O Bom Técnico
Pesquisando informalmente sobre o ano de 2005, quando o Grêmio disputou e venceu a Série B, acabei olhando a construção que o jovem treinador Mano Menezes realizou em três temporadas, cujo o ponto mais elevado foi decidir uma Libertadores da América em 2007, tendo no ano anterior ficado no terceiro lugar no Brasileirão. Tudo isso, apesar do grupo limitadíssimo, qualitativa e quantitativamente.
Mano alcançou o topo da carreira, quando treinador da Seleção Brasileira, mas recentemente realizou trabalhos contestados como no Bahia. Deu um tempo e voltou, formando novamente um time como se fosse formado por unidades de um quebra-cabeças.
Assisti pedaços de Flamengo 0 x 0 Inter, lá no Maracanã e como bom secador, "temi" pela sorte do "mais querido do Brasil" pela estratégia montada pelo comandante técnico gaúcho. Não ganhou por detalhes.
Aí, a minha reflexão deste feriado que deixo para os amigos: Alexandre Alemão, Pedro Henrique, Renê e Maurício, como estaria este quarteto titular, se atuasse no Grêmio de agora? Minha opinião: seria duramente criticado, pois é bem limitado, no entanto, o treinador consegue extrair desses quatro, um futebol produtivo para a equipe que muito provavelmente, eles não conseguiriam ou conseguirão em outras agremiações.
É trabalho da casamata.
A qualidade do elenco, e diria até do material humano, do Mano é melhor, Bruxo.
ResponderExcluirPra ficar somente em dois exemplos, Pedro Henrique é muito melhor que o Biel, e Rene é anos luz do Diogo Barbosa. Eles tem um time jovem onde só o Taison, Moledo e o Edenilson destoam, sendo que os dois últimos tem jogado bem.
Mano Menezes é bom técnico, porém muito conservador. Do tipo que considera empate fora bom resultado. Eles estão perdendo o campeonato pelo alto número de empates.
O trabalho do Mano também é bom porque não existia expectativa. De todo modo, não vai ganhar um título, porque não joga pra frente. É treinador de Copas.
Já do Grêmio se esperava muito mais na Série B.
Vinnie
ResponderExcluirDe qualquer forma, os citados por mim, teriam muita dificuldades no Grêmio. O Mano numa Série B com Brenno, Gromel, Bruno Alves, Villasanti e Diego Souza, passaria o rodo nestes Novo Horizontino, Ituano, CRB, CSA, Vila Nova, Criciúma e assemelhados. bruxo