas não sou de nhem nhem nhem

      Cara, tu não gostou da contratação do Enderson, tempo depois tava defendendo o bom trabalho, dali uns dias tava gritando Fora Enderson, isso em 5 MESES !

      Excluir
    38. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 18:18

      Meu, em 2012 o Montillo tava no Cruzeiro, ANTES DE IR PRO SANTOS....afff

      Excluir
    39. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 18:24

      Paulo Porto? Dal Pozzo?

      Primeiro, onde tu viu eu defendendo a vinda de um dos dois? Segundo, nenhum dos dois veio! Assim não dá cara.

      Excluir
    40. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 18:28

      Bah Guilherme, assim é foda meu, tu me pediu nomes, eu te dei nomes. Um viável em 2012? Valdívia.

      Excluir
    41. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 19:23

      Pj, só pra confirmar, salário do Lugano em 2012, 330 mil E.

      valor do Euro em 10/12/2012 - 2,69

      valor em R$ 887,7 mil.

      Daria uma diferença de 1 milhão e 300 mil no ano.

      Excluir
    42. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 19:30

      "...é só olhar o Cruzeiro. Tem time pronto, mas tá sempre de olho aqui e ali..."

      O negócio é que eu não tenho lido notícias de atraso de salário pelas bandas da toca da Raposa. E eles não tem o "pepino" Arena pra resolver. É tudo questão de contexto.

      Excluir
    43. Paulo Juliano14/08/2014, 23:25

      Foi o que tinha achado na Wiki. Enfim já deu a discussão pq estamos falando ide um cara que não deu certo!!! Veio e não foi titular.
      Velho cansa é falar 250 vezes a mesma coisa pq qualquer um daqui sabe que quando fazia boa campanha na Libertadores elogiei. Quando se perdeu após o Grenal levou pau, há dificuldade em perceber isso? É que eu não preciso inventar desculpa pra justificar escolha, to certo, bem, to errado amém!
      Valdívia.. Cara é complicado mesmo.

      Excluir
    44. Glaucio Missioneiro15/08/2014, 08:13

      Guilherme, sobre a questão zagueiro x armador, EM JANEIRO DE 2013. Também concordo, nem Elano nem zé eram. Precisava? Talvez. Mas, te desafio a me citar que era o armador entre 94 e 2000. OU Arilson e Carlos Miguel eram armadores?

      As vezes um segundo atacante (Paulo Nunes, Vargas) ou um lateral (Arce, André Santos) podem ser criadores de chances de gol também.

      E só pra confirmar, que EM JANEIRO DE 2013, se precisava de zagueiro, o time deu a "guinada" com a vinda do Rhodolfo. Tanto que caímos na libertadores não por falta de gols, mas por tomar muitos.

      Não sou eu que estou dizendo, são os fatos.

      E Pj, na questão Lugano x Zé x Dida, EM JANEIRO DE 2013. Não podemos desconsiderar que idade, em algumas posições, não é tanto problema. Zagueiro é uma delas. Esteve aí o Yepes da colombia, com 38, jogando muita bola na copa.

      No gol também, se tu lembrar dos tempos do blog do Guto, eu sempre frizei que meu problema com o Dida, QUANDO VEIO, era o custo benefício em relação ao Marcelo, que tinha ido muito bem no brasileiro de 2012.

      Já no meio, infelizmente, é o coração do time. Dependendo do esquema, o armador até pode ser um cara lento (Zinho), mas dali pra trás não.

      Te lembra que eu disse, tempos atrás, aqui mesmo, que não queria discutir assunto custo x benefício por aqui? É pra não virar esse tipo de ladainha. Só que eu sou gaúcho cara, se eu entro numa "briga" (e isso não sei se é defeito ou virtude) eu vou até o fim.

      Excluir
    45. Glaucio Missioneiro15/08/2014, 08:23

      E só pra manter a coerência, se quiser, pesquise lá no blog do Guto, a MINHA opinião quando estavam trazendo o Maxi.

      Mas vou te poupar o trabalho, eu achei errado, pois já tínhamos aqui o Deretti e o Biteco, pra ocupar a vaga.

      Excluir
    46. Glaucio Missioneiro15/08/2014, 08:42

      Valdívia é complicado? Pois é, foi campeão da copa do Brasil em 2012, com o Felipão, e nós com Marco Antonio...

      E de novo "tangenciando"? Onde que eu inventei desculpa? A pauta aqui não era formação de grupo? Eu simplesmente justifiquei cada uma das escolhas que os dirigentes fizeram (ou não) e as minhas opiniões, com fatos. Eu não quero ganhar discussão cara, mas se tu tem boa memória tu sabe a minha opinião sobre todos os assuntos acima.

      Excluir
    47. Glaucio Missioneiro15/08/2014, 08:47

      E onde que fica a tal crítica à convicção e continuidade? A dificuldade é uma grande parcela da torcida não perceber que não foi só o Grenal. O trabalho começou com alguns erros (Werley na zaga, Zé de armador) e terminou pior ainda.

      Excluir
    48. Guilherme Cé15/08/2014, 09:20

      Montillo foi pro Santos por muita grana, que eles tinham por ter vendido um guri chamado Neymar.... Até acho que o Grêmio poderia ter buscado este, mas repito, é garantia de sucesso??

      Valdívia??? Ok, era (é) um nome viável. É o mesmo caso acima (pra mim até pior): daria certo? Seria a solução? Já até vejo o Grêmio contratando o Valdívia e no fechamento do negócio a torcida cair em cima porque ele vive machucado e rasgaram dinheiro.

      Tu me diz nomes como sendo a "solução", porque em determinado momento jogaram muito. Sò esquece que AMBAS as tuas soluções vem oscilando horrores nos últimos anos e estão longe de ser jogadores que foram no auge. Isto que dizer que não valeria trazer? Não, vale sim! Só que daí a tu me afirmar que é solução certa são outro quinhentos.

      Poxa, tu tá na onda de tratar futebol como algo simples. Se fosse, qualquer um, ao invés de se matar trabalhando na vida, seria empresário, treinador e por aí vai. E qualquer time de meia tigela seria campeão todo ano, afinal é tudo muito simples.

      Excluir
    49. Paulo Juliano15/08/2014, 09:43

      Bhá Glaucio, tu acha que vou achar erro trazer guri novo que é destaque em qualquer buraco do mundo? E fica tranquilo, eu não vou atras de comentário antigo de ninguém pra procurar erro, não é o mote do blog.

      Tu acompanha o blog do Bender e tu sabe que já tivessos essa discussão por lá. Valdivia era um dos maiores salário do Palmeira, jogou poucos jogos na Copa do Brasil porque estava lesionado e dali pra frente nunca mais jogou, lesão, extra-campo, enfim, se tivesse contratado era botar dinheiro fora e a história prova isso.

      Olha cara, ele pode ter tido escolhas questionáveis, mas é inegável que caiu na Libertadores para o campeão, nos penaltis e com Marcelo no gol.

      Pois é Glaucio, pra mim tem justificativa o Rodriguinho porque na posição tinha quem? Só o Ruiz.
      Já pra mim não justificaria o Lugano ganhar 500 conto (to colocando no mínimo) pra ficar no banco. E paro por aqui.

      Excluir
    50. Glaucio Missioneiro15/08/2014, 09:49

      Guilherme, pela última vez cara, HOJE, DOIS ANOS DEPOIS, É FÁCIL falar.

      Mas no final de 2011, quem tu buscaria pra armador? Eu sei que o Valdívia e o Montillo eram caros, mas eram, além do Dalessandro (esse sim, inviável, não só financeiramente) os melhores (e raros) jogadores pra função (lembrando que o Douglas tava aqui, mas louco pra ir embora).

      Aí eu te pergunto, tínhamos no grupo André Lima, Miralles e Brandão. Foram atrás de Moreno e do Kléber (e aí não vou discutir o Kléber, porque, apesar de eu não ter gostado, existem muitos motivos pra justificar a contratação).

      Será que não dava pra ter aplicado a grana de Kléber ou Moreno num meia?

      Ademais, foram vocês que citaram Miralles, Escudero, Lugano etc

      Não é querer parecer ser fácil, mas sim, avaliar o grupo que se tem, o que se precisava, na época em que foi feito.

      Eu não sei, posso estar equivocado, mas pelo que entendi a discussão seria avaliar as contratações ANTES de acontecerem.

      Se errei, me desculpem.

      Excluir
    51. Glaucio Missioneiro15/08/2014, 09:56

      Guilherme, tu sabes que eu tenho projetos pra mudança de vida.... Entre eles, está, de repente, fazer uma faculdade de Educação Física e me engajar em algum projeto de formação de atletas.

      E de novo tu vem rebatendo com suposições cara. Nada é garantia de sucesso.

      Excluir
    52. Glaucio Missioneiro15/08/2014, 10:01

      "...e no fechamento do negócio a torcida cair em cima ..."

      Meu, isso é reduzir a discussão ao absurdo, tem muita gente querendo o Ronaldinho de volta. E aí? Joga bola ou não joga?

      Nem Cristo foi unanimidade. Vamos fazer a coisa mais séria, senão daqui o pouco o Koff resolve que vai alugar a Arena pro Barcelo em troca do Messi, e aí eu vou poder criticar dizendo que não é garantia de sucesso.

      Excluir
    53. Glaucio Missioneiro15/08/2014, 10:42

      "...Só que daí a tu me afirmar que é solução certa são outro quinhentos...."

      E quando eu afirmei? Eu dei as opções que tu pediu, que seria armadores afirmados na época (final de 2011).

      Excluir
    54. Guilherme Cé15/08/2014, 11:00

      Pera aí, vamos por partes.

      Em 2012 o Palmeiras não ganhou a Copa do Brasil por causa do Valdívia, pelo contrário. Tanto que ele não jogou primeira partida no Olímpico, onde "morremos"... Na volta entrou, mas classificação já tinha sido perdida no Olímpico (e eu fui nesse maldito jogo em Barueri, debaixo de chuva, pq já tinha comprado passagem antes do primeiro jogo...).

      E outra, em 2012, o Valdívia não queria mais ficar no Brasil, pelo rolo todo que deu. E te pergunto: o que ele fez de 2012 pra cá que justifique um investimento nele? Neste mesmo ano, com Valdívia, Palmeiras caiu...

      -x-x-x-

      Eu discordo que tenhamos perdido a LA 2013 por problemas na zaga. Dei exemplo em outro post, com a média de gols. É óbvio que se não tivessemos tomado nenhum gol teríamos passado.... Só que parecemos esquecer que desde 2012 o Grêmio tem uma das defesas menos vazadas do país. Dá pra melhorar?? Dà! O qeu não dá é analisar desconectando da realidade.. Ora, se temos umas das zagas menos vazadas, na média, o nosso problema não pode ser a zaga, ou principalmente ela...

      Agora pega a média de gols pró desde 2012.... É ABAIXO da média dos outros times de ponta... Por isto sempre defendi, lá em 2013, que a prioridade era o armador (ou alguém mais próximo disto) e não o zagueiro. Eu sei que apenas números podem "enganar", o problema é ignorar totalmente eles na análise. Eu sempre entendi, e cansei de dizer isto em 2012, que a culpa do time não fazer gols não era dos atacantes, nem da "superproteção" que alguns viam na defesa, mas sim da falta de um jogador capaz de "abrir" defesas, em um lance individual ou num passe. Tanto que, desde 2012, nosso maior problema sempre foi jogar precisando do resultado, contra times fechados... Assim perdemos pra Sport, Portuguesa, Huachipato e por aí vai...

      Excluir
    55. Guilherme Cé15/08/2014, 11:07

      Eu concordo que dê pra fazer um time sem armadores, buscando alternativas. Até porque o 10 clássico não existe no mercado. Como também não existe um De Leon da vida... Vivem exigindo zagueiro como se tivesse grandes nomes por aí (tanto que o Grêmio foi buscar um zagueiro no Lajeadense que é do nível de muito zagueiro de séria A)...

      Quando eu pedia um armador, o que eu queria na verdade? Um jogador de velocidade, capaz de decidir um jogo em uma bola. Até vou te dizer que o Maxi, pelos lampejos que vi, poderia ser esse cara. O próprio Alan Ruiz. Achei até que o Vargas teria esta capacidade, mas não deu certo aqui. Eu acho que hoje temos 2 ou 3 jogadores capazes de fazer a função, ao menos próximo, coisa que não tinhamos em 2012 (estranho né, eu sempre tomei pau por ser "defensor" do Zé Roberto mas venho desde 2012 pedindo um armador, pois ele não era meu 10...).

      Hoje não vejo necessidade de se buscar meias, acho que temos opção em casa, dá pra montar um time competitivo.

      Excluir
    56. Glaucio Missioneiro15/08/2014, 11:40

      Cara, vou terminar minha parte na discussão por aqui, porque eu nunca pedi o Valdívia. Só citei porque o Guilherme não aceitou Montillo e Conca.

      Excluir
    57. Glaucio Missioneiro15/08/2014, 11:56

      Vocês estão só na base da suposição. Quem garante que o Lugano iria pro banco? Agora sem falarmos em valores, tá o Koff e o Rui, montando o time pra 2013, aí tem na mesa Cris com 35 e Lugano com 32, não tem discussão véio.

      Já tinha o Ruiz, como APOSTA! E, mesmo assim? Naquele esquema, onde não tinha armador, pra fazer o que o Guinho fazia antes, podia ser Dudu, Maxi ou Luan, errado por errado, já tinha 4 aqui. Não vou citar o Giuliano porque esse veio depois. Guinho é um salário a mais pagar. Sabe quantas mensalidades de sócio precisa?

      Excluir
    58. Guilherme Cé15/08/2014, 15:20

      Pra finalizar da minha parte também, eu não estou dizendo que os nomes que tu deu, lá pra época, não dariam certo, pelo contrário. Só estou dizendo que talvez (TALVEZ) hoje estaríamos dizendo que um Montillo ou um Valdívia foi dinheiro jogado fora. É suposição, ok. Mas fazem o mesmo com Elano e cia. Em 2012 tinha sido um baita negócio, pra em 2013 dizer que nunca defenderam e que foi um erro. Mesma coisa o Barcos... Hoje é 500 mil rasgados e bla bla bla... Há 15 meses atrás era o maior acerto, porque jogava muito e começou muito bem.

      É só isto que quero dizer. Não admito cara que trata tudo com se fosse simples, como se fulano ou cicrano fosse garantia e etc. Muitas vezes tu faz a contratação certa, e por trocentas razões cara dá errado. Daí a dizer que é um erro, que hoje sem esse salário poderíamos ter outro jogador e lá vai são outros quinhentos. E também não gosto de gente que em janeiro considera acerto, daí em julho diz que nunca foi acerto. Não é o teu caso, acho, só estou pontuando algo que se vê aos montes.

      -x-x-x-x-

      Boa sorte se tu seguir este caminho. Não para te desencorajar, mas até pra tu saber das dificuldades, tenho um amigo que está no ramo, já foi treinador da seleção sub-15, do sub 17 do Grêmio (2011/2012) e do Juventude e preparador físico da base do Inter. Hoje está atuando como empresário, porque se desiludiu com a carreira de técnico.

      Mas ele tem um bom conhecimento (aliás, foi ele que promoveu o Wallace, que lançou guris do "pacotão" do Juventude na época de caxias) está sofrendo nesta profissão, pois além de talento, cara precisa de grana pra bancar negócios e por aí vai.

      Mas como tudo na vida, com dedicação e capacidade dá pra fazer um bom trabalho. Eu só discordo de quem trata tudo como simples, finge que é fácil ser dirigente de futebol do Grêmio e que em 6 meses monta um time campeão. Se fosse fácil, qualquer um faria, inclusive os desonestos, porque é muito mais fácil embolsar dinheiro com time campeaõ do que com time ruim...

      Excluir
    59. Glaucio Missioneiro16/08/2014, 15:49

      Não é pela grana, é por fazer um trabalho mais social. Além de jogadores, formar cidadãos. Mas não tenho nada planejado, projeto não foi a palavra mais adequada.

      Excluir
    60. Glaucio Missioneiro16/08/2014, 16:15

      Talvez, hoje, estaríamos tranquilos com a volta dos títulos do tricolor.

      Excluir
  2. Guilherme Cé13/08/2014, 14:23

    Eu também esperava mais do investimento em jovens. No entanto, pensando friamente, temos que concordar que o investimento na base, mesmo bem feito, demora no mínimo 2 ou 3 anos para começar a dar frutos mais sólidos.

    O que tivemos até agora foram reflexos disto, uma pequena ponta. De 10 "tiros", se acertou 1 ou 2. De qualquer forma, isto é outra metodologia válida, já que é um investimento de baixo custo, que se paga se um atleta de um pacote vingar.

    Aliás, eu sempre digo que é isto que deve ser feito em posições carentes, que não há grandes nomes disponíveis no mercado, tipo zaga e lateral: vai no interior, prospecta 3 ou 4 jovens (estilo Gabriel do Lajeadense) traz por empréstimo (com passe fixado) e dá chance de 6 meses. Provavelmente não sairão craques de buscas assim, mas sim jogadores medianos, pra completar grupo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme!
      Vale a mesma resposta minha, acima.
      Mas é duro ter um diamante na mão e se desfazer dele em poucos dias, meses.

      Excluir
  3. Guilherme!
    Com exceção de Werley, não tem nenhuma "barbaridade".
    Ramiro na direita, tivemos algumas sugestões de torcedores, inclusive aqui no blog.Por outro lado, é a admissão que Matías Rodriguez não serve ou ainda não se adaptou ao futebol brasileiro.
    Fernandinho começa um jogo, já melhor condicionado. Dá para aferir melhor o seu futebol.

    ResponderExcluir
  4. Paulo Juliano14/08/2014, 11:31

    Ramiro na direita...por onde mesmo saiu o gol do Aranguiz? Fosse o Pará tava morto.

    ResponderExcluir
  5. Guilherme Cé14/08/2014, 11:36

    Mas ali foi uma falha geral, que começou no bico da área (deveriam ter parado o lance antes). No entanto concordo que se fosse o Pará ali, culpados seriam Pará e Werley. Como não era, sobrou só pro último.

    A favor do Ramiro está o fato que foi primeira partida dele por ali, ao menos nos últimos tempos. Levará alguns jogos pra se adaptar. Acho que vale a tentativa, mas pela parte ofensiva que defensiva.

    ResponderExcluir
  6. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 12:00

    Primeiro jogo e improvisado...hehehe

    ResponderExcluir
  7. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 13:50

    Não acho que valha a tentativa, Guilherme. Como tu mesmo disse, se é mais pela parte ofensiva, que jogue o Matias.

    ResponderExcluir
  8. Guilherme Cé14/08/2014, 14:16

    Mas pelo que li, em treinamentos, o Matias tem 30% de acerto nos cruzamentos. O Pará tem 60%...

    No jogo é diferente, acerto tende a cair por 'n' fatores, como marcação, cansaço e por aí vai. O fato é que em condições "ideais" o Matias acerta menos que o Pará.

    ResponderExcluir
  9. Paulo Juliano14/08/2014, 15:49

    Poh mas daí é demais né, 30% de acerto...Sei lá, as vezes é um Gavilan da vida, tomara, pelo que vi jogando aqui tem mais habilidade é mais ofensivo que o Pará, rezo pra confirmar.
    Mas tem uma coisa que é bem clara, se o Felipão colocou pra jogar é porque ta treinando melhor, disso não tenho dúvidas.

    ResponderExcluir
  10. Paulo Juliano14/08/2014, 15:51

    Propostas por Werley e Bressan!!!! É a hora, abre o olho direção!!!

    ResponderExcluir
  11. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 16:02

    Che, um LATERAL, que faz 31 gols em 3 temporadas, não pode ser tão ruim assim. Temos que ver jogar, sabemos que treino não é igual a jogo.

    Pelo que andei lendo, quando o esquema é 3-5-2, ele joga.

    ResponderExcluir
  12. Glaucio!
    Também concordo, treino é treino, jogo é jogo, já dizia o mestre Didi, bicampeão mundial.
    O Renato Portaluppi e o Mário Sérgio não eram muito chegado a treinos, mas foram os dois melhores em Tóquio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro14/08/2014, 18:32

      Eu gosto mais daquela: treino é jogo, e jogo é Guerra.

      Excluir
    2. Paulo Juliano14/08/2014, 23:28

      Blz bruxo, mas daí onde fica a tal meritocracia? Porque jogador como Renato, Garrincha e Didi não tá fácil de achar

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro15/08/2014, 08:44

      PJ, a questão é que já conhecemos o Pará, EM JOGOS, que é o que, ao fim e ao cabo, importa.

      Excluir
    4. Paulo Juliano15/08/2014, 09:29

      Pois é, por isso que estou ainda mais assustado com os outros.

      Excluir
  13. PJ!
    Esses que tu citaste, nunca mais; hoje é mais transpiração do que talento. Quem é craque na Alemanha?

    ResponderExcluir