Pequenas Histórias (261) - Ano - 1903
Nasce o Grêmio
Fonte:Arquivo Museu do Grêmio |
No 07 de Setembro de 1903, o país completou 81 anos de proclamação de sua independência e Porto Alegre com seus pouco mais de 70 mil habitantes recebeu o jovem Sport Club Rio Grande que trazia a novidade chamada football, um esporte nascido na Europa, mas que fazia grande sucesso na América do Norte, mais especificamente, entre os alunos das universidades de Harvard e Yale, EUA, para uma exibição no campo da Várzea, atual Parque da Redenção, Naquela mesma data, uma associação de ciclistas fundada em 1895, se dividiu em discussões quanto ao novo esporte. Sem haver consenso, na Terça-feira, dia 15, pela manhã, uma parte criou o Fussball Porto Alegrense e outra composta por trabalhadores do comércio, à noite, fundou o Grêmio Football Porto Alegrense. O primeiro encerrou suas atividades em 1944, o segundo se mantém até os dias atuais, transformando-se numa das maiores potências futebolísticas do planeta.
Numa sessão realizada no centro da cidade, na rua XV de Novembro, hoje, José Montaury, presidida por Francisco França Júnior, naquele 15 de Setembro, foi redigida a ata que deu origem ao Grêmio Foot Ball Porto-Alegrense, nome escolhido na mesma sessão que teve como secretário, Alberto Luiz Siebel. O documento registrou 38 assinaturas. Carlos Bohrer se tornou o primeiro presidente com Joaquim Ribeiro como vice. A Diretoria tomou posse uma semana depois na reunião realizada na casa do vice, à rua Santa Catarina, a atual Dr. Flores, 47 (vide foto).
A ata também registrou que o paulista Cândido Dias da Silva doou sua bola de futebol para a associação que se iniciava; também, Guilherme Kallfelz, a sua bomba de encher o couro redondo. Estas doações, os dois primeiros pertences do Grêmio, que efetivamente, nasceu da "bola".
Em outra reunião, dia 30 de Setembro, os gremistas escolheram as cores do clube; seriam havana, azul e branca. Como se sabe, mudadas definitivamente, quando o preto substituiu a havana.
Depois de várias "peladas" realizadas nos diversos campinhos da capital, em 06 de Março do ano seguinte, tendo como convidado, o Fussball, o Grêmio iniciava a sua longa trajetória de vitórias, batendo o seu adversário por 1 a 0 num jogo "de verdade". Até hoje, segue sendo desconhecida a autoria deste primeiro tento.
Assim começou a história do Grêmio, uma associação centenária, que se espera, ser sempre, apenas de seus associados e da maior torcida do sul do Brasil.
Fonte: Arquivo pessoal do amigo Alvirubro
https://pt.wikipedia.org
Interessante a forma como surgiu o futebol, em Porto Alegre.
ResponderExcluirUma aventura que nenhum dos introdutores do esporte na Capital do RS sequer sonhou que poderia ter tantos seguidores, passado mais de um século daquela iniciativa.
Em 1903, os inovadores sócios da Radfahrer Verein Blitz (ligada ao cliclismo) não perderam tempo e foram logo atrás de um local para "jogar bola". Para isso, alugaram um local, pertencente a Luiz Englert, nos fundos do Velódromo da Sociedade Blitz, uma área, hoje, cortada pela rua Almirante Tamandaré, aproximadamente no quadrilátero formado pelas ruas Voluntários da Pátria, do Parque, Santos Dumont e Alvaro Chaves.
Pois, ali prepararam o campo de jogo, que em 9 de novembro de 1903 foi "inaugurado", em um "match" interno do Fuss Ball. Não havia a bola, como ela é hoje. Então, os sócios inventaram um "bola de couro", recheada de palha, para a prática do novo esporte.
O "Ground da Blitz", que o Fuss Ball utilizou até 1910, seria substituído a seguir por vários outros campos, dentre eles o Campo de São João ou Campo da R. Benjamin Constant, final da Linha de São João e o Campo do Turner Bund (atual Sogipa).
Em 1915, o Fuss Ball comprou a Chácara das Camélias, no bairro Menino Deus, localizada no quadrilátero das ruas José de Alencar, Gonçalves Dias, Almirante Gonçalves e Barão de Teffé.
Grande relato para quem gosta dos detalhes do futebol brasileiro.
ExcluirComo bem lembrado no teu texto, até atuar pela primeira vez diante de um adversário, o Grêmio utilizou vários terrenos para treinamento dos seus times, formados por sócios e simpatizantes. É claro que uma nova sociedade necessitaria de um "ground" e em menos de um ano de vida o clube já tinha o "Campo da Baixada", que mais tarde tornou-se o temido "Fortim da Baixada". Apesar de Porto Alegre ter dois clubes que praticavam o futebol entre 1903 e 1909, nesse período, algumas associações com a mesma velocidade que surgiram, desapareceram.
ResponderExcluirO Sport Club 15 de Novembro, presidido por Júlio Hanke e pelos irmãos Carls, já ativo em 1906, funcionava como uma "categoria de base" do Grêmio. Em 1907, alguns sócios, dentre eles Arquimedes Fortini, se desligaram do 15 de Novembro para fundar o Grêmio Foot-Ball Internacional, que tinha as cores preto e branco. Ainda, no final de 1907, foi fundado o Foot-Ball Club Riograndense, de efêmera existência.
Olhando para fora da história oficial dos clubes que foram surgindo, a prática do futebol em Porto Alegre também se escondeu durante muito tempo nas ligas menos importantes, que surgiam a cada ano.
Eita, Grêmio Fotball internacional
ExcluirAlvirubro
ResponderExcluirAcho que falta uma "grande obra" desse período. Quem sabe ...
Pois é, Bruxo. O universo de publicações é pequeno. Talvez existam alguns trabalhos de alunos universitários, mais ligados ao esporte, que apreentaram suas visões sobre o fuebol, no início do Século XX. De qualquer forma, para quem gosta do tema, sempre pode apresentar alguma curiosidade.
Excluir