A Face do Grêmio de 2021
Na década de 70, os norte-americanos resolveram popularizar o futebol (soccer) e investiram pesado em nomes mundiais em final de carreira; lá aportaram, Chinaglia, Cruyiff, Franz Beckenbauer, além de brasileiros como Carlos Alberto Torres, Rildo, Edu e o maior de todos, o âncora do projeto: Pelé.
Passado quase meio século, o futebol ianque ainda não está entre os melhores da América, mas avançou, porém, tem muitas deficiências, uma longa caminhada para ser reconhecido como de alta competitividade. Um exemplo: Bressan é destaque de seu time. O Bressan.
Pois deste território da América do Norte vem um dos "reforços" para o Grêmio. Trata-se de Thiago Santos, 31 anos e apenas um clube de destaque na sua biografia (Palmeiras), onde ficou mais tempo na reserva.
Eu o elejo como sendo a cara do Grêmio deste ano; estão todos enganados, se acham que a face de 2021 é o aproveitamento massivo de atletas oriundos da base. Faço essa restrição, porque para o lugar que será de Thiago Santos existem dois guris com passagem pela Seleção Brasileira, Fernando Henrique e Victor Bobsin, que assistirão pela tevê, Thiago desfilar o seu "futebol", ou seja, serão preteridos.
Não se trata de uma mera contratação (Thiago Santos), mas de um sinal aos torcedores, um aviso que os avanços táticos e técnicos que o esporte bretão apresentou/apresenta nestes últimos anos, no Grêmio, isso é considerado como frescura, utilizando um termo gauchesco. Precisa-se, segundo os mandantes tricolores de um "volante-volante".
Aliás, usando outro termo, desta vez, inglês, para definir o futebol de Thiago Santos, diria que ele é um "must"(o).
Bruxo, respeito teu pensamento, mas vamos esperar o cara jogar. Ninguém será preterido, FH e Bobsin estão no time. Isso é um avanço. E outra: TS não será unânime. Não irá aguentar jogar todos os jogos do ano. Ninguém aguentaria.
ResponderExcluirRodrigo
ExcluirTS vem para o lugar onde o clube mais produz jogadores bons.
Bruxo, fecho com o Rodrigo nessa. Prefiro ver o cara jogar. É importante ter opções, inclusive. Não esquece que joga de zagueiro também.
ExcluirCom treinador novo a tendencia é de que todos recebam oportunidades agora.
Primeiro passo do recomeço é sacar o Maicon e o Alisson.
Bruxo. Um volante, desses modernos aí, só um Arthur 2. E olhe lá. E nenhum dos que temos no elenco é parecido. E o melhor que temos a fazer é deixar de fazer comparações do tipo.
ExcluirO nosso time hoje é fraco! Fraco no meio de campo, fraco ofensivamente e vem capengueando na zaga. É por isso, que o time precisa de um brucutu no meio, pra pelo menos dar alguma proteção pra zaga.
Este esquema faceiro que estamos jogando desde 2018, 2019 na tentativa de encontrar um novo Arthur é que f.deu com a gente.
Para jogar no estilo moderno, o volante não pode ser "bom". Tem que ser "craque"! E craque, não dura muito aqui no Brasil.
Vinnie e Rodrigo
ExcluirNão deveria valer para o Thiago Neves, Robinho e Éverton Cardoso?
para mim, não.
Deu o inesperado! Renato chegou a um acordo com a direção e não é mais treinador do Grêmio.
ResponderExcluirEspero que não se precipitem na escolha do novo treinador, a cagada de renovar com Renato já fizeram, não é hora de sair desesperado atrás do primeiro mais "tarimbado" que aparecer. Eu não tenho confiança em Thiago Nunes, Lisca ou Cuca. Seria bom olhar pro exterior, Europa e América Latina, olha o Del Valle que trouxe esse português que parece ser bom treinador.
O único que me vem à mente no Brasil é o Maurício Barbieri, Bragantino. Ou investir no Thiago Gomes,da base.
ResponderExcluirÉ Bruxo. Seria uma boa, promover o Thiago. Não teria o alto custo que uma nova aposta teria. Bem como a gorda multa rescisória e os demais profissionais que vem no pacote.
ExcluirThiago Nunes seria uma escolha equilibrada entre experiência e modernidade. Em outras palavras, é jovem com ideas atuais de futebol, e ainda carrega boa experiência, inclusive com títulos expressivos.
ResponderExcluirAcho que será ele. Os demais seria muita aposta num outro ano atípico. Contrato de um ano com metas é o mais lógico.
Maurício Barbieri, Bruxo? Nem título tem. Ainda não fez o suficiente pra treinar uma equipe como o Grêmio. Não tem estofo.
O Grêmio é um clube de técnicos gaúchos.
Tiago Nunes é daqui da minha cidade, treinou o meu Riograndense e infelizmente, enterrou o Corinthians; basta uma rápida busca na imprensa paulista no período. Um desastre.
ExcluirMaurício fez um belo trabalho no Flamengo, antes do grande elenco; falta uma oportunidade em clube grande. Mas a minha ficha número 1 é apostar no Thiago Gomes, que conhece o elenco jovem do Grêmio e toda a base.
ExcluirQual o veredicto sobre ele aí na região?
ExcluirCara, "Enterrou o Corinthians" parece ser exagero. Ele pegou o elenco mais fraco do Parque São Jorge em décadas, com o clube atolado em uma crise política e financeira.
Pelo que vi, teve problemas de relacionamento com lideranças do time. Bateu de frente com o Fagner. Mas o time dele tinha esquema, estratégia.
No lado positivo, ele extraiu muito dos jovens do Athletico, que é justamente o que precisa ser feito no Grêmio atual.
Os demais citados são muita aposta na minha visão.
Renovaram pra demitir meses depois, que convicção.
ResponderExcluirMas eu que não vou reclamar, né?
PJ
ExcluirDireção e Conselho rachados.
Até que um dia, aconteceu o que eu pedia aqui no espaço. A saída do treinador desde 16.12.2017, 0x1 Real Madrid. 3 ANOS E 4 MESES DE ATRASO.
ResponderExcluirDaison
ResponderExcluirDemitir o treinador que à época "apenas" decidiu e perdeu por 1 a 0 para o Real Madrid o Mundial de Clubes, que no ano seguinte perdeu roubado a chance de ir para a segunda final consecutiva de Libertadores? Respeito, mas não concordo.
Mas o tempo me deu razão. Ganhou o que nessas 3 temporadas (digo Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão)? zero. Concordando ou não, eu acertei: zero título de peso. Abraços.
ResponderExcluirParabéns, Daison.
ResponderExcluirDezembro de 2018 eu concordaria.
ResponderExcluirAproveitando, quem tu contrataria agora, Daison?
ResponderExcluirNão sei.
ResponderExcluir