Páginas

Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Opinião



Vitória que deixa muitas lições

A vitória com escore clássico (3 a 1), acelerou a reação gremista rumo ao G-4 (alguém duvida da classificação para a LA?); também foi didática como em raros jogos se vê.

Uma dessas raridades: a cristalina presença da máxima: mexe bem quem escala mal. Renato repetiu erro de escalar volantes superpostos, Rômulo e Michel quase equilibraram um confronto previsto para ser díspar; o Vasco é mais fraco do que o Botafogo. Sorte que o time saiu perdendo e Michel tomou cartão amarelo cedo. Pepê entra e muda a história da partida. Mudança se impôs.

Outro equívoco do técnico: a manutenção de Paulo Victor. Sei! Ele, se sacado logo após o vexame, na visão do treinador seria entregar a sua cabeça numa bandeja. A ação se revelou um terrível calvário para o arqueiro; ele está inseguro e vem comprometendo o time. Paulo Victor perdeu a confiança e na posição que atua, isto é suicídio. Vem aí um Grenal e é hora de escalar Phelipe Megiolaro. Pelo bem do atual titular. Usando uma expressão conhecida pela torcida gremista: - É desumano!

Outro fato escancarado neste confronto: O Grêmio evoluiu no quesito verticalidade e rápida transição do meio para o ataque. O Tricolor com todos os insucessos individuais de alguns atacantes, é o segundo melhor ataque do Brasileiro e de 2019 no país. Esse quesito citado é consequência da evolução física e ritmo de jogo de Tardelli e do ingresso de Luciano aliados ao excepcional momento de Éverton. O Tricolor passou a ser letal no ataque. Com Pepê, a artilharia foi melhor municiada.

Mais uma observação: mesmo com certos vacilos aéreos da zaga, Paulo Miranda e David Braz é a melhor dupla alternativa de grande clube. Muito bons.

A fábrica Tricolor vai apresentando mais uma revelação: Darlan tem muita personalidade, é canhoto, jogo clássico, cabeça erguida e marca forte apesar da pequena estatura.

E o que dizer da preparação física? Thaciano aumenta a lista de lesionados naquele clube que mais poupa atletas na temporada. Luciano e Rômulo babando na gravata; verdade que correram muito, mas ...

Individualmente, os melhores foram: Éverton, Bruno Cortez, Tardelli, especialmente na primeira fase e Darlan + Luciano.

A curiosidade (para mim) fica na formação do meio para o Grenal; desconfio que Luciano, Tardelli e Éverton cravaram seus nomes na escalação. Na defesa: Leonardo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez. E o meio?

Encerrando: Renovo o pedido de preservação de Paulo Victor no Grenal. É questão de humanidade.

24 comentários:

  1. Belo resumo, Bruxo.

    Este escala mal, puxa um gancho a respeito dos comentários da última postagem.

    É de uma inteligência sem fim a escalação que entrou em campo ontem. Porque de burro com sorte já vi que "não" podemos taxa-lo.

    Sobre o Michel, depois das lesões nunca mais foi o mesmo. Talvez esta a maior perda que tivemos desde que ele surgiu num clássico Grenal. Pois ele permanece no clube. A mudança se deu necessária ainda mais depois do amarelo.

    Mas me questiono: se Darlan estivesse no lugar de Rômulo desde o início, Michel teria ido tão mal?

    Não vi o segundo tempo. Não vou opinar sobre Luciano. Podem achar que é perseguição, mas para mim se isso não é bruxismo, devido às atuações de Pepe eu não sei mais o que pode justificar ele ainda ser reserva.

    O goleiro? Pois agora mais do que nunca ele deve ser mantido! F.da-se!

    Já pensou escalar o guri no clássico e este falhar? A menos que ele tenha uma estrela parecida com a de Grohe, naquele distante 2006.

    Do contrário, para mim, o entregador de camisas (outra alcunha que já vi) deve manter as suas convicções de nível elevado. Curioso que ele não teve dúvida alguma para sacar Michel do time ontem. Queimou o jogador, porque como tu falaste, escalou mal.
    Mas Paulo Vitor, foi protegido mais uma vez após mais um frango. Deveria ter sido substituído ali. Sem mais nem menos! Mas o bruxismo mais do que nunca impera no vestiário do Grêmio. É triste.

    E assim vamos para mais um Grenal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Curioso que ele não teve dúvida alguma para sacar Michel do time ontem. Queimou o jogador, porque como tu falaste, escalou mal."

      Foi correta a troca, entre dois volantes marcadores, tira o que tem amarelo. Escalou errado, com certeza, mas pior seria manter o erro tentando resultado diferente.

      Excluir
    2. "Mas me questiono: se Darlan estivesse no lugar de Rômulo desde o início, Michel teria ido tão mal?" Penso o mesmo, Darlan podia ter começado esse jogo.
      "Não vi o segundo tempo. Não vou opinar sobre Luciano. Podem achar que é perseguição, mas para mim se isso não é bruxismo, devido às atuações de Pepe eu não sei mais o que pode justificar ele ainda ser reserva." Também concordo, é nítido que Pepe devia ter começado o jogo.

      Excluir
    3. Glaucio, não falei que foi errada. Ainda falei que a mudança se deu necessária em razão do amarelo.

      Foi mal escalado ao lado de Rômulo.

      Excluir
    4. Em outros tempos, Rodrigo, escalar um júnior num clássico era risco; hoje não. Mejolaro está calejado pelas convocações, em especial, as duas (me parece) com o Tite.
      Vai para o jogo com toda a corda. Não vai se queimar.

      Excluir
  2. "Não vi o segundo tempo. Não vou opinar sobre Luciano. Podem achar que é perseguição, mas para mim se isso não é bruxismo, devido às atuações de Pepe eu não sei mais o que pode justificar ele ainda ser reserva."

    São de posições e características diferentes. Renato é que estava inventando Luciano de ponta direita. Não é a dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato errou feio nessa mesmo. Devia ter começado com Pepe e Éverton nas pontas e com Luciano e Tardelli se revezando entre as funções de centroavante e meia-atacante centralizado.

      Excluir
    2. A verdade é que Luciano está me surpreendendo pela movimentação e lucidez (isso mesmo!!) nos passes; já havia pifado o Maicon contra o Botafogo e ontem esteve bem, de novo.
      A dúvida para o Grenal me parece ser entre Alisson, Darlan ou Pepê na do Luan/Jean Pyerre.

      Excluir
    3. Bruxo, pela lógica, vai Tardelli na de JP (a lógica, mesmo, seria Patrick, mas daí é querer demais), Darlan é banco de Matheus (por característica). Alisson, hoje injustamente é titular absoluto.

      Excluir
  3. Pois eu achei uma evolução no Renato ontem. Geralmente é um "parto" pra ele fazer substituições no intervalo. Ontem não perdeu tempo e mexeu bem, dadas as circunstâncias.

    Problema foi a escalação inicial...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evolução. Credo Gláucio. Ele mexeu porque Michel tomou o cartão. Estava mal é verdade. Mas aquele meio era um buraco. Rômulo até chapéu tomou.

      Outra: fosse evoluído por que não sacou do jogo o seu bruxo favorito chamado carinhosamente por aí de mão de alface?

      Tenho pra mim que até as alfaces estão com vergonha alheia...

      Excluir
    2. Sem ele fez algo que devia fazer mas nunca fazia, já é uma melhora.

      Excluir
    3. Trocar goleiro sem motivo de lesão é botar uma troca fora.

      Excluir
  4. Bela análise Bruxo! O Renato parece não ter aprendido a lição dos 5x0 e segue preso as suas convicções. Escalou muito mal, qualquer um sabe que Michel e Rômulo juntos não funcionam e que Pepe tinha que ser titular, além de que começar com Léo Moura é saber que uma substituição já é certa no segundo tempo, afinal é um ex-jogador em atividade. De positivo, além dos três pontos, ficam as atuações de Pepe e Darlan, sempre a base nos salvando enquanto os boleiros de salário alto não resolvem. Sobre o PV é bem isso, uma questão de humanidade, pelo bem da saúde mental do PV e dos torcedores, não dá mais. Tá totalmente inseguro.
    Pelo preparo físico apresentado e mais uma lesão acontecendo fica evidente que a reformulação vai ser mais profunda que o previsto, de que adianta poupar se chegamos em novembro com todo mundo baleado, até os que pouco jogam estão lesionando. É hora de rever todo o trabalho de preparação física e de departamento médico, tem algo errado aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que a pré-temporada foi mal feita?

      Excluir
    2. Não só a pré-temporada como toda a temporada. Nosso planejamento de 2019 foi todo errado.

      Excluir
    3. Aí é caso de demissão, Glaucio

      Excluir
    4. O ruralito é a causa de boa parte destes problemas que temos hoje.

      Da forma que foi já deveríamos esperar o que seria o resto do ano.

      Excluir
  5. Exatamente, Lipatin
    Paulo Victor não é tão ruim, já deu provas de grandes defesas, o problema é a falta de confiança.
    Onde ele atua não dá para estar em "má fase" ou inseguro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor pra todos seria em 2020 o PV buscar um novo clube pra retomar a carreira e o Grêmio um novo goleiro pra ser titular.

      Excluir
    2. Exatamente. Dar chance para o Brenno e Mejolaro neste final de ano; dependendo, contrata ou não.
      Se contratar tem que ser "top de linha" como diria um ex-treinador gaúcho.

      Excluir
  6. Para o ano que vem algumas mudanças são necessárias, a comecar pela troca do preparador físico e do DM.
    Alguns jogadores estão em fim de contrato, casos de Leo Moura, Romulo, Galhardo e Viseu, é só deixar caminhar.
    Outros como P. Vitor, Capixaba, Michel e Andre são casos para emprestar para equipes da serie B pois são jogadores de nivel inferior.
    Promove 3/4 destaques da base e faz 2/3 contratações pontuais e começamos o ano com força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo a respeito do Michel. Se ele recuperar o futebol, ppde ser muito útil ano que vem. Ppde jogar junto do MH, caso este nao seja vendido. O resto pode mandar embora.

      Excluir