Páginas

Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Opinião



As Ausências ameaçam o futuro gremista

E chegou aquele momento que temíamos; o de usar reservas durante o ano de 2018.

O Grêmio será testado nestes próximos enfrentamentos; serão seis ou sete sem Geromel, Arthur e Éverton, convocação e lesões. São três titularíssimos.

Bastarão dois afastamentos por lesão, suspensões, preservação e Renato terá um time com cinco reservas em determinado(s) jogo(s). Hoje, além deste trio, estão fora Jael, Hernani e Paulo Miranda. 

Diante disso, a especulação pelo interesse em Joel Carli é positiva, já que se trata de um zagueiro de bons recursos, sem ser uma "brastemp", mas que vem dando uma boa contribuição à zaga alvinegra de General Severiano.

Outra possibilidade: Olhar com carinho para a base e testar (não ao mesmo tempo) alguns juniores.

Por fim, parabéns ao zagueiro Pedro Geromel. Pode ser titular.

Fica uma curiosidade, Tite afirmou que esperou até o último momento para definir uma das vagas, os entendidos da mídia arriscam ser Fagner ou Felipe Luiz, que estavam lesionados; não olharam o outro lado da moeda, qual seja; quem sabe Tite não esperou pela confirmação da lesão de Arthur, para só depois riscar o seu nome da lista?

13 comentários:

  1. Marcelo Flavio15/05/2018, 14:25

    Se for verdade será o segundo mundial que o Arthur deixa de participar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Flavio
      Parece que nem aparecerá na lista adicional por conta da lesão. Paciência, menos mal que tem apenas 21 anos.

      Excluir
  2. O interesse pelo Carli já foi desmentido. E ontem no "Foi mal, amigos!" o "Gavião Malo" informou que o atleta com problemas médicos não era o Arthur. Os comentaristas foram unânimes em afirmar que o Arthur merecia a convocação e a grande maioria deixaria o Taison de fora. Isso possibilitaria a convocação do Arthur ou até mesmo do Luan. Sei que para esses jogadores seria interessante estar na seleção, mas para nós(gremistas) é melhor a presença deles no Grêmio, haja vista os desfalques que estão aparecendo. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade,João
      Li hoje à tarde que o goleiro Neto é que foi o "cara de última hora" e não se recuperou.
      Arthur é a maior revelação dos últimos anos; jogador moderno, faz um time jogar. Pena sair tão cedo do Imortal.
      Não acompanho a carreira do Taison, mas nunca pareceu jogador de seleção.

      Excluir
    2. Realmente, uma pena para os atletas, pois abriria muitas portas de alto nível. Mas, inegavelmente, para o time e as competições em que está envolvido, foi melhor. Cabe a eles superarem a frustração e darem a volta por cima, fazendo história. Dependendo do que vencerem de agora em diante, alguns poderão ser lembrados em outras convocações ou como mais um dos injustiçados (como muitos na história).

      Excluir
  3. Chance para algumas contratações terem sequência e se firmarem como boas opções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Glaucio; aliás, eu gostaria de ver entrando aos poucos o Matheus Henrique (está fora da lista da LA) e Michel, novamente.

      Excluir
  4. Aconteceu. Desde o ano passado temos falado de que o Grêmio precisava complementar o grupo com cinco jogadores. Foram levando “de barriga” e agora chega o momento da verdade. Pior, com vários jogos onde teríamos todas as condições de “criar uma gordura”. Ah, mas temos vários no plantel. Sim, temos números e não uma qualidade mínima para dar sequência nas competições. Podemos até vencer e ir “levando”, mas o título da matéria já diz tudo. Uma comparação inevitável: Vejam que a maioria dos grandes da Europa possuem um plantel menor do que o Grêmio, no entanto, tirando-se os extra classe, os reservas que entram são tão bons ou até melhores, para determinados jogos, que os titulares. Claro que não temos condições financeiras para fazer o mesmo, mas, guardadas as proporções, poderíamos chegar próximo. Vejam Bressan: não acho que seja ruim como muitos creem, mas é inegável que está abaixo do que é desejado. Pior, parece que não faz questão de evoluir. Está acomodado. Nem vou comparar com outros zagueiros que já passaram. Vejam ele comparado com Ramiro. Chegaram juntos. Sim, funções diferentes, mas vejam como Ramiro evoluiu desde que chegou. Bressan continua ali, perdido no tempo. Maicosuel? Paulo Miranda? Bruno Grassi? Marcelo Oliveira? Hernani? Madson?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arih
      O Bressan bateu no "teto"; é aquilo ali.Paulo Miranda foi bem diante do Cruzeiro, a má impressão foi porque pegou o time de transição.

      Excluir
  5. A base? Entendo, pelo pouco que vi e pelo que comentam, que temos uma base razoável. Bem, a qualidade creio que não seja tudo o que a torcida espera. Pra mim, num mercado altamente competitivo como o futebol, ou o cara é uma sumidade ou possui força interior suficiente para se destacar e dizer a quem quiser ver: olha, estou aqui e pedindo passagem. Não vamos longe: Arthur. 21 anos e está aí. Ramiro. Não possui a mesma “qualidade” de Arthur, mas é um cara de personalidade. Procura evoluir. Tanto é que joga em várias posições se for necessário e é importantíssimo ao time. Falei dos recentes, mas na história tricolor há vários exemplos de “garotos”que se destacaram porque tinham personalidade. Renato Portaluppi, 21 anos, protagonista, Campeão Mundial, injustiçado na seleção; Paulo Roberto, 21 anos, também Campeão Mundial e importantíssimo naquele time, também injustiçado na seleção; Paulo César Magalhães, mesmo não sendo um protagonista, tinha 20 anos naquela histórica final desbancando um lateral melhor que ele, Casemiro. Everaldo, Campeão Gaúcho com 22 anos, disputando “palmo a palmo” a posição de titular com Ortunho, que alguns consideravam melhor do que ele (eu não). Campeão Mundial de Seleções em 70, no melhor time da história da Seleção Canarinho. Vários, vários. Personalidade, eis o segredo dos grandes atletas em qualquer época. E personalidade não é se rebelar por estar na reserva, mas sim, aproveitar qualquer minuto em campo e mandar ver, pra quem quiser ver. Cadê: Thonny Anderson, Thaciano, Leonardo Gomes, Jean Pyerre, Vico, Lima, Pepê, Tetê, Matheus Henrique, Victor Bobsin, Patrick, Guilherme Guedes, Thyere, Guilherme, Kaio, Léo, Mendonça, Balbino, Dionathã, … ?
    Cadê os departamentos de apoio do clube. Cadê o psicólogo do clube que deveria estar trabalhando para que estes garotos deem a resposta dentro de campo se são tudo o que eles acham que são e o que muitos esperam que eles sejam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deste "balaio", saindo uns três futuros titulares, eu já me satisfaço. Tetê é craque (não confundir com o Pepê),Victor Bobsin, talvez Thonny Anderson.
      Guilherme Guedes mostrou alguma coisa, pode ser alternativa para a lateral esquerda.

      Excluir
  6. Não falo que alguns do Grêmio deveriam estar nesta convocação, pois há muitas variáveis. Procurando ver só a “lisura” no futebol, creio que Tite tem todo o direito de convocar quem ele considere dentro do seu esquema tático. Agora, se você for ver as seleções que estão neste mundial, em várias há lugar para Marcelo Grohe, Geromel, Kannemann, Maicon, Arthur, Ramiro, Luan, Everton e Cortez.

    ResponderExcluir
  7. Arih
    Realmente, a fase gremista eleva a condição de vários jogadores.

    ResponderExcluir