Páginas

Páginas

domingo, 23 de maio de 2021

Opinião




Grêmio confirma vantagem e vira Tetra 

Esta postagem será dividida em duas partes:

a) Fui um crítico à contratação de Tiago Nunes, muito baseada na experiência sua no Corinthians e tudo que li sobre a sua passagem. As conquistas no Athlético Paranaense, embora os seus méritos, foram recheadas de detalhes que lhe beneficiaram na Copa do Brasil, mas, afinal, ele não pediu e não teve interferência e a Sul americana, bem essa, nós estamos vendo o que é.

Deixo aqui, o meu reconhecimento ao belo início de trabalho, superando as expectativas da maioria dos torcedores.

b) O título gremista foi mais do que merecido, porém, sob a batuta de Tiago Nunes, este jogo foi o pior, talvez pela tensão da decisão, talvez pelas más escolhas (Maicon e Léo Pereira) e muito principalmente, por um respeito exagerado ao adversário.

No primeiro tempo, os grandes destaques foram Geromel e Thiago Santos, ambos, detentores do espírito competitivo que uma decisão exige. Foram absolutos, sempre. Ferreira decidiu, mas o ataque foi pouco efetivo. Diego Souza jogou distante da área e se não fosse a sua grande capacidade técnica e inteligência (vide o gol gremista), pouco apareceu.

Léo Pereira, por enquanto, apenas muita velocidade e disposição. Precisa evoluir muito para pensar em ser integrante de clube de ponta. Não pode ser a primeira alternativa para a posição. 

Rafinha procura compensar a queda (natural) de seu futebol pela passagem dos anos, com experiência e uma pseudo malandragem. Saiu sem apresentar nada de positivo no clássico. A aposentadoria está próxima.

Ruan, eficiente e Diogo Barbosa, suas deficiências não foram exploradas suficientemente pelo adversário. O gol de Dourado é idêntico ao de Abel Hernandez, alguns Grenais atrás. Nos dois, os goleiros não tinham o que fazer. Cabeçada em diagonal, de cima para baixo. Faltou a cobertura defensiva.

Tiago notou e sacou o lateral.

O meio de campo gremista não existiu. Uma única exceção, Thiago Santos, jogou por ele e pelos demais, pena que só sabe defender.

Os que entraram: Vanderson substituiu com vantagem o titular; Lucas Silva, perdido, Ricardinho fez o impossível na frente do gol escancarado (seria o gramado irregular?) Pepê, um leve acréscimo, que ia se materializar no tento da vitória (a chance de Ricardinho), por fim, Cortez, tentou fechar a avenida da lateral esquerda gremista. É mais confiável que o atual ocupante da lateral esquerda.

O Grêmio é campeão com muitos méritos, porém, eles não foram vistos nesta tarde. Sorte que o Inter passa por um período delicado, dentro e fora dos gramados.

Encerrando: Há dias, eu alinhei uma escalação que provavelmente Tiago não se afastaria dela; confirmou com duas ausências por lesão: Kannemann e Alisson. Foi muito arriscado entrar com um meio que tem um volantão, um ex-jogador e um jovem que oscila muito + Diogo Barbosa.

O Grêmio de Tiago Nunes está bem superior ao dos últimos meses de Renato. Falta ao jovem treinador, um pouco mais de arrojo para as devidas modificações no time. As exigências de clube grande estão se aproximando. Pode ser que isso esteja dentro do planejamento, onde ganhar o Gauchão era obrigação e sinalização para trocar as peças que não funcionam mais ou outras que nunca funcionaram.

Por enquanto, hora da torcida comemorar.


 



23 comentários:

  1. Ferreira perdeu a chance de fazer história com um hat-trick na decisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele realmente perdeu muitas chances claras, mas mesmo assim fez uma partidaça.

      Excluir
  2. Darlan e/ou Jean Pierre entrarão naturalmente neste meio.

    Nao me agrada o excesso de recuos da zaga pra o goleiro dar chutão.

    Não gostei de ver o time tão recuado, mas o inter nao teve nenhuma chance de gol criada por bola trabalhada, apenas forçando bola alta.

    Já o Grêmio, após o 1x1, empilhou chances, faltou um pouco de inteligência a Ferreira, sorte a Vanderson e concentração a Ricardinho.

    Tiago Nunes foi brilhante ao tirar Maicon. Eu mesmo, opinaria por tirar Leo Pereira. Este última, segura vaga para Leo Chu, ou, talvez Piñares ou alguma contratação (rsrsrsrsrs).

    Só com essas duas trocas, e a lateral esquerda, já muda a figura do time.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou desistindo de Pinares. Só se for problema de lesão.

      Excluir
    2. Essa vaga do meio ainda tá em aberto, tudo indica que o JP assume ela. Mas veremos no que vai dar.

      Excluir
  3. Pro meio temos Bobsin e pro ataque Elias. Sem considerar Douglas Costa, vejo 13 jogadores em condição de titularidade indiscutível.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do jogo.
    O time não correu muitos riscos e sou obrigado a admitir que o discreto Tiago Santos é um acréscimo e tanto para corrigir uma deficiência do meio.
    O time também evoluiu, as linhas estão próximas e se movimentam de forma coordenada.
    Temo pela insistência com Maicon.
    Hoje é dia de festa.

    ResponderExcluir
  5. PJ
    Pela tristeza ou seriedade de Maicon no final de jogo, acho que ele vai tomar a iniciativa de parar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim, Bruxo. É o melhor pra todos, que ele busque outra equipe ou assuma um cargo no clube tal qual o Marcelo Oliveira.

      Excluir
  6. Darlan não pode ser reserva de Maicon! Jamais, hoje ele nem entrou, alguém sabe por que? Desconforto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opção do treinador, depois, a expulsão do Rafinha atrapalhou.

      Excluir
    2. Mas no segundo tempo, colocar Lucas Silva, bah....aí complica.

      Excluir
  7. É aquela coisa, Gauchão não vale muito mas vencer em cima do Inter é sempre bom demais, ainda mais mantendo uma hegemonia de quatro títulos. Um ótimo começo do Tiago Nunes no Grêmio, essa conquista vai dar mais tranquilidade pra seguir o trabalho e pra chegarmos bem pro que "importa": Brasileiro, Copa do Brasil e a fase mata-mata da Sula.
    Eu, como muitos, critiquei bastante a chegada do Thiago Santos mas é inegável o impacto positivo que ele teve no time. Ele dá segurança e protege bem o meio, sua presença fez falta no primeiro Grenal. Ferreira em mais uma grande atuação, mas fica o puxão de orelha pelos gols perdidos. Um grande chilique do Rafinha na expulsão mas vou dizer: Achei exagerado o Vuaden expulsar os dois por causa de um bate boca que acontece toda hora em jogos, pra mim era um amarelo pra cada. Teve sua dose tensão no segundo tempo após o empate mas o Grêmio soube segurar bem até o final, podia ter feito mais até.
    Agora é lapidar esse time. Falta ajeitar a lateral esquerda, seguimos sem um jogador de confiança ali. No meio o Tiago Nunes precisa superar Maicon e Lucas Silva, é hora de Darlan e Bobsin. Matheus Henrique melhorou muito, especialmente na fase ofensiva, mas segue tendo seus lapsos de perder a bola e não acompanhar na marcação. Temos duas incógnitas ainda no meio: JP e Pinares, ambos precisam mostrar serviço, especialmente o chileno que até agora não se justificou aqui, a vaga está aberta. No mais estamos bem do meio pra frente com Ferreira em alta e em breve teremos Douglas Costa na ponta direita.

    ResponderExcluir
  8. Lipatin
    Hoje, os problemas estão em acertar a lateral esquerda e o meio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Bruxo. São os dois pontos em abeto nesse time.
      Na lateral é o maior problema, acredito que o ideal seria buscar um titular no mercado, o que seria caro e difícil, ou Guedes/Vitinho ganharem espaço e irem bem, mas não é realidade do momento até então.
      No meio nós temos opções no elenco pra resolver. Hoje é Thiago Santos, Matheus Henrique e mais um. Maicon não tem mais condições físicas pra jogar e o Lucas Silva é no máximo um reserva "ok" e olhe lá, muito limitado. Essa terceira vaga pode ser do Jean Pyerre, Darlan ou do Pinares, tem o Pedro Lucas mas acredito que esse só vá ganhar mais espaço na próxima temporada. Ainda tem o Bobsin que pode ocupar esse espaço, ele merece mais chances, e o Fernando Henrique pode ser o "reserva oficial" do Thiago Santos.

      Excluir
    2. Será que o Everton nao faz a lateral esquerda. Apesar de que eu acho que o Cortez faria melhor...

      Excluir
  9. Importante a conquista em um momento de renovação tendo afirmações de jovens como Breno, Vanderson, Ruan, Darlan e Ferreirinha além dos promissores Bobsin, FH, Léo Chu, Léo Pereira, Pedro Lucas, Elias, Ricardinho...
    Importante também as contratações pontuais de Rafinha, Thiago Santos e agora Douglas Costa.
    A lateral esquerda é inconfiável mas não chega a ser um desespero como na época do Marcelo Oliveira.
    Esqueçam esse tal de Pinares, é da mesma linhagem de Mathias Rodrigues e Mirales, não joga nada.
    Breno, Rafinha, Geromel(monstro), Kannemann, D. Barbosa, Thiago Santos, M. Henrique, Jean Pierre, Dougas Costa, Ferreira, Diego Souza. Esse time bem azeitado pode nos dar alegrias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha o "banco": Vanderson (pra mim seria titular, mas...), Ruan, Darlan, Leo Chu, Elias.

      A lateral esquerda é o furo...

      Excluir
  10. Joao Hollerbach24/05/2021, 10:32

    Boas análises, só quero complementar com um erro da arbitragem que, talvez, tenha resultado posteriormente nas expulsões: faltou a aplicação de um cartão amarelo para o Yuri Alberto na falta que fez no Geromel.

    ResponderExcluir
  11. João, exato!
    E segue uma estatística incômoda:15 clássicos com Vuaden e apenas 2 vitórias do Tricolor.

    ResponderExcluir