Páginas

Páginas

domingo, 19 de agosto de 2018

Opinião



A Mão na Consciência

Uma das expressões bem conhecidas para significar meditação, reflexão é "por a mão na consciência". Lembrei dela após ouvir a escalação gremista para o enfrentamento diante do Corinthians atrás da até então inédita primeira vitória em Itaquera.

Renato que demonstrou várias vezes que é menos teimoso do que a maioria dos treinadores, transigiu, diria, recuou da ideia de colocar dúvida quanto ao titular da lateral esquerda: É Bruno Cortez e, salvo Juninho Capixaba desmentir com bom futebol, não se conversa mais.

Desta forma, mantendo a base vencedora de três anos: Grohe, Geromel, Kannemann, Cortez, Maicon, Luan, Ramiro mais o acréscimo de Éverton sobre Fernandinho e até Pedro Rocha; o treinador gremista se envolverá apenas (ou talvez seja melhor utilizar "ainda") com os substitutos de Edílson, Lucas Barrios e, o mais grave e mais recente, Arthur. 

Com exceção deste último, Arthur, as demais posições estão abertas desde o início do ano e as alternativas se mostraram insuficientes. Nem Madson ou os Leonardos receberam aprovação para ocupar a lateral direita, muito menos Jael e André para o comando do ataque.

Pelo que vi até esta metade de Agosto, apenas o meio poderá encontrar no elenco atual,  a solução para suprir a ausência de Arthur: Michel e Maicon. 

Para centroavante, sugiro vasculhar o mercado. A menos que André surpreenda e apresente um futebol que ainda não desembarcou em Porto Alegre.

Para o meu "gosto"; a titularidade de Ramiro deveria ser reavaliada. Talvez seja interessante testar Marinho ou Alisson naquela posição.

Ao esquecer de Marcelo Oliveira, Renato dá mostras que é um treinador atento aos sinais emitidos pelo o que ocorre dentro das quatro linhas.

É um bom (re)começo.




2 comentários:

  1. Bruxo, sobre o substituto de Arthur, não te parece que o menino Matheus tenha melhores condições - até pelas características?
    Dentro daquela ideia de mudar o mínimo, talvez fosse interessante manter Maicon, Matheus e Ramiro.
    Caso a opção fosse pela manutenção do Jaílson/Michel, poder-se-ia abrir mão de Ramiro em prol de alguém mais agudo.

    ResponderExcluir
  2. PJ
    Com certeza, Mateus é o mais indicado, mas ele vai ficar afastado por um mês.
    Sobre Ramiro (e outros), o Grêmio não pode se acomodar, tem procurar melhorar. Estou tentado a escrever que o Palmeiras com Luiz Felipe e com um grande elenco é o principal candidato aos três títulos (CB,LA e Brasileiro).O Grêmio está acomodado em algumas posições.

    ResponderExcluir