Meio de Campo: a Solução está em Casa
Acho que o elenco do Grêmio tem grandes carências, um lateral direito, um zagueiro, um lateral esquerdo e um centro avante. Utilizei a palavra elenco e não time, porque para encarar a Série B, temos 9 ou 10 titulares confiáveis, só que Roger não descobriu isso.
Renovo o que escrevi; o Tricolor caiu por vários motivos, mas apenas dois foram essenciais para a queda: más escolhas no comando técnico e má formação do meio de campo. Ajustasse esses dois pontos e teria permanecido na A.
Roger sem ser o técnico ideal, pode, mercê de escolhas melhores, trazer o clube para a elite do futebol nacional. As escolhas que trato, referem-se a formação do meio de campo e a solução está em casa, basta que ele escale dois desses quatro nomes e dê sequência; Matheus Sarará, Victor Bobsin, Bitello e Fernando Henrique. Para mim, o mais titular deles é Bobsin.
A minha decepção com o atual treinador é que ele foi lançado aos 18 anos e em 1995 integrou a equipe que decidiu o Mundial contra o invicto Ajax, só perdendo nos tiros livres, depois de 120 minutos de equilíbrio. Havia sete jogadores muito jovens: Danrlei, Jardel e Arilson (22 anos) Roger (20), Carlos Miguel e Arce (24), Paulo Nunes (23).
Não sei o que falta para Roger escalar os meninos no meio. Talvez o receio de dar certo e incomodar as forças ocultas.
Concordo com tua análise, entretanto continuo com o pensamento de que é impossível que treinadores(que ganham fortunas) entendam menos de futebol do que torcedores(mas é o que parece!). O provável é que os treinadores sejam meros fantoches ou seja, quem escala o time são os "cartolas"(dirigentes e empresários). Aí não tem jeito. Abraço
ResponderExcluirExatamente, João.
ExcluirSabem muito mais do que nós, torcedores.
O problema é que os treinadores entram no "mecanismo". As tais forças ocultas.
Sempre tenho um certo receio de comentar sobre jogadores, principalmente sobre jovens que vi jogar poucas vezes. Porém fazendo uma análise do elenco diria assim:
ResponderExcluirAfirmado: Geromel, Kannemann?, Ferreira e Diego Souza.
Servem pra grupo: Breno, Chapecó, Bruno Alves, Rodrigues, Nicolas, Lucas Silva, Bitelo, Gabriel Silva, Rildo e Elias.
Tenho dúvidas: Fernando Henrique, Bobsin, Sarará e mais alguns que estão vindo da base agora.
Não sevem: Orejuela, Diogo Barbosa, Thiago Santos, Janderson, Benites, Campaz, Vilassamte, Churins.
Ou seja, na minha opinião precisa contratar ao menos três jogadores indiscutíveis, um lateral direito, um segundo volante e um atacante para o lado direito. Ex: Guga, Rafael Carioca e Tête.
Carlos
ExcluirConcordo com o teu "enquadramento".
Sobre reforços, o problema é jogar a segunda divisão. Veja o caso do Tetê, não é racional jogar no Grêmio, neste momento. Tem mercado na oeste europeu (Alemanha, França e Inglaterra).
Pois é Bruxo já veio a primeira grande contratação Edilson, daqui a pouco alguém vai anunciar o interesse no Jael.
ExcluirCarlos
ResponderExcluirPois pensei nesse nome como reforço.
Vai ser um milagre subirmos este ano, se a coisa continuar assim.
Um meio de campo com Sarará, Bobsin e Bitelo tendo como alternativas Villasanti, Lucas Silva e Thiago Santos(última opção). E no ataque Campaz, Diego Souza e Ferreira com alternativas para Elias, Rildo. E ainda teria espaço, como alternativa para Gabriel Silva, Pedro Lucas e Benitez. Não parece ser tão ruim, o problema é colocar em campo uma escalação assim.
ResponderExcluirJoão
ResponderExcluirPelo menos, tentar. Algumas escolhas, a gente já sabe o resultado.