Páginas

Páginas

domingo, 19 de junho de 2022

Opinião




Nove atrás e Dois recuados 

 

Delmar Martins, o Bexiga, bageense, foi um futebolista que passou pelo Grêmio no início da década de 50. Era defensor.

Na década de 70, já como técnico, comandava o Riograndense de Santa Maria, quando teve a  parada torta de enfrentar o Grêmio nos Eucaliptos, lá no bairro Perpétuo Socorro. Notório frasista, ele ao responder a um questionamento de um repórter local sobre a tática a ser desenvolvida para neutralizar o poderoso adversário, proferiu a sua máxima mais conhecida: - vamos jogar com nove atrás e dois recuados.

Pois, passados quase cinquenta anos desta frase, eu olho o Tricolor em campo e vem à memória  o que foi dito pelo treinador falecido em 2016. 

Exibida de uma forma "catedrática", solene, formal pelo atual comandante técnico azul, onde ele exercita a retórica no afã de consagrar a ideia que o time adota uma postura equilibrada, mais para ofensiva do que para resguardos da defesa; na prática, o que se verifica é uma formação frágil, cujos os números escancaram e comprovam a postura equivocada, que o Grêmio apresenta em todos os seus confrontos, sejam fora, sejam dentro de casa. É uma retranca abominável e prejudicial ao único objetivo que tem neste 2022.

Neste Sábado, o time atuou com cinco defensores, deixando para dois volantes (ou quase isso), Bitello e Villasanti, a incumbência de prover o ataque, que por si só,  já tem problemas demais, o principal; de acabamento das jogadas; o resumo disso tudo: a "Diegodependência" gremista.

Uma (01) das causas: a ausência de um armador, que pode até estar no elenco (Pedro Lucas).

Para reforçar a minha convicção, assisti na íntegra Sport x Náutico, onde apareceram com destaque os meias Luciano Juba (rubro-negro) e Jean Carlos (alvirrubro), responsáveis por várias manobras ofensivas de seus times. 

Mesmo que falte um meio campista destas características no time gremista, não há argumentos que justifiquem a armação tão medrosa que Roger põe em prática rodada a rodada, nem mesmo o pensamento de "chegar vivo" à janela de transferências, pois o material humano do elenco gremista permite concluir que é suficiente para estar entre os quatro primeiros da tabela; é fato que a Série B é composta por 75% de clubes que são apenas figurantes, sem chances de concretizar o sonho de subir para a elite do futebol brasileiro, então, a conclusão beira a obviedade: falta "jóquei" para o Grêmio, porque não vê ou não consegue ser melhor do que muitos times ruins que enfrentou. 

A impressão que fica é a da busca pelo "saber sofrer" para subir. Uma invenção que fere a inteligência do torcedor e traz dificuldades completamente desnecessárias.



17 comentários:

  1. Pois é, Bruxo. Eu não entendo essa retranca do Roger, ontem pleo menos jogou com o Bitello no meio mas mesmo assim o time é um deserto de jogadas ofensivas. Acho que nosso problema de acabamento passa pela falta de criação. Falta tudo, risos.

    Sobre o armador tem material humano pra tirar mais coisa desse time. Pedro Lucas, Campaz e Gabriel Silva podem e devem ser testados. Dá pra explorar mais do alas também, inclusive usar um atacante de lado ali também. O que não pode é postar cinco jogadores atrás todos os jogos. O que ficou claro é que Biel e Janderson não são criadores, são jogadores pra receber essa bola em velocidade no ataque, quando tem que pensar muito ambos de complicam com a bola. Esse Jean Carlos é veterano e bagaceiro, quero longe daqui. O Juba do Sport parece muito bom jogador, tem só 22 anos, bem que o Grêmio podia tentar né.
    Já falei isso aqui, o nosso elenco é caro e ruim. Mas pra essa realidade da série B era pra estar rendendo muito mais. Falta jóquei e falta vergonha na cara de alguns jogadores também. Viu o Edilson fazendo vídeo em rede social falando é feio vaiar os coleguinhas? Que vergonha, o Edilson nem era pra estar no Grêmio, se ele é gremistão mesmo devia vazar hoje mesmo do clube... Nem vou entrar no mérito da nossa péssima direção que montou essa barca, esses aí quando saírem do Grêmio vou soltar foguete pra comemorar.

    Deixando as necessárias cornetadas e os também necessários desabafos a parte, ontem o empate de Náutico e Sport nos deixou mesmo no G4. Temos que buscar os três pontos contra o CSA na quinta, belo horário as 21:30... Até nessas datas e horário a gente sofre nessa Série B. Risos.

    Bônus: Confirmadas as chegadas dos "reforços" Thaciano e Guilherme. Pelo nosso estado atual e nível baixo eles provavelmente vão ser muito uteis pra série B. Grandes chances de virarem titulares. Meu medo é depois vir aquela extensão de contrato marota com salário farto...

    ResponderExcluir
  2. Lipatin
    "Bônus: Confirmadas as chegadas dos "reforços" Thaciano e Guilherme. Pelo nosso estado atual e nível baixo eles provavelmente vão ser muito uteis pra série B. Grandes chances de virarem titulares. Meu medo é depois vir aquela extensão de contrato marota com salário farto..." (2) bruxo

    ResponderExcluir
  3. Fica até difícil comentar sobre esse time do Grêmio, mas pra não dizer que não falei de flores, vi bastante empenho dos jogadores por vezes até exagerando nas faltas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos
      Até jogadores limitados como Diogo Barbosa, Janderson e Thiago Santos tem demonstrado esse empenho. É um ponto positivo, sem dúvida.

      Excluir
  4. Joao Henrique Hollerbach19/06/2022, 10:35

    Basta ver que várias vezes o Geromel tem que lançar ou adentrar o campo adversário carregando a bola. O mesmo fez o Bruno Alves. Isso comprova o que o "bruxo" escreveu acima. Eu cheguei a pensar que o Roger era um bom nome para treinar o Grêmio. Estava equivocado. E sim, na atual situação calamitosa, Thacigol pode ser um reforço(jamais pensei que um dia afirmaria isso!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nossa fase é tão boa que hoje eu acho que o Thaciano escolhe se quer jogar na ala ou no meio. Risos.

      Excluir
  5. João
    Exatamente isso; aí, jogadores inteligentes, rodados e consagrados como Kannemann e Geromel, perdem a convicção nas ideias do treinador.
    Thaciano, eu também jamais pensaria que ele seria solução, mas do jeito que tratam o Imortal ...

    ResponderExcluir
  6. Problema não é a formação, mas sim deixar a criação a cargo de Biel e Janderson. Um dos dois tem que sair pra entrada do Gabriel Silva, e ver o que acontece. Eu tiraria Biel, pois Janderson ao menos tem vitória pessoal na velocidade.

    ResponderExcluir
  7. Glaucio
    Dúvida cruel! Biel ou Janderson. Para ter 3 zagueiros e um volante, os dos lados tem que atuar como alas. De nada adianta escalar o Diogo Barbosa, por exemplo e dizer para ele subir de vez em quando. bruxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá aí. Recua o Janderson pra ala e coloca o Elias no ataque.

      Excluir
    2. Vou te dizer que desde que o Roger começou a ensaiar esse esquema de três zagueiros que espero esse teste do Janderson ali na ala. Claro que não é parâmetro, mas no futebol europeu desde que o 3-4-3 voltou a moda teve uma penca de ponta/atacante meia boca virando ala e dando resultado.

      Excluir
    3. Pois é che. Eu não gosto muito do 3-4-3 (apesar de só ver de fato o Gremio). Acho que fica muito espaço no miolo do campo à frente dos volantes. A questão do Janderson é mais porque é rápido mas finaliza mal, ali poderia ser útil sem atrapalhar tanto. O Elias seria pra manter alguém com vitória pessoal na frente, mas daí sairia o Biel pra entrar um meia.

      Excluir
  8. Excelente sugestão, Glaucio. bruxo

    ResponderExcluir
  9. Bruxo, esqueci de pontuar uma coisa: o caso Elias. Perdeu mais um gol bisonho e parece ter sentido bastante as criticas.
    O que não entendo é escolherem ele de bode expiatório, parece que foi o Elias que montou o time e o rebaixou. Claro que ele vem mal e merece as criticas, mas é um guri de 20 anos que não tem culpa nenhuma do trabalho porco feito pelo Romildo e que vem sendo tocado pelo Denis que nos colocou nesse buraco. Acho que o pessoal tá direcionando muito mal essa ira toda.

    ResponderExcluir
  10. Lipatin
    O Elias está sentindo demais a responsabilidade; faz tempo que ele tem problemas de escolhas ou de acabamento. É jovem, pode evoluir, mas também, pode ser um dos muitos casos de erro de avaliação como ocorreram com Yuri Mamute e Lucas Coelho. bruxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Bruxo. E outra: Se critica muito essa geração nova, geralmente com razão, que é muita balaca e rede social. O Elias não é assim e é considerado um guri trabalhador internamente. Chamar ele de novo Mamute é sacanagem. Essa parcela da torcida merece os Churins da vida. Aliás querem trazer o excelentíssimo Kayser que tá encostado no Fortaleza...
      Mais um pra lista é o Lincoln que parece que é veterano, mas vai fazer 24 anos e tá indo jogar no Fenerbahçe...

      Excluir
    2. Esqueci: Mas esse Lucas Coelho era enganador mesmo. Risos.

      Excluir