Grêmio volta a vencer
A volta de Luiz Felipe ao Grêmio permite a gente presenciar elementos de reconstrução de um time. É um processo, deverá haver passos para trás, mas a caminhada para a normalidade vai prosseguir.
Quais são esses elementos?
-A presença de um goleiro confiável, pelo menos, nestas duas partidas mais recentes. Decisivo na primeira etapa e depois, ele contou com a sorte que acompanha os grandes arqueiros
- Uma zaga bem postada, atenta, destacaria não por ser o melhor, mas para comprovar a importância defensiva, Cortez. Inúmeras vezes, ele fechou para o meio da área e impediu arremates ou situações de gol do adversário. Importante e decisiva participação no bloqueio dos equatorianos
- Dois volantes técnicos, mas que, quando o jogo exigiu, foram viris, impositivos. Não saíram da frente da área
- Jean Pyerre, discreto na maior parte do tempo, mas no gol, uma ação decisiva. O fator que determinou a vitória. Mérito para a esperteza de Léo Pereira
- Aproveitamento alto em relação ao número de chances, o goleiro Gabbarini não fez uma única defesa; tomou um gol e quase sofreu outro de Ricardinho
- Por fim, a presença de um treinador vencedor; coincidência ou não, no clássico, o Grêmio pelo que se viu, deveria ter perdido. Empatou. Hoje, um empate não seria injustiça pelo que se viu; ganhou. Isso vai alterando o ânimo da equipe, os degraus são galgados assim
É óbvio que houve evolução; não perde há dois jogos, não sofre gols. É matemática pura; sempre que sofreu um gol, teria que fazer dois para vencer. Não tomando, vai pontuar, 1 ou 3 pontos. Luiz Felipe tem essa questão (saber se defender) como um dogma.
Com exceção de Diego Souza e Alisson, todos tiveram uma partida muito boa, inclusive Lucas Silva, tão contestado (merecidamente contestado antes). Destaques foram goleiro e o quarteto defensivo + Léo Pereira, que pode ganhar sequência e crescer.
Ainda me preocupo, bruxo. Não sofreu gols devido ao goleiro. Bom, isso tem o lado bom.
ResponderExcluirJean Pierre buscando bola quase perdida...é, Felipão consegue puxar os caras, isso anima.
Glaucio
ResponderExcluirÉ uma (re)construção, agora, o elenco acredita no seu comandante.
Sim, essa é a impressão. E é muito importante.
ExcluirDeu um certo otimismo o jogo de ontem. Claro que concedemos espaços e levamos sustos, mas melhoramos. Se seguir assim e der uma melhorada o Grêmio se escapa bem do Z4. Fecho com a tua observação sobre os jogadores: Chapecó foi muito bem, a defesa também. O meio foi bem, F. Henrique acho que não sai mais do time, Jean Pyerre foi decisivo e está dando indícios que pode ir bem com o Felipão, Lucas Silva até que não atrapalhou tanto. Na frente que tivemos o Léo Pereira se destacando e decidindo o jogo, já Diego Souza e Alisson numa jornada apagada. Destaque pra arrancada do Vanderson no lance do gol, agora que vamos jogar na base do contra-ataque não podemos abrir mão dele pelo Rafinha.
ResponderExcluirAcho que dá pra tentar buscar essa Sula mas no momento nossa meta é subir na tabela do Brasileiro antes de pensar e mais coisas. Vamos um jogo de cada vez e vendo no que vai dar.
É notável nossa ruptura com estilo de jogo que predominou nos últimos anos. Agora é retranca, jogo defensivo e contra-ataque. Eu não me importo, afinal antes era nossa marca e time defensivo também ganha campeonato, no nosso caso é permanecer no campeonato no momento, risos.
Lipatin
ResponderExcluirVamos ter que nos acostumar com esse jogo feio,pelo menos, até chegar o equilíbrio.
É o que temos no menu, Bruxo. Que dê certo e nos tire da "rabeira".
ExcluirAmém!
ExcluirComplementando:o equilíbrio na tabela.
ResponderExcluirJogar feio tudo bem, mas se só uma das chances da LDU entrasse ontem, o discurso seria diferente.
ResponderExcluirPra sorte do Grêmio, Felipão enxergou isso...então não caio nessa de "Lucas Silva não atrapalhou e Cortez foi bem"....
Se vamos criar menos ainda, temos que ter jogadores fatais, que finalizem bem quando der, que pensem rápido na frente...Alisson está longe disso.
Minha opinião sobre o Lucas Silva e o Alisson é que a melhor posição deles é bem longe do Grêmio, podiam esquecer deles lá em Quito. Risos. A lateral esquerda só vai se resolver se o Guedes deslanchar ou com uma contratação pra resolver ali. Com Cortez e Barbosa a gente sabe o que vem. Penso que o Cortez vai jogar mais com o Felipão porque é "menos pior" defensivamente que o Barbosa.
ExcluirEssa de jogar meio feio acho que não é nem questão de gostar ou aprovar, é o jeito defensivo que o Scolari monta os times mesmo. Ontem a retranca deu resultado mas o time tem muito o que melhorar. Mas, bah, é bom conseguir vencer um jogo depois de tanto tempo.
Exato nessa dos jogadores mais "fatais". Por isso que Lucas Silva, Alisson e Rafinha tendem a sair do time por essa lógica, pelo menos espero que saiam. Ontem o Alisson desperdiçou um contra ataque "fatal" e matou mais uns dois ou três. E se fosse o Rafinha de titular não teríamos feito o contra-ataque do gol. Mas vamos ver como vão andar as coisas.
Lipatin
ExcluirSobre o Guilherme Guedes, faço postagem hoje.
E Ricardinho precisa aprumar o pé.
ResponderExcluirNão podia ter pedido aquela chance, era o gol pra matar o jogo e encaminhar a classificação. Tem que ficar treinando finalização depois do treino.
Excluir