Grêmio atinge o G-4
Antes de qualquer argumento ou análise, é necessário considerar que era um confronto direto contra um grande clube que havia perdido apenas na primeira rodada, ainda sem o atual comandante técnico; então, vencer por qualquer escore é muito relevante, até porque, o Grêmio vem de uma série B e está passando por uma reformulação. Assim mesmo: está, ou seja, um processo para se tornar um time confiável.
As críticas acontecem pela paixão nossa (da torcida), mesmo assim, muitas pertinentes, calcadas em exemplos anteriores e outras, as mais recentes, por serem criadas por motivos fúteis. Evitáveis.
Sobre a partida: Grando segue dando sustos na torcida. O gol sofrido é exatamente igual ao que Félix sofreu na semifinal da Copa do Mundo de 70, gol do uruguaio Luiz Cubilla. Sorte que o Tricolor, assim como a Seleção de Pelé, conseguiu a virada.
O trio de zagueiros funcionou bem, o tento sofrido, se o arqueiro estivesse melhor colocado, a chance são-paulina viraria uma "atrasada" para Chapecó.
Fábio segue sendo um lateral inconfiável mais pela sua (in)capacidade física, já Reinaldo fez a sua melhor partida pelo Imortal.
No meio, o destaque negativo acabou sendo Felipe Carballo, em contrapartida, Cristaldo voltou bem e Villasanti é um eficiente e discreto volante com uma boa saída de bola.
Bitello muito bem e Suárez é um caso à parte. Mesmo descontado, segue sendo destaque. Só não foi superior a Kannemann que mantém uma média absurda de desarmes e com atitude contagiante.
Ficou evidente a carência do grupo; Galdino e Diogo Barbosa são sofríveis, outro que está devendo é Vina. João Pedro é igual a Fábio, Lucas Mila comparado a este Carballo de hoje, não comprometeu e segue criando "casca". Vai evoluir.
O clube precisa passar por este Junho, ser certeiro nas reposições em Julho e absolutamente equilibrado na hora de vender. Pesar o quanto Bitello fará falta versus os valores que poderá alcançar por ele.
Continuo vendo comentários sobre os goleiros. No inicio do ano comentei que não precisamos de goleiros, já os temos. Qualquer um deles. O restante é só simpatia por um ou outro. Nada realmente decisivo para descartá-los. Os três seguem em evolução, são jovens, sujeitos a erros.
ResponderExcluirConcordo. São ativos importantes e o Grêmio não poderá ficar com 2 deles sob pena de empatar as suas carreiras.
ResponderExcluirNa vitória sempre é fácil comentar. Na derrota, "pega pra capa".
ResponderExcluirMilla não comprometeu? Levou amarelo e dependendo do juiz, seria expulso. Mas é uma boa surpresa. Tende a evoluir.
Kannemann é um constante perigo. Hoje não foi expulso, não recebeu amarelo e nem vermelho. O melhor, não fez pênalti. A sorte esteve ao seu lado. Mas tentando descontar, agora está melhor assessorado. É inegável sua entrega. Por isso virou um símbolo.
Galdino e Diogo Barbosa mal tiveram tempo em campo para mostrar se foram bem ou mal. Mesmo que concorde que estão abaixo dos demais. Vina que foi apontado como solução, segue devendo.
Incontestáveis e "incriticáveis" somente Bitello e Suárez.
Outros são melhores do que alguns pensam e outros nem deveriam ter vindo, mas, mas, é o que temos.
O cartão que o Milla levou foi um assalto! Desarme firme, ríspido, sim, mas na bola!
ExcluirAlguém sabe me dizer quem são os seis jogadores do Grêmio com mais participações em gols (gols e assistências)?
ResponderExcluirA princípio Bitello e Suárez.
ExcluirOntem foi falado antes do jogo, na Arena, Suárez 12 gols e 5 assistências. Com a de ontem, 6.
Pois é Glaucio, fui dar uma pesquisada e veja o que encontrei.
ExcluirParticipações diretas em gols até o jogo contra o São Paulo em 4 de junho 2023
Luis Suárez 22 participações - 14 gols e 8 assistências
Cristaldo 13 participações – 5 gols e 8 assistências
Bitello 12 participações – 7 gols e 5 assistências
Everton Galdino 6 participações – 5 gols e 1 assistência
Vina 5 participações – 4 gols e 1 assistência
Ferreira 5 participações – 3 gols e 2 assistências
O que chama a atenção é que alguns jogadores contestados estão sendo mais importantes para o time do que imaginávamos.
Eu mesmo já critiquei Vina, concordei quanto a Galdino e Ferreirinha.
Já li aqui comentários desabonando o Cristaldo e ele depois de Suárez é o que tem mais contribuído para as vitórias. Anteriormente considerava somente Suárez e Bitello. Creio que Cristaldo por aparecer menos do que Bitello cause esta impressão.
Galdino, quem diria, heim!
O Ferreirinha mesmo tendo bem menos do que a metade das partidas no ano, ainda figura neste rol. No caso dele, logo deverá ser ultrapassado por Villasanti e outros.
Se o gol é o principal quesito para uma vitória, ...
Arih
Bruxo,
ResponderExcluirIndependente do esquema, o Grêmio continua tomando sufoco desmedido. Os três zagueiros reforçam a presença de área, mas na frente a equipe ainda deixa buracos. Os resultados positivos todos tiveram um elemento de sorte, o que indica que a fase mudou, e isso é bom. Mas é importante encontrar uma fórmula de se proteger melhor. Hoje foram 45 minutos de perigo constante. Nem sempre a sorte vai resolver.
Cristaldo melhor do que em outros jogos. Porém esse esquema não favorece as características dele. Também achei que o Renato demorou pra mudar. Podia ter lançado mão do Nathan pra reter um pouco mais a bola. Galdino acrescenta muito pouco.
Eu teria tirado um dos zagueiros, mais o Cristaldo, e no lugar teria colocado o Vina e o Nathan (antes do Suárez cansar). Fechando o time num 4-5-1, com o Bitello mais recuado. Acho que teríamos sofrido menos.
Vinnie
ExcluirA sorte está ajudando desde aquela bola do Johnny no travessão no clássico, mas há progressos. Acho que o banco não está dando resposta, muito provavelmente pela falta de qualidade. A movimentação da janela dará uma fotografia mais nítida do que será o futuro do Tricolor no Brasileiro.
Pode ser viagem minha, mas acho que não tão colocando Nathan pra jogar por causa da questão das apostas...
ExcluirLipatin
ExcluirPode ser, mas se está relacionado...
O goleiro é bom mas não acerta uma reposição e a bola fica rodando a pequena área ele não sai do gol.
ResponderExcluirRenato forçando a permanência do
amigo Diogo Barbosa, pra que colocar
Acho que vai de Adriel contra o flamengo, jogo encardido, assim como fez quando colocou contra a Atlético paranaense, visivelmente apostando no fracasso do guri.
Muito " estranha" a maneira com a qual Reinaldo levou o terceiro amarelo, quem pode o substituir contra o fla...??? Exatamente!
ResponderExcluirEstá maneira de jogar dando a bola pro adversário e se retrancado vai até quando? O Kanemann vai estourar rapidinho. E isso não é apostar na zaga e sim na ruindade dos atacantes adversários, se pegar um time melhor é uma "sacola".
Faca de dois gumes. Se ele for bem, independente do resultado, reforça a ideia de seu retorno ao arco.
ResponderExcluirDeve apostar em Cuiabano no Domingo que vem na vaga de Reinaldo.
Vai de Diogo Barbosa....Cuiabano tem dores.
ExcluirMuito bom vencer o São Paulo. Um grande resultado e uma boa posição na tabela. O Grêmio foi muito bem no primeiro tempo apesar de ter levado o gol e teve ímpeto pra busca a virada. Já no segundo tempo achei que o time recuou demais e praticamente entregou a bola pro São Paulo, fosse um time mais competente no ataque teríamos ficado mal.
ResponderExcluirKannemann, Villasanti, Bitello e Suárez seguem sendo os caras do time. Fato curioso o Kannemann não ter levado cartão e não ter feito nenhuma falta no jogo(!!!). Dos gringos: Carballo segue devendo, enquanto Cristaldo esteve mais ativo em campo. Achei falha do Grando no gol, claramente mal posicionado, porém nos outros lances ele foi bem.
Também achei; um recuo demasiado.
ResponderExcluir