Ídolos
Lendo a coluna do Leonardo Oliveira (ZH), vejo que ele se antecipou ao que eu queria escrever esta semana; ou seja, o adicional que pode estar vindo para o elenco e clube na contratação de Luizito Suárez: a condição de líder.
Muitos jogadores do Prata (leia-se Argentina e Uruguai) atuaram na Dupla Grenal, contribuindo não apenas com futebol de qualidade e competitivo, mas dando a peculiar condição de líderes dentro do campo e do vestiário, também.
Citarei uns poucos com a certeza de dar ao leitor a ideia correta deste texto: Ancheta, De Leon e Kannemann; do lado vermelho, o chileno Figueroa, que atuou com sucesso por 5 temporadas no Peñarol, Ruben Paz e mais recentemente, D'Alessandro. Todos tiveram a condição de carregar no braço a faixa de capitão das suas equipes; até Kannemann, embora a presença de Pedro Geromel.
Se há diferenças entre as vindas de Suárez e de Douglas Costa e Diego Tardelli, por exemplo, a mais evidente parece ser que o uruguaio já demonstrou no Nacional de Montevidéu a sua compreensão de ser portador de uma liderança gigantesca sobre os demais atletas.
Isso não tem preço.
Depois da desilusão, a “euforia” comedida. A muitos anos o clube não faz contratações que deixam um sabor de que “agora vai”. Certamente terá que dar “liga”, mas é um avanço em mentalidade. O Reinaldo ainda tem aquele jeito de passado, mas os demais dão esperanças. Considero principalmente Carballo e Cristaldo. Creio que estes dois possuem condições de se destacarem e contribuírem muito. A quanto tempo estamos pedindo um meia?
ResponderExcluirPor outro lado, era contra a vinda de Luís Soarez. Depois de ouvir alguns comentários, mudei de opinião. Certamente não é o Luizito do Barcelona, mais ainda tem condições de contribuir em várias coisas dentro de campo e fora dele.
Que não lutemos, apenas, por permanência. Aparentemente tem condições de estar acima do meio da tabela.
Quanto a Renato, tem a grande chance da vida. Terá um time para ser montado a sua feição. Todo o sucesso ou fracasso dependerá dele, no que lhe compete.
Arih
ResponderExcluirSe Luizito chegar interessado e o clube tiver um cuidado com a sua preservação; ele e Diego Souza poderão dar boa resposta, se houver moderação e critério na utilização deles.
Certamente.
ExcluirCom o perdão do absurdo que vai soar, mas....se jogar mais do que o Elkesson, é lucro por todo o resto que agrega.
ResponderExcluirGlaucio
ExcluirO pior Suárez é melhor que a maioria destes últimos que estiveram enganando no Grêmio.
É muito bom ver o Suárez vindo, torço muito para dar certo, mas o histórico do Grêmio com contratações badaladas dá muito medo. Além dessas recentes do Douglas Costa e do Tardelli, teve o Astrada, Kléber Gladiador, Luizão, Loco Abreu entre outros. Claro que nenhum chega perto do currículo do Suárez, mas no geral grandes investimentos que não deram certo.
ResponderExcluirMarcio
ResponderExcluirSuarez é ex Barcelona e Liverpool; tem várias Copas do Mundo nas costas e é mais jovem do que Diego Souza. Vale o risco pelo negócio que o Tricolor fez com as parcerias.
Normalmente quando o Grêmio tenta uma grande contratação ou vira mico (Ronaldinho/Cavani) ou vira dívida (Kleber/Tardelli), mas tô achando que dessa vez vai dar certo.
ResponderExcluirTô mais iludido que bolsorarista na manifestação.
Carlos
ResponderExcluirDe todas as movimentações que a atual direção fez, só não gostei da manutenção do Renato; mas não é um absurdo a sua permanência. Parece que Guerra sabe o que o Grêmio precisa.
Desde o começo eu tenho tratado do assunto "Suárez" de forma bastante cautelosa. Em momento algum eu me empolguei e ainda não estou empolgado mesmo com todo esse barulho da imprensa. Só ficarei, depois de ver o jogador vestir o manto. Dessa que pode ser uma das maiores contratações aqui do pago nos últimos tempos. Mas a meu ver é grandiosa muito mais no que diz respeito ao marketing e a propaganda do que qualquer outra coisa.
ResponderExcluirDigo isso, convivas, porque Suárez vive na carreira um declínio técnico; o que é normal. O cara já tem 35. Tá quase na rapa do taxo. Aqui no Brasil pode até passar despercebido caso seja montado um bom grupo que entenda isso e que esteja disposto a jogar por ele. Do contrário, não vai dar certo e o espírito de liderança que dele se espera se vai pelo ralo... Até o momento as contratações agradam, mas muito mais porque se tratam de jogadores que, de certa forma, fomentam o nosso brio e nosso imaginário de torcedor. Argentinos, uruguaios... sinônimos de força e de garra. De entrega. Mas nem sempre, infelizmente, de técnica.
Podem até me dizer assim: ah, mas o Diego Souza também passou por maus bocados, e se sobressaiu perante os outros. Mas porque tinha e ainda tem muita identificação com o Grêmio. Resiliência. O Suárez, mesmo sendo o grande jogador que é, não tem o mesmo conosco. Tem nome e fama, mas vai ser cobrado e terá que se provar e mostrar a que veio. E só vai conseguir se todo o resto contribuir. E é aí que mora o perigo... Dessa vez não temos um elenco como aquele que tinha, por exemplo, o Barrios (que não é (com todo respeito) a metade do que é o Suárez, futebolisticamente falando).
Por fim e pela demora, tendo em vista que já houve antes uma proposta que não foi aceita, devem estar elaborando (ou já foram elaboradas) novas cláusulas nesta segunda proposta.
PS: gostei de todas as opiniões acima. Todas muito bem elaboradas!
Feliz ano novo, pessoal!
Que 2023 nos reserve coisas boas e dias de muitas comemorações!
Rodrigo