Páginas

Páginas

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Opinião



Daqui para frente - Última parte

Encerrando o desabafo, reservo a derradeira parte para a missão importantíssima que deve ser desempenhada pelo treinador Luiz Felipe Scolari, a de repensar o seu objetivo frente ao Tricolor.

Poucos duvidam que ele seja o mais indicado técnico para conduzir o nosso clube ao lugar onde se encontram os caminhos para o sucesso, no entanto, Luiz Felipe precisa rever a sua função dentro do Grêmio. Ele sabe que hoje, a visibilidade sua, é maior do que a do Tricolor na esfera mundial, isto tem como decorrência, que à exceção de Fábio Koff, nenhum dirigente tem o arrojo necessário para trocar ideias com o comandante técnico, sem recear contrariá-lo, então, caberá ao próprio treinador "descer" um pouco e facilitar o diálogo com a Direção. Propor a troca de ideias, ouvir e refletir, refletir muito sobre a condução e formação do elenco.

A equipe atualmente não possui a jogada de flanco, seja pelos laterais, seja através dos meias, a transição da defesa para o ataque com rapidez não existe, também. Isso decorre da característica do grupo, quem poderá fazê-la? Na minha opinião, Lincoln. Pelos lados, Júnior e Raul. 

Utilizei este último parágrafo como ilustração de que parte dos problemas azuis não decorrem de carências do elenco, mas do excesso de zelo, da desconfiança qualitativa nos comandados ou, pior, por falta de convicção no modelo bem sucedido de outros clubes como por exemplo, os times mineiros.

 Parte do problema gremista reside na visão e ação de nosso comandante. 

14 comentários:

  1. É por aí. Algumas contratações desnecessárias acabaram impedindo que mais jovens fossem testados, principalmente nas laterais e ataque. Mais um estadual que passa e perdemos, em parte, essa chance.

    Por outro lado, também não podemos esquecer que Walace surgiu em meio a um brasileiro, e deve haver outros exemplos.

    ResponderExcluir
  2. Glaucio
    Nunca entendi o péssimo % de aproveitamento das categorias de base do Grêmio. Ponte Preta, Guarani e Flamengo dão um show em relação ao nosso clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é de agora ou a década de 90 foi exceção ?

      Excluir
  3. Exceção!
    Se tu fores verificar os anos 60 era de juvenis.
    Os anos 70 de muita perda, não houve aproveitamento de juvenis.
    Anos 80 aproveitamento de juniores.
    90, idem.
    Depois começa a rarear a safra.

    ResponderExcluir
  4. Time base dos anos 60: Alberto; Altemir, Airton, Áureo e Ortunho/Everaldo; Cléo e Sérgio Lopes; Babá, Joãozinho, Alcindo e Wolmir.
    Anos 80: Leão/Mazzaropi, Paulo Roberto, Newmar/Baidek, De Leon e Casemiro/Paulo Cezar; China, P.Isidoro/Osvaldo e Tadei/Tita/PCesar; Tarciso/Renato,Caio/Cesar, M.Sérgio
    Anos 90: Danrlei; Arce, Rivarola, Adilson e Roger; Dinho,Goiano,Arilson/Emerson, Carlos Miguel;P.Nunes, Jardel/Zé Alcino.

    ResponderExcluir
  5. Retomando um pouco da discussão sobre contratações, alguém é capaz se citar o ultimo meia armador inconteste (ou próximo a isso) do nosso tricolor?

    ResponderExcluir
  6. PJ
    Não era inconteste, mas eu gostava: Tcheco.

    ResponderExcluir
  7. PJ e demais amigos!
    Está caindo de maduro; Lincoln com a 10.

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião o Felipão deu adeus ao Grêmio em sua última saída, e dei graças a Deus! Nunca deveria ter voltado. Já era ultrapassado, mas na bengala do Grêmio vitorioso da época fez alguns contratos, mas já era. Estamos enaltecendo uma múmia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra nível de Brasil ainda é um dos melhores.

      Excluir
  9. http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2015/05/luis-felippe-centroavante-da-base-do-gremio-abandona-a-carreira-4755232.html

    Tem hora que desanima olha...

    ResponderExcluir
  10. PJ
    O cara é muito bom. Vi e lembro de ter escrito aqui sobre ele e Raul na Copinha. É incompreensível.

    ResponderExcluir
  11. Deve ter ficado com medo do frio...

    ResponderExcluir
  12. Reamente, esta passagem de Luiz Felipe está aquém do esperado. Ainda acho que é a melhor saída (talvez Cristóvão que eu não sabia que está no mercado), mas algumas medidas do Felipão são de presidente do clube, o que está errado.

    ResponderExcluir