Grêmio avança e vai para a final
O Tricolor é um dos dois únicos sobreviventes da Libertadores, isto é, Lanus e ele decidem a competição. Perdeu, mas chegou lá.
Obviamente, não foi o jogo desejado por nós, Tricolores, porém, o objetivo foi alcançado e a Final será outro capítulo, a decisão em dois atos.
Sobre a partida, a lesão de Barrios anulou a possibilidade de Renato arriscar as trocas que sugeri na postagem anterior. Não dava para escalar Michel, Éverton e Cícero de cara, pois seriam três alterações, o risco de não dar certo aumentaria.
O problema é que o time não teve saída na frente, não houve o contra-ataque tão sonhado nestas situações de jogo. Fernandinho esteve muito mal e Cícero, desembocado, perdeu dois gols incríveis, especialmente o primeiro; por ironia, numa jogada construída por Fernandinho.
Dá para dizer, exagerando, que o Grêmio entrou com nove jogadores e o Barcelona veio diferente. Todos sabiam disso. Entrou vacinado.
Os destaques foram Arthur, o melhor, secundado pela zaga + os laterais. Jaílson oscilou, isto é, começou bem, caiu e voltou a ser destaque na parte final do confronto. Não dá para esquecer de Luan, que fez um bom jogo sem ser brilhante, padeceu pela falta de boa parceria hoje.
Éverton mais participativo do que o titular, entretanto, idêntico no resultado de seus esforços; quase nada de consequente saiu de seus pés.
Marcelo Grohe sem problemas, defesas seguras e no gol dos equatorianos, o atacante estava livre, quando aparou o rebote de Kannemann, sem chances para ele.
Outro surpresa positiva, Jael. Ele parece mais solto, mais participativo; construiu uma chance de gol ao cabecear no canto direito do goleiro.
Michel entrou bem, substituindo Ramiro, que considerei o mais fraco do time ao lado de Fernandinho e Cícero.
Também, houve equívoco na estratégia gremista, ele (o Grêmio) errou na dose da "cadência". Quis "cozinhar" o Barcelona sem ter o jogador de meio para dar o ritmo adequado e suas mudanças: Reter, acelerar, picotar o jogo e especialmente, acelerar nos contra-ataques. O visitante esteve à vontade.
Um time com pouco mais de qualidade poderia complicar essa classificação. É a lição que fica.
Jael já havia demonstrado no jogo anterior que é melhor do que imaginamos, mas é só reserva, não passa disso. Que Lucas Barrios se recupere.
ResponderExcluirRamiro é o sacrificado que joga pro time e sofre as consequências de uma má jornada.
Luan escondido e anulado e de contrato novo, ficou devendo pela sua importância. Fernandinho importantíssimo nesse tipo de jogo que necessita de alguém que "segure" o jogo e, quase trás algo a mais de útil no cruzamento para Cícero. Este, não sei se por falta de ritmo, errou tudo e mais do que deveria e podia. Diz Renato que ele é importante. Ainda não vi como.
Arthur será muito marcado contra o Lanús. Está se tornando a alma do time.
Foi até bom Everton não fazer mais, pois creio que ele decidirá esta Libertadores. Fez pouco, abaixo do seu normal.
Por se tratar de um garoto ainda, Jailson foi acima do que podíamos esperar e não é a primeira vez.
Creio que o time se assustou com a intensidade que o Barcelona (de Guayaquil) tentou imprimir ao jogo, por isso a derrota.
Contra o Lanús, contra os argentinos, bem, tudo pode acontecer, simplesmente tudo. A questão anímica do grupo é que irá determinar a final.
Contra tudo e contra todos.
Quantas defesas grohe fez?
ExcluirNeste jogo? Não lembro de alguma relevante; o gol sofrido e uma bola na trave. Posso estar enganado.
ExcluirHeraldo
ExcluirSegue o link dos melhores lances:
https://www.youtube.com/watch?v=Dg3Uy_AznVE
Arih
ResponderExcluirEsta bola de ontem é insuficiente para "copar", mas tenho certeza que na final o time vai ser diferente.
Outro fator que poucos consideram, o peso psicológico de não fazer fiasco com a vantagem de três gols foi imenso ontem. É aquela história, "a vaga é nossa mas ainda não é. Basta não tomar gol." Aí toma um gol, e vira desespero.
ResponderExcluirDerrota foi boa por dois motivos: (1) não tem salto alto e (2) mesmo sem querer, o Lanus vai mais deslumbrado pra final. Pois ontem viu um Grêmio, muito provavelmente, inferior ao que vai enfrentar.
Por último, achei o máximo o que a torcida fez com o Jael. Abraçou o jogador independente de sua qualidade. Lembrei de 96, naquele 3x1 contra o Palmeiros pelo Brasileiro em que não teve vaia, mesmo com o time saindo atrás no placar.
Concordo plenamente, Vinnie
Excluir- Se virasse 0 a 0, talvez a segurança e maior tranquilidade aparecessem mais evidente na etapa final. A lembrança da virada do Lanus fez com que os cuidados no início do segundo tempo fossem redobrados, imagina um 0 a 2 antes dos 10 minutos.
- O Lanus deve ter pensado: "O bicho não é tão feio". Melhor para nós
- Jael tem se esforçado bastante, verdade que os 3 a 0 de Guayaquil ajudaram, tudo é festa
Ontem pela primeira vez estive na Arena, que coisa mais linda aquele teatro lotado e enlouquecido, a derrota nao foi o suficiente para esfriar a torcida. Um sonho realizado
ResponderExcluirParabéns, Carlos.
ExcluirEu ainda não conheço, talvez dia 29/11. V
Olha Bruxo se vc puder não deixe de ir, é simplesmente inesquecível.
ExcluirPode crer! Falta a Arena.
ExcluirQuando o Paulo Juliano esteve em Porto Alegre, a gente passou por onde era a Baixada e não tem como imaginar como eram os dias naquela primeira casa. O mesmo ocorreu com o Olímpico, que eu vi uma única vez o Tricolor perdeu, 0 a 1 para o Guarani de Campinas.
Quanto ao jogo, fiquei impressionado com Artur, joga uma enormidade edepoua dele Jael foi bem, os demais deu pro gasto.
ResponderExcluirCarlos
ResponderExcluirArthur nasceu para jogar futebol; guri com jeito de veterano. Vai fazer carreira internacional maior do que Luan ou Pedro Rocha.
Carlos, que bacana teres ido no "templo". Ainda não tive a oportunidade. Meu filho já esteve lá e disse que é totalmente diferente de tudo que já conheceu. Gostou muito.
ResponderExcluirQuanto ao jogo concordo com os comentários. Na final, com certeza, será um Grêmio "nos seus melhores momentos" e a questão psicológica realmente influiu (e será decisiva), ainda mais depois de ver o Lanús virar em cima do River.
Será uma final para não esquecermos (espero que de modo positivo). Se tudo pode acontecer, o tricolor tem todas as condições de ser o vitorioso.
Fui com sobrinhos que já viajaram o mundo e conheceram varios Estádios, segundo eles só Wembley se compara a Arena.
ExcluirCarlos
ExcluirÉ o que eu ouço falar desde a sua inauguração; falta o Grêmio tomar para si o bem.
O Grêmio voltou as antigas, jogo feio, encardido, mas que da resultados.
ResponderExcluirAlias, estava lendo que a 100 anos atrás o Imortal dava show no pampas:
18.03.1917 - Grêmio 8x0 Frisch Auf (POA)
25.03.1917 - Grêmio 6x0 SC Tiradentes (POA)
01.04.1917 - Grêmio 7x0 SC Americano (POA)
22.04.1917 - Grêmio 11x1 SC Marechal de Ferro (POA)
20.05.1917 - Grêmio 2x1 GE Brasil de Pelotas
03.06.1917 - Grêmio 8x0 GS Cruz de Malta (POA)
10.06.1917 - Grêmio 8x0 SC Americano (POA)
01.07.1917 - Grêmio 7x0 Guarany FBC (POA)
08.07.1917 - Grêmio 9x0 Globo FBC (POA)
15.07.1917 - Grêmio 9x1 GS Cruz de Malta (POA)
22.07.1917 - Grêmio 4x1 Montenegro FBC
29.07.1917 - Grêmio 6x1 SC Marechal de Ferro (POA)
05.08.1917 - Grêmio 2x1 SC Militar (POA)
19.08.1917 - Grêmio 5x0 Frisch Auf (POA)
26.08.1917 - Grêmio 17x2 SC Americano (POA)
09.09.1917 - Grêmio 2x2 C Athlético Oriental (URU)
23.09.1917 - Grêmio 5x2 Montenegro FBC
14.10.1917 - Grêmio 1x1 Guarany FC de Bagé.
Alvirubro, tens quem fez os gols dos jogos? Li também que Gertum e Scalco arrasavam. Agradecido. Carlos.
Alvirubro, tens a lista de gols do Sisson e do Scalco, grandes artilheiros do Imortal? Verdade que também jogaram pelo Colorado? Agradeço, Carlos.
ResponderExcluirPassamos e é isso que importa. Pelo resultado no jogo de ida, era normal que o desempenho caísse no da volta. Agora é torcer pela recuperação de Barrios, e torcer pra que Kannemann não leve cartão no jogo de ida.
ResponderExcluirSerá que não "zera" os cartões na final? Ironia é ir de Bressan na final em Lanus.
ResponderExcluirO time jogou pouco...mas talvez isso seja bom. Se jogasse muito poderia entrar confiante demais na final. De qualquer forma acendeu o alerta: com essa "bolinha" não vai dar!
ResponderExcluirJoão!
ExcluirEsse é o legado "bom" da derrota; até eu que estava bem otimista (exageradamente otimista) dei uma brecada na euforia; já o Lanus não viu o verdadeiro Grêmio que se apresentará dia 22/11.
Somos favoritos, mas ninguém precisa saber (rs,rs,rs)