Páginas

Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Opinião




Qual o lugar de Campaz?

Na virada dos anos 70 para 80, surgiu no Bahia o centro-avante Cristóvão (hoje conhecido treinador com o acréscimo do sobrenome Borges). Jogador técnico, habilidoso, que logo se destacou, indo para o Fluminense, mais tarde, depois de outras passagens, chegou ao Corinthians, já como ponta-de-lança, o chamado Camisa 8, portanto, recuando um pouco de suas origens.

Em 1987, desembarcou em Porto Alegre, quando foi dirigido por Luiz Felipe em sua primeira experiência como comandante do Imortal. Muito assisti ao Cristóvão, lado a lado com Lima no meio do ataque. Porém, ele estava afundando, parecia que seria mais um "enganador" oriundo do eixo Rio-S.Paulo, descendo para o Brasil Meridional. Irritava a torcida pela apatia e desacertos na tomada de decisões.

Ano seguinte, Otacílio Gonçalves da Silva Jr., meu conterrâneo, assumiu a batuta do futebol gremista e trouxe Cristóvão para a segunda função do meio de campo. Curiosamente, escolheu atuar com a camiseta 4, ficando a 5 para o lateral esquerdo Aírton. Estava formado o quadrado mágico com Bonamigo (10), Cristóvão (4), Cuca (8) e Valdo (7): o néctar do Grêmio Show. Cristóvão brilhou tanto; virou o capitão do time, resultado: chamado para a Seleção Brasileira.

No Grêmio atual, ocorreu algo semelhante com Villasanti, de segundo volante de Felipão e banco de Mancini, transformou-se no titular da primeira função do meio com Roger Machado. Pode não ser o centro-médio ideal, mas está anos-luz à frente do titular anterior.

Agora eu vejo algo afetando o futebol de Campaz, isto é, sem ser o "menino prodígio" que tentaram vender a imagem, quando da sua chegada, Campaz pode estar sendo mal escalado pelo mesmo Roger que recuperou Villasanti. 

Antes de um veredito final depreciativo para o colombiano, seria interessante apostar nele noutra posição, nem que momentaneamente, ele tenha que assistir do banco os próximos jogos, aguardando uma nova chance noutro espaço dos gramados.

9 comentários:

  1. Lá na década de 80 o pessoal entendia de futebol, hoje o que fala mais alto são os interesses inconfessáveis...

    Fazendo uma análise dos últimos anos, existem pelo menos mais umas cinco contratações que vieram para jogar na função errada, exemplo de Pinares, que nunca foi armador na vida mas no Grêmio atuava como tal. Desconhecimento, mau-caratismo, amadorismo. Resultado: segunda divisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael
      A contratação do Pinares tem dois erros cruciais. Primeiro, não era melhor do que os que estavam aqui; segundo: escalado fora do lugar. Obra do Renato.

      Excluir
  2. Baita história essa da mudança de função do Cristóvão Borges.
    Pois é, Bruxo. Até agora o Campaz não deslanchou. Eu ando cornetando ele mas é bom lembrar que tem só 21 anos ainda.
    O Campaz tem talento mas também tem problemas. Ele é preguiçoso sem a bola e parece ter dificuldades com a parte tática do seu posicionamento em campo. Por isso não funcionou como meia e do mesmo jeito não vingou na ponta. Me parece ser do tipo que precisa de um time feito ao seu redor pra funcionar. Outra coisa que me incomodou é que ele chegou aqui fininho e dá pra notar que anda meio "recheado" nos últimos jogos. Bebedeira na vida noturna ou se encantou com o xis porto-alegrense? Não sabemos, risos.
    O que dá pano pra manga das cobranças é que ele custou muito dinheiro, foi grana de jogador pra chegar, fardar, jogar e fazer a diferença. E isso deixa a gente com pulga atrás da orelha... Porque gastaram 20 milhões de reais num jogador ainda "cru" que claramente ainda precisa ser lapidado.
    Espero que com o tempo ele melhore, consiga se encontrar e que o Roger ache a posição/função dele nesse time ainda. Pode render em campo e ainda gerar uma boa venda futura.

    Sobre o jogo contra o CRB amanhã: Novidade, Maicon está lesionado e não vai poder nos enfrentar. Risos.
    Elkeson finalmente regularizado e relacionado. Deve entrar no segundo tempo.
    E o assunto da postagem, Campaz, deve perder a vaga pro Elias. Eu acho correto, ele não vem bem e o Elias tá mais do que merecendo essa vaga de titular.
    Que venha nossa terceira vitória em sequencia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lipatin
      O Campaz é um ativo do clube; vão ter que dar um jeito, ou achando o melhor aproveitamento ou emprestando. No banco, ele vai desvalorizar muito.

      Excluir
    2. Banco de reservas; apenas momentaneamente, como escrevi.

      Excluir
  3. Campaz me lembra um pouco o Assis (irmão do Ronaldinho) ele tinha qualidade mas só jogava em uma faixa de campo alí pela esquerda, então se o Roger conseguir achar um lugar pro Capaz talvez ele se enquadre, mas certamente não será um grande jogador como acreditavam quando pagaram uma fortuna por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho; pode melhorar, mas não será a atração que imaginavam.

      Excluir
  4. Eu gostaria de ver ele pela esquerda....tem mostrado mais poder de marcação do que o Biel, e chuta melhor.

    ResponderExcluir