Nova Goleada
3 a 0 é um placar incontestável. O Grêmio se impôs contra um adversário fraco, mas que tinha um retrospecto, no mínimo, curioso, ganhara 25 dos 30 pontos em casa, sem perder para a maioria dos ponteiros da tabela.
Havia a necessidade da confirmação do bom futebol apresentado no Clássico e o Tricolor, sem mostrar a volúpia, o ímpeto do Grenal, ainda assim, ratificou que adquiriu confiança, que a segurança defensiva, agora não é exclusividade dela, apenas. Está nos outros setores da equipe.
Jogou no erro do adversário, isso materializado no primeiro tento, Dudu, novamente de grande atuação, protagonista e garçom, roubou uma bola, avançou, driblou o goleiro e abriu o placar.
Aí veio um ritmo que me irritou de forma passageira, me irritou, porque abusou do toque lateral, de forma passageira, porque o Criciúma é o pior ataque da competição. Seria uma ironia dos deuses, o menos efetivo virar o placar em cima da defesa menos vazada.
Barcos, de cabeça, ampliou no final do primeiro tempo. O Pirata realizou uma das melhores partidas que vi no Imortal. Demais. Chegou aos 14 gols.
O segundo tempo foi bastante tranquilo; o terceiro era questão de tempo; Luan, Dudu e Ramiro mostraram que o entrosamento do meio de campo no Clássico não fora mero acidente, como se dizia na década de 70, "transaram" uma grande jogada e o camisa 17 meteu pelo meio das pernas do arqueiro, num passe milimétrico de Dudu.
Individualmente, achei Barcos, disparado o melhor, Dudu, Luan, Ramiro e Pedro Geromel, muito bem, Wallace realizou sua melhor apresentação como profissional, arriscou passes mais longos, viradas de jogo. Logo, logo, vai aparecer na frente, chutando.
Alan Ruíz entrou aos 30 minutos e foi discreto. Rhodolfo, Zé Roberto , Fellipe Bastos com o futebol rotineiro, uma regularidade "por cima". Marcelo Grohe virou assistente, sem problemas, quando precisou intervir. Lucas Coelho e Éverton, não tiveram tempo para jogar.
Uma pena, Pará, parece uma contradição criticar um componente da melhor defesa do Brasileiro, mas o nosso lateral direito errou em bolas fáceis, que se fossem contra um oponente mais qualificado, o Grêmio teria problemas. Matías Rodríguez não mostrou (ou não tem) futebol suficiente para a titularidade, senão, seria titular sem fazer muita força.
É isso; faltam 2 vitórias, 6 pontos para o passaporte ser carimbado. Segue vídeo com os melhores lances:
Leonardo
ResponderExcluirBruxo: Nova vitória maiúscula! Essa reta final promete!
********
Se o Cruzeiro perder hoje para o Santos e o São Paulo tropeçar no Palmeiras eu sigo acreditando no título.
******
Vamos supor que o Grêmio possa fechar o campeonato com mais quatro vitórias (= 72 pontos). O jogo mais complicado é contra o Corinthians na Arena deles. O Cruzeiro, por sua vez, pode perder hoje para o Santos na Vila e quinta na Arena lotada. Ou seja, na quinta-feira depois do jogo o Grêmio estará a quatro pontos do Cruzeiro faltando três rodadas!
*****
Depois da Arena o Cruzeiro enfrenta Goiás em casa (com chances de vencer, mas adversário dificil), joga em seguida contra a Chapecoense em Chapecó (chances de empate ou derrota) e fecha o campeonato com o forte Fluminense (em casa com chances de empate ou derrota). Se todos os resultados favoráveis ocorrerem o Cruzeiro pode fechar o campeonato com 70 ou 71 pontos. O problema: minha torcida toda depende do desmotivado Santos hoje na Vila. Sigo torcendo!
Leonardo!
ExcluirEncontrei alguém mais otimista do que eu. Muito difícil. o Cruzeiro tem que ficar muito abatido com a (virtual) perda da Copa do Brasil para o principal rival.
Vamos ver.
Leonardo
ExcluirBruxo: O otimismo foi para o ralo! O time do Santos perdeu em casa com nota zero de comprometimento. Parece até que o treinador do Santos é o Enderson Moreira!
Leonardo
ExcluirDe certa maneira vai acontecer com o Bahia e Flamengo nas duas últimas rodadas contra o Imortal.
Dudu me calando, Ramiro calando o PJ....e mais um gol de bola parada. Que continue assim.
ResponderExcluirNão vi o jogo, só escutei parte do segundo tempo.
Glaucio
ExcluirEm termos de controlar o adversário, jogando como visitante, o Grêmio deu uma aula. O Grohe só assisitiu.
Esse baixinho gosta de me ver bem mal kkkkk
ExcluirDe novo assisti no sogro, de costume praguejando contra Ramiro desde o primeiro lance, quando o Wallase concertou a jogada que ele errou e ele tirou a bola do Wallasse e devolveu pro adversario entao fui a loucura.
Mas dai veio o gol e eu pianinho...kkkk
E sabe o pior? Do grupo nao sei se alguem tem condiçoes de cumprir a funçao que ele vem fazendo, talvez Biteco, mas dada a falta de experiencia, só talvez...
"Do grupo nao sei se alguem tem condiçoes de cumprir a funçao que ele vem fazendo"...
ExcluirPior é que eu chego à mesma conclusão, em relação ao Dudu.
Essa é fácil de "matar": Fernandinho pode fazer a função.
ResponderExcluirNo caso do Ramiro, não tem no grupo, talvez o Giuliano jogando mais recuado ou Riveros mais adiantado.
ExcluirRiveros fez o corredor na época do Renato, tem presença de área mas em velocidade nem se compara.
ExcluirMeu sogro - Atleticano - estranhou a ausência do Fernandinho até do banco, infelizmente bruxo a idade chega pra todo mundo e pelo que vi dele tá pesado, não tem condições de substituir Dudu.
PJ
ExcluirPelo o que eu sei, Fernandinho tem menos de 30 anos; atualmente, não dá para ser considerado "velho'.
77inho não tem nem de perto a mesma velocidade e capacidade de marcação.
ExcluirFará 30 anos em 2015. Não é velho, mas está lento.
Sempre achei que o Giuliano fosse esse cara, 3º de meio, mas pelo jeito mudou de característica na Ucrânia.
o Riveros jogava pela esquerda.
ExcluirNão falo de velho Bruxo, mas convenhamos, pelo que mostrou tá faltando velocidade.
ExcluirPJ!
ExcluirO Fernandinho precisa de sequência.
Glaucio
ExcluirTambém diziam isso do Zé Roberto, não tinha velocidade e capacidade de marcação.
E continua não tendo. O acréscimo dele é no passe, posicionamento, inteligência, mas desarma muito pouco, e raramente vence confronto pessoal na velocidade.
ExcluirA primeira jogada de ataque do Criciúma no compacto começa onde?
E Bruxo, eu nem acho o 77inho essa nulidade toda, mas não dá nem pra exigir que ele tenha a mesma velocidade do Dudu, que tem 22 anos.
Não vi o jogo... Mas to com 100% de aproveitamento nos meus palpites de semanas atrás (2 vitórias)... Mas ainda acho essencial ganhar do Cruzeiro e no mínimo empatar com o Corinthians para não correr grandes riscos lá no fim. A briga vai ser feia!
ResponderExcluir"1 Não irá ter teto salarial. Apenas um valor determinado para gastar por mês com a folha. Se o jogador for bom, vale o investimento. Porém, também não dá pra colocar todas as fichas em um cara apenas.
ResponderExcluir2 O Grêmio está tentando o re-empréstimo de Dudu e Alan Ruiz.
3 Se isso não acontecer, a saída será procurar investidores. Só que a direção não tem nenhum empresário disposto a ajudar até agora.
4 O cofre tá muito raspado e não existe a menor chance de comprar nenhum dos dois.
5 Ruiz custa 12 milhões de reais e Dudu quase 20 milhões de reais.
6 A estratégia é manter quem está aqui e depois pensar em contratar alguém de fora.
7 Não se tem definição de Marcelo Moreno. O Cruzeiro ainda não fez contato.
8 O Grêmio está torcendo para o Vasco ficar com Kleber. Seja em definitivo ou por novo empréstimo.
9 Um CEO (Chief Executive Officer) está sendo contratado. Ele terá a meta de cortar gastos ao extremo.
10 Andershow está de Stand By, por enquanto, o nome dele nem é tratado."
http://jbfilhoreporter.final.com.br/2014/11/14/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-gremio-de-2015/
Não são boas as notícias, Guilherme.
ExcluirO re-empréstimo dos dois será um milagre da Direção.
Ai ai...
ExcluirEu tenho a receita pra ficar com o Ruiz, sem precisar de investidor.
ExcluirSe bem que:
ExcluirGrohe, Tinga/Pará, Matias, Geromel, Rhodolfo, Bressan, Breno, Wallace, Riveros, Biteco, Ramiro, Maxi, Giuliano, Luan, Éverton, Barcos, Coelho.
Já é uma base boa, só com os nossos. Faltaria lateral esquerdo e mais um zagueiro, que poderia vir da base mesmo.
Qual é a receita?
ExcluirLibera Dudu, Zé e Moreno. Só na economia em salários, deve dar quase um milhão. O valor do Ruiz seria 10 milhões, correto? Sendo assim, propoe uma compra parcelada, com a economia em salários em um ano, paga o "passe" dele.
ExcluirGlaucio, liberar sem reposição?
Excluir77inho, Éverton, Erick.
ExcluirBreno, base.
Logicamente, minha primeira opção seria vender o Moreno, mas aí não depende só do Grêmio.
Se o Grêmio consegue uma vaga pra Libertadores tu tem tranquilidade de ir com Breno de titular na esquerda (sem reserva)?
ExcluirSobre o Dudu eu acho até mais fácil a reposição com o que tem no grupo, mas pra isso o Gringo teria que mudar o estilo de jogo, nenhum dos citados faz a função do Dudu.
Olha! Numa Libertadores precisa de cascudos. Liberar Zé Roberto??? Se não fosse ele, depois da saída do Wendell, a defesa ia ficar capenga.
ExcluirBota o Werley de volta, aí tu vai ver a defesa ficar capenga.
ExcluirEm 95 fomos com Roger, que era bem jovem também. A minha tranquilidade é o Felipão na casamata. Mas, em se tratando de libertadores, a graça é a falta de tranquilidade mesmo. Até porque, no final de 2013, ninguém conhecia o Wendel direito, até acho que já conhecemos melhor o próprio Breno hoje.
E outra, Bruxo, nem sabemos se o Zé continua jogando ano que vem, nem ele garante isso.
Grohe, Geromel, Rhodolfo, Riveros, Barcos. São 5 cascudos.
Bom, tudo isto parte do pressuposto que o San Lorenzo aceitaria o parcelamento. Pelo que sei estão sem grana e precisam de caixa, portanto não sei o quão próximo da realidade é isto.
ExcluirAlém disto há o fator que os demais falam. Há "liberações" que não tem reposição e mesmo se tiverem corre-se o risco de enfraquecer grupo (teria reposição pro time titular, mas ficaria sem banco).
Pra mim há 2 alternativas mais fáceis de acontecerem:
1) buscar investidor no mercado (pro Ruiz acho que é algo que dá pra conseguir);
2) Tentar prorrogar o empréstimo. Neste caso há que se assumir um risco futuro, como aceitar fixar um valor em que o mesmo seria vendido no meio do ano se tiver proposta da Europa ou o Grêmio pagar mais do que o "valor de mercado" por 12 meses de empréstimo (mas condiciona a um passe fixo razoável futuro).
Enfim, é só uma "receita" pra comprar o Ruiz, nem sei se o San Lorenzo aceitaria a compra parcelada. E duvido que será feito algo parecido, até porque o Felipão deixou bem claro que a prioridade dele é manter o Dudu.
ExcluirMinha intenção foi apenas mostrar que, para o mais barato entre os dois, há alternativa pra manter sem gastar nada.
Bah, ainda tem o Kléber pra liberar, caso ele se acerte com outro clube.
ExcluirDificilmente alguém bancará 100% (acho que nem 50%) do salário do Kléber... A não ser que consigam mandá-lo pra Índia ou pro Oriente Médio (e ele queira ir, o que acho difícil, já que não precisa ir pra lá pra ganhar uma fortuna).
ExcluirDe todos, esse é o maior abacaxi, porque é caro e está queimado nos 4 maiores estados do Brasil.
ExcluirGuilherme
ResponderExcluirFaremos um grande jogo contra o Cruzeiro; vamos ver como o meio de campo será formatado sem o Bastos.
Tem outra coisa que vale destacar, posso não concordar com todas as opções do Gringo, mas ele sempre foi bem sincero em admitir que a equipe não jogava não, não fazia gols e ia mudar; mudou até conseguir um padrão que vem dando certo. Continuo, não concordo nem mesmo com a escalação que vem atuando, mas ele acertou a mão e corrigiu o problema dos gols, ao menos temporariamente. Isso também o diferencia, fosse outro diria que não é bem assim, os gols vão sair na hora certa, falta sorte e blá blá blá.
ResponderExcluirAh, outra, o Barcos voltou a sair muito da área e isso vem dando certo, é o estilo, não tem jeito, parece que desperdício mesmo é mante-lo fixo.
Pelo compacto, parece que mudou mesmo o esquema.
ExcluirAgora o meio é 4 em linha, com Ramiro na direita e Dudu na esquerda, tendo Luan solto à frente.
Notícia interessante, observem a data: 31.06
ResponderExcluirhttp://jbfilhoreporter.final.com.br/2014/07/31/felipao-dara-atencao-especial-para-4-garotos-da-base-do-gremio/
http://jbfilhoreporter.final.com.br/2014/11/16/designer-italiano-cria-camisa-classica-para-o-gremio/
ResponderExcluirLinda...
Parece muito bonita. Se for parecida com a da Itália, excelente.
ExcluirPJ
ResponderExcluirO David Coimbra que chegou a compará-lo depreciativamente com o Sotilli, agora o compara com o André Catimba, parece mais justa a comparação.
O André era mais jogador que o Pirata.
http://www.gremiolibertador.com/felipao-e-um-amador/
ResponderExcluiro último parágrafo explica um pouco do que eu dizia semana passada, sobre a história do "treinador gaúcho"
Creio que não é necessário um treinador gaúcho para que isto aconteça. É claro que alguém identificado com o clube, em tese, terá condições de fazer isto com mais facilidade.
ExcluirMas de nada adianta cara ser gremista, torcedor, amar o clube, se é incapaz, tanto de ser um bom treinador, como de ser um motivador.
Acredito que caras como um Felipão da vida conseguem fazer isto no seu clube do "peito", como em outros como Palmeiras e até na própria seleção.
O exemplo é que ele botou faixa com o Criciúma em 1991.
ExcluirLógico que o primeiro fator é a competência do cara. Mas não consigo imaginar outro de fora, por mais qualificado que seja, fazendo os jogadores terem essa identificação com o Grêmio.
ExcluirO próprio Renato, que é muito menos treinador do que o Felipão, conseguiu. Autuori e Luxa, que eu considerava mais capacitados do que Renato(o currículo deles mostra isso), não.
Bruxo, o Mancini botou faixa com o Paulista em 2005.
ExcluirE, Glaucio, acho que foi uma sacanagem o que fizeram com ele, o cara caiu invicto, indicou o Réver e o Victor para o Grêmio, apenas porque tinha identificação com a turma do Koff, quando era atleta do Imortal.
ExcluirGlaucio!
ResponderExcluirSe o Luiz Felipe nascesse em Lages ou São João do Sul, ele teria um temperamento diferente? Isso tem a ver com personalidade, índole.
Família, criação, também.
ExcluirÉ como eu disse semana passada, é algo que tenho inconsciente, nunca vi um treinador de fora fazer parecido aqui, e ainda não consigo imaginar um Mourinho ou Ferguson fazendo.
De qualquer forma, Glaucio; Fernandinho é um jogador útil; andei olhando o que se dizia de Barcos e Dudu e comparei com agora; às vezes, é questão de paciência.
ResponderExcluir