Páginas

Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Opinião




Mais uma Vitória do Estranho no Ninho 

Que estrago fizeram Renato e a Direção gremista em 2020! olhando estas partidas da Sul-americana é um desperdício e uma incongruência para o torcedor gremista; não tem nada a ver com a grandeza do clube. Que sirva de lição. Não dá para esnobar o Brasileirão, não é apenas pela questão econômica, é também, de respeito aos torcedores e a história do clube. Enfim, é o chamado mal necessário, assim como ocorre com o Cruzeiro na segundona do Nacional.

O Lanús é o menos ruim, ainda assim, assustou o Tricolor em 1 ou 2 lances, além do gol, aliás, novamente a bola aérea, desta vez, em cima de Ruan. Com os T(h)iagos, Nunes e Santos, são 7 gols sofridos em 9 jogos. Fica o alerta, pois o Grêmio encarou só times medianos ou nem isso.

Fica difícil fazer uma reflexão sobre o momento do Tricolor, porque ele lembra um boxeador que só pegou "morto" pela frente. Se por um lado é positivo, pois dá tempo e condições do novo treinador ajeitar a casa, por outro, não se sabe a real condição do time, ou seja, em que estágio ele se encontra. Como será quando encarar clubes da sua estatura?

Sobre a partida: um primeiro tempo primoroso de Rafinha (caiu na etapa final) e alguns vacilos defensivos de toda a zaga que permitiu gol e chance de Sand, cara a cara com Brenno. Esse fez uma partida correta, especialmente nas bolas mal recuadas ou lançamentos longos do adversário, que o obrigaram a sair providencialmente.

O meio de campo foi muito bem; Thiago Santos fazia a sua melhor partida do meio para frente, Lucas Silva, um dos melhores do jogo, em especial, na etapa final, Matheus Henrique conseguiu a inédita marca de fazer dois gols de cabeça em sequência e Maicon, que entrou muito bem; porém, o time ainda possui o péssimo hábito de fazer a bola passar sempre pelo camisa 8, o que nem sempre é positivo para o time. Me fez lembrar a Copa de 78, quando o jogador que não passasse a pelota para Rivellino, corria o risco de ir para "o tronco", o "pelourinho".

Na frente, Ferreira está anos-luz à frente de seus parceiros desta noite; aliás, neste vestibular, por enquanto, Luiz Fernando, Gui Azevedo e Léo Pereira, precisam apresentar mais do que o atual estágio deles. Meu feeling aponta para jogadores ideais para Atlético Paranaense, Goiás ou Sport.

Churín está parecendo aqueles celulares cheios de recursos, mas que no essencial (ligações), pecam. Ele dá combate, tenta o passe, se movimenta muito, abre brechas na defesa adversária, porém, na hora de botar para dentro do arco ...  Diego Souza, assim que ingressou, quase meteu o dele.

Darlan pouco produziu; talvez, o tempo escasso que teve.

Domingo, o novo Grêmio, assim como o novo Inter, ambos vão precisar confirmar se estão no caminho certo em suas escolhas.

Grenal absolutamente imprevisível.

Apenas para constar: Ferreira é o craque do certame.


19 comentários:

  1. Lucas Silva é minha decepção. Só serve pra banco de Tiago Santos.

    Se quiser, o Grêmio vence a sula com 100%>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem pra banco, Glaucio. Não domina um fundamento que ensinam no dente de leite, o do passe no tempo futuro. Larga todas na linha ou atrás do companheiro. Mata todos os ataques.

      xxxxx
      Bruxo, fecho com a tua análise. Concordo sobre os pontos a evoluir. Mas o Tiago Santos ajeitou o meio. Nem todo gol tomado é responsabilidade do primeiro volante. Hoje foi um de escanteio sob o Luís Fernando. Que culpa teve o camisa 5?

      Fosse assim o Real Madrid não levava gol. Tem Casemiro, Modric e Toni Kroos.

      Excluir
    2. Glaucio e Vinnie. Vou me juntar a vocês na corneta ao Lucas Silva. Jogador muito limitado, não é um grande marcador e não tem "pegada" suficiente pra ser o primeiro volante, é muito lento e não tem desenvoltura ofensiva pra ser o volante mais solto, sem falar nos incontáveis chutes pra fora. O lugar dele é bem longe do Grêmio.

      Excluir
  2. Glaucio
    Gostei do desempenho dele; para dar um exemplo, esteve melhor do que aquele Matheus Henrique dos jogos do ano passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez minha decepção seja pela expectativa criada. Ele iniciou bem. Ou os treinadores não mandam ele cumprir a função pra qual eu acho que serve, eu ele não obedece, simplesmente se vai à frente, não compacta, não marca jogador sem a bola e ainda está visivelmente pesado.

      Excluir
  3. Inicialmente, também achei que era o Luiz Fernando, mas revendo, vi que quem ficou enforcado no lance foi Ruan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este, um dos pontos negativos até aqui. Marcação em bola parada tem que ser um a um, aliás, foi a principal mudança que Renato promoveu em 2016.

      Excluir
    2. Também não tô gostando dessa marcação por zona na bola parada. Acho que pra bola parada homem a homem funciona melhor, pelo menos no momento, essa por zona em bola parada precisa de muito treino pra funcionar bem.

      Excluir
    3. Lipatin
      Por zona, pode acontecer de um jogador mais baixo pegar o melhor cabeceador adversário. É um problemaço.

      Excluir
    4. Sim, e também do adversário tirar proveito movimentando as peças defensivas como ele quiser. O JJ fazia direto no Flamengo, enfiando três jogadores de um lado da área no escanteio e deixando um buraco pra um quarto vir de trás e atacar o espaço vazio.

      Em outras palavras, com a marcação individual, o adversário pode escolher onde tu vai ser obrigado a se posicionar.

      Excluir
  4. Que maldade, Bruxo. Eu hein... Com os dois T(h)igos, o Grêmio por hora, só venceu. Medianos ou não.

    Sinceramente, não sei que jogo eu vi. Pois na tua percepção, o Lucas Silva foi bem e principalmente no segundo tempo. Mas lembro bem, dum lance em que o Santos deu uns gritos com ele pedindo aproximação.

    Agora no domingo, veremos como irá se comportar o time. Sem o protetor É a chance, que o amigo queria de poder ver em campo FH ou Bobsin, mas antes, vamos ver se eles serão relacionados, né. Porque nem isso até o momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que jogue o FH, jogará Lucas Silva ou Maicon

      Excluir
    2. Provavelmente. Uma pena. Lembro que com Luiz Felipe, o Wallace estreou num Grenal.

      Excluir
  5. Churin me parece mais aqueles celulares antigos (tijolão), todo mundo via que vc tinha mas quando precisava não funcionava.
    Thiago Santos chegou vestiu a camisa e tomou conta da posição.
    Os adversários são de segunda linha mas o Grêmio está fazendo o que deve fazer nesses casos, está passando o trator.
    Até aqui essa mudança na marcação da bola aérea é o ponto negativo do trabalho do T. Nunes.

    ResponderExcluir
  6. Verdade, Carlos. Há muito progresso na equipe (com a ressalva dos adversários serem fracos).

    ResponderExcluir
  7. Mais uma grande atuação do Ferreira, ele evoluiu mais no jogo coletivo que era uma falha que ele apresentava. Tem buscado mais o companheiros e estes também tem aparecido mais ao seu redor.
    É, o Churín é um caso difícil. Parece ser gente boa, é muito esforçado e as vezes mostra qualidade nuns lances. Mas na hora de mandar pro gol a bola parece não querer entrar.
    Matheus Henrique tem melhorado muito jogando mais solto, ele faz bem o papel de "homem surpresa" na área adversária. Preocupa a lesão do Thiago Santos, gostando ou não dele o funcionamento do meio de campo tem sido melhor com ele ali na primeira função. Já o Lucas Silva... Esse tá fazendo hora extra no Grêmio, não dá. Maicon também já deu o que tinha que dar. Fica a cornetada no Nunes, com Darlan disponível não dá pra por Lucas Silva e Maicon na frente dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionante a evolução dele, Lipatin. Ontem, o comentarista da Conmebol ressaltou a capacidade dele de fazer sempre o correto.

      Excluir
  8. Sim, o Del Valle também era fraco....

    ResponderExcluir