Páginas

Páginas

domingo, 27 de novembro de 2022

Memórias

 

Memórias (16) - Ano - 1938


A Façanha de Cuba

Fonte:https://craiovano.wordpress.com

A gente está sempre aprendendo, por exemplo, nunca imaginei Cuba jogando futebol competitivo, muito menos, disputando uma Copa do Mundo, mas isso ocorreu; aliás, mais do que isso, ele foi o primeiro país caribenho a participar e também, o que marcou o primeiro gol de uma nação do Caribe no torneio. Foi na terceira edição, França, 1938.

Um tradicional clube mundial (Real Madrid) já utilizava atletas cubanos em seu elenco, mesmo antes deste evento (Copa da França). Até o final de 1940,  oito cubanos vestiram a camiseta branca do clube madrilenho, o maior deles, Jesús Alonso Fernández, conhecido como Chus Fernández, atuou em treze temporadas (1935-1948), marcando 68 gols em 160 partidas. Ele foi o primeiro a balançar as redes do Estádio Santiago Bernabeu, quando esse ainda se chamava Chamartín, em 28 de Dezembro de 1947.

Na Copa da França, Cuba representando a Concacaf, estreou diante da Romênia, país que esteve nas duas edições anteriores (Uruguai e Itália). Era, portanto, franca favorita neste duelo.

O representante europeu saiu na frente, marcando aos 35 minutos com Silviu Bindea, mas, aos 44, Cuba empatou com Héctor Socorro.

Na etapa final, aos 24 minutos, José Magriña virou para a ilha, porém, as 43, Gyulia Barákty deixou tudo igual. Fim da partida. Vem a prorrogação. Aos 13 minutos, Héctor Socorro marca e deixa os cubanos com a mão na vaga, entretanto, Stefan Dobay iguala o marcador que ficou até o final da prorrogação.

Na época, a disputa igualada assim, não era decidida em tiros livres, mas em uma nova partida, que foi jogada dois dias depois no mesmo local, o estádio Chapou, em Toulouse.

A Romênia sai na frente aos 35 minutos com Stefan Dobay e só não goleou pela estupenda atuação do arqueiro Juan Ayras, que substituiu o titular, Benito Carvajales.

No segundo tempo, a contenda mudou de ares; Héctor Socorro empatou aos 16 minutos e Tomás Fernández virou aos 22, o que garantiu a primeira vitória caribenha em copas. 2 a 1.

Os Leões Caribenhos, como eram chamados, passaram para a etapa seguinte, mas não resistiram ao futebol apresentado pelos escandinavos da Suécia; resultado: sofreram uma goleada histórica. 8 a 0.

Encerrou-se assim, a única participação de Cuba em copas do mundo. Atualmente, o país tem um convênio com o Real Madrid, que tem como objetivo a evolução desse esporte na ilha e, claro, revelar craques para os Merengues.

Fonte: https://www.ultimadivisao.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário