Páginas

Páginas

domingo, 20 de março de 2022

Opinião



Areia Movediça - parte 1

"O jogo acabou. O apito do árbitro acaba com a ilusão e coloca a vida 'real' em movimento novamente. Quando a fantasia é rompida, a realidade nos inunda mais uma vez, a carruagem é uma abóbora, o cavalo branco é um camundongo, o príncipe é um sapo. Ninguém quer ter a visão do que há por trás." 

É um trecho do magnífico livro de Anelise Chen, uma escritora nascida em Taiwan, residente nos EUA, chamado "Esforços Olímpicos". Excelente obra que estou no meio da leitura.

Corta Anelise Chen entra Argélico Fucks com o seu "pezinho no chão", quando o Inter liderava o início do Brasileirão, ano em que despencou para a Série B. Nessa, Argel acertou completamente na análise de seu elenco. Deu no que deu.

Por que essa introdução? porque o Grêmio está diante de uma armadilha; está sobre areia movediça, a mesma que fez ganhar o Regional de 2010 com as calças na mão, perdendo no Olímpico por 1 a 0 na derradeira partida. Sorte que ganhou por 2 a 0 no jogo de ida no Pinheiro Borda. Teve que dar a volta olímpica constrangido. Pior ocorreu no ano seguinte, quando, depois de bater o principal rival por 3 a 2 fora de casa, situação que lhe garantia o título até perdendo (0 a 1 ou 1 a 2). Pois o Coirmão devolveu o resultado, mesmo saindo atrás no marcador e nos tiros livre botou a mão na taça.

Mais recentemente, o Tricolor meteu 3 a 0 na Arena e conquistou a vaga ou título, não lembro, sofrendo um 0 a 2 (Nico Lopez e D'Alessandro) no Beira-Rio. Então, não tem nada decidido até porque a soberba é uma senhora tentação, seja ela ostensiva; "clube grande não cai", "nossa tragédia é parecida com a vivida pela Chapecoense", seja ela velada, um discurso interno que era "impossível um clube com a folha de 14 milhões em dia, cair".

É difícil segurar a euforia, mas precisa muito de um freio até porque o time não é essas maravilhas como demonstrarei na parte 2, aproveitando trechos do comentário do Lipatin na postagem anterior.

  

4 comentários:

  1. Com certeza...até porque, com Thiago Santos e Vuaden vai ter muita emoção no jogo da volta! Pezinho no chão.

    ResponderExcluir
  2. Está certo que é o Vuaden? Preocupante.

    ResponderExcluir
  3. É, Bruxo. Vamos de cautela máxima. Como o Anderson comentou vamos ter que lidar com Vuaden no apito e provavelmente Roger vai vir com Thiago Santos, tendem a ser 90 minutos tensos na quarta.

    ResponderExcluir