Grêmio perde o Clássico e amplia o Calvário
Fiquei esperando pela entrevista do Mancini por dois motivos; primeiro, porque, conforme a fala, dá para ter a temperatura do que virá; segundo e principal motivo; esfriar a cabeça e não postar bobagem, enfim, testar se sou capaz de controlar a raiva e não sair detonando tudo. Acho que funcionou, pois vi lucidez na entrevista do técnico e o fato de ver algo racional na fala dele, me permite dizer que posso escrever sem arrependimentos, depois da paulada que é perder para o maior rival.
Foi um Grenal equilibrado na primeira etapa; poderia ter terminado 2 a 0 para o Inter; sim, é verdade, mas a estatística que a transmissão apontou no intervalo demonstrou que apenas nos desarmes o Grêmio teve número abaixo do adversário. Se é mérito dele ou ruindade do oponente, não sei.
O segundo tempo, igualmente, não foi diferente. Dito isso, a análise vai especificamente para o time Tricolor. Só a precariedade física de Vanderson justifica a opção pelo sofrível Rafinha (um dos maiores erros dos comandantes do futebol gremista). A escalação de Cortez, acertada a meu ver, a partir da falta de alternativas, escancara o desnorteio, pois ele esteve a ponto de ser afastado ou comunicado que não ficará; aí vira titular.
Prosseguindo: Mancini insiste com uma solução fracassada desde os tempos de Luiz Felipe; três volantes, onde Villasanti é o principal nome, quando num time ajustado seria coadjuvante. Thiago Santos e Lucas Silva com pequenas diferenças, são de mesma função. Para agravar as opções pedidas por parte da torcida não funcionam; Ferreira caminha para não confirmar ser o cara que desequilibra, que assume protagonismo num momento crucial do jogo. Campaz, hoje pareceu ser um júnior assustado, desembocado, recém saído dos aspirantes, mostrando uma falta de domínio de fundamentos que seria compreensível no Pedro Lucas, por exemplo, não num jogador que chegou badalado. A culpa, certamente, não é dele. Mais um erro de avaliação.
Borja é mediano. Ponto final. Ou está escondendo o jogo muito bem. Douglas Costa não tem gás para 90 minutos, ainda mais depois de uma sequência dura com foi essa (Palmeiras, Galo e Inter) em 10 dias.
Dos que entraram: Campaz, Diego Souza, Jean Pyerre, Alisson e Vanderson, somente este último acrescentou algo positivo.
O Tricolor tem problemas sérios de transição no meio e Mancini promete fazer mudanças, até porque cinco atletas estarão indisponíveis: Chapecó, Cortez, Thiago Santos, Villasanti e Borja. O meio precisa mudar em nomes e mecânica.
É isso! Só um milagre permitirá a permanência do clube na Série A.
ET: O lance emblemático da bagunça gremista: Três volantes assistiram Edenílson pegar a bola sozinho; parar, olhar e botá-la às costas do lateral direito no gol único da partida.
Entre tantos problemas desse ano pra esquecer, um dos mais graves foi acreditar que Ferreira era jogador pro Grêmio.
ResponderExcluirAlém de não ter levado vantagem em nenhum duelo individual (contra o Moisés!!!!!), o gol que ele perdeu é pra justa causa.
Bruxo. Jogamos mais. Mas fod...c.
ResponderExcluirBruxo. Se for pra ser será!
Meu amigo. JAMAIS NOS MATARÃO!
ESTAMOS TODOS BEBADOS E LOUCOS!
E bora pra segundona, porque acabou né, vamos ser realistas. Deu!
ResponderExcluirAndré. Não acabou. Ganharemos todas daqui pra frente. Anote meu amigo!
ExcluirBruxo, o Campaz entrou fora de posição. Alguém pode explicar por que botaram o cara no lado direito? Ele é bom jogador. Era pra ter iniciado hoje. Sempre tenta o passe entrelinhas. O moleque não se esconde. Mas nessa bagunça todo mundo afunda.
ResponderExcluirJustiça seja feita, outra baita partida do Lucas Silva. Um dos poucos que se salvou hoje. Merece ficar pro ano que vem.
O Tiago Santos afundou com o resto da equipe. Nitidamente abalado com as ultimas falhas decisivas. Nunca foi grande coisa, mas agora muito pior sem a confiança.
E o Chapecó falhou duas vezes no gol. Errou a saida e não defendeu a cabeçada. Continuo achando o Brenno mais seguro.
Vilassanti entra na área, como tu bem frisaste em outro post, mas de que adianta? Não sabe o que fazer. Perdeu um gol feito no primeiro tempo. Não soube enquadrar o corpo pro arremate. Um lance tão simples.
Tá bem difícil. Mas o Grêmio tem jogos em casa e pega o Atletico-
MG depois do título e o Flamengo de ressaca da Libertadores. Esses últimos jogos são menos difíceis do que muita gente pensa. Precisa ganhar mais quatro - incluindo o confronto direto com o Bahia.
Acho que ainda dá.
Vai dar Vinnie. Hahaha a gente sabe que vai dar!
ExcluirAdmiro o otimismo dos amigos.
ResponderExcluirA boa notícia é que o Tiago Santos está fora do próximo jogo. A má notícia é que provavelmente ele voltará a ser titular depois de cumprir a suspensão automática.
ResponderExcluirJoão
ResponderExcluirSó uma grande jornada do meio sem ele para enterrar de vez a titularidade do "jogador que deu estabilidade ao setor".
Mas deu estabilidade, vai mal sempre.
ExcluirE essa jornada tem tudo para ser contra o Flu.
ExcluirO Flu esse que deve ser o inicio ou a derrocada dessa arrancada final.
E o patético Patrick, com sua flauta, pode ter sido o combustível que faltava para os brios dos jogadores do Grêmio.
Marcelo
ExcluirSe os atletas tiverem sangue nos olhos, o fiasco do Patrick poderá ajudar, mas o Grêmio precisa se ajudar.
Boa, Glaucio.
ResponderExcluirEsqueçam, vai ser igual ao Alisson, vai jogar 3 anos, depois vão ver que não serve, quando estivermos na série D.
ResponderExcluirSe tiverem tempo e estômago leiam os comentários daquele doente do Rodrigo R. no blog do MM, tá detonando todo mundo, falando mal do Bruxo, e principalmente do Rodrigo Severo...bah, o cara é um psicopata nato!
ResponderExcluirBarbicacho.
ExcluirAndré
ResponderExcluirTenho o maior respeito pela história belíssima do jornalista Mario Marcos, mas faz um tempo que não leio a parte dos comentários. Nas últimas vezes, eu vi que eram colorados, 3 ou 4, que comentavam. Fico só nas dicas de cinema dele; aliás, muito boas.
Eu tinha projetado 1 ponto nesses três jogos, não veio o ponto mas o time claramente melhorou e com isso resta uma última esperança de que as vitórias venham a partir da próxima partida.
ResponderExcluirEm tese, com o futebol apresentado, daria pra ganhar dos 6 piores.
ExcluirÉ o único fio de esperança que resta.