Páginas

Páginas

domingo, 8 de março de 2015

Álbum Tricolor



Um novo quadro

Hoje, 08 de Março marca a estreia de um novo quadro no blog; trata-se de Álbum Tricolor, onde serão apresentados alguns dos profissionais (e amadores) que construíram este instituição centenária, o nosso Grêmio. Uma homenagem a todos eles.

Conversando com o companheiro Paulo Juliano, descobrimos que tínhamos a mesma ideia, isto é, aproveitar o saber, a paixão do amigo e colaborador Alvirubro, que possui um arquivo implacável sobre a Dupla, que, creio, ser o mais confiável dos que andam por aí, e ver com ele, se havia a possibilidade de materializar a nossa ideia. Ele topou.

Mesmo sendo um colorado ferrenho, Alvirubro tem um grande conhecimento e respeito pelo nosso clube e, assim como eu, entende que o futebol é uma paixão, que serve para unir as pessoas.

Alvirubro começou pelo gol; o primeiro é Kunz, arqueiro que jogou no Imortal entre 1917 e 1919.

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Glaucio
    O Pequenas Histórias fica mais eclético e o Alvirubro vai ficar com o perfil dos atletas que fizeram a história do Tricolor.

    ResponderExcluir
  3. Achei uma ótima oportunidade de saber um pouco mais da história do tricolor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o Véio tem tudo catalogado. A pesquisa já existe, aí o blog ajuda a divulgar o trabalho dele e nós aprendemos mais do nosso Tricolor.

      Excluir
  4. Tenho inveja do arquivo d Alvirrubro. Uma vez ele me explicou como cataloga, pode falar de novo?

    ResponderExcluir
  5. Oi Paulo!

    Vamos lá para os critérios que eu adoto. Minhas fichas técnicas estão classificadas em:

    1-JOGOS OFICIAIS DE COMPETIÇÃO;
    2-JOGOS OFICIOSOS DE COMPETIÇÃO;
    3-JOGOS AMISTOSOS; e
    4-JOGOS RESTRITIVOS.

    A seguir descrevo os critérios e as particularidades de cada um:

    1-JOGOS OFICIAIS DE COMPETIÇÃO
    Considero na estatística de jogos, aqueles em que o GRÊMIO entrou em campo obedecendo os critérios da FIFA, tendo a competição sido organizada por algum Órgão oficial (CBD, CBF, FGF, FIFA, CONMEBOL, etc... e demais associações (Associação de Futebol de Porto Alegre, quando dos campeonatos municipais, por exemplo).

    2-JOGOS OFICIOSOS DE COMPETIÇÃO
    Jogos que tinham duração de 80/90 minutos, disputados em torneios. Como exemplo, alguns torneios disputados no Brasil, na Europa, na Ásia e nas Américas. Mesmo às vezes não seguindo as determinações oficiais da FIFA, esses jogos faziam parte de torneios realizados por Federações/Confederações/Entidades locais OFICIAIS.

    3-JOGOS AMISTOSOS
    Não são considerados como jogos oficiais, mas são incluídos nas estatísticas como se fossem, porque o GRÊMIO utilizou uniforme, com arbitragem, substituições, cartões e outros detalhes que seguem as normas da FIFA.

    ResponderExcluir
  6. Continuando...

    4-JOGOS RESTRITIVOS (NÃO ENTRAM NA LISTA DE JOGOS DO GRÊMIO)
    Não são considerados como jogos oficiais, oficiosos ou amistosos, porque NÃO seguiram uma ou mais normas da FIFA. Aí, eu divido assim:

    a) 1º Caso - Jogo Treino: Considero como jogo-treino aquele em que o GRÊMIO não obedeceu uma ou mais normas da FIFA (não jogou com uniforme oficial de jogo e/ou não teve arbitragem oficial e/ou que teve várias substituições, inclusive com jogadores já substituídos voltando a campo e/ou tempo inferior ou superior a 90 minutos, desde que não seja o tempo de acréscimo). Exemplo: jogos de pré-temporada em que o time usa camisetas de treinos.

    b) 2º Caso - Jogo de Combinado: Aqueles que foram disputados por um combinado do GRÊMIO com outro clube do Brasil ou do Exterior, geralmente em caráter amistoso, de exibição ou comemorativo (Ex: COMBINADO GRENAL).

    c) 3º Caso - Jogo Anulado: Jogos que foram anulados, por erro de direito do árbitro da partida ou por fatores campo/extra-campo.

    d) 4º Caso - Jogo de Torneio ou Jogo Festivo, com duração inferior a 60 minutos: são os jogos de torneios tipo Início ou Encerramento, muito comuns antes dos anos 60. Para a abertura e fechamento das temporadas futebolísticas, as associações criavam torneios de futebol, realizados em um único dia, em um único estádio. As partidas tinham duração de 20, 30 minutos e eram decididas em número de gols, número de escanteios, número de pênaltis, etc... Os jogos festivos que seguiam esse tipo de critério, com duração inferior a 60 minutos, também não estão incluídos na lista. Por exemplo: Jogo em comemoração ao "Dia da Imprensa" ou ao "Dia do Cronista". Se essas partidas não apresentaram tempo superior a 70 minutos, não computo como jogo válido. Deixo listado à parte.

    Todos os jogos desse item 4 não estão incluídos nas minhas estatísticas do GRÊMIO. Mantenho os registros para que não se percam os dados.

    5- OBSERVAÇÃO
    a) Jogos que tiveram resultado WO, pois faziam parte de campeonatos oficiais organizados por Federações/Confederações/Entidades locais oficiais, tanto que os pontos desses jogos eram considerados na tabela, são considerados dentro de cada caso (1,2,3 OU 4). Apenas não são considerados os placares que eram dados em favor dos times que venciam. Por exemplo: alguns regulamentos consideravam o vencedor por W x 0 como vencedor pelo placar simbólico de 1 x 0, 2 x 0, etc. Sendo assim, esses "gols simbólicos" NÃO ESTÃO INCLUÍDOS nos gols pró e contra das respectivas tabelas de estatística. Estão apenas incluídos o jogo, a vitória ou a derrota por WO. Incluir resultados de "Tapetão" distorce o histórico de gols do Clube. Esse fato incluo após o lançamento da partida na lista, na coluna "Observação".

    b) Não são considerados na contagem dos gols marcados e sofridos, aqueles marcados em decisões por pênaltis. Somente aqueles marcados durante a realização do jogo (incluindo tempo normal + prorrogação). Nos jogos que tiveram prorrogação, considero o resultado final como o oficial.

    Paulo, esses são os critérios que uso. Assim tenho feito e tem dado certo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Paulo, dessa forma, tenho os seguintes números do Grêmio, na história, até o jogo contra a SER Caxias, sábado:

    5.257 JOGOS
    2.960 VITÓRIAS
    1.217 EMPATES
    1.080 DERROTAS

    10.795 GOLS MARCADOS
    5.404 GOLS SOFRIDOS

    ResponderExcluir
  8. Tens formação na área de exatas Alvirubro? A tabela é feita em excel? Como consegue alcançar tão rápido os dados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, não tenho formação em informática, mas tenho bom conhecimento em excell e access, o que facilita a pesquisa e a busca de dados. Como deves imaginar, todas os dados são incluídos em colunas pré determinadas, tornando a pesquisa rápida e quase infalível. Pode acontecer algum erro? é claro que pode. Por exemplo, basta eu digitar algum nome que tenha acento, sem acento. No momento em que eu for pesquisar, se não colocar exatamente a grafia da palavra, a busca vai "puxar" apenas aqueles nomes que atendem os parâmetros pedidos.

      É fácil de organizar, mas tem que se ter critérios. Depois de tudo catalogado, o sistema fica automatizado.

      É bem legal.

      Excluir
    2. É, mas até chegar a esse ponto, o pesquisador tem que gramar um bocado.
      Por isso, a importância que dou ao trabalho de quem pesquisa.

      Excluir
    3. Bruxo, isso é verdade.
      Quando eu olho as minhas tabelas, com quase 11 mil jogos da Dupla GRENAL, fico aqui imaginando "que loucura" que eu criei.

      Quanto tempo "jogado fora", para lançar tudo no computador. Vocês imaginam como eu guardava tudo isso, antes do computador chegar? Comecei essa brincadeirinha em 1989/1990, mais ou menos. Já tinha muita coisa guardada nas revistas PLACAR. O TABELÃO da Placar era o local de busca. De 1970 até 1990, foram 20 anos de folhas de Tabelão reviradas. Aí passei a botar tudo no papel, escrevendo à mão. Tenho essas anotações até hoje. Quando comprei o meu primeiro computador já tinha uma enormidade de dados para lançar. Aí é que eu fui criar o banco de dados.

      Depois, passei a lançar para o computador tudo o que eu tinha escrito. Jogo a jogo. Com o tempo os sistemas foram melhorando e chegamos aos atuais dados. Mas sempre tem algo a melhorar. E a gente sempre aprende algo novo. E o mais importante é que o pesquisador que faz isso não quer perder um jogo sequer, pois isso influencia na história do Clube. Vira uma "febre". É como colecionar álbum de figurinha. Depois que tu começas, não dá para parar.

      Excluir
    4. Agora é manutenção. Uma ou outra revisão.

      Excluir
  9. Muitoo bom o blog, Bruxo Nieferauer e Alvirubro.
    Eu também tenho feito muitas pesquisas para juntar dados dos jogos do Grêmio, e tenho varias estatísticas no excel, se pudermos compartilhar algumas informações seria legal. Segue meu e-mail: edso_franz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Valeu, Franz
    Eu sou apenas curioso, já o Alvirubro é da tua turma (eh,eh), gosta de estatística e não conheço ninguém, nem mesmo os profissionais de rádio, que tenha números tão confiáveis quanto os dele.
    Abraços,

    ResponderExcluir