Páginas

Páginas

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Opinião




Vitória com jeito de Favorito

Que pena aquela decisão equivocada de colocar os reservas dos reservas no Recife. Imaginem! Seriam 18 pontos em 18 disputados. Até eles se mostrarem inúteis, seguirei lamentando. Hoje, eles significariam a liderança isolada.

A forma como o Bahia encarou o Tricolor na Arena demonstra que, cada vez mais, os adversários imporão dificuldades inéditas, por isso, o repertório de jogadas e inovações táticas serão as armas gremistas para seguir vencendo, algo muito difícil de acontecer indefinidamente. À medida que vai vencendo, ironicamente, também se aproxima de uma derrota.

Particularmente, não empregaria a escalação que saiu jogando. Por que? Porque houve quatro trocas na prática; Edílson entrou na lateral direita, Maicon na de Arthur, Arthur na de Luan e Luan na de Lucas Barrios. É muita coisa.

Renato tentou acomodar a volta de Maicon (que até foi bem). Se fosse uma situação diferente, isto é, Michel e Maicon titulares, ele não faria entrar Arthur, nem efetuar toda essa engenharia. Simplificando o raciocínio, se a opção fosse entre Arthur e Éverton para o lugar de Lucas Barrios, o treinador optaria por mexer apenas na frente.

O Bahia foi um grande teste, pois se mantivesse o empate, ingressaria no G-4. Por enquanto, não é nenhuma "galinha morta".

Se acho que Renato escalou mal; entendo que acertou nas mexidas. Fernandinho abriu a defesa baiana, Éverton repôs Luan na sua posição e Lincoln deixou o time mais ofensivo.

A defesa se comportou bem, o meio apresentou novamente Michel como o melhor do setor. Luan segue sendo o nosso melhor atacante.

O dono do jogo foi Pedro Geromel, secundado por Bruno Cortês (que fez o gol decisivo) e Michel.

Ramiro e Arthur, talvez pela ausência de Leonardo Moura, não repetiram as boas jornadas anteriores.

O triunfo da forma como foi, 1 a 0 com gol aos 40 minutos, no abafa de um escanteio, marcado por um defensor, sinaliza que o Grêmio neste momento do campeonato, é um dos favoritos.

Segue link com os melhores lances:

https://www.youtube.com/watch?v=vAMci57zLrs

28 comentários:

  1. Como sempre um comentário lúcido do Bruxo. Compartilho tuas opiniões. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, João.
      Aprendi alguma coisa naquelas caminhadas da Benjamin até o nosso colégio. Um abraço

      Excluir
  2. Marcelo Flavio12/06/2017, 22:52

    Acomodar o bruxo Maicon foi de doer mexeu, quase, em meio time. Acabou comprometendo a mecânica do time.
    Renata deveria ter feito o simples, um atacante por outro, nada de pardalice. Ta na hora de mostrar que é treinador e utilizar o ótimo elenco que tem a disposição.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo Flavio
    Posso estar errado, mas acho que muito da dificuldade de hoje também passou por esse desarranjo nas mexidas, além, é claro, do bom time do Bahia.

    ResponderExcluir
  4. A alguns dias falei que a torcida terá que ter muita tolerância quando as derrotas vierem. Pois não é o que se viu e estamos vendo. Bastou um 0x0 no primeiro tempo para a chuva de criticas virem.
    Isto é reflexo de anos sem um grande título. Claro, somos os “Reis de Copas”. Não é o suficiente. Reconhecidamente o “brasileirão” tem importância maior. Só que o brasileirão é uma das competições mais difíceis do mundo. Foco e estratégias do início ao fim. O Bahia, que só deseja não ser rebaixado, criou muitas dificuldades. Outros criarão. Porém, seria inadmissível perder pontos para o Bahia, assim como perdeu para o Sport. Fará falta no final (que eu queime minha língua).
    Mas, o importante não está ai. Com a priorização que se fez em Recife, percebemos as intenções do clube como um todo. O Campeonato Brasileiro não é prioridade. É, apenas, um “balão de ensaio” para outros objetivos.
    Quanto a partida, já era esperado que qualquer um que jogar contra o tricolor gaúcho criará dificuldades.
    Quanto a partida, não creio que Renato errou na escalação inicial. Basta ver o domínio na primeira etapa (faltou Luan jogar mais “enfiado”, mesmo não sendo seu melhor rendimento, mas é o único que resolve “lá dentro”). Não temos substitutos para Lucas Barrios (a não ser, talvez, Beto da Silva, que até agora não vimos dar o ar da graça). Aliás, uma substituição foi mal feita. Teria que ter entrado Beto da Silva, estando preparado ou não. Everton é excelente para se aproveitar uma defesa que está “vazando” e não uma que não esteja dando espaços.
    Falam tanto em “bruxos”, mas Maicon foi substituído. Ah, e um detalhe importante: não temos meias. O garoto Lincoln ainda não mostrou que pode o que todos acham que ele pode!
    E agora, José?
    Bola pra frente.
    As críticas?
    Normais para quem deseja mais do que já tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ainda tem o Fernandez; está lesionado?

      Excluir
    2. Tem Fernandez e Bolanos. Lincoln por Maxi dá 06 por meia dúzia.

      Excluir
    3. Maxi não esta no grupo, gaston e bolanos não estavam a disposição

      Excluir
  5. Verdade, Arih!
    Faltou alguém mais "enfiado" na área, mas também, alguém que se aproximasse com mais vocação para o arremate, tipo o velho Osvaldo ou João Severiano.
    Vamos que ter paciência, porque tirando os times mais fracos,aqueles que estarão no meio da tabela farão o mesmo que o Bahia, quando jogarem aqui na Arena.
    Teremos que ter paciência.

    ResponderExcluir
  6. Não vi nem ouvi o jogo, apenas comento com base no que li após, e concordo com as críticas, mexer em meio time, mudando a mecânica, pra acomodar Maicon....o pior de Renato voltou, o bruxismo, a preferência por medalhões. A posição é de Artur, o único que não pode sair da volância é Artur!

    Por que não tentou Maicon na meia, afinal, é um jogador mais parecido com Douglas, de quem ele tanto gostava?

    Sendo justo, do que vi no compacto, o único passe pra gol foi de Maicon (se não estou enganado) para Pedro Rocha, que tentou encobrir o goleiro.

    No mais, fecho com o título, nenhum time que tenha vencido o brasileirão deixou de vencer mesmo jogando mal algumas vezes, é um fato que não ocorria com o Grêmio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio,a respeito de tua curiosidade, sobre o desempenho de 2012, postei no tópico "Goleada Estranha" o que pediste. Acho que era o que querias, Caso não seja o que esperavas é só mandar a dúvida.

      Excluir
    2. Caramba! Tu fez bem mais do que eu queria. Tem essas tabelas no Excel?

      Excluir
    3. Não, Glaucio, não estão em Excell. O meu sistema tem uma série de rotinas, que calcula várias situações como Nr de jogos, Vit, Emp, Der, Gols Sofridos e Marcados. Atuações de jogadores, Estádios, Sequências de resultados, percentual de aproveitamento. Dá para brincar bastante.
      Coloquei sobre o ano de 2013, como pediste, no outro tópico.

      Excluir
    4. Glaucio, em Excell também é possível organizar isso tudo, com um pouco de paciência.

      Excluir
    5. Eu vi lá, e responde. Quisera eu ter tempo de fazer essas análises com calma.

      Excluir
  7. Ganhou é a conta.
    Que tenha aprendido com o erro, não repita e bola pra frente.
    obs: Bolanos treinava normalmente e não há notícias de lesão no La Gata, o que será que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PJ
      Será que há alguma coisa errada com Bolaños e La Gata, isto é, "além quatro linhas"?

      Excluir
  8. Glaucio, você ainda é daqueles que acreditam no Maxi? Teve muitas chances e sempre foi "mais ou menos" (Lembro do Bruno-o novo Ronaldinho; chance, meia chance, não faz diferença; ou o Arthur não teria mostrado sua cara para todos, teria?). Ou os interessados nele queriam ele de graça ou o falado interesse não era real. Nada que justificasse toda a esperança de "queridinho" (queridinho é o Luan que mesmo jogando mal tem créditos). Mas já foi. Paulo, concordo e diria mais: prefiro Lincoln como promessa do que Maxi Rodriguez. Quanto ao Ganstón e ao Bolãnos, também não sei, mas não estavam no banco. Entrariam, naturalmente, em vez de Maicon, embora, como o próprio Glaucio falou abaixo, foi quem criou a melhor oportunidade (para o PR) e não o esperado Luan. Glaucio novamente, diria que não é só o Arthur que não pode sair. O Michel e o Ramiro também não. Mas venhamos: criou-se uma imagem negativa contra o Maicon e ele é um décimo segundo jogador no time. Aliás, mesmo com algumas carências, o Grêmio, hoje, tem alguns no banco que seriam titulares em qualquer time (ou na maioria).
    O Paulo tem razão: “Ganhou é a conta”. Precisa mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih, tenho levantamento e números do Maxi (que não vem ao caso, mas se quiser posso colar aqui) que mostram que isso de não aproveitar chances - se comparado aos titulares que jogavam na época dele - não é bem assim. Hoje seria um bom reserva, com características que o próprio Lincoln ainda não demonstrou ter (o chute de média distância, o drible vertical). De qualquer forma, como venceu o contrato dele, e temos Lincon, melhor pra todos, o Grêmio economiza, e o uruguaio de repente ache espaço pra jogar em outra equipe. O mesmo caso seria o de Fernandinho.

      Sim, ao fim e ao cabo, é o que importa, ganhar. E isso é o fato importante do último jogo, ganhar mesmo quando não joga o melhor futebol possível. O problema é a causa de não ter jogada tão bem, que ficou clara, e por isso a cobrança.

      Excluir
    2. Pois é, Glaucio. Não desejo discutir e sim mostrar minha visão da coisa. Nesse sentido, vejo que Lucas Barrios, Léo Moura, Bruno Cortez, Arthur, Michel e até Pedro Rocha aproveitaram as chances mínimas que lhes foram oferecidas. Só depois das lesões é que ganharam chances mais claras, mas em função dos curtos momentos que entraram e ransmitiram confiança. Qualidade, obediência tática, efetividade. Kiese, nos anos 70, veio como uma das mais caras contratações que o Grêmio já havia feito em sua história. Protagonista dos títulos do Olímpia. Grande esperança. Só esperança. Foi vendido com grande prejuízo, sem ter demonstrado 10% do que se esperava dele. Acontece com muitos. Fernandinho pelo alto salário deveria render mais. No entanto, foi ele que contra o Bahia fez um “auê” na defesa adversária. Mais efetivo do que Everton, apesar dos 3 gols contra a Chape. Porém, 90% da torcida não quer ele (inclusive eu). Como justificar tudo isso? Há alguns que se encaixam, outros não (seja por deficiência técnica, seja por desobediência tática, seja pela efetividade, seja por problemas extra campo. Tiago Machosvckidemonstrava uma carreira muito boa. O que ocorreu? Fora da quatro linhas não correspondeu o mínimo que se espera de um atleta, de um profissional, de um gremista. Bruno César que jogou no Corinthians (boa passagem) e outros, chegou a ser cogitado no Grêmio. Pior, já havia passado no Grêmio. Por quê não foi melhor aproveitado na primeira passagem?
      O futebol é mais complexo do que o torcedor normal enxerga.
      Só isso, só isso.
      Quanto a jogar mal e vencer, já contei a história aqui do cronista estrangeiro que se dirigiu ao brasileiro que criticava seleção em uma Copa do Mundo que o Brasil ganhou: Por quê você reclama tanto se sua seleção está vencendo? Gostaria que a minha estivesse seguindo como a sua, seria a certeza de maiores alegrias.
      O Grêmio está no caminho. Difícil, mas na estrada. Até aonde chegará, só no final saberemos.

      Excluir
    3. Parabéns Arih!
      Leo Moura o acabado!
      Barrios o refugado!
      E tantos outros exemplos.
      Também gostaria que o técnico escalasse os meus bruxos.
      Final do pentacampeonato o barriga de cadela virou bom como todo o time.
      Gláucio só a título de exemplo, se tu és o técnico do GRÊMIO teríamos que aceitar teu bruxo maxi.

      Excluir
    4. Hoje não, heraldo. Hoje ele seria 2ª opção no banco.

      De repente eu não teria trazido Gaston, economizaria em salário, e como o contrato de Maxi terminou agora, eu também não faria questão de renovar, pois temos Lincon.

      Essa ladainha em relação ao Maxi, ao menos de minha parte, começou em 2014, quando houve diferença de tratamento a ele. A diferença é que hoje temos jogadores melhores do que ele (Miller, Luan e Fernandez). Na época, só Ruiz, que também não era titular com Enderson.

      E pra tu ver como ele não é meu bruxo, quem conversa comigo desde aquela época sabe que fui contra a contratação, pois tínhamos Deretti e Guilherme Biteco para a função, e estes, a exemplo do que o ocorreu com Maxi, nunca tiveram sequências no time titular, mesmo entrando e fazendo gols ou dando assistências, quando entravam 10, 15 minutos....já outros, se perpetuavam na titularidade produzindo menos.

      Eu sou "econômico", se tem jogador da função, acho justo que seja testado, antes de trazer outro.

      De repente o problema do Maxi seja nos treinos, não sei, não vi. O que vi, é que nos jogos, a média dele foi melhor do que a de muitos titulares que tivemos no período.

      Excluir
  9. RENATO PORTALUPPI COMO TÉCNICO DO GRÊMIO
    TOTAL
    150 jogos
    74 vitórias do Grêmio 49,33%
    43 empates 28,67%
    33 derrotas 22,00%
    240 gols marcados pelo Grêmio 1,60 por jogo
    145 gols marcados pelos adversários 0,97 por jogo

    RENATO PORTALUPPI - TÉCNICO - OLÍMPICO / ARENA
    77 jogos
    47 vitórias do Grêmio 61,04%
    18 empates 23,38%
    12 derrotas 15,58%
    143 gols marcados pelo Grêmio 1,86 por jogo
    63 gols marcados pelos adversários 0,82 por jogo

    RENATO PORTALUPPI - TÉCNICO - FORA DO OLÍMPICO / ARENA
    73 jogos
    27 vitórias do Grêmio 36,99%
    25 empates 34,25%
    21 derrotas 28,77%
    97 gols marcados pelo Grêmio 1,33 por jogo
    82 gols marcados pelos adversários 1,12 por jogo

    _____________________________________________________________

    LUAN NO GRÊMIO
    TOTAL
    187 jogos
    98 vitórias do Grêmio 52,41%
    45 empates 24,06%
    44 derrotas 23,53%
    269 gols marcados pelo Grêmio 1,44 por jogo
    159 gols marcados pelos adversários 0,85 por jogo
    51 gols marcados

    LUAN NA ARENA
    100 jogos
    63 vitórias do Grêmio 63,00%
    23 empates 23,00%
    14 derrotas 14,00%
    164 gols marcados pelo Grêmio 1,64 por jogo
    67 gols marcados pelos adversários 0,67 por jogo
    29 gols marcados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero bons números do Luan. A tendência é melhorarem.

      Excluir
  10. COM RENATO DE TÉCNICO

    Grêmio não sofreu gol
    60 jogos
    50 vitórias do Grêmio 83,33%
    10 empates 16,67%
    105 gols marcados pelo Grêmio 1,75 por jogo

    Grêmio não marcou gol
    28 jogos
    10 empates 35,71%
    18 derrotas 64,29%
    33 gols marcados pelos adversários 1,18 por jogo


    ResponderExcluir
  11. Para quem tiver condições e oportunidade assista no mute o vt contra o baea

    ResponderExcluir