Páginas

Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Opinião



O perfil de alguns jogadores

Recém retornando da capital, num dia espetacular de manifestações de civilidade, onde várias categorias de servidores estaduais impediram uma votação açodada e inconsequente, que exige amplo debate e reflexão de nossos parlamentares até a hora da votação; dito isso, vamos ao futebol.

Existem no Grêmio e, certamente, em outros clubes, jogadores que tem um perfil muito peculiar, isto é, a incapacidade de manterem-se em alto nível de competição, após o ingresso "abrupto" à equipe.

Bressan, Edinho, talvez Fernandinho, antes, década de 70: Escurinho (Inter), Zé Carlos Serrão (São Paulo), Ferreti (Botafogo), entre outros, são atletas que, numa emergência, dão resposta muito positiva, porém, se precisarem jogar uma sequência de partidas, não correspondem e, às vezes, até comprometem.

Esta é uma situação muito complicada para o treinador, porque, ele terá que trabalhar com o paradoxo de, quanto mais jogar, menos futebol o atleta apresenta, quando o esperado era adquirir entrosamento e ritmo de jogo; diante disso, o comandante deverá tomar uma decisão que pode implicar na saída destes jogadores do time principal.

Edinho vinha bem, não falta garra, nem disposição, mas se isso, num momento bem determinado, funcionou, depois, ficou evidente a falta que Maicon faz. As dificuldades de Edinho promoveram a saudade do futebol do nosso camisa 19.

O meio-campista vindo do São Paulo tem em seu dna futebolístico o domínio do principal fundamento do esporte bretão: o passe. Por ali, pela sua ausência, passou a derrota azul na Arena.

Encerrando, um abraço muito especial aos gremistas pelos 112 anos do nosso Imortal Tricolor.


6 comentários:

  1. Negócio é não inventar moda. Que volte a formação com Pedro Rocha e Luan na frente.

    Só acho que Roger tem demorado pra fazer as substituições.

    ResponderExcluir
  2. Glaucio
    Acho que não é só isso; ambos jogaram contra o São Paulo e o time não fez cócegas na defesa do adversário.
    O Roger precisa estimular, treinar, cobrar mais arremates de média e longa distância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a dupla que vinha jogando bem. Fernandinho não tem perna pra manter a intensidade exigida pela manteira do time jogar.

      Excluir
  3. Glaucio
    Não consigo ver esse cansaço no Fernandinho, sinceramente. Para mim, ele está no mesmo estágio dos que vinham jogando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim ficou claro, na medida em que entrando durante os jogos ele rendia mais do que iniciando.

      Excluir
    2. Complementando, antes um reserva 100% do que um titular meia boca.

      Excluir