Páginas

Páginas

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Opinião




Cheese Egg sem Ovo

Lá pelos meus vinte anos, encostado nestes trailers de cachorrão, esperando a minha encomenda, vi um sujeito pedir "X" egg sem ovo; lógico! Ele não tinha obrigação de saber nada de inglês. Fizeram a sua encomenda, porque o cliente tem sempre razão; mas, com certeza, o que ele levou não foi um X egg, porque um cheese egg, obrigatoriamente tem que contar com queijo e ovo. É o que o caracteriza.

Pois bem, o Grêmio com suas direções desastrosas, viu a sua essência (vale lembrar que um paulista fundou o Tricolor à partir de sua bola, também no seu nome completo, a instituição indica a sua natureza; Foot ball) ser colocada fora do centro dos interesses. O futebol vem depois da construção do estádio, depois de pagar as dívidas absurdas e improrrogáveis, vem depois de muitas coisas, até de interesses pessoais e de empresários; aí, naturalmente, se apequena, se inviabiliza.

A atual Direção, por convicção ou por estar num brete, viu-se obrigada a apertar o cinto e investir nos jovens. Até aí tudo bem, é o sonho de todo torcedor, mas a busca de outros reforços parece equivocada; arrisco afirmar que Douglas, Galhardo, Erazo e Marcelo Oliveira, os quatro juntos terão passagens meteóricas pelo time principal; talvez um semestre e olhe lá. Isso é péssimo. Um apenas deles e teremos 25% de acerto. Pouco.

Não levo em consideração a partida de ontem, primeiro porque não vi, segundo, as imagens na internet e televisão demonstram que não havia boas condições para a prática do jogo; desta forma, as minhas conclusões são anteriores ao enfrentamento contra os paranaenses.

As primeiras impressões (olhem, são impressões apenas) me mostraram que Geromel faz falta até em treino, que Douglas jogará 8 más partidas e 2 boas, que Barcos e Marcelo Moreno precisarão de muito tempo para a adaptação, se ela vier um dia.

Finalizando, acho que o Grêmio poderá ganhar o Gauchão, isso dependerá do (des)interesse do Inter, o problema é mais adiante, especialmente, se tiver que se dedicar ao acerto da Arena,  a saldar herança de maus negócios, a preocupação com fórmula de campeonatos, com venda de bebidas no seu estádio, com o site do clube, com a refrigeração do ônibus, com ... 

17 comentários:

  1. Bruxo, meu amigo!

    Tu andas tão sem esperança quanto este teu amigo colorado.
    Que coisa!
    É que nos tornamos exigentes, porque em outras épocas tudo era mais claro e mais definido.
    Infelizmente, vamos ter que nos contentar com pouco.
    Escapando do Z4 já está bom.

    ResponderExcluir
  2. Alvirubro
    Vejo esta direção gremista fazendo acertos, quando conta com Luiz Felipe e seu staff, quando olha para os juniores, mas o "complemento", isto é, as contratações; pergunto, o que o Marcelo Oliveira pode dar de contribuição se era reserva de um elenco fraco como o do Palmeiras; não é o caso de buscar um Oberdan que passou a vida na reserva, mas ... de Mauro Ramos de Oliveira, Ramos Delgado, Joel Camargo, Djalma Dias, Marçal no Santos, ali se justificava buscar.
    Se Marcelo Oliveira tivesse 20, 21, mas já enganou em vários clubes.

    ResponderExcluir
  3. Bruxo,
    entendo tua crítica. Entendo os motivos que te levam a não acreditar no resultado final do futebol. Vamos torcer, mas não será nada fácil.

    ResponderExcluir
  4. Do ponto de vista de aproveitamento dos juniores, as notícias seguem sendo boas; sobem 3 que se destacaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema, Bruxo, é que os "cascudos" não estão segurando daí, advinha, onde estoura a bomba...

      Excluir
    2. PJ
      Aí entra a figura do Luiz Felipe, nem é a figura do treinador, é exatamente o Felipão, pela identificação com o Grêmio e, evidentemente, o seu nome.

      Excluir
    3. PJ
      Mas os cascudos tem obrigação de segurar a onda, mesmo com salários ou direitos de imagem atrasados; o Grêmio vai acertar e vencendo, todos sabemos que o dinheiro entra mais fácil.

      Excluir
  5. Guilherme Cé27/01/2015, 10:31

    Eu discordo da tua análise quanto a "ordem dos fatores". Botar a casa em ordem, dar prioridade para outras coisas, não é colocar o futebol em segundo plano, pelo contrário. É justamente corrigir os erros, "tampar" os buracos, para voltar a ter capacidade de fazer aquilo que o clube deve fazer: investir em futebol.

    Não adianta seguirmos com a ideia de que é preciso, independente de qualquer coisa, investir no futebol, porque é disso que vive o clube. Os próximos anos serão cruciais e ouso dizer que os clubes que fizerem o "enxugamento" agora largarão em vantagem ali na frente.

    Sobre o pessimismo, não vi o jogo, apenas os lances. Acho que ainda é cedo para qualquer conclusão definitiva. Prefiro esperar 3 ou 4 jogos do Gauchão para vermos se há evolução ou não, se as contratações estão rendendo ou não e por aí vai. Não acho que estejamos ameaçados de lutar pra se salvar do Z4 e etc. Há muita água por rolar. E, sinceramente, nosso elenco está longe de ser um dos piores do país, pelo contrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme
      De certa forma, concordamos:
      Veja que eu coloquei no plural; "direções desastrosas" e mais adiante, lembrei que a atual direção pode estar fazendo o aproveitamento de jovens por convicção (uma das duas hipóteses que escrevi), apenas acho que o futebol regularmente tem que ser prioridade num clube de "futebol", as más gestões geram essas situações.
      Sobre o pessimismo,como alertei num parágrafo, ele é anterior ao jogo de Cascavel (que não vi); o que me deixa chateado é investir em atletas de parcos recursos técnicos e/ou anímicos, cuja contribuição é extremamente duvidosa.
      No início do ano escrevi que a margem de erro deveria ser próxima de zero; escrevi isso, quando falavam em Thiago Heleno.

      Excluir
    2. Z4 não acredito, mas acho que nossa realidade não é brigar por algo muito maior que meio da tabela, isso hoje, é claro. Minha esperança de algo melhor está na base, não em M. Oliveira, Douglas ou Moreno.

      Excluir
    3. E outra - e aqui o que mais me irrita e pelo que vejo também ao Bruxo - não consigo entender contratar M. Oliveira pra ser reserva de Liverson.

      Excluir
    4. Guilherme Cé27/01/2015, 13:50

      O Brasileirão começa daqui a 4 meses... Até lá muita água irá rolar.

      Das contratações pra mim o grande equívoco foi o M. Oliveira... Mas este foi, ao que consta, um pedido do Felipão... Vamos aguardar! Pelo que vi não tem ninguém com lugar "cativo" no time. Com isto jovens poderão ter chances e surpreender. Acho que teremos, até metade do ano, um time com 4 ou 5 jogadores que surgirão da base.

      Excluir
    5. Espero que isso seja verdade e - se for - essa dupla de ataque não dura 03 rodadas do ruralito.

      Excluir
    6. Z4, nenhuma chance. Se o Grêmio focar no futebol, resolve os outros problemas. Sem ganhar, a torcida aumenta como poucos times no mundo, imagina com os títulos.

      Excluir
  6. Glaucio Missioneiro27/01/2015, 16:44

    Boa:

    http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2015/01/gremio-renova-emprestimo-do-volante-fellipe-bastos-ate-dezembro-4688823.html

    ResponderExcluir
  7. Confio que a Comissão Técnica seja realmente uma comissão, Ivo, Rui Costa, Koff e Preiss participando das decisões com Luiz Felipe.

    ResponderExcluir