Grêmio supera equívocos e vence o São Paulo
Fiquei impressionado com a minha tranquilidade em frente a tela; desconfio que isso ocorreu, quando ouvi a escalação do Grêmio, ali, eu me convenci que a derrota era o resultado mais razoável para este choque de Tricolores, então, psicologicamente, me preparei para um desfecho ruim no confronto.
Houve engano? O Grêmio foi merecedor? Sim e Não. Sim, porque aproveitou a única chance que teve, justamente 20, 30 segundos, depois do ingresso de Ferreira. Não, porque o São Paulo criou três chances claras de gol, Brenner não alcançando, Luciano sendo Luciano e a boa e decisiva defesa de Vanderlei no final da partida. Uma que entrasse e não daria para dizer que foi injustiça.
No mais, o Tricolor paulista segue sendo o queridinho da arbitragem brasileira, pois houve três cotovelaços sobre os avantes gremistas mais uma joelhada que em muitas outras ocasiões, sequer se discutiu o cartão vermelho dado.
O Grêmio venceu principalmente pela garra demonstrada pela sua defesa e por Diego Souza. Victor Ferraz fez uma grande partida, Diego decidiu, porque estava no lugar certo e Kannemann provou que a sua preterição diante do Santos era caso de demissão sumária do treinador. Aposto o que quiserem, que com o camisa 4 em campo, o time não levaria gol em 11 segundos.
Voltando; dificilmente o Grêmio suportará a pressão na partida da volta, porque não terá Pedro Geromel, talvez Victor Ferraz e Ferreira; aliás, um recado que poderá chegar ao guri. Que lambança ter renovado com o Grêmio! Que bobagem! É banco para Luiz Fernando, para Thaciano e na próxima semana, para Alisson. Nunca deveria ter renovado; está atrasando a carreira. De bom, apenas o seu exemplo para os guris da base que estão subindo; fiquem de olho na hora de assinar contrato; só se quiserem ser titulares no time de transição como ocorreu com Tetê e Ferreira.
Resta brigar por uma vaga na Libertadores de 2021 e torcer por Santos e Palmeiras na Libertadores.
O mais triste é que o Grêmio tem elenco para estar numa semifinal de LA. Nem Boca, nem Santos (na teoria) possuem mais plantel do que o Tricolor.
Bruxo, é futebol: O Luciano pode fazer dois semana que vem e tirar o Grêmio. Mas o Diego Souza sempre foi mais jogador. O desastre do ano não passa por aí, nem de longe.
ResponderExcluirAinda não entendo:
-Darlan sempre sai, e o entregador do M. Henrique fica em campo.
-Por que ninguém mais morde o adversário como o Kanneman? Só ficam olhando... Isso não tem a ver com qualidade. Qualquer um pode ter esse espírito.
-Jean Pierre pífio outra vez. Grêmio com dez em campo hoje. Já era pra ter saído com 10 do 2º. Jogar com a bola no pé é fácil.
Em resumo: Grêmio finalmente se deu conta de que não é um grande time. Tem que suar. Pelo menos hj competiu. Mas não jogou bem outra vez. Escapou de perder. Essa é a verdade.
Acho que o Ferreira tem de ser titular, apesar de ter entendido o Thaciano. Pelo menos houve estratégia. Ele é ruim? Muito, mas hoje anulou o jogador do SPFC.
Na real quem tá pedindo banco na frente é o Pepê. Outra partida ridícula. Briga com o M. Henrique pra ver quem erra mais passe fácil.
E olha a semi de 2018 novamente na LA se desenhando. Só o Grêmio fracassou. E o Renato ainda fala na entrevista que é pago pra pensar. Esqueceu de dizer que começou a fazer isso somente a sete dias do fim do ano. Treinador ridículo. Que bosta.
Concordo Vinnie, se era pra tirar um dos volantes ontem, que fosse o Matheus. Darlan tem sido muito consistente.
ExcluirVinnie
ResponderExcluirVale aquela frase: Quando tem muita gente jogando mal, o problema não é individual.
Para parar Reinaldo, fácil; botar alguém às suas costas. Quem? Ferreira, transfere o "macaquinho" que está sentado no colo do Grêmio para o colo do São Paulo. Macaquinho = preocupação. É um velho ditado.
Bruxo, ninguém marca nesse time. Meio de campo é frouxo. O Thaciano deu consistência. Ele corre, preenche espaço. Atrapalha o adversário. Só não pode receber passe...rs
ExcluirÉ tragico, mas é verdade.
Sinceramente, acho que esse 4-2-3-1 já expirou há tempo. Não sei quem exatamente, mas esse meio precisa de um quarto jogador. É preciso sair alguém na frente. Com o meio recheado hoje tomamos sufoco. Imagina com uma a menos ali....
Vinnie
ResponderExcluirFalta um volante como Wallace ou o Michel de 2017. Tu não conheceste, mas seria alguém como Marangoni, do Independiente (1984) ou Fernando Redondo (argentino que jogou no Real Madrid), senão, é aquela coisa de ter um "apêndice" como Alisson ou a tentativa de Thaciano, ontem.
Bruxo e Vinnie. Pleno acordo, faz falta um volante com poder de marcação e potência física. Saudades do Walace que afundou a carreira em times ruins na Europa, Michel é uma pena que as lesões tenham acabado com ele. Poderia ser o Lucas Silva mas ele tem sido lento e pesado demais na marcação, com a bola nos pés ou é muito burocrático ou manda aqueles chutes que nunca acerta.
ExcluirLipatin
ExcluirLucas Silva, só se um técnico extrair mais dele; suas mais recentes atuações o deixam muito parecido com o Rômulo.
Nessa vou discordar, talvez por ser o único com a característica, depois da entrada do LS o SP deixou de dominar o meio e amassar o Grêmio, como vinha fazendo até então.
ExcluirBruxo, com o Marangoni tu forçou a lembrança....rs Mas do Redondo lembro, sim. Inclusive na Copa de 94.
ExcluirConcordo plenamente. Aliás, ter um volante imponente na frente área não significa ter um perna de pau ali. Tem jogador que consegue ser a duas coisas. Exemplo é o Dinho, que não era até muito forte fisicamente, mas era rápido e chegava junto. O bom e velho volante mordedor.
Dizem que na base o Mateus era meia. Por que recuaram? Ele gosta de jogar de costa pro adversário. Tanto que uma das críticas que tenho em relação a ele é justamente essa. Ele tá sempre torto pra jogada. Talvez ainda seja cacoete de meia, que recebe a bola na maioria das vezes de lado.
Tem boa técnica, bom passe. Se movimenta bem. Não sabe marcar sem fazer falta. E ainda entrega um monte de bola perigosa na defesa. Sinceramente, deviam adianta-ló e ver qual é.... Inclusive poderia fazer aquela função que o Ramiro fazia pelo lado direito. Tem velocidade pra isso. Se o Pepê for embora ano que vem, desloca o Ferreira pra esquerda e testa o Mateus Henrique por ali...
Uma vitória que saiu muito melhor do que o esperado e jogado. Quando vi a escalação já me preparei pro pior. Acho que o grande fato a ser celebrado foi a garra do time, ontem o Grêmio foi uma equipe aguerrida em campo, bem diferente da apatia contra o Santos. A postura defensiva surtiu efeito mas o Grêmio correu muitos riscos. Só não levamos gol porque o Luciano é o Luciano e o Brenner não achou uma bola na medida. Méritos pro Vanderlei que fez uma defesa difícil no final e pro Kannemann que foi um leão na zaga. Ferraz esteve bem também. Thaciano é o que o Vinnie disse, foi útil sem a bola mas com ela no pé é pavoroso. JP em mais uma jornada apagada, ele tem que decidir o que quer do seu jogo pois talento ele tem mas falta mais agilidade, mobilidade e atitude em jogos com pouco espaço como ontem. Ferreira entrou em gerou a jogada do gol. Diego Souza sempre oportunista.
ResponderExcluirNão tem como não reclamar da postura fraca do arbitro em relação a violência do SP. O cara deixou eles baterem o jogo todo, Dani Alves um dos mais sujos e ainda apitou junto com arbitro. Foi ridículo. Queria ver o desespero dos paulistas se fosse o Grêmio liberado pra matar sem ser punido, ia ter maluco da TV surtando ao vivo... E pior é o pessoal de lá falando que é choro nosso.
Uma coisa que me incomoda desde o inicio da temporada é como o Grêmio cansa. Todos os jogadores estavam mortinhos da silva no segundo tempo. Nosso preparo físico tá péssimo, visivelmente inferior as outras equipes.
Me preocupa e muito a lesão do Geromel. Mesmo com o Kannemann bem vai ser uma missão dificílima jogar a volta lá em SP sem ele.
E pleno acordo tua observação final. Devíamos estar brigando na LA com esse time, mas né...
Lipatin
ExcluirComo consolo, Tonhão Rodrigues segurou o rojão numa boa e o Paulo Miranda é bom jogador, embora mais lento do que o garoto.
Acho que a firmação do Tonhão é uma das grandes noticias dessa temporada. Ele tá bem e isso é muito bom pro nosso futuro.
ExcluirÉ. Parece que o Ruan (da base) também é bom jogador.
ExcluirPois esse é bem falado mesmo, tomara que ganhe mais espaço também.
ExcluirLipatin, com certeza o espírito aguerrido foi o maior diferencial.
ExcluirSe o calendário tivesse esses jogos invertidos poderíamos estar vivos na Libertadores.
Entre 2016 e 2020, se tivéssemos um técnico mais inteligente poderíamos ter ganho:
Duas libertadores (pode escolher qualquer uma entre 2018 e 2020)
Duas Copas do Brasil (pode escolher qualquer uma entre 2017 e 2019)
Um Campeonato Brasileiro (tirando aquela em que o Flamengo disparou, poderia ter ganho qualquer edição dessas recentes)
Enquanto isso contabilizamos Recopas gaúchas.
O Grêmio não jogou bem mas ganhou. Não jogou bem mas também não fez fiasco. Os problemas são os mesmos: Pepê e JP estão devendo, há sempre um buraco na lateral esquerda e o Ferreira tem que ser titular. E mais uma observação: como "bate" o SP! Aquele lance da joelhada nas costas é vermelho direto(aliás recomendação da FIFA após o caso com o Neymar)!
ResponderExcluirPerfeito!
ResponderExcluirEstou mais receoso da má arbitragem na volta do que propriamente, do time do São Paulo, João.
Tivesse jogado com metade da disposição de ontem, não teria sido aquele fiasco contra o Santos.
ResponderExcluirSobre a escalação inicial, me agrada a formatação, o problema ontem foram os nomes...É difícil cravar que com Ferreira desde o início seria melhor, poderia ter dado mais espaços e o São Paulo ter criado mais.
Jean Pierre tem que começar a tentar sair da marcação, buscar a bola, se aproximar das jogadas, rodar o campo, se não vai sucumbir.
Glaucio
ExcluirAí reside as críticas ao Renato; não percebeu que o time precisa transpirar muito.
A desclassificação diante do Santos é f-i-a-s-c-o.
Sem dúvida, Glaucio. Acordou tarde pra vida. O time achou que era o Barcelona (dos bons tempos). O Santos foi o choque de realidade.
ExcluirAi que a gente vê a diferença da postura. Mesmo errando nos nomes, e ele ainda está errando em alguns, já foi outra parada pro adversário. O SPFC jogou muito melhor do que o Santos aqui na Arena e perdeu.
Coincidência
ResponderExcluirCitei dois meio-campistas e achei que havia errado a grafia do primeiro, então fui buscar dados e olhem isso:
https://www.futebolportenho.com.br/65-anos-de-claudio-marangoni-o-redondo-dos-anos-80/
Hora de tentar manter um positivismo. Sabemos dos erros, dos problemas, mas isso é coisa pra avaliar em fevereiro, tomara que comemorando o Hexa.
ResponderExcluirSim. Até na época da trinca odone-pelaipe-roth, eu não deixei de torcer.
ResponderExcluir