Derrota com conformismo
O Grêmio apresentou o mesmo futebol que vem apresentando fora da Arena; antes, ser visitante no estádio gremista era um pesadelo, agora mudou muito, os adversários do Grêmio não saem do Rio Grande sem, pelo menos, um ponto.
O 1 a 0 do Fluminense, gol de Scarpa, escancarou o momento de apatia do time e desse interino. Engraçado! Cheguei a ler em um dos jornais daqui, que o James Freitas estava pronto para repetir o que Zé Ricardo vem fazendo no Flamengo. Os caras tem cada uma.
Nem vale a pena escrever sobre este jogo; a desesperança bateu. Renato terá que trabalhar muito para estancar a queda livre.
O problema é que todo treinador que assume, começa mantendo a escalação do técnico demissionário; será assim: Renato vai manter Grohe, Marcelo Oliveira, Ramiro, Douglas, Maicon, Henrique Almeida; isso levará, no mínimo, duas semanas para ele se convencer que do jeito que está, não dá, acontece que em 14, 15 dias, o time jogará 4 partidas, perderá muito tempo o treinador Renato.
Não vejo como alterar em curtíssimo prazo o quadro gremista dentro das quatro linhas.
Claro! Ouço agora na Guaíba, que o Roger não era o problema, mas, convenhamos, são sete partidas sem vencer, não é esse jogo de agorinha apenas, além disso, quem avaliza Marcelo Oliveira ou resiste em trocar outras peças que passam o ano falhando, não pode ser criticado ou responsabilizado?
Vamos torcer para que esse trio que entra (Preis, Renato e Espinosa), consiga mudar o ânimo e promova os ajustes necessários ao time.
Repetindo a frase preferida de Celso Roth: - É difícil, é complicado.
Futebol sofrível, no entanto completamente esperada.
ResponderExcluirPara mim, o ano não acabou, mas não devido à Copa do Brasil. Já disse que é mais fácil uma vaca subir em árvore do que o perfil desse elenco vencer mata-mata. Não acabou porque não fizemos ainda os famigerados 45 pontos. Para quem achou que seria tarefa tranquila, a partida de hoje demonstra que estamos vivos em busca dessa vaga no segundo escalão do país.
O interino deveria ser convidado a se retirar. Futebolistas assim eu quero no meu concorrente (e inclusive vai com carta de recomendação). Era a sua chance de ouro de aproveitar o vácuo do finado técnico e retirar os péssimos jogadores que já destruíram o ano do clube... porém comodamente manteve a mesma estrutura tática e nominal.
Os impactos da Era Roger, quais sejam, o toque-toque sem objetividade, a bola aérea defensiva, a bola área ofensiva, a inexistência de jogadas laterais, a falta de conclusão e - principalmente - o espírito perdedor com suas inúmeras desculpas esfarrapadas levarão muitos meses para serem superados.
É, Rafael
ResponderExcluirVi o jogo e o áudio da Guaíba e o comentarista é sofrível. Ao defender Roger lembrou que ele foi terceiro colocado no Brasileiro do ano passado, mas aí lembrou que Renato fora vice em 2013, o argumento foi prejudicado; partiu para a comparação com Argel e desceu o pau no antigo treinador colorado; usou expressões e adjetivações que não empregava, quando o mesmo ainda tinha vínculo com o Coirmão; por que não fez isso antes?
A grande verdade é que o Grêmio fez muito mais pelo Roger do que ele pelo Grêmio, enquanto técnico. Sai com o mercado aberto, sai revigorado, enquanto o clube, quando teve reais chances de título (Primeira Liga e Gauchão), a escolha das prioridades foi totalmente equivocada. Escolher bem as encruzilhadas do futebol, também são predicativos exigidos nesta profissão.
Quanto a James Freitas, parece que "encomendou" a equipe de tal forma, que desse saudades do período anterior.
Lamentável.
James, em oportunidades anteriores, já tinha dado mostras de não saber o que está fazendo ali. Engraçado compor a "comissão permanente do clube". Talvez isso explique um pouco dos seguidos fracassos.
ExcluirPJ
ExcluirOutro ponto importante: A reavaliação da comissão permanente do clube; o ano dos goleiros gremistas é sofrível.Será que estão sendo bem treinados?
Não brinca com isso que nessa onda me trazem o Manga coordenador da "treinação" dos arqueiros kkk
ExcluirRoger não era o maior problema, mas tinha bastante culpa no cartório.
ResponderExcluirSerá que sempre é preciso eleger um único culpado?
Num sistema presidencialista a culpa sempre é do presidente,pois é ele quem avaliza.
ExcluirHeraldo
ExcluirTambém penso, o grande responsável é o presidente. Para o bem ou para o mal.
Glaucio
ResponderExcluirNão, não serão apenas Rui Costa, nem Roger,mas se for assim, livrando a cara de meio mundo, vamos chegar a conclusão que o Marcelo Oliveira não tem tanta culpa assim.
É um problema de gestão, basta ver que tentaram Doriva, Cristóvão e ficaram com a terceira alternativa.
Agora falaram em manter o projeto e trazem um treinador para 3 meses.
Pode dar certo, mas, será muito mais sorte do que convicção.
Gustavo Scarpa: "Não jogamos tão bem, mas foi o suficiente para vencer" após Grêmio 0x1 Fluminense - Sua opinião amigo bruxo niederauer?
ResponderExcluirA verdade é que esse é um jogador diferenciado; como torcedor, sugeri a sua contratação, assim que começou a dar indícios que era bom.
ResponderExcluirScarpa tem a capacidade de ser mais efetivo do que Douglas e Lincoln, por exemplo.
Falta pulso firme ao comando, uma mescla da energia de Luiz Felipe com o momento de Roger.
Não gostaria de ver Renato no comando, mas com a assessoria do Espinosa pode dar samba, o problema é aquilo que escrevi; isto é, os treinadores começam pelo time que não vem dando certo, depois, só depois, começam a alterar, no caso do Brasileiro/16, pode ser só para escapar da degola.
Como o amigo avalia quando as pessoas dizem que perdemos tempo torcendo por um time de futebol?
ResponderExcluirDaison
ResponderExcluirAcho que elas tem razão; o problema é que somos a maioria, pelo menos na Itália,Alemanha, Turquia, Inglaterra, Espanha e Brasil. Nesses lugares, muitos perdem tempo torcendo.
As vezes o Grêmio - me parece - corre atrás do rabo.
ResponderExcluirA direção está completamente perdida, restantes três meses para o fim do ano e, me parece, menos de um para o pleito eleitoral, o hábil político Bolzan escalou uma dupla de ídolos gremistas para se aproveitar do perfil de ambos.
Como diria Mino, até o reino mineral sabe que a dupla tem dupla tem prazo certo, vai durar uma chuva, depois...
Gostaria sim de ver ambos no futebol gremistas, mas como diretores, com um técnico de verdade.
Já não guardo qualquer expectativa, talvez mudemos o nome do clube para "ano que vem F.C."
Mas olha chê, dentro do contexto atual era o melhor a fazer mesmo. Trazer um treinador que pode dar uma motivada no elenco, num prazo curto, pra tentar beliscar uma copa do Brasil. O perfil de Renato é esse.
ExcluirIniciar projeto com toda a turbulência eleitoral e no momento tenebroso do time seria pior, e poderia queimar o técnico que viesse já pensando em 2017.
Glaucio, td bem, se a direção também pensa assim que fale. Agora, me vir com essa de "manutenção do projeto", mas vão né...
Excluir1°- tinha que mudar,mais fácil mudar um do que 11.
Excluir2°-Renato trabalhou bem nas duas passagens,na continuidade foi sacaneado.
3°-quem seria o escolhido? Julinho,rpsbife,lisca,cremer?
4°-alguns dizem que ficamos vice a 12 pontos do campeão,sim mais vice,pense nos outro atrás de nós.é capaz de quererem algum treineiro desses.
5°- o groe(mais de réptil)piorou após a titularidade do geromedo.
Até porque a campanha do Cruzeiro foi acima da média;12 pontos, mas vice.
ExcluirTá aí uma maneira de ver a coisa, Heraldo. É consenso que Rhodolfo era melhor na bola aérea do que Geromel. Com a saída do primeiro, Grohe passou a ter que sair do gol, ponto em que sempre foi fraco, e deu no que está dando...
Excluir1. Não tem que mudar o mais fácil, deve-se mudar o mais correto! Esse pensamento chega a ser absurdo!
Excluir2. Nada contra Renato, mas não é técnico.
3. Qualquer que mantivesse o "projeto", ou a direção já desistiu dele?
4. Vice virou título?
6. Essa defesa do Marcelo é ridícula!!! E posso me orgulhar de dizer, já faz mais de ano, que uma hora a corda ia arrebentar até pro lado do Geromel graças a incapacidade que muito tiveram de perceber o quanto esse goleiro é medíocre. Ombreando o Bruxo sempre alertei, não adianta mudar nomes no quarteto defensivo enquanto for mantido o goleiro, dito e feito! Sobra pro Geromel, pro massagista, pro treinador de goleiro mas ninguém admite que errou.
PJ
ResponderExcluirMuito complicado; a hora da troca era depois dos fracassos no Gauchão e LA, mas ficaram "ensebando" com o Roger e perderam o Marcelo Oliveira, por exemplo.
Agora é salvem-se todos do jeito que der.
Outro problema é entregar o clube para uma turma aventureira; o Bolzan se tiver aprendido a lição deste ano, poderá fazer uma boa gestão.
Dois anos são o bastante para aprender lições Bruxo; Bolzan me parece perfil Odone, mais preocupado com a política do que com o clube.
ExcluirPerderam Mano e o próprio Oliveira. Ano que vem, provável, teremos o Levir livre.
PJ
ExcluirBolzan segurou Walace e Luan, se fosse outro, certamente venderia até para um mercado europeu menor.
Bolzan (parece) acerta fora do futebol.
Mas tem alguns movimentos inexplicáveis Bruxo. Ninguém sabe dizer que fim levou a grana do Giuliano; contratar, a peso de ouro, dois zagueiros medianos, também não recomenda; a renovação com atletas sabidamente insuficientes e o ápice, pagar 7 milhões pelo Maicon.
ExcluirBolzan largou o futebol pra fazer campanha, isso não acaba bem.
PJ
ExcluirÉ verdade, mas acho que ainda avançamos em RELAÇÃO aos anteriores (-Koff, que pegou o pepino). Outra coisa inexplicável é alguns juniores estarem "prontos" Tilica, Guilherme e outros ainda não como Raul, Iago e Tontini. Muito estranho.
Ex jogadores nossos, todos entre os 3 primeiros do campeonato.
ResponderExcluirVíctor, Juan, Réver, Erazo
Pará, Rafael Carioca, Cleiton Xavier, Alan Patrick, Zé Roberto (Fábio Santos)
Dudu (Fernadinho), Leandro Damião
Tu pagaria 400 mil pra ter o Zé de lateral?
ExcluirPagaria 350 mil pro Fernandinho?
Pagaria 12 milhoes de reais pelo Dudu (que deve receber um salário acima de 200 mil)?
Geromel joga menos do que os três citados?
Edilson joga menos do que Pará?
Sobram Victor, Cleiton Xavier, Alan Patrick e Damião. Querem (colorados e gremistas) qual deles no time? Tinha a mesma opinião em junho?
Pois é, Glaucio! Bom são os que ficaram.
ExcluirGlaucio, eu não vou fazer uma tese, citando os motivos que levam ou levaram esses jogadores a não renderem aqui no RS. Apenas uma coisa eu te digo: faltam recursos humanos capacitados para gerir nossos clubes. A falta de títulos nacionais não é mera coincidência.
ExcluirDudu e Zé sairam do Grêmio e foram campeões da CB, tendo sido o lateral um dos artilheiros da competição.
ExcluirDudu, hoje, é capitão da equipe líder do brasileirão.
Se nem isso nos faz repensar, talvez a direção esteja em consonância aos desejos da torcida.
Em janeiro de 2015 vocês pagariam o que eles custavam?
ExcluirGlaucio
ExcluirHá renegociação, muitos jogadores, bem aconselhados, reduziram os salários. Zé Roberto fez isso no Grêmio e poderia fazer novamente; não acho que ele devesse ficar, mas absurdo dos absurdos é fazer um contrato até 2020 e pagar 400 milhas para um goleiro, que até hoje está devendo e muito.
Pode até jogar bem amanhã e ser decisivo, mas hoje, ele é o maior exemplo de torrar dinheiro.
Acreditem, na Dupla GRENAL, atualmente, nenhum dirigente quer saber de futebol. Não, não é um acaso o futebol gaúcho estar sendo ridicularizado pelo Brasil afora. Os culpados têm nome, sobrenome e endereço.
ResponderExcluirMas vamos em frente, em breve teremos eleições nos clubes, os salvadores de sempre farão suas campanhas e o torcedor vai acreditar outra vez.
Alvirubro
ExcluirNo Grêmio, ainda vemos avanços fora de campo, mas o Coirmão ...
Bruxo, Rolmildo vai pelo mesmo caminho. Espere e verás!
ExcluirDeixa eu ser otimista, Alvirubro (he,he).
ExcluirEu deixo, amigo! Temos que acreditar sempre. Tem um ditado espanhol que diz mais ou menos isso: “Y habrá quien diga que es solo un juego. Pero aquí no se vive solamente un partido de fútbol. Porque aquí te arrancan un pedacito – del alma; del corazón.”
ExcluirMuito bonito, mas deve ter dito borracho.
ExcluirUm time inteiro de contestados.
ResponderExcluirAmigo bruxo, quando o Grêmio vai ganhar um Brasileirão de PONTOS CORRIDOS? E COMO O AMIGO AVALIA AS CAMPANHAS DE 2006 - 2015?
ResponderExcluirA qualquer momento, Daison, basta aliar um bom executivo ou vice de futebol, manter a boa base.
ExcluirSobre as campanhas, apenas em 2008 tínhamos reais chances, mas por erros incríveis, entregamos o campeonato.
2006 foi muito mais trabalho do Mano Menezes do que outros fatores.
2013, Renato fez milagres, mas o Cruzeiro estava muito à frente dos demais.
2006 - 3º 2007 6º 2008 2º 2009 8º 2010 4º 2011 13º 2012 3º 2013 2º 2014 7º 2015 3º = analisando, o fracasso ocorreu mesmo em 2011. O que achas?
ResponderExcluirDaison
ResponderExcluirSe houvesse um título no meio, a pressão seria menor ou inexistente; o exemplo é o Inter que há 6 anos não ganha nada relevante e tudo bem para os torcedores e para a mídia.