Páginas

Páginas

terça-feira, 22 de junho de 2021

Opinião



A Vantagem de não lidar com uma Estátua 

O Grêmio vai mexer no time. Vai rejuvenescer boa parte dos 11. Noticia-se que Gabriel Chapecó, Victor Bobsin ou Jean Pyerre e Léo Chú poderão ser titulares diante do Santos.

Não se trata de trocar para contentar a torcida; é questão de justiça; aliás, começo de justiça, porque outros meninos melhores do que os veteranos, ainda estão à espera de oportunidades.

Após o treinador explicar porque Thiago Santos e Lucas Silva deviam jogar juntos e Rafinha e Cortez sendo escalados, a Direção encheu o saco e agiu, vide Reunião, isto é, deu uma "escorada" no comandante técnico, chamou na cincha ou "chincha", como diz o gaúcho e enquadrou Tiago Nunes.

Fez errado? Claro que não! É função do comando da instituição que tem origem no futebol, cobrar seus subordinados, justamente neste departamento do clube.

A Direção errou antes, quando se submetia aos desmandos do antigo treinador.

Para encerrar: o Vitória será um adversário difícil na Copa do Brasil, mas, convenhamos, ele deve estar mais preocupado do que o Grêmio pelo cruzamento do sorteio.

13 comentários:

  1. Se for eliminado pelo Vitoria, para o ônibus e desce todo mundo.

    Pela primeira vez, vi cogitarem a disputa de posição no meio entre Jean e Bobsin. Finalmente caiu a ficha. Também se noticia a priorização de uma contratação na meia cancha. Só levou três anos e meio.

    Antes tarde do que nunca.

    xxxx

    Rio quando dizem ser extinto o meia de ligação. Everton Ribeiro e Arrascaeta são o quê? O cara que o Atletico contratou do River é o quê? E aquele outro que o River vendeu pra MLS dois anos atras?

    No Palmeiras tem o Scarpa e o Veiga. O Sao Paulo tem o Igor Gomes (muito bom jogador). Ate o Inter tinha um meia, o Praxedes. Que se nao é um craque, é bom jogador - um pouco lento, na minha opinião. Mas ano passado jogou tudo aquilo que esperávamos do JP.

    Enfim, chega a ser piada essa tese.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie. Não é que o meia de ligação tenha sido extinto. Mas aquele perfil do meia camisa 10 mais paradão que não participava muito do jogo sem a bola ou que necessita que todo o esquema do time seja construído ao seu redor. Hoje o 10 precisa se movimentar mais, se adaptar mais a diferentes esquemas e participar mais sem a bola também.

      Excluir
    2. Tá, mas vem cá, esse meia de ligação que tanto falam, é o cara que arma o jogo partindo do meio pra trás e geralmente deixa a tarefa do último passe para os pontas e estes se encarregam das combinações com os laterais quando avançam, ou o que joga mais à frente um pouco e tem mais tarefas de último passe e finalização?

      Tenho visto muitos jogos antigos (entremeados com atuais) pra rever meus conceitos e corrigir algum equívoco.

      Do que tenho analisado, nesse 4-3-3, devido justamente a hoje ter 3 atacantes de fato na última linha (e não um meia combativo como em 2016 e 17, Ramiro, no caso), o tal meia de ligação é o segundo caso que comentei no primeiro parágrafo.

      Se for voltar ao 4-2-3-1 (que pra mim na prática é um 4-4-2 meio torto), aí sim se precisa do segundo (que era Luan).

      Só exemplificar, do que vi, concluí que Ronaldinho, Rivaldo e Kaká eram o segundo.

      Zidane, Zinho e Veron, o primeiro. Obviamente que veremos inúmeros gols destes, pois eram craques, mas não eram de ficar entrando a dribles na área, como cobram de Jean Pierre (que nem digo que seja esse cara).

      Acho que a questão é muito mais do que se espera do jogador do que realmente ele seja, até porque jogador bom se adapta ao sistema de jogo.

      Talvez as funções tenham mudado com o tempo, o que eu conhecia por 3º de meio, hoje jogue como segundo volante.

      Se é isso, o Grêmio precisa de o que eu conhecia por meia atacante, e aí sim, Jean Pierre não é.

      Excluir
    3. Glaucio, é o que joga mais a frente. O primeiro que tu descrevestes (que arma de trás e larga nos pontas/laterais é um volante, não um meia.) Zidane era de outro planeta, mas nunca foi meia, era volante. No Real Madrid dos galácticos o meia era o Beckham. O mesmo vale pro Veron. Esses caras eram tao fora da curva que volta e meia faziam cada golaço e apareciam na frente. Mas nao era a função principal deles, até por característica.

      O cara pra jogar de meia tem que ter vitoria no um contra um contra seus marcadores, chutar de fora da área e abastecer tanto os extremas quanto o centroavante.

      Geralmente este jogador também faz gol, mas esta é uma tarefa secundaria. Pra citar dois dos maiores, Ronaldinho e Maradona nunca foram grandes artilheiros. Basta ver os números da carreira deles. Agora o que pifaram de atacantes nao deve ter estatística o suficiente.

      O Zinho é um caso a parte. Acabei de ver, por coincidência, os jogos completos da decisão do Brasileiro de 87 e Grêmio x Flamengo pela Copa do Brasil de 89. O Zinho, no inicio da carreira era um extrema, quase que um ponta esquerda, que caia pelo meio. Mas o futebol dele so amadureceu quando ele começou a jogar mais centralizado no Palmeiras e na Seleção de 94. Mesmo assim, eu considero ele mais um volante de armação do que ponta de lança. O jogo dele era cadenciar, girar a bola, distribuir o jogo no meio campo. Nem tanto dar assistências. Na melhor das hipóteses ele era um híbrido de volante com meia. Tanto que no Palmeiras ele jogava com o Rivaldo, no mesmo lado.

      Kaka e Rivaldo eram meias. Jogadores agudos. De assistência e de gols. Ambos fizeram mais gols do que o Ronaldinho na carreira, por exemplo. Principalmente o Rivaldo que chutava muito. Era até fominha muitas vezes.

      Sei que esses caras só aparecem a cada dez/quinze anos. E depois que estouram nao tem como comprar. Mas existem jogadores com as mesmas características em qualquer lugar do mundo. Basta procurar.

      Caracteristicas basicas de um meia/ponta de lança:
      -Forca de arranque, ter explosao de 10/15 metros com a bola dominada
      -Girar rapido recebendo a bola de costas
      -Inteligencia nos movimentos, na tomada de decisão pro melhor passe
      -Drible curto
      -Bom chute e qualidade nas bolas paradas

      Os últimos meias bons no Grêmio:
      Tcheco, Luan, Douglas, Elano.

      Improvisacoes de outros jogadores que nao eram meias e que deram pouco resultado:
      Ze Roberto, Giuliano, e agora Jean Pierre.

      Excluir
    4. Mas então até o Riquelme seria volante hoje....barbicacho...tô desatualizado demais.

      Enfim, eu ainda acho que jogando com 3 atacantes não precisaria deste "ponta de lança", mas se é isso mesmo, aí não temos.

      Excluir
    5. Não, o Riquelme chegava muito na frente. Chutava como poucos. Fazedor de gols. Longe de ser volante.

      Cara, nao creio que tenha mudado tanta coisa assim no futebol. Tua pergunta foi pertinente.

      A diferença, que eu vejo ao menos, é que o pessoal se apressa em apontar volante como meia hoje.

      Atacante é que nem vendedor de empresa, ele precisa ser abastecido. Nao funciona sozinho.

      Na empresa tu tem o marketing, que prospecta e prepara o cliente pro vendedor dar o toque final e fechar a venda. O meia é o marketeiro do futebol. Já o atacante é o finalizador. Ambos tem a mesma importancia.

      Se nao o atacante tem que buscar a bola na meia lua. Fica difícil fazer gol assim.

      Excluir
  2. Vinnie
    Expandindo o prazo dos 10 dd; o Grêmio tem mais um jogo em casa, depois do Juventude; então, contra o Vitória, há muito tempo para ajeitar a casa.
    Se perder, o ônibus ficará com menos de meia lotação.

    ResponderExcluir
  3. É, Bruxo. Parecem ter se tocado das coisas. Mas que bom que as mudanças começaram a aparecer. No meio já tava claro que tinha que mudar, seja JP ou Bobsin qualquer um dos dois é bem vindo ali. Espero que o Chapecó vá bem no gol pra afastar de vez esse fantasma do PV que nos assombra enquanto a direção não exorciza esse espirito do mal. Também gostaria de ver o Vanderson jogar, precisamos do poder de apoio dele ali pela direita.
    Tinha que avaliar melhor também a turma que teve Covid. Eu acho estranho os caras testarem negativo e jogarem poucos dias depois. Ainda mais veteranos com o Diego Souza e o Rafinha. Eu tive Covid no ano passado, apenas sintomas bem leves, mas levei mais de um mês pra conseguir voltar a fazer minhas atividades físicas normalmente.
    E é bom se preparar: Alisson está voltando. Tomara que o Douglas Costa fique com o físico em dia logo.

    ResponderExcluir
  4. Alisson está esperando a vaga do Ferreira.

    ResponderExcluir
  5. Acho que a decisão não passa pelo o que disse TN. Lucas Silva, não jogou nos últimos jogos.

    Espero, que os escolhidos, sejam eles quais forem, deem conta do recado. Para finalmente, sabermos do que são e do que não são capazes.

    Lamento pelo Darlan, não estar nesta lista. Mas né, não sei o que acontece nos treinamentos.

    Boa sorte, ao Grêmio. O que precisamos agora é vencer. E apenas vencer.

    Convencer, bom. Aí vai de cada um.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo
    Vencendo, vem a tranquilidade, a confiança. E aquela velha máxima: num time ajeitado, o ruim vira médio, o médio vira bom, o bom vira craque, o craque vira extra-classe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Bruxo. Deste "ruralito" que enfrentaremos, sinceramente, eu nem desejo os 9 pontos. Se não for pedir demais, 5 já está ótimo. Porque numa rara e bem difícil hipótese do time alcançar 7 ou 9 pontos, todo aquele alvoroço volta com tudo. Com ele, quem tinha esperanças no Brasileirão pode voltar a tê-las; e assim sendo, as copas (que são mais fáceis e tangíveis) voltam a ficar no esquecimento. Desta maneira, a chance de não levarmos nada, mais uma vez, aumenta consideravelmente.

      Excluir
    2. Mas che, tem que levar o BR a sério pra se algo der errado nas copas pelo menos estar na libertadores ano que vem.

      Excluir