Páginas

Páginas

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Opinião



Vitória da Imposição

O título diz respeito à necessidade, a obrigação inadiável de vencer, mas também, o significado de determinação, de demonstração de força superior.

O Tricolor fez hoje o que deveria ter realizado contra Ceará e Atlético Goianense, isto é, fazer valer o tamanho de sua instituição; alguém poderá dizer que isso não entra em campo; mas então, não mais se poderá tratar de todos os fatores que construíram a história do futebol como tradição, tamanho do estádio, peso de torcidas (em condições normais), valores gerenciados,  qualidade do elenco, etc...

Um exemplo de grandeza ou o contrário, é o deslumbramento (compreensível) dos baianos pela contratação de Mano Menezes, que teve ares de "acontecimento do ano" na Bahia. No Grêmio ou Inter, seus torcedores reagiriam com uma certa indiferença, acredito.

A imposição veio quando o time foi "assediado", acossado e Vanderlei fez a diferença, uma, duas, três, quatro vezes. Também, na hora que a primeira chance apareceu e como manda a cartilha do grande clube, não perdoou. Alisson aproveitou o passe de Diego Souza e meteu no canto de Matheus Klaus. 1 a 0.

A imposição seguiu aparecendo no miolo da zaga; sem Geromel e Kannemann, o Grêmio apresentou "reservas' que seriam titulares fáceis no adversário de hoje.

 Orijuela ignorou a quem deveria marcar e  empurrou o lado esquerdo baiano para a defensiva. Cortez teve o mérito de iniciar o lance do gol inicial.

No meio, a maior novidade: Darlan com Matheus Henrique e Isaque, três meninos da base, um afirmado, dois "babando" por um lugar ao Sol. Há de se salientar a boa movimentação dos lados com Alisson em uma grande jornada e Éverton numa versão "alisson" pelo lado esquerdo. O Grêmio se mantém como uma das melhores defesas do Brasileiro.

Diego Souza nos poucos toques na bola, quase marcou de cabeça e deu duas belas assistências, uma resultante no tento de Alisson.

Para a alegria da maioria dos torcedores, Renato lançou mão de Darlan desde o início e ele fez um golaço, entrando na área, também, pela inclusão de Rildo, Guilherme Azevedo e Luiz Fernando, jovens que podem oxigenar a equipe. Este último foi autor de vários ataques importantes no período em que o Grêmio ficou com 10 jogadores. 

Lucas Silva entrou para recompor o meio.

Além da vitória, a renovação do contrato de Ferreira é outra grande notícia da noite.

Deixo os melhores momentos aqui:


20 comentários:

  1. Enfim uma boa vitória com destaques para Vanderlei Orijuela, Isaque e Luiz Fernando.

    ResponderExcluir
  2. Carlos
    E com um nome aproveitando muito as chances: Isaque.

    ResponderExcluir
  3. Em jogo que o goleiro salva, nao tem como elogiar a defesa...tem coisa errada, era o Bahia.

    ResponderExcluir
  4. Pontos positivos, o chute de Alisson (é raro acertar) e Darlan chegando na área pra finalizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além da chegada na área,o Darlan tem a qualidade do lançamento.

      Excluir
    2. Sim, Everton vem bem. Aliás, após o retorno, ele e Alisson são os melhores jogadores do time.

      Excluir
  5. Duas coisas que assustaram:

    -a atuação nos primeiros 25 minutos
    -a direção cogitar a contratação desse centroavante do Bahia

    Achei o time lento e desajustado outra vez. O gol motivou a correrem mais. Mas fosse o Bahia um time nota 6, teria ao menos empatado no primeiro tempo. Eles perderam gols bisonhos. Tem muito a melhorar ainda. Mas concordo que foi importante vencer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Vinnie. Ainda ontem, num grupo, falei: não sei o que é pior se esta vitória enganadora ou a tentativa de contratar Gilberto. A vitória se deu pelas mãos de Vanderlei. Por isso falo enganadora. O bom disso é que todo time bom deve se iniciar pelo goleiro. Ontem ele foi muito participativo. Era possível ouvir seus gritos. Ontem tivemos resquícios de uma melhora. Tomara!

      A partida não foi horrorosa quanto às últimas. Mas a postura de time grande veio apenas depois do primeiro gol.
      Gostei bastante do Darlan, mas tomou um amarelo bobo. Matheus Henrique repetiu o erro do colega duas vezes. Foi expulso.

      Menos mal que as mudanças que Renato propiciou não destruíram o time. Melhoraram até. Ganhou velocidade com o ingresso de LF.

      E Bruxo: faltou mencionar o "xxpóti" na tua lista.

      E sim, Gláucio. Ontem o lado esquerdo foi um pavor. A defesa é a menos vazada, muito mais por incompetência dos adversários. A exceção: Vanderlei.

      Excluir
    2. Rodrigo; viajei; quem é "xxpóti"?

      Excluir
    3. Sport...com sotaque nordestino.

      Excluir
  6. Exatamente, mas ao mau desempenho inicial tem a ver com a pressão dos últimos resultados; solto, rendeu melhor.
    É um primeiro passo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar ver o copo "meio cheio" também. Primeiro vencer (pelo menos os ruins) depois pensar em jogar bem - que é necessário pra vencer os fortes.

      Excluir
  7. Mais uma pelada e segue o desanimo com esse time. Pelo menos o Grêmio saiu um pouco da apatia, tentou se impor e marcou gols. De positivo fica a titularidade do Darlan com direito a um belo gol. O primeiro gol foi mais na sorte que na competência, bola resvalada de lateral na área e o chute saiu mascado mas foi fatal.
    Mas segue muito abaixo o futebol apresentado, o muito fraco Bahia conseguiu dar várias escapadas e se fosse um time com um pouco mais de qualidade tinha feito os gols. Aliás deu pra ver toda a pericia do especulado Gilberto...
    E após o jogo mais groselha do Renato: https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/renato-extravasa-apos-vitoria-e-ve-exagero-em-criticas-ao-gremio-tempestade-em-copo-dagua.ghtml
    Lembrando que semana que vem já temos Libertadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Che, analisando o lance do jogo, me pareceu pensando...não foi um rebote, Diego Souza "tocou" de cabeça para Alisson.

      Aliás, não fez gol, mas o pivô fez bem nesse e em outro lance.

      Excluir
    2. Verdade, mas acho que a orientação é para alguém ficar na meia lua da área, foi Alisson, poderia ter sido outro.

      Excluir
  8. Vanderlei foi o melhor em campo, mas não podemos esquecer de dois lances de pura sorte...uma saída bisonha do gol aos 21min (33s do vídeo postado), e uma bola na trave no 2º t, em que passa sobre a mão dele...

    ResponderExcluir
  9. Joao Hollerbach11/09/2020, 11:33

    A vitória deve-se em grande parte a não ter tomado um gol nos primeiros minutos. O Vanderlei salvou o Grêmio(no jogo contra o Atlético Goianense ele já havia alertado para a marcação no escanteio que resultou em gol). Sem isso tenho dúvidas se a vitória teria acontecido. De positivo vejo a entrada da "gurizada".

    ResponderExcluir
  10. João!
    Exatamente, os primeiros 20 minutos foram de desacerto, a favor de Renato, muitos jogadores sem entrosamento: Éverton, Darlan, Isaque, Orijuela e a falta de ritmo de jogo de P Miranda e D Braz; mas já vi muito treinador fazer melhor com grupos semelhantes ao do Grêmio.
    Continuo achando que seria melhor a troca do treinador.
    Fortaleza não será parâmetro, talvez o fiel da balança seja os jogos da LA, Católica e o Coirmão, ambos fora.

    ResponderExcluir