Páginas

Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Opinião



Injustiça, Incompetência e Imortalidade 

A) Li o texto do jornalista Mauro Cezar Pereira do site Uol, vide Discutível e concordo com o que foi expressado. Primeiro, não considero separação entre vândalos e torcedores, já que os primeiros estão no local reservado para a torcida organizada do Grêmio, identificados com as cores do clube, então, são torcedores. No entanto, punir a instituição, aí, incluindo a maioria avassaladora de torcedores dentro e fora do estádio naquele Domingo, tirando os jogos seguintes da Arena, é uma injustiça. É como condenar o corpo todo por ter um problema localizado que merece (e deve) ser tratado até com a extirpação. A punição imputada ao Grêmio, no caso, identificado os transgressores, é "socializar" a pena de uma forma injusta. O clube demonstrando todo o interesse num correto desfecho, agindo para identificar os responsáveis, se alia à Justiça numa única direção; estabelecer a forma correta de consagrar Crime e Castigo

B) O Tricolor chegou a este constrangimento por um conjunto de acontecimentos que merece um estudo, já que nele não está inserido um dos fatores mais corriqueiros em situações de queda de um grande clube para a Série B: salários atrasados. Passado esse período, independente do desfecho (mantido na A ou indo para a B), uma profunda reflexão deverá ser feita. Consagrada a pior hipótese, olhar para o que fez o River Plate, que, após o seu inédito rebaixamento no certame argentino, ressurgiu para viver o melhor momento de sua história. Fez do limão, uma limonada

C) A Imortalidade gremista, às vezes, está ligada a sua incapacidade de lidar com dificuldades menores que geraram grandes obstáculos quase intransponíveis como ter que reverter um 0 a 3 do Caxias para um 4 a 0 no Olímpico ou vencer o Náutico nos Aflitos na rodada final do Brasileirão de 2005, isso, para ser campeão. Foi incompetente nos confrontos anteriores em casa e fora diante da Portuguesa, Santa Cruz, duas vezes cada e como locatário contra esse mesmo Náutico. Após tomar 3 a 0 do Boca na Bombonera, a famosa imortalidade não apareceu no confronto da volta em 2007. Imortalidade, eu considero a forma como vencemos o Náutico, todos os detalhes que sabemos e os que aparecem décadas depois, consagrando que algo excepcional ocorreu naquele 26 de Novembro de 2005

Fica a esperança que o somatório de infortúnios que assola o Tricolor neste Brasileirão, trará uma nova página épica na biografia do clube, mesmo que mais adiante, termos como incompetência e imortalidade sejam misturados indevidamente.

8 comentários:

  1. Marcelo Lopez02/11/2021, 10:51

    Bruxo...
    A) Essas novas Arenas, moderníssimas, são tb vulneráveis a invasão. Pior, a "segurança" é particular em grande parte.
    A pauta que se vê n mídia é a punitivista, não vejo o argumento de dar tempo ao Grêmio para se defender, identificar os invasores...
    Estão indo no pescoço na instituição.
    Acredito eu que para o Grêmio seja fácil identificar todos, com seu sistema moderno de câmeras da Arena. Só não faz se não quiser.

    B) Já caímos 2x, nunca vi ideias de como não se fazer a partir destas quedas. Quem esta lá dentro tem todas as informações para fazer uma boa anamnese, levantar todos os sintomas e entrar com a medicação certa.
    Entra Dirigentes, sai Dirigentes...mas a ideia orgânica de certas coisas tem de ficar.

    C) Concordo plenamente. Serve mais como "lenda" e imaginário criados nas situações resolvidas por sufocos anteriores mal resolvidos.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo
    Também senti isso por parte da mídia. Deve ser a necessidade de faturar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Bruxo, é a necessidade de fuder o Grêmio mesmo!

      Excluir
  3. Infelizmente vão punir a instituição, essa é a regra estabelecida. O correto seria 30 dias de cadeia para todos os invasores e a divisão dos prejuízos causados.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Carlos e André
    O Grêmio sabe como a banda toca;deveria ter-se prevenido.

    ResponderExcluir
  6. Vi esse vídeo do Mauro ontem. O Grêmio certamente será punido, bem como os invasores quando forem identificados. Porém, a gente sempre fala que isso é burrice, mas qual torcedor gremista não desejou por um segundo que fosse quebrar toda aquela merda? Mais uma: pareceu que tudo foi friamente calculado. A demora da polícia para intervir... tudo muito suspeito.

    Outra: li também no UOL que Luiz Adriano pode ser um dos pivôs da invasão ao ter provocado a torcida. Caso isso se confirme o Grêmio terá uma redução de pena ou o atleta aquele será punido? Creio que não.

    Estive no jogo domingo. Pelo visto, infelizmente, e devido a isso não poderei ir à outros tão cedo. Mas não julgo os torcedores que invadiram. Se eu estivesse naquele setor, no calor da emoção e da raiva, eu seria um dos quebradores. Em tempo: as agressões aos profissionais que trabalhavam naquele dia não são válidas. Mas quanto ao equipamento...

    Por fim uma pergunta: cadê o Oderich? Será que ainda patrocina as radiazinhas da ICA ou da IVI? As que deram origem a toda essa revolta em parte da torcida gremista?

    ResponderExcluir
  7. A) Bruxo, talvez essa situação do Grêmio não esteja me fazendo bem, mas tenho a nítida impressão que a invasão foi orquestrada dias antes e com a presença de gente de dentro dos escritórios da Arena. É fato que o presidente odeia o torcedor, não suporta ver o povo Gremista na Arena. Fato é que foi muito fácil a invasão, somente um EPAVI fazendo a segurança do portão; a Brigada estava longe e somente olhou, sem maiores intervenções. Os marginais foram direto ao VAR e destruíram o equipamento, ora, somente a invasão de campo não daria uma punição maior que um ou dois jogos, ou nem daria punição, como foi no caso do internacional há poucos dias. Tudo muito estranho...

    B) Eu acho que mais uma queda em nada contribuirá para um desenvolvimento futuro do clube, já caímos duas vezes e nessa terceira queda repetimos os mesmos erros dos descensos anteriores, com o agravante de que hoje o caixa do clube está saneado, ou ao menos é isso que nos fizeram acreditar.

    ResponderExcluir