A Estreia do Especialista
Eu imagino que sou igual a maioria dos torcedores; aquela que aprecia o time, o bom jogo e determinadas posições como sendo as mais vistosas, as mais chamativas, a de especialistas.
As posições a que me refiro são três basicamente: goleiro, um meia armador e, claro, a de centro avante. São aquelas que, geralmente, decidem não apenas uma partida, mas um campeonato inteiro e, quase sempre, a partida decisiva. Me chateia ver pseudo goleadores sendo louvados, meias instáveis rotulados como craques ou arqueiro meia-boca chamado de milagreiro. É uma banalização, com certeza.
Hoje, diante do São Luiz, o Grêmio apresentou um camisa 9 de carteirinha: Suárez. Não se sabe se vai ter uma temporada boa pelo clube, porém, nesta noite, a forma como executou os movimentos à frente do goleiro adversário, a simplicidade de finalização até mesmo naquele sem pulo no seu terceiro tento, demonstra o que um especialista faz naquela hora, naquele momento. Parece muito simples. Simples para quem é do ramo.
Esta goleada com domínio avassalador, lógico, esperado e imprescindível do Tricolor, só se materializou tão cedo pela capacidade de finalização do uruguaio. Pensem nos atacantes gremistas dos últimos anos (exceção do veterano e quase aposentado Diego Souza), quantos se atrapalharam à frente do goleiro oponente, quantos jogaram triunfos pela linha de fundo ou na mão do "guarda-metas" ou até, tropeçaram na bola.
Pois é; o Grêmio fez uma partida de luxo e diante de tantos destaques, Kannemann, o tempo todo e Luizito Suárez num tempo mais reduzido, foram as grandes estrelas do primeiro título de 2023.
Há muitos outros, mas para estes, a análise fica para as próximas postagens. Neste momento, os aplausos são para o Viking e para El Pistolero.
Fisicamente, o que era meu receio, não se compara ao Diego Souza. A diferença foi gritante. E tecnicamente, Diego Souza deixou de finalizar uma bola que Suarez provavelmente guardaria, tomara que seja "problema" de início de temporada.
ResponderExcluirAssistimos o mesmo jogo, Gláucio. Literalmente! O gol que Diego perdeu, acredito também que Luis faria. Do mesmo modo que ainda durante o jogo, concluímos que aquele cabeceio que o uruguaio mandou para fora, DS guardaria. Acho que é do jogo, perder este tipo de golo. Ao Luis faltou o impulso, ao Diego a precisão.
ExcluirRodrigo.
Olha, estava muito comedido, mas é impossível não ser passional. Chegou, chegando.
ResponderExcluirApesar de todos os "se nãos", que são vários, o cara mostrou que será um diferencial positivo.
Mas tento me conter porque conhecemos bem futebol. Não se pode imaginar que a exceção será a regra.
O time ainda está em ajustes e não será o definitivo.
Ponderando, já percebemos que a estrela será aquele cara que "puxará" todo o restante para cima sem tentar puxar para si todo o protagonismo. Sabemos muito bem que protagonistas somente o são porque todo um conjunto funciona conjuntamente, harmonicamente.
O mosqueteiro, símbolo maior, nos ensina que deve ser "um por todos e todos por um". Renato sabe bem disso, afinal se tornou o que se tornou porque por trás, pelos lados e junto com ele haviam vários outros pra lhe dar o suporte.
Que assim seja. Há vários que terão que aceitar a coadjuvância, mesmo sendo protagonistas. É assim que se forma vencedores, campeões, onde todos ganham, possuem a satisfação de fazer parte de um grande momento.
Elevo minhas expectativas, apesar de que obstáculos virão.
Que saibamos entender o contexto para entendermos cada partida. Degrau por degrau.
Que 2023 seja realmente uma virada para melhor.
Arih
ExcluirMesmo com todos os resguardos que devemos ter; um fato é inegável, o grupo melhorou muito e na parte tática, também. Degrau por degrau, realmente.
Baita comentário, Arih! Excelente!
ExcluirRodrigo.
Bruxo. Foi um espetáculo! O primeiro tempo, é claro. Nem o mais otimista dos gremistas imaginou isso. Foi demais e muito bom ver este craque do futebol mundial. Ontem nos reunimos na casa do Gláucio para ver o jogo, por isso disse antes que vimos o mesmo jogo.
ResponderExcluirNo segundo tempo, um outro Grêmio. Plenamente normal. Mas façamos uma análise mais fria e, sacando de campo o Suárez, o negócio não teria sido tão simples como pareceu ser. O gol que o Grêmio tomou de empate foi algo patético. É por isso que não vou me empolgar, pois para mim o jogo foi muito semelhante ao do ano passado, onde o São Luiz também tomou de 4.
Rodrigo.
Rodrigo
ResponderExcluirMesmo considerando falha, o gol do São Luiz foi estranho, o cara errou o chute de perna direita e a bola bateu na esquerda dele. Mata qualquer reação pelo inesperado.
Mídia focou demais na fragilidade do adversário. Mas ninguém considerou o desentrosamento e a falta de ritmo.
ResponderExcluirSe jogar e não houver maiores interrupções na trajetória dele esse ano, Suarez muito provavelmente vai ser artilheiro do Campeonato Brasileiro.
Eu acho que o Grêmio vai brigar pelo título. Basta o Renato não ir com o time B nos jogos do Nordeste.
Vinnie
ResponderExcluirEste, o grande problema do Grêmio, Renato e suas manias. bruxo