Pequenas Histórias (106) - Ano - 1932
Festa no "Stadium" dos Eucaliptos
Fonte: Correio do Povo |
Em 1932, o Brasil ainda sacudia pela revolução de 30 e seus desdobramentos como o movimento armado que os paulistas praticaram contra o governo Vargas, batizado de Revolução Constitucionalista. Refrega que no início de Outubro chegaria ao fim com a vitória do governo central.
Naquele mesmo mês, dia 30, Grêmio e Internacional entravam em campo no novo "Stadium" dos Eucaliptos, inaugurado no ano anterior, para decidir o campeonato municipal. O Tricolor buscava o tricampeonato e vinha melhor, pois vencera os três últimos clássicos.
O estádio dos Eucaliptos recebia o seu maior público até então; autoridades presenciaram o clássico, inclusive o General Flores da Cunha, interventor estadual. Tudo estava pronto.
O Imortal levou a campo: Lara; Dario e Sardinha I; Heitor, Poroto e Sardinha II; Lacy, Artigas, Luiz Carvalho, Foguinho e Nenê. Um cano de time, especialmente o ataque e seu lendário goal-keeper Lara (vide foto acima, praticando defesa).
O Internacional compôs com Penha; Álvaro e Risada; Alfredo, Miro e Garnizé; Javel, Bermudez, Mancuso, Marroni e Marreco. Grant entraria na zaga, no lugar de Risada, que passaria para o meio, sendo sacado Miro, lesionado.
O jornal A Federação descreveu como um Grenal violento e de falhas técnicas, o Correio do Povo foi mais ameno, preferindo enaltecer as individualidades e a façanha do título azul. Ambos os jornais citam o centro-avante gremista apenas pelo primeiro nome: Luiz.
Pois, Luiz Carvalho foi o autor do único tento do "prélio" aos 25 minutos da etapa inicial; Nenê cruzou da esquerda, a pelota passou por toda a extensão da grande área, no momento em que se esperava a saída pelo fundo, Lacy se esforçou, dominou, cruzou, Luiz matou no peito e desviou fraco para a rede colorada, com a bola passando próxima do arqueiro Penha.
Após, o time locatário ensejou uma série de ataques, fazendo brilhar o goleiro gremista Eurico Lara, sendo este, responsável pela manutenção do placar.
Ele e Luiz Carvalho foram grandes figuras do "match", mas, ambos os jornais destacaram o "half esquerdo" Sardinha II, como a maior figura do clássico: "Foi o homem que mais luziu em campo, esteve simplesmente, estupendo"; assim, A Federação fez a sua análise. "Desenvolveu uma actuação notável, sendo o melhor em campo"; este é o trecho do Correio do Povo sobre Sardinha II.
O Tricolor do treinador Telêmaco Frazão de Lima, emendou a quarta vitória consecutiva em Grenais. Iria até seis em 1933; sequência, que só seria igualada em 1977/78 com Telê Santana. Coincidência; Telêmaco e Telê.
Naquele 1932, o Imortal, além deste tricampeonato da capital, também conseguiria o bi estadual.
Fontes: Jornais A Federação e Correio do Povo
Ele e Luiz Carvalho foram grandes figuras do "match", mas, ambos os jornais destacaram o "half esquerdo" Sardinha II, como a maior figura do clássico: "Foi o homem que mais luziu em campo, esteve simplesmente, estupendo"; assim, A Federação fez a sua análise. "Desenvolveu uma actuação notável, sendo o melhor em campo"; este é o trecho do Correio do Povo sobre Sardinha II.
O Tricolor do treinador Telêmaco Frazão de Lima, emendou a quarta vitória consecutiva em Grenais. Iria até seis em 1933; sequência, que só seria igualada em 1977/78 com Telê Santana. Coincidência; Telêmaco e Telê.
Naquele 1932, o Imortal, além deste tricampeonato da capital, também conseguiria o bi estadual.
Fontes: Jornais A Federação e Correio do Povo
Bruxo,
ResponderExcluirCarlos Ribeiro não jogou pelo Inter.
Ele aparece na escalação (o Inter tem 12 jogadores), mas acredito ter sido um erro da fonte de pesquisa.
Clássico GRENAL nr 39 da história.
A estatística, após essa partida ficou assim:
24 vitórias do Grêmio
04 empates
11 vitórias do Inter.
Verdade, Alvirubro.
ExcluirNão sei de onde apareceu, não está em nenhum dos dois jornais. Falha nossa.
Existem algumas místicas sobre certos jogadores: Carlos Ribeiro, que era um excepcional jogador, jamais teria perdido um pênalti. Entretanto, nas minhas pesquisas, encontrei mais de uma afirmação dando conta que Ribeiro bateu algumas penalidades máximas para fora. Histórias e estórias que marcaram jogadores da Dupla Grenal.
ExcluirDeve ter sido o espirito dele.
ExcluirComo curiosidade, os gols centenários no clássico GRENAL foram esses:
ResponderExcluir24.05.1925 - Internacional 3x3 Grêmio - #100 Luiz Carvalho 18' do 2º tempo (Grêmio)
30.08.1936 - Internacional 3x2 Grêmio - #200 Mancuso 13' do 2º tempo (Inter)
20.10.1940 - Internacional 4x3 Grêmio - #300 Russinho 25' do 2º tempo (Inter)
30.09.1945 - Internacional 4x2 Grêmio - #400 Ivo Aguiar 22' do 1º tempo (Inter)
26.08.1951 - Internacional 1x1 Grêmio - #500 Ferraz 17' do 2º tempo (Grêmio)
21.08.1960 - Internacional 1x5 Grêmio - #600 Juarez 30' do 1º tempo (Grêmio)
30.08.1972 - Internacional 2x0 Grêmio - #700 Volmir 26' do 2º tempo (Inter)
03.08.1982 - Internacional 0x2 Grêmio - #800 Tarciso 44' do 1º tempo (Grêmio)
29.07.1990 - Internacional 1x4 Grêmio - #900 Paulo Egídio 31' do 2º tempo (Grêmio)
10.07.2004 - Internacional 2x0 Grêmio - #1.000 Fernandão 33' do 2º tempo (Inter)
13.04.2014 - Internacional 4x1 Grêmio - #1.100 Alex Raphael 11' do 2º tempo (Inter)
Uma particularidade desse ano de 1932, para o Tricolor. Não teve nenhuma derrota do time principal, na temporada.
ResponderExcluirConfirma-se que era um time muito forte. Veja que na foto, estão até os reservas, mostrando coesão.
ExcluirNessa época, havia campeonatos de 1ºs quadros, 2º quadros e de 3º quadros. Os 3ºs quadros jogavam pela manhã. Os 2º quadros faziam a preliminar e depois os times principais entravam em campo. As tabelas dos campeonatos eram as mesmas. E os locais de jogos, também. Com raríssimas exceções, havia jogos em outros campos.
ExcluirEra comum, após os jogos principais, os jogadores tirarem fotos, todos juntos.
Além disso, as substituições só eram permitidas em caso de lesão de algum jogador. Então, as equipes tinham poucos reservas, uma vez que os jogadores que participavam das partidas de 2º e 3º quadros não podiam jogar as partidas de 1ºs quadros, na mesma data.
E os tempos eram de 40 minutos; lembro disso, porque o meu pai assistiu o Grenal Farroupilha e os gols gremistas foram depois dos 35.
ExcluirExato! Tempos de 40 minutos.
ExcluirOutra curiosidade: nessa época não havia número nas camisetas.
Tu sabes que revisando algumas publicações de jogos antigos, no GRENAL de outubro de 1947, na Baixada, o Inter estava usando números das camisetas. Ficou impossível de ver se as camisetas do Grêmio tinham também número. Mas uma coisa é certa: até agosto de 1947 nem Inter e nem Grêmio tinham numeração. Pelo menos não aparecem , nas fotos do Correio do Povo
A decisão do Campeonato Estadual foi realizada no Estádio dos Eucaliptos, que recebeu mais de 17 mil torcedores, e viu o Grêmio aplicar 5x1 no EC Pelotas.
ResponderExcluirAlviBruxo, que dupla, hehe
ResponderExcluirPJ
ExcluirPrecisa ver a luta da nossa turma do Arquivo Histórico, se não fossem as meninas (a maioria), muito se perderia. Que venha a digitalização destes documentos!!!
Bruxo, está caindo de maduro. Talvez o nosso AH seja um dos melhores do Estado. Os arquivos de POA tem muitas coleções, porém já "destroçadas", com páginas de periódicos faltando, porque alguns "espertinhos" simplesmente para não copiar, arrancavam as páginas.
ExcluirUm conhecido meu, que andava atrás de jornais para pesquisar os Gauchões dos anos 60, teve muitas dificuldades em achar dados. Do ano de 1961, ele conseguiu apenas dois jornais em condições. O restante está dilacerado.
Pelo menos, em breve (dois anos) o Correio do Povo promete ter o acervo de 120 anos todo digitalizado. Aí será uma festa, eheheheheh.
Tem uma história, que eu me recuso a acreditar: Quando o arquivo histórico saiu do Fórum da praça daqui do centro, conta-se que no trajeto, como as ruas eram muito esburacadas, para aliviar o peso do caminhão, o motorista e auxiliares, retiraram parte do "monte de papel velho' e deixaram numa das calçadas do trajeto e prosseguiram a "viagem".
ExcluirSó pode ser lenda.
Amanhã (hoje) o Grêmio vence a primeira no "novo" Beira-rio.
ResponderExcluirGlaucio
ExcluirTomara. Mas vai ter que suar sangue; só toquinho para o lado, negativo. Até estou gostando que o Edinho e o Ramiro estejam recuperados.
Luan tem que botar o dedo na tomada antes do jogo.
ExcluirCom ele inspirado, todo o ataque joga bem.
ResponderExcluirTem feito bons grenais, mas acho que hoje tem gol de Éverton.