Páginas

Páginas

sábado, 9 de abril de 2022

Opinião



A Série B mostra a cara para o torcedor gremista 

Imaginem ser apenas espectadores, nenhuma intenção de torcer para um dos clubes; só o desejo de assistir um "joguinho" para passar o tempo, o que dá para dizer desse Grêmio versus Ponte Preta? terrível!!!

Como sempre, eu pus no canal da tevê e o som na Rádio Guaíba, porém, hoje, foi duro de aguentar a emissora. Um narrador que já deveria ter pendurado as chuteiras e um comentarista (Sanchez) que está mais para "severino quebra-galho". No segundo tempo, ele implicou o tempo todo com o estreante Biel (Gabriel Teixeira). O que vi foi um menino esforçado que não ficou devendo a Campaz ou Ferreira, por exemplo. Se não foi um primor, não foi nada horroroso. O melhor, mesmo com alguns reparos: Elias; a decepção: Ricardinho.

A Ponte Preta com o ineficiente Hélio dos Anjos à beira do gramado é forte candidata a brigar pelo Z 4, disso resulta a frustração gremista de deixar dois pontos, onde muitos visitantes  arrancarão vitória.

O Grêmio é um time insuficiente nas laterais, verdade que faltam os titulares (Rodrigo e Nicolas), tem um meio de campo suficiente para Gauchão e inexiste na frente. A atenuante é que está em construção, o agravante: estamos em Abril e o clube perdeu muito tempo com equívocos tremendos que não conheceram virada de ano, ou seja, janeiro começou como continuidade de 2021. Precisou pressão da torcida para despacharem Mancini e repensarem o aproveito de jovens.

De qualquer forma, empatando fora e vencendo em casa, o Grêmio sobe fácil, fácil. No entanto, fica a pergunta: é só isso que o clube como todo tem a dar para a torcida? que ano para a massa gremista!

 


21 comentários:

  1. A estreia frustante escancara o planejamento, na LD posição para a qual foram contratados três atletas jogou o Tonhao, as duas primeiras opções de troca chegaram essa semana e o principal reforço vai precisar de 30 dias para entrar em forma e mais uns 30 para pegar ritmo de jogo
    Pior aínda foi a postura "já ganhou" do time e "agora sou craque" do ferreira.
    Em casa com os adversários fechado vai ser mais difícil vencer.
    Fiquei preocupado.

    ResponderExcluir
  2. Era pro Grêmio ter vencido por uns três a zero, tranquilo. Faltou qualidade principalmente pra definir, tem que saber aproveitar as chances criadas e jogar sério. Tem que buscar os três pontos. Sem comentários o pênalti perdido pelo ex Real Madrid e Seleção Lucas "Coxa Colada" Silva. O pior é que o homem é titular absoluto desse Grêmio do agora.

    O Gabriel entrou bem até, mostrou vontade. Dizer que dos dois laterais em campo o Rodriguez foi o melhor, isso diz muito do péssimo Barbosa. Ferreira ainda não voltou a jogar, precisa melhorar.

    No mais foi um jogo feio, aquela sensação que o Gauchão ainda não acabou. Como tu falou, a Ponte provavelmente vai brigar pra não cair pra C, muito fracos eles.
    Vamos ter um longo ano pela frente ainda, é torcer pro Roger ir acertando esse time e qualificando o que der.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Wianey Silva10/04/2022, 17:24

      Chances criadas ou ganhadas?

      A única jogada decente foi o lance do penalti, o resto foi tudo por erro da defesa.

      Ao menos tá um jeito de jogar mais condizente com a qualidade do elenco, nao toma mais gol de qualquer caco.

      Excluir
    2. Foi mais ganhada que criada a coisa mesmo, Glaucio. O Grêmio não criou muito. Mas faltou decidir as que apareceram. Indo de encontro do que comentei abaixo pro Bruxo, faltou mais do Ferreira e do Campaz ontem que deviam ser os protagonistas.
      Tem esse lado bom da defesa ter dado uma melhorada mesmo, mas a Ponte também não ameaçou muito. Ô joguinho feio que foi, risos.

      Excluir
  3. Lipatin
    Posso estar enganado, mas o Grêmio não tem ninguém com cara de protagonista, nem Ferreira. O que poderia ser, está velho: Diego Souza.
    Isso faz falta ou pelo menos, dificulta a vitória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Bruxo. Faltou protagonismo seja por anímico ou falta de qualidade mesmo. O Diego Souza provavelmente teria guardado como tu e o Vinnie lembraram. Campaz e Ferreira omissos nesse sentido já que eles é que deveriam ser os decisivos ontem.

      Excluir
    2. Lipatin

      Observe a grana posta para trazer o Campaz; esse menino não tem perfil (até o momento) para assumir o comando do time como protagonista.

      Excluir
  4. Com o Diego Souza em campo teria sido 2x0 pro Grêmio. Ele ainda é importante nesse grupo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucio Wianey Silva10/04/2022, 17:21

      Faria o gol de penalti, talvez. Nas demais chances nao chegaria na bola, e faria falta na marcação que o time faz na frente...mas sim, pra nosso pavor, é imprescindível neste grupo.

      Excluir
    2. Fecho contigo, Vinne.

      Excluir
  5. Vinnie
    Parece que a safra de goleadores acabou; restou o Cano.

    ResponderExcluir
  6. Glaucio Wianey Silva10/04/2022, 17:20

    Pra vencer em casa é preciso acertar o arco...

    ResponderExcluir
  7. Glaucio
    Na decisão contra o Ypiranga, os goleadores foram Lucas Silva (ida), Rodrigues e Bruno Alves (volta).
    Preocupante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruxo. Me desculpe pelo copia e cola, mas acredito que o que escrevi em outro blog também cabe nesta conversa:

      Não achei um horror o empate, mas poderíamos né? ter vencido por 1 tento a 0 porque o torneio é por pontos morridos e não por gols anotados. Mas antes um ponto, do que nenhum. Por isso não achei horroroso. Mas que foi ruim, foi.

      Só que se tivesse o Grêmio acertado a pontaria ontem, metido uma goleada, muita gente estaria eufórica. Louca da vida, especialmente com o Roger (que acertou o time, só que não). E não acertou ainda porque ele ainda é dependende do Diego Souza. E sem o tanque, ele não consegue. Mais uma: o nosso time não pode ter folga. A corda tem que estar sempre no limite. Esticada. O clássico dos 3 a 0 lá, não foi o espetáculo que muitos acreditam que foi. Tanto não foi que no jogo da volta perdemos. Mais um pouco: os dois jogos das finais eu não vi muita superioridade do Grêmio. Tá certo que o segundo jogo eu nem vi mesmo. Eu só estava lá.

      De novo ao Diego, que não jogou ontem, uma coisa que até o momento não vi comentarem sobre a goleada do clássico foi a seguinte: ele por si só bota respeito e os zagueiros adversários se preocupam com ele. O marcam. E devido a essa marcação sobre ele, os pontas (que já não são lá essas coisas) passam despercebidos da mesma. No gol dele no clássico, por mais lento que o DS seja, a marcação estava sobre ele, e o Elias, mais recuado querendo ou não se aproveitou disso. E também relembro que ele por muito pouco não errou o gol. Teve mais sorte que juízo, tanto que na segunda chance que teve muito semelhante ele peidou na farofa. Ontem, talvez ele tivesse anotado o gol caso batesse o pênalti, pois seu aproveitamento nos tiros livres é de 100%. Pode ser. Mas as chances são de 50/50. Lucas, errou ontem. Mas deu muito fino na pelota que acabou indo pra fora. Mas, antes um pênalti errado desta forma, do que aqueles que o goleiro pega no "meio" do gol. Não acho que Elias deve ser reserva. Pra mim está na frente até do Ferreira. Mas não deve ser titular centralizado como vimos ontem e é por essa razão (a meu ver, é claro) que Roger ainda não acertou-se com o time que tem nas mãos.

      Excluir
    2. Che, a torcida pode se enganar, o clube não. Não consigo ver lado bom em empatar um jogo vencível destes.

      Sobre a dependência do Diego Souza, em termos de mecanica de jogo, não é. Infelizmente ele sobrecarrega o meio, nessa idéia de jogo, de marcar na frente em "perseguições" como diz o Roger, não vai ter como iniciar com o DS. (talvez não seja a melhor idéia de jogo, mas acho cedo pra afirmar). Renato fez coisa parecida em 2013 e foi vice brasileiro.

      O time está se acertando, primeiro defensivamente, falta melhorar a troca de passes e movimentação na frente, ter decisão mais rápida no contra-ataque, correr pro lugar certo, se movimentar na hora certa, escolher o jogador correto pra tocar. E não é só botar o DS na frente que vai fazer acontecer isso, é treino, repetição.

      O gol que o Elias deixou de fazer não foi por jogar centralizado, foi por faltar recurso técnico pra avançar e bater de esquerda, ou pensar rápido e ver o Lucas Silva entrando livre, só que demorou, deixou a jogada perder velocidade...agora, tu imagina o DS roubado aquela bola no meio e saindo daquele jeito? Ele pode até ser melhor pela ponta, isso não discuto, mas não vejo essa deficiência toda como "central". Já tivemos até Luan como "falso 9". O problema do Elias é finalização, e isso é problema tanto pela ponta quanto pelo meio.

      Excluir
  8. Rodrigo
    Discordo apenas quanto à cobrança.Dizem que pênalti bem batido é o que entra. Verdade, mas para ficar no preciosismo, assim como vi má execução até nos convertidos por Borja, veja em Lucas Silva cobranças mais suscetíveis de defesa. As que ele cobra lembram as do Edílson, o "chute ignorante", a paulada. Prefiro as colocadas na costura da rede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro. O que entra, sempre será. Quis dizer que ele tentou, ao máximo, bater de modo que o goleiro não buscasse. Mas errou. Na final, contra o Ypiranga ele bateu perfeitamente. O cara que sempre tenta a perfeição em seu grau máximo, também se aproxima, quase que na mesma proporção, do erro fatal.

      Excluir
    2. Mas ele busca sempre a "bochecha" do gol, é raro goleiro pegar um chute forte ali. Penalti bem batido tá sempre no limite de bater na trave ou ir pra fora. E tem muito mal batido que entra porque o goleiro escolheu canto...

      Excluir
  9. Não tenho mais paciência para ver jogos do Grêmio, e como os horários dos jogos me ajudam, fui aproveitar o belo sábado de sol que fez em Cascavel com coisas interessantes ao invés de encher a cara de cerveja e o coração de ódio vendo o Grêmio.

    Porém, algumas considerações:

    * A Ponte Preta foi rebaixada no Paulistão;
    * Essa mesma Ponte Preta, há 15 dias, dispensou quase 15 jogadores, ou eles tinham 50 jogadores no plantel e quem substituiu já estava entrosado, ou o Grêmio não conseguiu vencer um time totalmente desajustado;
    * Os erros cometidos por anos na primeira divisão, o de empatar com os piores times da competição e achar que tudo está certo porque o importante é pontuar, continuam sendo cometidos na segunda divisão. Na série, o preço cobrado foi muito caro...

    Plantel do Grêmio é limitado, dependemos de um jogador fora da forma física para fazer gols. Ferreira, o tal "protagonista" não passa de um balaqueiro que acha que tem mais bola no corpo do que realmente tem. Diogo Barbosa continuar a ter oportunidades é uma coisa sem qualquer tipo de explicação, nem a da corrupção serve. Neste momento, a impressão que tenho é que não chegaremos ao objetivo.

    ResponderExcluir
  10. Rafael
    Isso é muito preocupante; se a gente "espremer", nós temos dois ótimos goleiros, uma expectativa de solução para a lateral direita (Rodrigo, Mirassol) dois bons zagueiros (Kannemann e Geromel) e Nicolas que deve confirmar que é solução.
    O meio é muito limitado e aí reside o maior perigo; ninguém é protagonista e na frente, nem se fala. Se o Elkson não confirmar, vira um parto fazer gols.

    ResponderExcluir