Páginas

Páginas

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Opinião


O Grêmio é o melhor time do Brasileirão


Depois da “decisão informal” de ontem, a cabeça fervilhou com a análise da derrota que a imprensa e a massa torcedora registraram, mas acho que a adrenalina se acomodou, então ...
.
Vai ser difícil ser sucinto neste espaço, mas eu vou tentar uma síntese sobre a overdose de informações, em parte, utilizando o interessante texto do jornalista David Coimbra vide David Coimbra cujas ideias concordo em parte, a principal, que o Grêmio é melhor time do que o Corinthians; fecho com o cronista e eu vou mais além, amplio: É o melhor do Brasileirão. 

Começo, dizendo que o clube paulistano está melhor, desconfio que anda com a corda toda esticada num momento errado do campeonato; diria, muito cedo, isto é, no alvorecer do certame. Logo, os adversários do Timão encontrarão o antídoto para barrar suas vitórias.  O Grêmio não. Ele ainda tem muita lenha para queimar, porém, não poder errar como fez em certas ações.

O Tricolor comete erros estratégicos: Colocar reservas dos reservas em Recife, provavelmente, impediu de ganhar três pontos, estes que lhe possibilitaria chegar à frente do Corinthians no Domingo com uma proposta diferente de enfrentamento, talvez mais cuidadosa.

Também, desprezar o histórico recente de cobranças de penalidades executadas por Luan (3 erradas em 5 no semestre) é outro deslize imperdoável da Comissão Técnica e aqui, meu primeiro ponto discordante do ponto de vista de David Coimbra; ele fala em falta de concentração de Luan e Grohe. Discordo; Luan bate sempre da mesma forma, pé direito no lado direito do goleiro à meia altura, portanto, cobrança previsível. Foi assim na final das Olimpíadas, mas, enfim, quando entra tudo bem. Concentrado ou não, a bola sempre vai ali. Cássio que não é trouxa, não caiu antes como muito goleiro por aí. Ali, o empate foi para o brejo.

Já Marcelo Grohe tomou um gol que "não lhe pertence". Explico: Grohe não sofre frangos. Em uma década deve ter tomado uns três no máximo. A soma deste de ontem com os demais erros dos últimos anos é que estourou a paciência do torcedor. Claro! Tem aqueles que devotam uma admiração inexplicável por ele. Podem descer o Neuer, Buffon no Salgado Filho para jogar com a número 1 do Grêmio, que no saguão do aeroporto já serão vaiados por estes devotos. Para eles, Grohe está acima das chances de conquistas.

Grohe  tem limitações. É diferente de ser um goleiro frangueiro; concentrado ou não, ele simplesmente apresenta dificuldade em bolas comuns para a maioria dos bons arqueiros; ou viram defesas espetaculosas ou viram bolas "indefensáveis". A insistência com ele ou a ausência de uma sombra de qualidade é mais um dos erros de estratégia azul. O arco gremista parece ter mais do que 7, 32 m por 2,44 m.

Resumindo meu pensamento:

- O Corinthians está no limite de suas possibilidades
- O Grêmio é o melhor time da competição
- A Direção e Comissão Técnica cometem erros estratégicos em situações de fácil resolução
- Precisamos de um grande goleiro, nem que seja para revezar com o atual titular
- Se os dirigentes não tomarem providências, ficaremos no "quase"



22 comentários:

  1. Eu não consigo ler um coxinha como esse Coimbra, o acho insuportável e não entende nada de futebol, sabe mais é ganhar dinheiro com textos engraçadinhos onde tenta imitar o L.F.Veríssimo, é mais um desses que mataram o Sala de Redação. Aliás o jogo de ontem me afastou dos noticiários esportivos hoje.

    Quanto aos tópicos finais, "O Corinthians está no limite de suas possibilidades", concordo, escrevi isso, e mais ainda escrevi que o "Grêmio é o melhor time da competição" (e isso é o que mais dói ao jogar o Brasileirão no lixo).

    Todos aqui já comentaram que "A Direção e Comissão Técnica cometem erros estratégicos em situações de fácil resolução", embora muitos discordem uns dos outros (eu acho que o Grêmio deve descansar nessa semana e colocar o time infantil contra o cap e entrar com a faca nos dentes contra o Palmeiras, para ganhar, ou ganhar.)

    "Precisamos de um grande goleiro, nem que seja para revezar com o atual titular" Revezar já é perigoso, e como assim revezar? Isso já aconteceu alguma vez? Mais: Se se trata de grande goleiro, como revezar com um frangueiro? É do Coimbra essa? Sei que ele defende o frangueiro.

    "Se os dirigentes não tomarem providências, ficaremos no 'quase'": O Grêmio tem o melhor time mas o pior técnico, e se ele vem com as invenções e substituições bizonhas contra um adversário difícil? O Grêmio vai ser o morre-morre de novo, vai procurar o Braisleirão e buscará a "Copa Vaga G6"

    Mas eu não vou largar, quando o Grêmio me revolta eu prefiro é secar! Já estou procurando camisa do timezinho do godoy cruz e do cap, e de qualquer outro adversário, se precisar.

    TIME GRANDE GANHA BRASILEIRÃO PONTOS CORRIDOS.
    Não tenho orgulho de ser gremista enquanto o Grêmio não ganhar isso.
    DESPERDÍCIO DE TIME! Tristeza isso.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo
    O Grêmio revezou Arlindo e Alberto na década de 60, sem prejuízo para o time, embora eu ache até hoje o Alberto o melhor goleiro do Grêmio dos últimos 50 anos.
    Essa de revezamento é minha sugest]ao, porque tenho certeza que a Direção e Comissão Técnica não tenham topete ou culhões para tirar o Grohe, então, no mínimo, um revezamento porque a diferença logo aparecerá.

    ResponderExcluir
  3. Me desculpem se não fui bem claro (1)
    O Campeonato Brasileiro é mais importante do que a Copa do Brasil?
    Particularmente sim, em termos (relativos e discutíveis).
    Por ser o primeiro em pontos corridos, por ser de longa duração e ter mais dinheiro envolvido, há os que “acreditam” que seja “mais difícil”.
    A imprensa se apoia nesta visão por motivos óbvios (tentar valorizar alguns e desvalorizar outros) e com isso “faz a cabeça” dos torcedores.
    Mas me digam quem é mais campeão brasileiro: o vencedor do Campeonato Brasileiro de antes de 2003 (época das fases de grupos e mata-matas) ou o campeão de depois de 2003 (pontos corridos)?
    Por ai já vemos que a discussão poderá tomar rumos intermináveis e que por interesses escusos, não haverá denominador comum.
    Da mesma forma, há grandes clubes que nunca venceram a Copa do Brasil ou a venceram somente uma vez, mesmo tendo vários títulos do Campeonato Brasileiro. Ora, se a Copa do Brasil é “mais fácil” do que o Campeonato Brasileiro, gostaria que alguém me explicasse o por que deles não terem vários títulos da Copa do Brasil também. Desinteresse? Não me parece ser porque todos eles tentaram por diversas vezes e ficaram pelo caminho. Ou não é verdade?
    A questão é que “os teóricos” não sabem exatamente o que desejam e vivem no dilema entre os pontos corridos ou o mata-mata. Esquecem que cada uma tem seus atrativos e suas dificuldades. Portanto, dizer que uma é melhor ou mais difícil que a outra é muito relativo.
    Ainda bem que temos duas competições de nível nacional com características diferentes.
    Portanto, independentemente de uma ou outra, que vença o melhor.
    Este vencedor, de uma ou de outra, do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil, é um legítimo campeão nacional.
    Se não fosse assim, os clubes do Brasil e do mundo inteiro não exibiriam com orgulho os títulos de suas Copas e Campeonatos Nacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O Campeonato Brasileiro é mais importante do que a Copa do Brasil" SIM, sem sombra de dúvidas, O MELHOR TIME DO BRASILEIRÃO nesse formato SEMPRE É O MELHOR DO BRASIL. NÃO HÁ ESPAÇO PARA SANTO ANDRÉS E CRICIÚMAS!

      "Mas me digam quem é mais campeão brasileiro: o vencedor do Campeonato Brasileiro de antes de 2003 (época das fases de grupos e mata-matas) ou o campeão de depois de 2003 (pontos corridos)?"
      O Botafogo ganhou em 1995, o Coritiba ganhou em 1985, Atlético-PR em 2001, TODOS TIMECOS, um mundo de times que não eram os melhores do Brasil ganharam, inclusive o limitado Grêmio de 1981, que numa competição atual ficariam 30 pontos atrás do Flamengo daquela época, infinitamente melhor. TIME RUIM NÃO SE CRIA DESDE 2003.

      Excluir
    2. "Ora, se a Copa do Brasil é “mais fácil” do que o Campeonato Brasileiro, gostaria que alguém me explicasse o por que deles não terem vários títulos da Copa do Brasil também. Desinteresse?"
      EXATAMENTE. A copinha do brasil em São Paulo só vale a granel, isoladamente não vale nada, PORQUE SÃO PODEROSOS. A torcida do Palmeiras torceu para o CAM porque eles querem ser o time com mais copas do brasil. O SPFC não dá a mínima e joga na cara de todos o seu "6-3-3".

      Excluir
    3. Não me parece ser porque todos eles tentaram por diversas vezes e ficaram pelo caminho."
      O Palmeiras, COM O BRASILEIRÃO ENCAMINHADO, ainda assim mandou os reservas contra o Grêmio, até a torcida deles achou exagero. Estavam há 23 anos sem ganhar, lhes doía isso, PORQUE TEM GRANDEZA!

      Excluir
    4. "Esquecem que cada uma tem seus atrativos e suas dificuldades."
      E o Grêmio parece não sentir atrativos pelas duas - ou ARREGA do Brasileirão mesmo.

      Excluir
    5. "Este vencedor, de uma ou de outra, do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil, é um legítimo campeão nacional."
      Não, campeão brasileiro é maior, é o melhor, campeão da copinha do brasil nem deveria ter tacinha dourada na camisa.

      "Se não fosse assim, os clubes do Brasil e do mundo inteiro não exibiriam com orgulho os títulos de suas Copas e Campeonatos Nacionais"
      OK, Acho que o Real Madrid esqueceu disso.

      Excluir
  4. Me desculpem se não fui bem claro (2)
    (Minha opinião)
    FATO: O Grêmio não possui plantel para disputar três competições ao mesmo tempo, com este calendário de 2017, e em condições de vencer as três.
    Portanto, me parece óbvio que o clube terá que priorizar alguma.
    Também me parece óbvio que tanto para o clube quanto para a sua torcida, a competição mais desejada seja a Libertadores.
    Sendo assim, o Campeonato Brasileiro (que também gostaria de ganhar) se torna um empecilho devido as datas que chocam com as datas da Libertadores.
    Simples: ao eleger a Libertadores, abdico do Campeonato Brasileiro.
    Como elegemos a Libertadores e em consequência o Campeonato Brasileiro não é mais prioritário, a terceira competição em que o clube está envolvido passa naturalmente a ter outro valor prático. Suas datas não se chocam com a Libertadores, assim, passa a ser uma competição praticável (“jogável”).
    Aqui, portanto, não se trata de escolher a Copa do Brasil em detrimento do Campeonato Brasileiro e sim, devido a escolha da Libertadores como foco principal, o Campeonato Brasileiro passa a ser secundário e a Copa do Brasil passa a ser atraente.
    Por outro lado, se eleger o Campeonato Brasileiro, abdico não só da Libertadores como também da Copa do Brasil. Na prática troco dois por um (não esquecendo que a mais desejável está entre elas).
    Mais simples do que isso, impossível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O Grêmio não possui plantel para disputar três competições ao mesmo tempo"
      Pode ser, INFANTIL contra o CAP na copinha do brasil! O calendário mudou, temos jogos a conta gotas na Libertadores e copinha do brasil.
      LEMBRETE: Inter campeão da América e do Mundo e vice no Brasileirão em 2006 com calendário pior.

      Excluir
    2. Não tenho nada contra a Libertadores embora tenha convicção que o Brasileirão pontos corridos (e até o Argentinão) seja mais difícil que a Libertadores, cheia de grife e tomada de times do nivel do ruralito, por isso, antes das semifinais, só me atrai por "hierarquia" e pela vaga ao Mundial. Que conjunto é mais forte? 10 Campeões nacionais sulamericanos diferentes (incluindo gloriosos campeões bolivianos e venezuelanos) não formam um grupo mais forte que os 10 melhores do Brasil (ou 5 melhores do Brasil + 5 melhores da Argentina)?

      Não teria nada contra a Copinha do Brasil se o Grêmio já tivesse vencido uns dois Brasileirões nessa fórmula como o Cruzeiro, e cito o Cruzeiro porque este, como o Grêmio, sempre foi chamado de clube de copas, e mostrou que não é só isso.

      Priorizar uma competição apenas é absurdo, é muito pouco, é jogar competições demais no lixo, o Grêmio ainda tem quatro, então se prioriza as duas mais importantes, e o resto vira brinde, como os grandes europeus fazem, e não me diga que eles tem dois ou três times: tem um só, usam sempre os mesmos 11 quando é para valer. Acompanhou os momentos finais do Espanhol e da Champions? O Real não podia perder um único jogo, que seria ultrapassado pelo Barça, eliminado da champions e descansando de fim de semana a outro, ao mesmo tempo tinha times como Atlético de Madrid e Bayern no meio da semana pela Champions, pressão total, nem treinavam (os mesmos 11 sempre). Mas estes são vencedores, sem muxoxos e dodois, sem um técnico palhaço, mas com o grande Zidane, que jogou 50 vezes mais que o renato pensa que jogou, que quando jogava já compreendia mais o jogo que esse treineiro do Grêmio, expert em chororô.

      Posso concordar com você DEPOIS DO GRÊMIO MOSTRAR QUE É TIME GRANDE, E TIME GRANDE GANHA BRASILEIRÃO PONTOS CORRIDOS.

      Excluir
    3. O que me incomoda,mais que tudo, nessas priorizações, é que o Brasileirão NUNCA é prioridade, a não ser quando cai fora de tudo e só sobra ele, então tentam convencer a torcida que a "Copa da Vaga" vencida é grande coisa. Se o Grêmio ganhasse o Brasileiro num ano e a Libertadores no outro não teria problemas, mas O GRÊMIO ARREGA, CORRE, SE CAGA, ENFIM TODOS ESSES JARGÕES DE LUTADORES, a cada ano no Braileirão, sempre!

      O Brasil tem três grandes centros: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. RGS ficou pra trás.

      Excluir
  5. Me desculpem se não fui bem claro (3)
    Falei que Grohe tomou um frango injustificável para o que se espera dele.
    Pois bem.
    Todo o frango é injustificável.
    Em nenhum momento disse que ele é ruim. Ainda mais que já foi bola de prata por dois anos consecutivos (portanto não é só uma coincidência, não sou só eu que penso assim, mas muita gente do futebol). Considero ele o melhor? Não. Mas está entre os melhores, ou no mínimo, acima da média.
    O coro de que ele está em má fase, depois desse frango, aumentou.
    Lembro de que já comentei aqui do Mazaroppi e a fama que tinha no Vasco: frangueiro. Isso não impediu de ele ser um dos campeões mundias de 83.
    Lembro de que falei sobre Taffarel e sua fama de frio (apático) durante um jogo.
    Ai estão dois exemplos de que as coisas não são bem assim.
    Mazaroppi fez grandes defesas durante o caminho e Taffarel demonstrou que sua maior virtude não era ser “espetacular” e sim fazer de defesas difíceis, coisas simples, estando bem colocado e não precisando saltar para as câmeras (como muitos que são considerados baita goleiros: pulam para as câmeras).
    Bem, frango todo o grande goleiro, mais dia ou menos dia, toma.
    Semi final da Champions League, Bayern contra Real Madrid este ano. Neuer tomou um frango similar ao do Grohe, no meio das canetas. Neuer deixou de ser um dos maiores e melhores goleiros do mundo na atualidade? O Bayern pensa em se desfazer dele? Ele ainda é o titular?
    O que quero dizer é que na derrota buscamos justificativas que nem sempre condizem com a realidade. São alegações fáceis para buscar um bode expiatório.
    Claro que é mais fácil culpar o Grohe do que todo o time que foi ineficiente em buscar alternativas para chegar ao gol e concretizá-lo. É mais fácil culpar o mordomo. É mais fácil culpar o goleiro do que o “queridinho” da torcida, que já foi criticado por sonolência até saírem estatísticas demonstrando que é um dos que mais correm no time todo, é um dos que mais posse de bola tem no time, é um dos mais decisivos e criativos do time, artilheiro mesmo não sendo centro avante.
    Sim, Luan perdeu um penalte.
    Qual o grande jogador que já não perdeu?
    Copa de 86, Brasil e França. No tempo normal Zico perde um penalte que poderia ter dado a vitória. Depois do empate na prorrogação, Sócrates e Platini perdem seus penaltes. Brasil desclassificado.
    Grêmio e a seleção da Holanda (Ajax) 1995: depois do empate até na prorrogação, mesmo com dez desde a metade do primeiro tempo, a partida vai para os penaltes e os dois melhores cobradores do time, Dinho e Arce, perdem os seus.
    Evaporou-se um título que teria mudado a história do Grêmio nas décadas seguintes.
    Este jogo contra o Corinthians foi um clássico do futebol brasileiro e em clássico não há favoritos.
    No entanto, a torcida está fazendo um estrago maior na equipe do que o Corinthians fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero esse "goleiro" um frangueiro há mais de quatro anos. Voador, mal colocado e agora com a idade chegando sobra o quê? NADA. Se tivesse posicionamento iria bem até os 40 anos. A maior virtude dele é, não deste ano, a zaga. Sem zaga, sem bola de prata.

      Excluir
    2. Taffarel, Mazaroppi, Neuer... pode acrescentar mais: Danrlei, Marcos, Leão, Dida, Raul, Schumacher, Buffon, etc... não se escapa de frangos! É por este domingo que acha que eu chamo nosso "goleiro" de frangueiro?

      Dinho, Arce, Zico, Sócrates, Platini... mais Dicá, Breitner, Maradona, Baggio. Não se escapa de erros em pênaltis. É por esse domingo que acha que eu escrevo que Luan não sabe bater pênaltis?

      Clássico do futebol brasileiro... Espero que continue sendo porque o Corinthians É MAIOR, busca seu QUARTO brasileirão pontos corridos, ganhou Libertadores invicto e Mundial, sem deixar de ganhar copinhas do brasil, o pão de cada dia de times médios como o Grêmio. Clássico por enquanto também é Palmeiras e Grêmio - do qual o Grêmio vai ARREGAR! Palmeiras que depois de ganhar Brasileirão busca o bicampeonato, Libertadores e Mundial, e colocou reservas na copinha do brasil ano passado quando esta o atrapalhou.

      Excluir
    3. Arih, Dinho e Arce errarem penalty era exceção, Luan errar é média. O aproveitamento dele beira 60%, não dá pra chamar de bom.

      Excluir
  6. É um assunto bem interessante, Arih; realmente, fica complicado decidir o que é melhor.
    Eu tenho uma ordem de preferências, mas você colocou elementos interessantes quanto a viabilidade conflito de datas mais evidente entre algumas competições do que outras.
    Problemaço.

    ResponderExcluir
  7. Me desculpem se não fui bem claro (4)
    O melhor plantel do Brasil, hoje, é do Palmeiras.
    O melhor time titular é do Flamengo.
    Estes dois são seguidos de perto pelo Atlético Mineiro.
    Só depois aparecem, nesta ordem: Grêmio, Santos, Cruzeiro e Corinthians.
    Mas o mais pragmático e eficiente tem sido o Corinthians (até quando, nem eles sabem).
    PS: não se iludam com as más campanhas até aqui de vários deles (são vários fatores de dentro e fora das quatro linhas que estão influenciando, inclusive esconder o jogo para as decisões que já aparecem pela frente).
    Opinião é opinião e na diversidade em que vivemos, totalmente discutíveis.

    ResponderExcluir
  8. Pra ser justo, o Marcelo fez uma grande defesa no início do jogo. Ele e o atacante só, mas defendeu, não sei quem lembra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos
      Lembro; é a tal história de uma no cravo, outra na ferradura. É rotina, isso para goleiro não serve, para centroavante é excelente.

      Excluir
  9. "O melhor plantel do Brasil, hoje, é do Palmeiras."
    Discordo, mais caro sim. Dracena é ex-jogador, Borja não está jogando mais que Barrios, Melo (um peladeiro marginal e desagregador) não tem lugar no time do Grêmio, etc. Merecia ser eliminado pelo inter, aquele do "histórico" primeiro tempo com o Paraná.

    "O melhor time titular é do Flamengo."
    Outro dia escapou de perder para o Avaí no apito. Quase perdeu do Fluminense, que foi uma papinha para o Grêmio. Pode ser que melhore. De novo, empolgado com cifras em contratações, isso não é elenco nem time.

    Estes dois são seguidos de perto pelo Atlético Mineiro."
    A grife Robinho e Fred faz mais da metade da badalação ao Galo - e não estão jogando nada. Time com média de idade de 45 anos...

    Os 15 anos de jejum acabaram com a exigência e autoestima gremista. Os outros são melhores sem ser, Brasileirão é areia demais para o nosso caminhãzinho... anotem: se o Grêmio avançar a torcida vai considerar o Grêmio azarão a partir das semifinais, não importa o quão bom for o futebol do Grêmio.

    ResponderExcluir