Páginas

Páginas

domingo, 22 de janeiro de 2023

Opinião




A Quarta posição do meio de campo 


Na história recente, o Grêmio faz o quadrado de meio de campo, recuando o ocupante do lado direito do que seria o ataque: Giuliano, Ramiro, Alisson e até Biel. Antes, os clubes faziam recuar o antigo ponta esquerda, desde a consagração do meio-campista Rivellino nessa posição; no time do Brasil tri no México.

Só que de forma involuntária, imagino, esse quarto jogador de meio é alguém "operário", isto é, o quarto também, na hierarquia qualitativa do setor. Sobram adjetivos e definições para minimizar a carência dos ocupantes, bobagens como possuir "grande importância tática para a equipe".

Pois, neste momento, confirmando as suas esperadas qualidades, o argentino Cristaldo deverá ter lugar cativo no meio, embora sem usar o número, ele é o verdadeiro 10.

Como Renato deve adotar dois volantes mais de marcação (não confundir com brucutus), de forma inicial, Villasanti e Pepê (talvez Carballo), uma grande possibilidade é colocar Bitello pelo lado, pois tem muito mais qualidade do que Alisson e Ramiro, sem violentar o seu futebol, desde que não se exija dele a chegada ao fundo como uma missão prioritária; algo que pode ser mais frequente com um lateral ofensivo.

Bitello tem condição física e técnica para se tornar um jogador que faça a recomposição defensiva pelo lado direito e, com certeza, uma arma ofensiva, porque a sua vocação não será tolhida, se suas tarefas forem adequadas para aquele corredor de atuação.

Acho que o comandante técnico Tricolor está pensando da mesma forma.


16 comentários:

  1. O Renato como sempre vai colocar os amigos e acabar com as contratações do presidente. Espero que o Guerra tenha o conhecimento necessário para não admitir absurdos do técnico que já se mostram óbvios

    ResponderExcluir
  2. Só mais um detalhe....quando o Renato não gosta de um jogador ele o tira da sua posição, o jogador não consegue render , tática já usada pelo mesmo em anos anteriores.

    ResponderExcluir
  3. Bruxo, na entrevista Bitello disse que o Renato pede pra pisar na área o tempo todo. Ele tentou isso anos com o Jean Pierre. Agora que encontrou um jogador que executa vai deslocar o cara pro lado? Não creio. Mas veremos em breve.

    Em tempo, Jonata Robert é comunzinho, mas faria melhor do que o Campaz. Em breve retorna. Alem dele, os dois novos contratados pra aquela faixa de campo, também devem ser testados na sequência.


    ResponderExcluir
  4. Vinnie
    Essa ideia do Bitello na direita é considerando que o Cristaldo vingue.

    ResponderExcluir
  5. Em cada cabeça uma sentença.
    Vi hoje o jogo Penãrol 2(4)x2(3) Nacional para ver alguma coisa do goleiro Rochet pretendido. Falhou nos dois gols do Peñarol e não defendeu nenhum pênalti. Pode ficar no Uruguai.
    Mal começou a temporada e já estão queimando os goleiros do tricolor. Os atuais darão conta do que se espera deles, desde que não queiram um milagre a cada partida. O problema não está neles e sim do meio pra trás. Sofrível. Observem os dois jogos já realizados. Dois gols que Breno não teve culpa. No meu entender só pode ser loby por outro goleiro.
    Não temos nenhum Alisson ou Ederson, mas temos bons jovens e promissores goleiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Arih, Acho os nossos muito promissores, todos os 4 (Grando, Brenno, Adriel e Scheibig); como tem que fazer caixa, penso que um goleiro rodado poderia ficar um tempo, no caso, da venda dos dois (Grando e Brenno), mas não vi tanto no Rochet para esse entusiasmo da imprensa.
      Acho que no futuro, Grando e Brenno vão chegar ao Selecionado, mas entendo a necessidade de fazer caixa.

      Excluir
  6. Todos os contratados chegam com expectativas acima da realidade.
    Luíz Soárez é o único que certamente corresponde, apesar de ter sido diante de adversários regionais. Mas tanto ele como a acertada renovação do Diogo Sousa somente terão sucesso se forem abastecidos. Nisso parece haver um consenso.

    ResponderExcluir
  7. Sobre o post.
    Concordo que Bitelo não pode sair do time, mesmo pelo válido pretexto de realizar outros testes. Este garoto tem que ser desenvolvido. Inclusive sou contra uma possível negociação.
    Renato, do meio para frente, tem bons problemas e opções para resolver.
    Creio que seria totalmente válido e com chances de dar certo utilizar num 433 a frente da zaga Villasanti, Carballo e Pepê. Na frente Luisito e com ele Bitelo e Cristaldo livres para encostar em Soárez. Apenas lembrando que Cristaldo é muito mais um meia atacante do que um meia de armação. As jogadas de lado e linha de fundo a cargo dos laterais em apoio. Certamente esta primeira linha de três terá que cobrir os laterais.

    ResponderExcluir
  8. Falamos dos goleiros e do bom problema do meio pra frente.
    Então finalizamos com o maior problema já detectado. A linha de defensores. Sofrível. Certamente não seremos campeões de nada com uma defesa dessas. Vaza por todos os lados e pelo meio.
    Nenhum contratado pode atingir as expectativas neles. Renovaram com o ídolo, mediano e descontrolado Kanemann (muitos cartões a vista). Que saudades do ídolo e velho, porém insubstituível Geromel.
    Na primeira linha de quatro não há nenhum que encante e resolva.
    Precisa falar mais?

    ResponderExcluir
  9. E Suarez bem abastecido é certeza de gol.

    ResponderExcluir
  10. Arih
    Preocupante o setor defensivo. No plano regional minha preocupação é só com o Inter, a "raposa" Mano Menezes. Para o ano todo, um problemaço, pois já estão falando em Diogo Barbosa no lugar do Reinaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Pra ver como andam as coisas. Mas a bem da verdade, não vejo muitas diferenças entre Reinaldo e Diogo Barbosa. Creio, inclusive, que o Diogo pode até render mais num time desses. Lembra da tabela que fizeram no gol do Luisito?

      Excluir
  11. Sim, infelizmente, alguma cabeça sábia liberou o Nicolas.

    ResponderExcluir
  12. Bruxo, do meio pra frente parece que estamos bem. Me preocupam as laterais e a zaga. Mas claro, muito cedo pra avaliar ainda.

    ResponderExcluir
  13. É verdade; cedo ainda, mas os indícios já são vistos.

    ResponderExcluir