Páginas

Páginas

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Opinião



Grande vitória

2 a 0 poderia ter sido 4 a 1; sem exagero. 

Ao optar por uma formação mais ofensiva, Luiz Felipe deu ao time maiores possibilidades com jogadas agudas pelos flancos e arremates de média distância, apesar de uma exposição defensiva, que o Sport não soube traduzir em gols. Chances, ele teve.

Com dois bons laterais, o Sport foi surpreendido pela estratégia do treinador gremista, que ao colocar Fernandinho e Dudu, bem abertos, impossibilitou ao time nordestino se valer de sua principal saída para o ataque. Patric e Renê, certamente em 2015 estarão em clubes de maior expressão.

O primeiro tempo, ponto alto do Tricolor no jogo, apresentou um Barcos inspirado, que, embora, não tenha feito gol, foi o protagonista de todas as ações ofensivas, numa delas, após arrancar verticalmente em direção ao gol, propiciou ao argentino Alan Ruiz bater firme, quase da risca da meia-lua, fazendo 1 a 0.

Na etapa final, o time caiu bastante, principalmente pelo cansaço de Ruiz e Fernandinho, que não tinham sequência. Luiz Felipe conseguiu segurar o Sport com o bom desempenho de Wallace e uma grande atuação do jovem Tiago, que fez a sua estreia no certame.

Individualmente, Tiago e Barcos, Barcos e Tiago (não importa a ordem) foram muito bem, Fellipe Bastos e Zé Roberto, destacados; gostei do Ramiro e Geromel, aliás, é a segunda partida consecutiva em que este último consegue jogar mais do que Rhodolfo, algo inédito na temporada.

Destacaria a entrada de Giuliano, muita disposição e um passe açucarado para Dudu, no segundo gol.

As novidades do time hoje; Tiago, Ruiz e Fernandinho deram excelente resposta. Contra o Palmeiras, a oportunidade de confirmar a impressão deixada.




45 comentários:

  1. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 08:24

    Que jogo tu viu?

    Ah, antes que eu me esqueça, Tiago não serve, muito espetaculoso, no primeiro pulou numa bola sem necessidade, pois a mesma foi no travessão, no segundo, uma bola no meio do gol, que era só encaixar, ele se atirou e espalmou. E sai muito mal do gol, quase quebra o Rhodolfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. larga mão de ser chato Glaucio.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 09:18

      hehehe

      deixa eu incomodar um pouco che

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 12:08

      Se quiser que eu seja mais chato, enumero os lances de ataque em cima do Zé.....só não fiz pq tu iria me perguntar qual lateral colocar.

      Mas se é pra fazer análise completa do jogo.....

      Excluir
    4. O Zé foi um dos melhores, além disso, o meio estava enfraquecido, é natural haver jogadas dos adversários. Senão, seria massacre e hoje, nem o Cruzeiro, apesar de estar sobrando, massacra ninguém.

      Excluir
    5. Se ter lances de ataque nas costas após a subida do lateral é problema tão grande temo que nenhum jogador jamais servirá...

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 13:44

      Não nas subidas véio, foram em bolas no segundo pau, que eram dele. Numa ele e o Dudu deixaram o cara cabecear, em outra ele ficou parado no meio da área. Numa outra o cara saíu pelas costas dele, sorte que tava impedido.

      Fora dois cruzamentos pelo lado esquerdo, no segundo tempo, que resultaram em conclusão (não que a conclusão seja culpa dele).

      Em contrapartida, lembro de apenas um desarme.

      Massacre? Pára Bruxo, soma as chances de gol e verás que o Sport teria vencido, não fosse o Tiago.

      E nessa concordo contigo, o meio tava enfraquecido sim. É sair um volante e aparece a fragilidade dos laterais.

      Excluir
    7. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 13:58

      Nos lances em que o Zé subiu, o Ramiro caia por ali, e não aconteceu nada ontem, hehe.

      Excluir
    8. Tô falando em tese, isto é, se não tem chances dos adversários nas partidas, vira massacre.
      Ontem, claro que não foi, só usei a expressão que sempre haverá chances para os dois lados.

      Excluir
  2. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 08:33

    Falando sério agora.

    No primeiro tempo, vi só os primeiros 15 minutos, e consegui me estressar! Dudu e Fernandinho não conseguiram UMA jogada sequer, perdem todas as tentativas de drible. A não ser que tenha mudado muito o jogo até os 34 minutos do 1º (quando voltei a assistir), pra mim não vi nada. Tivemos mais presença ofensiva, mas de efetivo, muito pouco.
    Pra não ser injusto, eu lembro de UM passe do 77, pro Barcos, pelo lado direito da área, em que o 9 chutou por cima. É muito pouco prum jogador de 3 mi E, e que já estava jogando no Brasil (nao tem problema de adaptação) Eu até tinha prometido pra mim mesmo não criticar esse, pois tem que ser justo, jogou muito tempo pra termos uma avaliação coerente. Apesar de não ter gostado da contratação, não vou ser definitivo. Até porque não tem outro.

    Achei o meio muito aberto, não havia troca de passes. O gol saiu num lance em que Barcos perdeu a bola (do Ruiz nem vou falar porque não precisa). Faltou mais um no meio, o 77 consegue fazer pior o que o Luan não consegue fazer, me desculpem, mas faltou o 3º volante. Nada justifica Walace e Riveros no banco, pro Ramiro jogar. Pará voltou a fazer das suas.

    No segundo tempo, Dudu conseguiu ir bem na ÚNICA coisa em que consegue ser útil, contra ataque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 09:16

      Complementando.

      Não sei os números, mas tive a impressão de que demos muita posse de bola pra eles. Essa formação é só pra esse tipo de jogo mesmo. Se der toda essa bola pra um time melhor, dá m....

      Sem Luan, é 77 ou Dudu. Os dois juntos não dá.

      Enquanto o Giuliano não tiver condições físicas, o melhor meio é três volantes + Ruiz. Com o Ramiro em campo, Bastos perde o seu melhor, que são os avanços.

      Excluir
    2. Engraçado, Mathias precisa de no mínimo uns 10 jogos em sequencia, Maxi idem, Fernandinho não, no primeiro que começa já é caso de descer a lenha, mas segue o baile...

      Dudu é outro que me impressiona, se ganha todas as jogadas com dribles não serve, é uma usina pra acender uma lampada, não tem objetividade. Se não joga tudo que pode mas faz o gol também não serve, é pouco. Enfim...

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 09:21

      Mas é a realidade meu, vou fazer o que? Como eu disse, não tem outros. Assim como entre Pará e Matias tb não tem. Só que os dois juntos não dá.

      E eu fui bem claro, não estou fazendo análise definitiva sobre o 77. Mas no jogo de ontem foi isso aí mesmo.

      E qual a parte onde eu disse que ele fez o gol na única coisa pra que serve tu não entendeu?

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 09:29

      Pois então, PJ, sobre a tal sequencia. Eu nunca vi nem Matias nem Maxi terem esse tipo de sequencia. Mesmo me parecendo melhores do que os titulares da época. (Zé/Dudu e Pará)

      O outro eu já vi muita coisa, quando jogou no São Paulo e no Galo. Me baseio por isso. De repente ele possa ser até mais útil do que Dudu.

      É nisso que acho que o Felipão tá errando, tá querendo que atacantes (aí entram os três) sejam meias, quando tem o Ruiz, que é meia, no banco. (esse é outro que precisa de sequencia)

      E sobre ser o 1º jogo que começa, aí tu te engana, ele iniciou contra o Coxa, naquela derrota em casa.

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 11:51

      Pra fazer justiça ao 77, revi os lances agora, teve mais um bom lance dele, tabela com o Barcos pela direita, chegou na cara do goleiro (que fechou bem o angulo) e chutou pra fora.

      Excluir
  3. Caso Tiago seja 80% do que se mostrou ontem, já temos goleiro reserva. E goleiro para o futuro, daqui 5 ou 6 anos...

    É raro um goleiro jovem entrar com tamanha segurança e personalidade. Além do mais, se mostrou muito bem nas saídas de gol. Está de parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 09:12

      Nem parecia estréia em brasileirão meu. Que "escola" de goleiros temos na base. Tomara que o guri tenha humildade, cedo ou tarde a hora dele chega.

      Excluir
    2. Pois queria destacar isso, talvez por confiar no seu tamanho mas o moleque é atrevido, sai em tudo que é bola, me impressionou neste quesito. Ganhando confiança vai passar a socar menos também, goleiro muito interessante.

      Interessante observar a diferença de características, por exemplo, naquela cabeçada que passa rente a trave esquerda, o biotipo acaba dificultando a explosão e faz com que chegue atrasado - sorte que a bola foi pra fora. Na mesma situação provavelmente o Marcelo teria chegado muito antes, tem um tempo de reação e uma explosão invejável.

      Dois bons goleiros com características diferentes, não é pra qualquer time não.

      Excluir
    3. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 09:25

      Me pareceu ter melhor noção de posicionamento do que o Grohe (agora é sério!). teve um lance no 2º t, não lembro se foi cabeçada ou chute, fraco, no canto esquerdo. Ele tava rente à trave (como deve ser) pegou fácil. Nesse tipo de lance, o Grohe geralmente tá mais longe, é precisa se jogar.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 09:34

      Antes socar do que tentar segurar, e derrubar a bola dentro da área.

      Excluir
    5. Ele socou todas ontem, vai passar a segurar algumas quando tiver confiança, é só ter sequência.

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 09:54

      canto direito*

      Excluir
    7. Conheço o "olheiro" (ex treinador da base do Grêmio) que descobriu o Thiago... Fala muito bem dele!

      Excluir
    8. O que me chamou a atenção no Tiago foi a coragem de fazer. Era o seu jogo de maior responsabilidade e ele saiu do gol.
      Esteve atrapalhado, especialmente, quando lesionou o Rhodolfo, mas não dá para esquecer que foi a sua verdadeira estreia,
      Atualmente, um bom reserva, mas apresentou credenciais.

      Excluir
    9. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 13:46

      Eu falei sobre o "quebrar" o Rhodolfo ironicamente. Ali a bola era dele, o zagueiro que saísse da frente. Não dá pra ter indecisão.

      Excluir
  4. Como é típico de times sem muito entrosamento não achei que o Grêmio fora tão bem ontem, apesar de jogadores com características mais ofensivas as responsabilidades defensivas pesaram e acabaram frustrando as expectativas. Não raro era ver o Fernandinho rente à linha de fundo combatendo a descida do lateral. Idem ao Dudu. Com Ruiz no meio ganha-se em retenção de bola, criatividade e poder de finalização, mas perde-se na marcação pressão que o Grêmio usualmente faz na saída de bola e tem rendido bons frutos.

    Não gostei da inversão dos pontas, não vejo razão pra isso, melhor seria utilizar, nestas situações, a estratégia do Enderson, colocar cada uma na sua e dar liberdade para que entrem fazendo o "facão", cruzando a área e invertendo de lado.

    Ramiro, bom, Ramiro...

    Em jogos como os de ontem não vejo qualquer necessidade da volta dos três volantes, todavia, contra adversários mais qualificados, não dá pra prescindir tanto da marcação, daí, acho que a solução seria a saída de um dos pontas para entrar mais um meia, povoando este setor do campo. Em boa forma Giuliano seria este meia.

    Sobre o Giuliano vale um parágrafo a parte, o cara é esforçado, não se tem dúvidas, que sabe jogar bola também é inegável, ninguém esquece, mas tá completamente sem desembocadura, ontem, no único lance que tentou o drible, não teve qualquer sucesso e nem chegou perto de tê-lo e isso vai minando a confiança do cara. Parece correr de coxa colada, não sei se ganhou muita massa muscular, mas tá sem explosão, sem velocidade, enfim, vai ser um trabalho físico complexo pra recuperar o futebol que o levou à seleção.
    Ah, mas tem uma coisa, o cara parece ter estrela, contra o Inter já se sabe como foi, no Grêmio não lembro de uma grande atuação, mas sempre tava envolvido nos gols, fazendo ou dando o passe, torço por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 10:00

      "...Em jogos como os de ontem não vejo qualquer necessidade da volta dos três volantes, todavia, contra adversários mais qualificados, não dá pra prescindir tanto da marcação..."

      Esse é o ponto em que, acho, eu, tu e o Bruxo mais divergimos. Vocês creem nessa mudança de estratégia de acordo com o adversário. (não estou criticando, nem taxando de certo ou errado).

      Eu prefiro que se busque a maneira mais equilibrada de jogar, de acordo com elenco. E aí dar sequencia, pra ter o entrosamento necessário pra jogar bem como queremos. E hoje, pra mim, já disse acima. Escalando: Walace, Bastos, Riveros, Ruiz, Luan (ou Dudu ou 77) e Barcos. Pra iniciar jogo é isso.

      Excluir
    2. Pois é, Giuliano "só" deu um merengue pro segundo gol. Se fosse outro, já teria valido a atuação... Mas como é o Giuliano, se foca só nos defeitos e se faz, quando muito, uma breve observação sobre o passe..

      De qualquer forma é fato que ele está limitado fisicamente, só deverá estar 100% no ano que vem. E quem acha que errar passe não tem nada a ver com readaptação deve desconhecer a história de jogadores que vem de fora. Mesmo num passe de 2 metros, tu precisa estar bem fisicamente. É tipo colocar um jogador com qualidade acima do peso e achar que passe ele seguirá dando com perfeição. Não é assim... Afinal, cansaço, dor e etc. afeta até coisas simples.

      Excluir
    3. Gláucio, não divergimos neste ponto, também prefiro que se busque a maneira mais equilibrada de atuar seja dentro ou fora de casa, estabelecer um padrão fixo para depois buscar alternativa, a nossa divergência está na formatação do padrão ideal e por isso é imprescindível completar o racioncínio:

      ...daí, acho que a solução seria a saída de um dos pontas para entrar mais um meia, povoando este setor do campo."

      Ou seja, EU prefiro o Grêmio jogando com dois meias e dois volantes, acho que nossa discordância se resume a isso.

      Pra mim, hoje: Walasse/Bastos; Bastos/Biteco/Riveros. Ruiz e Giuliano. Luan/Dudu e Barcos.

      Excluir
    4. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 11:49

      Guilherme, que fique claro, o Giuliano em condições físicas, pra mim é titular. Só que ele tá descontado meu.

      Excluir
    5. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 11:54

      Cé, não sei se foi resposta ao que escrevi aqui, mas se foi, onde que eu citei defeitos do Giuliano? Acho que nem escrevi o nome dele hoje....o 77 é o Fernandinho....

      PJ, concordamos nisso também, só que o Giuliano não tem condições de jogar 90, hoje. Deixar ele de titular só vai servir pra queimá-lo, tanto que teve um jogo dias atrás em que a torcida tava vaiando ele.

      Excluir
    6. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 11:56

      "todavia, contra adversários mais qualificados" se isso não é mudar de estratégia....tu tá te contradizendo

      Excluir
    7. PJ!
      Por que o Luiz Felipe não inverte; Fernandinho, canhoto, na esquerda; Dudu, destro, joga na direita.
      Parece tão fácil.

      Excluir
    8. O Giuliano é bom jogador, o Fernandinho também; é questão de tempo. O que não dá é para insistir com Marco Antônio, Léo Gago, Ramon, etc...

      Excluir
    9. Glaucio, acho que o texto ficou truncado e não consegui me fazer entender, eu quis dizer que entendo o Felipão ter optado por aquela escalação em razão das circunstâncias específicas da partida, MAS, não concordo que dê pra usar esse tipo de formação em todos os jogos.
      Só que também não concordo que seja necessário usar os 03 volantes sempre.

      Agora, de certa forma, vou acabar me contradizendo. Tu tem razão que no momento não dá pra escalar o Giuliano como titular, vai queimar o cara.
      Mas da mesma forma eu acho que neste momento - final do ano - o Grêmio não vai achar essa forma consolidada de jogar porque faltam peças e nessa excepcionalidade talvez seja recomendável escolher o esquema conforme o adversário.

      Digo isso porque contra times que propõem o jogo o esquema com três volantes se mostrou satisfatório, mas contra adversários que se limitam a ficar encolhidos não teve sucesso.

      Excluir
    10. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 13:47

      Bom, pra mim não teve sucesso pela inefetividade dos pontas, além da falta do Ruiz.

      Excluir
    11. Eu acho que "tá na moda" jogarem com atacantes com os pés "trocados", pela facilidade de finalização. Mas não gosto, ainda mais porque a especialidade deles não é finalizar (diferentemente de um Cristiano Ronaldo ou Riberry...).

      -x-x-x-x

      Gláucio,
      Sobre o Giuliano fiz uma leitura mais geral, que é o que vemos das críticas no dia-a-dia. É óbvio que ele não está 100% e também acho que assim deve ser banco. Só que é preciso reconhecer quando entra e dá um "merengue".

      Aliás, na tal entrevista do Rui Costa, se focou em alguns pontos e se esqueceu de outros. Houve uma crítica forte que a direção investiu muito para trazer um armador, quando o Giuliano não era este cara... Na entrevista o RC esclarece, que o Giuliano veio, principalmente, por ser um jogador versátil, que pode cumprir 3 ou 4 funções diferentes, inclusive EVENTUALMENTE a de armar o time... Até porque, isto já foi discutido aqui, o clássico 10 é artigo raro no marcado atualmente...

      Excluir
    12. Outra coisa que me chama atenção, e isso serve tanto pro Dudu quanto para o Fernandinho, os dois são largados lá na ponta e não tem aproximação, ou avançam a dribles ou ficam sem opção. Complicado.

      Excluir
    13. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 16:52

      Pior que nisso (não por esse último jogo, nesse teve) tu tem razão, já me peguei xingando que ninguém aproximava do Luan e do Dudu pra tabelar. Mesmo assim cara, ele "devolve" demais a bola.

      E o negócio do pontas com pé trocado, é bem isso, Cé. O Maxi p.ex., poderia fazer o que o 77 fez ontem.

      Excluir
    14. E o cara que mais faz essa aproximação, é limitado (Ramiro).

      Excluir
  5. Glaucio
    A mudança de estratégia é porque não temos Falcão,Caçapava e Batista ou grandes armadores. O São Paulo jogou como visitante na Arena com Ganso e Kaká, mas aí é "outro departamento".
    Tu não conheceu, mas o Flamengo multicampeão tinha um meio que era Andrade, Adílio e Zico. Só o primeiro marcava e não era brucutu, mas "enredavam" os adversários jogando muita bola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 13:48

      Bruxo, infelizmente o futebol mudou, hoje é mais força, fôlego. Lógico que não dá pra abrir mão de qualidade, mas tem que mesclar.

      Excluir
    2. Glaucio Missioneiro09/10/2014, 13:50

      Mesmo com Kaká e Ganso, pariram uma bigorna pra ganhar da gente, e com ajuda da arbitragem.

      Excluir
    3. Verdade, Glaucio.
      Imagina se tivéssemos feito os 3 pontos, vice-lider.

      Excluir
    4. PJ
      Concordo, o Giuliano meia boca é para entrar no segundo tempo.

      Excluir